collapse

Autor Tópico: SELECIONAR OU PROCURAR A SORTE  (Lida 1632 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
SELECIONAR OU PROCURAR A SORTE
« em: 14:14 Sábado, 04 de Janeiro de 2014 »
Penso que esta altura do inverno será  melhor para tentar a captura de especimes maiores,exemplificando na ultima saida por volta das 11 horas eu mais o amigo Almeida resolvemos modificar as pescas no sentido da captura de um vermelhinho, ele compensado eu descompensado mas as coisas sõ assim mesmo, alguem alvitrou foi sorte,para mim penso em sentido inverso,foi o merecido prémio pela opção tomada.
Voltemos atrás,quando se envereda por esta prática,é fundamental estarmos preparados para resistir ao desejo do retorno á dita pesca dos diversos.
O tipo de montagens a usar terá de estar em consonância com os iscos a utilizar(mais volumosos)sejam sardinhas,carangueijos camarões etc.Estralhos mais compridos, no meu caso variam entre os 45 e 80 cm,anzois que podem ir dependendo do que procuro
e varia de marca para marca do nº 1 ao 4/0 os diametros que  vão do 33 a 45 em estralhos.
Existe a chumbadinha mas tenho dificuldade com a sua prática(percepção de quando está no fundo)
A meu ver a concentração terá de ser redobrada,pode acontecer aquele toque de comer e arranca com toda a energia,como o inverso(as douradas com toques complicados,os pargos que provam e cospem fora nestes entretantos os indesejáveis que andam a bicar, acho que aqui será sempre a maior experiência de cada pescador a ditar o timimg da ferragem.
Agora uma das partes fundamentais,paciência,paciência,paciência..........
Acredito numa mistura do conhecimento+persistência+um pouquinho da dita sorte que tem de ser procurada.

cumpts


Manuel Matos
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SELECIONAR OU PROCURAR A SORTE
« Responder #1 em: 22:46 Sábado, 04 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Ora ai está uma coisa em que eu não sou grande coisa paciência, tenho que ver se melhoro isso.
A pesca dos diversos nunca me seduziu, não é a minha pesca, quanto ao resto também concordo, além que um pouco de sorte dá uma grande ajuda.

Cumprimentos. :fixe:
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14903
  • Agradecido: 627 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: SELECIONAR OU PROCURAR A SORTE
« Responder #2 em: 19:27 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 »
Boas

Ó Manuel irás ouvir sempre isso do "foi sorte", mas como já tenho dito, a sorte também somos nós que a fazemos, na sua grande parte, senão vejamos, estás numa pesca aos vários, saíram uns peixes e dum momento para o outro e o barco manteve-se na marca e nos graus com poitou, o peixe pura e simplesmente desapareceu, o que pode ter acontecido?

-Apanharam o peixe todo.
-O peixe saíu todo do pesqueiro.
-Entraram predadores no pesqueiro.

Estes são alguns dos pensamentos, que devemos ter e antes de mudar de local, podemos fazer umas tentativas, mudando as montagens e com anzóis maiores.

Quando estamos na pesca aos vários estamos a fazer umas iscadas, compativeis com todas as espécies, se assim podemos dizer e tanto podemos apanhar sargos, como besugos, choupas, pargos, (neste caso não é sorte), fanecas, etc, mas sucedeu o que questionei anteriormente, então vou à procura da sorte, ou de um bom exemplar, porque antes estava a iscar uns pedaços de camarão e agora estou a colocar um camarão inteiro no anzol, a minha "sorte" de capturar um peixe é maior que os outros que continuam a fazer o mesmo tipo de pesca.

Ao fim dumas pescas conseguimos saber o tipo de peixe que temos nos nossos anzóis e muitas vezes sei que tenho lá uns carapaus e deixo a pesca no fundo, a maior parte foge, mas os que estão bem ferrados, podem sempre ajudar-nos a capturar alguma agradável surpresa, eu ultimamente tive três óptimas surpresas, ou a tal sorte, mas fiz-me a ela, os outros continuaram a apanhar uns carapaus e a tirá-los e eu era muito raro. Mas quem diz carapaus, diz fanecas e até outras espécies, são estas decisões/opções que fazem a diferença entre a sorte e as boas capturas.

É óbvio que nesta pescas, quando optamos por capturarmos um bom exemplar, podemos ou não apanhá-lo e é aqui que pode entar a sorte, mas ninguém poderá dizer que não lutei por ela ao fazer as alterações que referi ou outras, em detrimento de apanhar menos peixe.

Fiquem bem.

Braga
 
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: SELECIONAR OU PROCURAR A SORTE
« Responder #3 em: 13:11 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Concordo com o que foi dito...

A sorte é, no meu entender, determinante quando estão várias pessoas num mesmo local à pesca, seja de barco ou em terra, e pescam todos igual com os mesmos iscos e formas de apresentação ao peixe e o troféu sai a um, porque não pode sair a todos...(se não, não seria trofeu...  ;))

A procura da sorte, é precisamente o que foi dito, é tentar fazer algo diferente, é inovar, é selecionar, em detrimento da quantidade de capturas e apostar "naquele exemplar" e marcar assim a diferença para os restantes candidatos que se encontram no mesmo pesqueiro.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Zeus

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014
Re: SELECIONAR OU PROCURAR A SORTE
« Responder #4 em: 21:32 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Realmente aqui estão umas ideias excelentes, que muitas vezes nem ligamos e pura e simplesmente saímos do local, porque é a solução mais fácil, não há peixe, novo local e ponto.
F.P.
 

Offline Ricardo Teixeira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2162
  • Agradecido: 5 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SELECIONAR OU PROCURAR A SORTE
« Responder #5 em: 21:39 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
são sempre varios os pontos a considerar.
escolhas certas ou erradas so depois sabemos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SELECIONAR OU PROCURAR A SORTE
« Responder #6 em: 21:52 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Tópico com informação que ajusta-se a outras formas de pesca. Obrigado pela ideia e pelas dicas  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14903
  • Agradecido: 627 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: SELECIONAR OU PROCURAR A SORTE
« Responder #7 em: 10:24 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Caro Ricardo, sobre esta tua citação,

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
são sempre varios os pontos a considerar.
escolhas certas ou erradas so depois sabemos

quero dizer que discordo do que tens escrito no teu último parágrafo, eu diria sim: "escolhas certas ou erradas, nunca vamos saber" e digo isto porquê? Porque é a realidade, senão vejamos, estás num pesqueiro entretanto o peixe desapareceu, fazem poitada e não apanham nada, os comentários são: "mais valia termos ficado no outro local", "a esta hora já estava o peixe no outro pesqueiro", etc, mas a incógnita irá sempre manter-se e qual dos locais irias fazer mais ou menos peixe. Mesmo colocando a situação ao contrário, mudam de local e apanham muito peixe, isto não quer dizer que no anterior local, não fizessem mais peixe ainda, a dúvida irá sempre estar presente.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Baco

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:38 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
Re: SELECIONAR OU PROCURAR A SORTE
« Responder #8 em: 14:05 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Boas
Realmente é verdade se mudamos nunca vamos saber se apanhamos mais, ou menos peixe, do que no outro local.
Abraço.
Francisco
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]