collapse

Autor Tópico: PESCA AOS DIVERSOS  (Lida 5266 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3845
  • Agradecido: 405 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
PESCA AOS DIVERSOS
« em: 20:22 Domingo, 01 de Fevereiro de 2015 »
Olá pessoal  ;D
Vamos lá a dizer de sua justiça que isto anda muitoooooo paradinho.
O cenário é uma saída aos diversos.
1º-como diz o tópico é diversos,mantém a mesma postura de pesca até final?porquê?que tipos de iscos utilizam nessa saída?
2º-tentam outro tipo de captura(exemplares maiores)?chegados ao pesqueiro?  porquê? ou durante a pesca, por alguma razão especifica? na parte final? quais as razões que acham pertinantes? neste caso recorrem a outros iscos ou mantem os mesmos se sim quais?
3º-durante estas situações alteram as montagens,usam as tradicionais aos diversos?no caso de mudança,que tipo?
Depois desta canseira toda um grande abraço  ;D ;D e fiquem bem



Manuel Matos

 

Offline Fishing beast

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 39
    • tvd
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:48 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #1 em: 21:45 Domingo, 01 de Fevereiro de 2015 »
Caríssimo Canivete, acho um tópico interessante e caso a malta queira cooperar de certo que sairão daqui umas belas ilações. A minha postura na pesca é sempre a mesma, energética por natureza e nunca me sento e sinto que esta é a postura correta a adoptar uma vez que na minha opinião facilita de sobremaneira a ferragem do peixe. Em relação ao Isco a referir que a minha base é sempre a mesma ou seja, sardinha e camarão , e depois claro tenho em conta as especificidades do lugar para onde esperamos ir ou espécies que pensamos poder encontrar e nesse sentido vou adicionando ao stock de sardinha/ camarão umas bombocas , lingueirões , caranguejo, lula ou mexilhão. Por exemplo, sei que na Galega o peixe pega muito bem na bomboca mas aqui na zona da Ericeira não tenho tido grandes capturas. Ao longo do dia vou variando as iscas que tenho comigo e mediante o feedback do peixe vou apostando mais numa que outra á medida que a pesca se desenrola. Falando agora nas espécies alvo a abater >:D. Eu aposto sempre num anzol de baixo mais generoso que comporte uma iscada mais gorda com o intuito de capturar um bicho maiorzito que por lá ande e nunca abdico desse anzol. O que altero ao longo do dia de pesca são as montagens. Raramente pesco com um tipo só de montagem porque o próprio peixe vai alterando o comportamento ao longo do dia e creio que a postura correta seja procurar o peixe e não ficar frustrado de cana na mão á espera que ele venha morder o isco. Não raramente também mudo o peso da chumbada de forma a tentar perceber como anda o peixe a comer e como o consigo instigar a atacar o isco. Montagens : ou de 3 anzois ou de 2, preferindo a ultima com estralhos de +40cm para potenciar capturas de maior porte salvo o peixe assim o mande, por exemplo estarmos em cima de um cardume de besugo...aí é meter montagens de 3 com estralhos de 30cm e virar neles.
Para finalizar, de referir que espero ansiosamente pela tua companhia , do João e do Vergokan e do Braga no nosso ataque á Galega. C:-)
Se posso viver sem pesca embarcada? Posso, mas é uma treta... :)
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #2 em: 10:01 Sexta, 06 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá pessoal  ;D
Vamos lá a dizer de sua justiça que isto anda muitoooooo paradinho.
O cenário é uma saída aos diversos.
1º-como diz o tópico é diversos,mantém a mesma postura de pesca até final?porquê?que tipos de iscos utilizam nessa saída?
2º-tentam outro tipo de captura(exemplares maiores)?chegados ao pesqueiro?  porquê? ou durante a pesca, por alguma razão especifica? na parte final? quais as razões que acham pertinantes? neste caso recorrem a outros iscos ou mantem os mesmos se sim quais?
3º-durante estas situações alteram as montagens,usam as tradicionais aos diversos?no caso de mudança,que tipo?
Depois desta canseira toda um grande abraço  ;D ;D e fiquem bem

