collapse

Autor Tópico: Espessura dos estralhos no surfcasting  (Lida 8407 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Espessura dos estralhos no surfcasting
« em: 10:46 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
Tenho algumas dúvidas em relação a isto por isso "peço a ajuda do público".

O que uso sempre é fuorcarbono 0,41, porque é o único que tenho. Mas às vezes dá-me a sensação que preciso de mais espessura, estarei a exagerar?

É capaz de ser um bom tópico para o pessoal mais inexperiente.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #1 em: 11:01 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
Boas,

A resposta tem de ser muito parcial, pois, quando ando à dourada, verão, uso estralho 0,26 ou 0,28 (seaguar ace)
Depois varia muito...
Se for de noite ou com águas mais tapadas, posso ir ao 0,33 mas é raro ir além disso.
Se for pescas mais ligeiras e com anelideos, posso baixar para o 0,23.
Inverno, iscadas grandes, à procura dos tarolos, posso ir ao 0,40.
Em resumo, depende do mar, especie e iscada.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #2 em: 11:06 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
A pescar na praia nao ultrapassei nunca o 0.30mm embora use habitualmente entre 0.25mm e 0.28mm. Sao medidas que me dao confianca na pesca de um exemplar de bom porte. Uso pontualmente 0.22mm fora da epoca da dourada mas tambem ja as tirei com essa medida, no entanto, considero que é muito fino para a pesca em questão.
Nelson Peres
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #3 em: 11:54 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
Eu o que mais gosto de usar é o 0.30 (é os unicos que tenho..berkley e sufix 100).

De qualquer maneira acho que tenho que gastar mais uns trocos pois nestes últimos dois dias deparei me com esta situação...

Tinha duas canas, uma com 1 anzol e outra com 2..o mar apesar de ter estado praticamente parado, lá em baixo está um reboliço..na cana com dois anzóis o de baixo vinha todo enrolado e o de cima praticamente novo e zero enrolanços..na outra cana só com um anzol e com pata de polvo..(isco pesado)..ai era uma desgraça..quando puxava para ver como estava aquilo vinha tão enrolado que tinha que cortar e meter outro..o que faço nesta situação? mudo para uma linha mais grossa? 0,35 ou 0,40? encurto o estralho? se ando a procura de robalos com pata de polvo talvez nao deva reduzir o comprimento do estralho..estava prai com 1,80-2,00 metros..

Fico inquieto ao lançar e em vez de esatar descansado estou sempre a imaginar aquilo tudo enrolado quase logo a seguir a cair na agua.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pedrosiva

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #4 em: 12:16 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
Tenho 3 medidas de fluorcarbono, 0.25, 0.30, 0.35.
Normalmente pesco á noite.
Quanto o mar está muito parado, e as aguas abertas (normalmente no verão) desço até ao 0.25.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #5 em: 12:28 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu o que mais gosto de usar é o 0.30 (é os unicos que tenho..berkley e sufix 100).

De qualquer maneira acho que tenho que gastar mais uns trocos pois nestes últimos dois dias deparei me com esta situação...

Tinha duas canas, uma com 1 anzol e outra com 2..o mar apesar de ter estado praticamente parado, lá em baixo está um reboliço..na cana com dois anzóis o de baixo vinha todo enrolado e o de cima praticamente novo e zero enrolanços..na outra cana só com um anzol e com pata de polvo..(isco pesado)..ai era uma desgraça..quando puxava para ver como estava aquilo vinha tão enrolado que tinha que cortar e meter outro..o que faço nesta situação? mudo para uma linha mais grossa? 0,35 ou 0,40? encurto o estralho? se ando a procura de robalos com pata de polvo talvez nao deva reduzir o comprimento do estralho..estava prai com 1,80-2,00 metros..

Fico inquieto ao lançar e em vez de esatar descansado estou sempre a imaginar aquilo tudo enrolado quase logo a seguir a cair na agua.

Os teus problemas são idênticos aos meus. Os problemas aumentam com o tipo de isca e se esta tiver mais tendência para fazer hélice, tipo choco, lula, sardinha, polvo, etc.

Penso que se deve começar por reduzir os estralhos. Se não houver sucesso então aumenta-se a espessura.

Outra coisa que deve ser importante é o tamanho do destorcedor que liga o estralho à madre, penso que deve ser aumentado também, pois quanto maior for, maior será a sua capacidade de distorcer.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 505
  • Agradecido: 35 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #6 em: 12:39 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu o que mais gosto de usar é o 0.30 (é os unicos que tenho..berkley e sufix 100).

De qualquer maneira acho que tenho que gastar mais uns trocos pois nestes últimos dois dias deparei me com esta situação...

Tinha duas canas, uma com 1 anzol e outra com 2..o mar apesar de ter estado praticamente parado, lá em baixo está um reboliço..na cana com dois anzóis o de baixo vinha todo enrolado e o de cima praticamente novo e zero enrolanços..na outra cana só com um anzol e com pata de polvo..(isco pesado)..ai era uma desgraça..quando puxava para ver como estava aquilo vinha tão enrolado que tinha que cortar e meter outro..o que faço nesta situação? mudo para uma linha mais grossa? 0,35 ou 0,40? encurto o estralho? se ando a procura de robalos com pata de polvo talvez nao deva reduzir o comprimento do estralho..estava prai com 1,80-2,00 metros..

