collapse

Autor Tópico: canas para embarcada  (Lida 4781 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vilaboim

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 34
  • Agradecido: 2 vezes
    • queijas
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:09 Domingo, 16 de Fevereiro de 2014
canas para embarcada
« em: 17:09 Segunda, 16 de Fevereiro de 2015 »
boas pessoal,
tenho uma barros de 3,00m com ação de ponteira que me dou muito bem e com a qual já tenho feito grandes pescarias,no entanto estava a pensar comprar uma cana também por volta dos 3,00m ou 3,50m até 150€ de ação parabólica.
qual a vossa opinião sobre estas canas?quais as que sugeriam?e já agora qual a vossa preferência?ação de ponteira ou parabólica?

obrigado
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: canas para embarcada
« Responder #1 em: 19:25 Segunda, 16 de Fevereiro de 2015 »
A Princess da Hiro e parabolica e muito porreira para dias de mar mais bravo. Ainda devem vender em algumas casas de pesca. eu prefiro acçao de ponteira (melhor para ferrar os peixes) mas depende do estado do mar.
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: canas para embarcada
« Responder #2 em: 20:00 Segunda, 16 de Fevereiro de 2015 »
Shimano Nexave 3,00 metros
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: canas para embarcada
« Responder #3 em: 20:34 Segunda, 16 de Fevereiro de 2015 »
Boas,

Tenho uma que gosto e aconselho Tubertini Gorilla Táctica boat 3,20-3,70.
Boa vara e bom equipamento
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Está com um preço muito bom também...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: canas para embarcada
« Responder #4 em: 15:55 Terça, 17 de Fevereiro de 2015 »
Olá Beto
ou a sua substituta a genetic




Manuel Matos
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: canas para embarcada
« Responder #5 em: 16:33 Terça, 17 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá Beto
ou a sua substituta a genetic




Manuel Matos
Boas Manel, essa nunca vi ao vivo mas se é a substituta também deve ser boa ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: canas para embarcada
« Responder #6 em: 08:47 Quarta, 18 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas pessoal,
tenho uma barros de 3,00m com ação de ponteira que me dou muito bem e com a qual já tenho feito grandes pescarias,no entanto estava a pensar comprar uma cana também por volta dos 3,00m ou 3,50m até 150€ de ação parabólica.
qual a vossa opinião sobre estas canas?quais as que sugeriam?e já agora qual a vossa preferência?ação de ponteira ou parabólica?

obrigado

Com esse orçamento dá uma vista de olhos no catalogo da Yuki para 2015
João Rodrigues
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: canas para embarcada
« Responder #7 em: 09:56 Quarta, 18 de Fevereiro de 2015 »
Aproveito tópico do meu conterraneo ( também sou de Queijas ), para levantar algumas questões.
1 - Telescópicas vs elementos - o pessoal ultimamente escolhe sempre telescópicas, quais as vantagens ?
2 - Extensiveis - Tenho uma cana 3/4 metros, só pesco com 4 metros, com o elemento recolhido a cana fica desiquilibrada ( para mim ).
3 - Ação de ponteira - Para competição e peixe mais miúdo pode trazer vantagens na ferragem, com peixe maior parece-me que há um maior risco de desferragem.
4 - Comprimento - Para quem faz embarcadas em MT principalmente na zone oeste em que há quase sempre aguagem, parece-me que os 3 metros serão a medida ideal. Quais as vantagens das canas maiores ?
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20330
  • Agradecido: 1413 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: canas para embarcada
« Responder #8 em: 10:13 Quarta, 18 de Fevereiro de 2015 »
Ola Mário,
Só faço esta pesca 3/4 vezes por ano, mas relativamente ás tuas questões, a minha opinião é a seguinte:

1 - Telescópicas vs elementos - o pessoal ultimamente escolhe sempre telescópicas, quais as vantagens ?
As telescópicas têm a vantagem da montagem, o que na embarcação ajuda muito, quando por vezes o espaço é reduzido.