Manuel Matos


1º - A postura é sempre a mesma. Mais de 80% do tempo pesco em pé, só quando as costas começam a dar sinal é que me sento um pouco. É a minha forma de pescar e acho que é a mais correta pois tem-se maior perceção dos toque do peixe. Os iscos são sempre camarão e sardinha.
Ultimamente também tenho pescado com mexilhão e é como tudo....da primeira vez que experimentei correu bem, da segunda nem tanto, mas isto tem a ver com o que o peixe lhe apetece comer.
2º - Ultimamente tenho iniciado a pesca um pouco mais grossa de modo a tentar um peixito mais simpático. Montagem com 3 estralhos em 0,30 ou > mas um pouco mais compridos, na casa dos 60 a 70cm. Anzol n.1 e 1/0 sendo o anzol de baixo iscado com sardinha e os restantes com meio camarão com casca. Por norma fico entre meia a uma hora nesta pesca. Se não der aquilo que procuro, altero e pesco aos diversos.
Outras vezes opto por fazer o mesmo mas na parte final da pesca. Depende da minha disposição :)
3º - Na pesca aos diversos e durante um dia de pesca mudo varias vezes de montagem até acertar na que está a faturar. Por norma tenho sempre bastantes montagens diferentes quer em diâmetros de linhas quer no tamanho das mesmas, e aqui vem a velha máxima....o que ontem apanhou peixe, hoje já não apanha. Outra situação que acho pertinente é com os iscos! Ultimamente tenho levado camarão, sardinha, mexilhão e lingueirão. Há dias em que um deles é rei, mas infelizmente nunca sabemos qual é esse dia. (sendo as pescas iguais, quantas vezes estamos nós a iscar com determinado isco e o vizinho ao lado a iscar com outra coisa e só um é que apanha peixe?)
João Rodrigues
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3845
  • Agradecido: 405 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #3 em: 07:42 Sábado, 07 de Fevereiro de 2015 »
Eurico,vamos aguardarque chegue o dia,uma experiência nova é sempre aliciante




abraço




Manuel Matos
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3845
  • Agradecido: 405 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #4 em: 07:46 Sábado, 07 de Fevereiro de 2015 »
Boas João meti uma gafe quando me referia a postura era mais no sentido como abordavam estratégicamente essa saída não a postura no sentido fisico mas é mais uma a juntar.
Má pesca para dia 14 ;D ;D ;D


abraço



Manuel Matos
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3845
  • Agradecido: 405 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #5 em: 08:21 Sábado, 07 de Fevereiro de 2015 »
 Pode ser descabido,mas quando chego a um pesqueiro novo usualmente tento a sorte para apanhar um bom exemplar,a meu ver o  pesqueiro está calmo tranquilo e umas boas iscadas podem atrair exemplares maiores.
 As iscadas numa situação destas(em montagem de dois anzois com estralhos compreendidos entre 50 a 60cm)uso camarão, inteiro,e sardinha basicamente por esta ordem.Sardinha sempre presente vai engodando o pesqueiro.
No caso de alterar a pesca (tipica de 3 anzois ) pois estamos a tratar de uma situação de diversos, a ter em conta que numa cadência de capturas que repentinamente para é deduzivel que alguma coisa se passa lá em baixo,tentar não custa nada é só mudar.
No meu caso em que o grupo faz uma mais valia da sardinha,tambem na parte final é habitual a mudança na procura de especimes maiores, um isco a ter conta e que hoje faz parte da minha rotina é a cavala fresca nestas situações.


abraço


Manuel Matos

PS:Tenho um problema com os peles vermelhas,enviei uma declaração de guerra para 2015 mas ;D ;D ;D ainda não me responderam






   
 

Offline Fishing beast

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 39
    • tvd
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:48 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #6 em: 08:56 Sábado, 07 de Fevereiro de 2015 »
Ahahahaha gostei dessa da " declaração de guerra " aos peles vermelhas  >:D   Na minha 1a saída respondeu um pele grande e 6 pelezinhas. A ver se continuam a responder á chamada  ^-^
Em relação aos Iscos creio que é importante ter uma variedade aceitável por saída ( 3 ou 4 tipos ) e ir experimentando e variando ao longo do dia porque como o João diz e bem, o que ontem apanhou peixe hoje já não apanha.