Fico inquieto ao lançar e em vez de esatar descansado estou sempre a imaginar aquilo tudo enrolado quase logo a seguir a cair na agua.

Os teus problemas são idênticos aos meus. Os problemas aumentam com o tipo de isca e se esta tiver mais tendência para fazer hélice, tipo choco, lula, sardinha, polvo, etc.

Penso que se deve começar por reduzir os estralhos. Se não houver sucesso então aumenta-se a espessura.

Outra coisa que deve ser importante é o tamanho do destorcedor que liga o estralho à madre, penso que deve ser aumentado também, pois quanto maior for, maior será a sua capacidade de distorcer.


Eu penso que há quem coloque um pequeno chumbinho fendido junto ao anzol para estabilizar mais o estralho.
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #7 em: 13:02 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
Duas..eu depois reduzi ligeiramente para 1,5 metros..estava a usar aqueles desturcedores tipo T de barril acho eu..também mudei para uma urfe e aconteceu sempre o mesmo.

Marauder- eu também já tinha ouvido essa dica de meter um chumbinho fendido mas mesmo que meta um chumbo desses de 5 gramas deve ser o mesmo que não ter nada já que a pata do polvo pesa bastante!
 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #8 em: 13:14 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
No meu caso tento sempre adaptar a espessura do estralho ao tipo de espécie de peixe alvo, e às condições do próprio pesqueiro (tipos de fundo - rocha/areia; mar mexido ou calmo).

Para além disso é sempre conveniente utilizar linha de qualidade com pouca memória e com pouca tendência a enrolar.

Costumo utilizar o 0.28mm da NBS FLOMAX TEKLINE, ou o 0.35mm da YUKI INVISIBLE, que são linhas com pouca memória, e com boa resistência à abrasão e ao nó.
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #9 em: 13:19 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
Essa da tekline era a que usava antigamente..por acaso gostei muito da linha parecia me mesmo muito forte..acho que irei procurar essa um 0,35
 

Offline fLiPpP

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:46 Quinta, 12 de Fevereiro de 2015
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #10 em: 13:36 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
fainante
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #11 em: 14:33 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
Respondendo a tua questão, penso que há 4 coisas que estão ambas relacionadas com o teu problema:
- tipo/tamanho isco
- grossura do estralho
- tamanho do anzol
- tamanho do destorcedor

Este mês vem um artigo na revista da pesca onde destaco um paragrafo que responde um pouco a tua duvida.

Na minha opinião, não faz sentido usares um anzol 4/0 com tiagem ou americano, da mesma maneira que não faz sentido usares um anzol nr 4 com uma tira de choco ou polvo. No caso dos destorcedores passa-se um pouco o mesmo, a partida os destorcedores tem sempre maior resistência que as linhas, mas há que dimensiona-los de acordo com a grossura do estralho e o próprio peso. Em relação as linhas, dimensiono-as conformo o mar e isco, mas nunca chego ao ponto de usar um 0,25mm com tiras de choco, mas também nunca uso um 0,60mm com 'minhocas'.

Respondendo, uso do 0,28mm ao 0,52mm e por vezes até mais. Para iscos pesados nunca abaixo do 0,40mm no verão e sempre a subir no inverno. Para minhocas e iscos leves, do 0,28mm até ao 0,40mm no máximo.
« Última modificação: 14:35 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 por joao.teodoro »
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #12 em: 14:36 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
Inserir Citação (seleção)
Eu penso que há quem coloque um pequeno chumbinho fendido junto ao anzol para estabilizar mais o estralho

Se tiver a enrolar, por vezes resulta.

Inserir Citação (seleção)
No meu caso tento sempre adaptar a espessura do estralho ao tipo de espécie de peixe alvo

Surfcasting a uma determinada espécie, é muito complicado.
Claro que os iscos e técnicas ( flutuadores por ex.) podem ser factores de seleção de espécie, mas em todo o caso temos que estar preparados para tudo.
As surpresas acontecem, e convem estar-mos prevenidos. Pode-nos calhar aquele peixe de uma vida, e como dizia um treinador de futebol que tive, mais vale chorar as mães do outros que a tua.

Tive uma experiencia recente, em que a espécie alvo era o robalo, montagens e iscos a eles destinados, era o peixe que tinha saído nesse dia e nos dias anteriores, e o peixe mais capturado nessa noite foram sargos XXL.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #13 em: 14:55 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
também mudei para uma urfe e aconteceu sempre o mesmo.

Todas as urfes que vi à venda achei que tinham o destorcedor do estralho era demasiado pequeno.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Espessura dos estralhos no surfcasting
« Responder #14 em: 14:56 Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 »
Os que mais uso andam entre o 0.30 e 0.35. Mas depois com as várias condicionantes posso baixar até ao 0.24 e subir até ao 0.45, depende do mar e do isco utilizado.

Quando os estralhos enrolam, normalmente encurto os mesmos, e se não resulta, aumento a espessura.
Nuno Conceição
 

 

* Tópicos Recentes

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por soparameenterter [Hoje às 18:29]

Daiwa ou VEGA por FilipePC [Hoje às 17:07]

Silicone em spray Lidl por Xenas [Hoje às 14:28]

Okuma por Zagaia [Hoje às 11:19]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]