collapse

Autor Tópico: Estes Marafados...  (Lida 1157 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Estes Marafados...
« em: 00:37 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Lembrei-me que aqui há bastantes anos pesquei choupas e safias no Algarve com pescadores amadores dos Montes de Alvor. Um deles tinha uma embarcação.

Era mais ou menos assim;

Íamos aos berbigões que na altura abundavam na Quinta da Rocha, ali junto a Alvor, além de trazemos uns para o petisco, os restantes mais pequenos esmigalhavam-nos juntamente com sardinha e areia para o engodo. Faziam um grande balde de engodo.

Tinham por lá uma arca congeladora sempre algumas sardinhas para o efeito, que arranjavam no final da venda no mercado de Portimão junto de peixeiros conhecidos que davam as mais amachucadas ou em pior estado.

Íamos para pesca ainda de noite, púnhamos o barco na água por guindaste manual junto á Marina velha acho que no clube náutico. Por essa hora ainda não se via ninguém, a manivela para o guindaste estava escondida num local apropriado.

Saiamos a barra do rio Arade com a alvorada ainda a aparecer ao longe. Naquela época, sem sonda, lá se arranjavam para ficarmos no pesqueiro através das marcas de terra. Quando achavam que estávamos mais ou menos no pesqueiro lançavam um ferro á ré até enrocar e depois outro á proa para ficarmos direitinhos sobre a pedra.

Utilizava-se uma pesca, fio enrolado em cortiça com 4 estralhos, chumbada e um bocado de meia de senhora no final. A meia servia para o engodo, para baixo ela ia a direito cheia de engodo, chegada ao fundo, puxava-se ligeiramente para cima e o engodo estava largado.

As pescas já estavam feitas cediam-me uma. A minha, como era nabo e de vez em quando adormecia, (não raras vezes saia directo do Horta 2 para a pesca) tinha só 3 estralhos, chumbada e sem meia.

Ainda assim tenho uma foto da época em que na mesma puxada apanhei 3 choupas de uma vez. Era rara a vez que ao meio-dia não tínhamos uma arca bem fornecida de choupas e safias de bom tamanho. De vez em quando apanhavam-se umas bicas.

A pesca era muito divertida e dava-me uma fome danada, de tal forma que, quase sempre me questionavam no gozo se tinha vindo para comer ou para pescar.

Certo dia apareceu por perto um outro barco de pessoa conhecida e até cliente do proprietário e mestre da nossa embarcação num negócio que detinha.

Era alguém de Lisboa mas com casa lá. Após os cumprimentos perguntaram se estávamos a apanhar alguma coisa tendo o dono na nossa embarcação respondido que tínhamos umas choupas e sugerido que poderiam ficar por ali pois poderia ser que também apanhassem alguma coisa.

Assim fizeram, passado uma meia hora os semblantes na nossa embarcação estavam cada vez mais risonhos, uns sorrisos aqui, uns murmúrios ali, até que me apercebi que enquanto nós íamos sempre tirando peixe, os da embarcação próxima, embora estando a apenas uns 20 metros, naquela meia hora tinham pescado apenas uma choupa. Obviamente que todos estavam a gozar o prato, dai que perguntei o porquê.

A resposta foi dada num murmúrio sorridente;

Xiuuuuuuu….. está calado que eles estão a pescar na areia.


Cumprimentos.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19670
  • Agradecido: 1167 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Estes Marafados...
« Responder #1 em: 23:45 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »

 Malandrecos os marafados :join: :hahaha: :hahaha: :hahaha:
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estes Marafados...
« Responder #2 em: 21:41 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Como se diz aqui, boca aberta e caladinho :fixe:
Um comilão, disfarçado de marafado vinha então mostrar a sua arte de dançarino na já inexistente Hora H. Depois de exibir o seu swing na pista ;D vinha acalmar os seus impulsos com os conterrâneos alvorenses que deixavam a nu os seus segredos.

Felizmente era um dançarino, caso não fosse, os segredos que supostamente deviam estar guardados estavam concerteza escalfados entre os dentes de todos e mais alguns pescadores da zona sul nacional! Provavelmente o episódio aconteceu em pleno inverno visto que as pescarias  de safias e choupas com algum porte, passariam se fosse no verão, a umas belas douradinhas com sotaques para todos os gostos e com montagem de apenas um anzol. E a pescaria, diria eu, seria muito melhor na areia que na pedra.
 Seria caso para dizer.... Xiuuuuuuu  Josy.....put the cream....she´s very with white .... :fixe:

Cumprimentos,
Nelson Peres
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Estes Marafados...
« Responder #3 em: 11:08 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
 :fixe: :fixe: :fixe:bonita historia, obrigado pela partilha.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

 

* Tópicos Recentes

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Rider [Hoje às 12:39]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por soparameenterter [Hoje às 12:27]

Carreto para Boia/Pião por B®uno™ [Hoje às 11:37]

Duvidas Isco por Gonkali [Hoje às 09:51]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por duas [Hoje às 09:44]

Okuma por Coutinhoriki [Hoje às 09:07]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Pepino [Hoje às 08:17]

Comprar barco por Ricardo Pepino [Hoje às 08:16]

Daiwa ou VEGA por FilipePC [23:28 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Silicone em spray Lidl por Xenas [14:28 Domingo, 05 de Maio de 2024]