Se posso viver sem pesca embarcada? Posso, mas é uma treta... :)
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #7 em: 19:52 Sábado, 07 de Fevereiro de 2015 »
Boas

Caso queiram ter algum trabalho, leiam algumas das minhas pescarias, onde digo algo sobre o que pesco e as alterações efectuadas.

Mas respondendo:

1º. Posso manter sempre a postura, dependendo da actividade do peixe e de estar a conseguir atingir a ou as espécies alvo que pretendo. Por contingência da competição, utilizo maioritariamente o camarão e a ameijoa, mas também pesco com sardinha, lula de bico e navalha. Os iscos podem ser "servidos" ao peixe de diversas formas, inteiro e com casca, sem casca, cortado ao meio no comprimento, com e sem elástico, aqui também com casca e sem casca, em belisco, em nacos, etc.     

2º. É difícil manter sempre o mesmo tipo de pesca, pois procuro sempre algo de melhor qualidade, em detrimento da quantidade, apesar de nem sempre conseguir. Caso veja sair um peixe de qualidade, independentemente da hora, vou ajustar a minha pesca ao do companheiro que fez aquela captura, porque, pode ser peixe de passagem e tento também uma captura, devendo ter-se em linha de conta que tem sempre de estar pescas em baixo e outras em cima, nunca tudo em cima.   

3º. Contrariamente ao que muitos fazem, eu começo sempre com estralhos com comprimento de 45 ou 50 cm, as mudanças são efectuadas dado o modo como o peixe está a comer, caso esteja a matar-se pudemos colocar menos cumprimento, a espécie que está no pesqueiro, ter de ajustar para fio mais fino ou grosso, dependendo das situações.

Por agora respondi ao questionário do Manuel. depois digo algo sobre o resto.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Ernesto Lima

Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #8 em: 12:45 Domingo, 08 de Fevereiro de 2015 »
Boa tarde a todos

Sobre a questões colocadas pelo Manuel Matos, salvaguardando o tipo de pesca que se pratique, "aos diversos", "a peixe maior", "mista a uns e outros"..., e ainda, se vamos em barco próprio, com poucos pescadores a bordo, ou em MT, com 8 ou mais pescadores; os processos a colocar em prática são diversos e estão ainda sujeitos a dois conceitos:

1. Cada pescador pesca para si, tentando pescar mais e melhor que os outros (acontece muito em MTs concorridas)
2. Todos a bordo pescam com o mesmo intuito e em equipa, informando-se continuamente do que estão a fazer e como estão a conseguir melhores ou não tão bons resultados (mais fácil de acontecer em grupos de amigos, em barco próprio, não querendo dizer que não seja possível em MTs, mesmo com grupos relativamente grandes).

Para um caso e outro, unicamente com o objectivo de deixar algo mais para consulta e sem colocar em causa outros processos eventualmente mais adequados em situações diversas, deixo-vos um artigo que escrevi há relativamente pouco tempo. Espero que tenham paciência para o ler, se é que já não o fizeram.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Funciona sempre? Não! Mas funciona muitas vezes!

Espero ainda que da conversa proposta, se possam retirar dicas para a pesca de cada um.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 12:49 Domingo, 08 de Fevereiro de 2015 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Carolas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 5 vezes
    • A-do-Mourão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:08 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #9 em: 00:29 Quinta, 12 de Fevereiro de 2015 »
Boas rapaziada.Tenho andado um pouco afastado do forum mas como hoje vim ver as novidades e me deparei com o topico do amigo Manel vou relatar como normalmente encaro a pesca aos diversos que é a que costumo fazer mais.

Por norma sempre que faço uma saída tento levar sempre 4 tipos de isco(camarão,sardinha,lingueirão e ameijoa),iscos estes que têm dado bons resultados na zona de peniche que é onde pesco mais vezes.

Por norma leva bastantes montagens sendo que neste momento costumo utilizar montagens com madres 0,28 e estralhos 0,21 tudo em fluocarbono com estralhos até aos 55cm.

Por norma não utilizo diametros maiores do que estes na pesca aos diversos.Com a embraiagem leve não tenho tipo problemas a trazer o peixe para cima sendo que costumo tomar atenção ao desgaste do fio junto ao anzol e quando vejo que esta muito coçado empato novamente para não correr o risco de partir.