2 - Extensiveis - Tenho uma cana 3/4 metros, só pesco com 4 metros, com o elemento recolhido a cana fica desiquilibrada ( para mim ).
O pessoal neste momento opta por canas de 4 mts, progressivas, pelo facto de ter um raio de acção maior, fugindo a possíveis enrolamentos e poder procurar o peixe mais longe. Em algumas situações uma cana mais curta também terá as suas vantagens. Para quem pode ter varias medidas e varias acções, optimo. Para quem só pode ter uma cana, uma de 4 metros progressiva será a opção correcta. Estou a falar tendo em conta a pesca que a maioria faz ( diversos )


3 - Ação de ponteira - Para competição e peixe mais miúdo pode trazer vantagens na ferragem, com peixe maior parece-me que há um maior risco de desferragem
Aqui mais uma vez para quem só poder ter uma cana, as progressivas serão a melhor opção. Apesar de muitas canas de acção de ponteira, poderem utilizar vários tipos de ponteiras, muito rijas, rijas e flexíveis.

4 - Comprimento - Para quem faz embarcadas em MT principalmente na zone oeste em que há quase sempre aguagem, parece-me que os 3 metros serão a medida ideal. Quais as vantagens das canas maiores ?
Acho que está respondido nas anteriores.


Um Abraço Mário.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline vilaboim

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 34
  • Agradecido: 2 vezes
    • queijas
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:09 Domingo, 16 de Fevereiro de 2014
Re: canas para embarcada
« Responder #9 em: 14:52 Quarta, 18 de Fevereiro de 2015 »
obrigado pelas vossas dicas.
quanto às questões apontadas atrás,creio que as de ação de ponteira ferram melhor mas no combate com os peixes não sei se será o melhor daí a minha dúvida.
quanto ao tamanho há quem diga que cana maior dá para pescar mais longe do barco e trás vantagens.pela minha experiência estou farto de pescar ao lado de pessoal com canas maiores e não é por isso que pescam mais(na maior pare das vezes muito pelo contrário) ;D ;D
 

Offline Ernesto Lima

Re: canas para embarcada
« Responder #10 em: 19:08 Quarta, 18 de Fevereiro de 2015 »
Boa tarde a todos.

Sobre canas de embarcada, enquadrado num artigo sobre material, escrevi este pequeno texto que ainda hoje configura o meu sentir sobre estas peças essenciais do nosso material. Eis o texto:

"Cana:

- Uma cana de acção parabólica macia, tenderá a oferecer boas condições quanto à maleabilidade na luta com o peixe e não tão boas, quanto ao sentir e ao ferrar.
- Uma cana rija de acção de ponteira, oferecerá certamente belíssimas condições quanto ao sentir e ao ferrar mas, deixará muito a desejar quanto a uma luta dura com um peixe maior, devido à sua falta de maleabilidade.
- As características das canas referidas serão tanto mais adequadas, quanto os comprimentos escolhidos, tendo em conta a necessidade de uma boa alavanca que tanto poderá influir positivamente no sentir e no ferrar, quanto na maleabilidade que o comprimento lhe poderá trazer em luta.
Olhando para os comprimentos, importa entender que uma cana de acção parabólica, macia e com 3,00 ou mais metros, poderá unicamente ser um excesso de peso, atendendo a que, parecendo o comprimento ser um factor essencialmente introduzido para aumentar a alavanca na ferragem, esta alavanca perder-se-á devido à curva que a cana previamente formará antes de levantar a pesca do fundo ao tentarmos ferrar, principalmente se estivermos a pescar fundo, com vaga alta e chumbada pesada.
O comprimento útil, para alavanca de ferragem, poderá aumentar em canas mais rijas, tendo em conta as proporções relacionadas com as consequentes variações de maleabilidade e peso.
Procurando a cana ideal, parecem-me ser as semi-parabólicas de acção progressiva com alguma rijeza, entre os 3,00 e os 3,60, as canas mais versáteis para pescar fundo ou baixo. Isto porque permitem sentir e ferrar muito perto das de acção de ponteira e, em luta, ganham maleabilidade conforme o peixe que lá vier. Relativamente a esta última característica, ela poderá ainda ser melhorada através do conjunto de fios usados...


Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [Hoje às 13:29]

Novo carreto Surfcasting por duas [Hoje às 13:10]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]