Por norma vou variando o isco para ver o que apetece ao peixe naquele dia e depois de ver em que isco as especies que procuro estão a pegar com mais frequencia aposto um pouco mais nesse sendo que por norma gosto de manter iscadas de sardinha no anzol de baixo.Isto não se deve a nenhuma razão em especial mas é uma mania e ja tem dado bons resultados.Por norma as modificações que faço a nivel de montagens são mais a nivel de anzois do que outra coisa,so quando vejo que estou a ficar com as montagens emaranhadas é que costumo reduzir um pouco o estralho para evitar esses problemas.

Por norma tento sempre ver como está a coisa para,se ja tiver o fundo da arca composto,a meio da manha virar para uma pesca em busca de exemplares maiores.Felizmente no barco onde costumo sair,como somos so 5,os lugares são sempre os mesmos sendo que eu fico sempre no centro da ré o que por norma me deixa a favor da corrente o que me permite praticar a pesca À chumbadinha que gosto bastante e tem dado resultados satisfatorios.Quando isso não é possivel costumo optar por uma montagem de 2 anzois sendo que nesta tanto os anzois como o fio  e as iscadas costumam ser mais avantajados sendo que a aposta em camarões inteiros,chuchas e filetes de sardinha e filetes de cavala costumam dar bons resultados.

Se depois de bastante tempo com esta pesca não obtiver grandes resultados e vir que a manda está a tirar peixe com as montagens normais depois volto novamente atrás mas por norma costumo usar montagens com o anzol de baixo um pouco maior,com estralho maior tambem e iscada grande para ver se aparece algum com mais fome que a miudagem.

A nivel de tamanho de anzois por norma não pesco abaixo do nº1 ou nº2.Abaixo disso so mesmo em dias que o peixe esteja a comer muito mal...

E penso que tenha referido praticamente tudo.

O mais importante na minha opinião é que a malta va trocando informação pois o peixe não acaba para ninguem e se atraves dessa troca de informação toda a gente possa apanhar bom peixe em vez de ser so 1 a apanhar melhor ainda.

Logicamente que nas competições por ex será diferente neste aspecto.

Cumps ;)
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #10 em: 09:37 Quinta, 12 de Fevereiro de 2015 »
Boas,

Eu até dizia qualquer coisa mas já não sei o que é pescar de barco... não vou ao mar à 3 meses...  >:(
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3845
  • Agradecido: 405 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #11 em: 17:55 Sábado, 14 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Caso queiram ter algum trabalho, leiam algumas das minhas pescarias, onde digo algo sobre o que pesco e as alterações efectuadas.

Mas respondendo:

1º. Posso manter sempre a postura, dependendo da actividade do peixe e de estar a conseguir atingir a ou as espécies alvo que pretendo. Por contingência da competição, utilizo maioritariamente o camarão e a ameijoa, mas também pesco com sardinha, lula de bico e navalha. Os iscos podem ser "servidos" ao peixe de diversas formas, inteiro e com casca, sem casca, cortado ao meio no comprimento, com e sem elástico, aqui também com casca e sem casca, em belisco, em nacos, etc.     

2º. É difícil manter sempre o mesmo tipo de pesca, pois procuro sempre algo de melhor qualidade, em detrimento da quantidade, apesar de nem sempre conseguir. Caso veja sair um peixe de qualidade, independentemente da hora, vou ajustar a minha pesca ao do companheiro que fez aquela captura, porque, pode ser peixe de passagem e tento também uma captura, devendo ter-se em linha de conta que tem sempre de estar pescas em baixo e outras em cima, nunca tudo em cima.   

3º. Contrariamente ao que muitos fazem, eu começo sempre com estralhos com comprimento de 45 ou 50 cm, as mudanças são efectuadas dado o modo como o peixe está a comer, caso esteja a matar-se pudemos colocar menos cumprimento, a espécie que está no pesqueiro, ter de ajustar para fio mais fino ou grosso, dependendo das situações.

Por agora respondi ao questionário do Manuel. depois digo algo sobre o resto.

Fiquem bem.

Braga

Sempre atento e presente


abraço



Manuel Matos
« Última modificação: 19:09 Sábado, 14 de Fevereiro de 2015 por Zé Maria »
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3845
  • Agradecido: 405 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #12 em: 17:57 Sábado, 14 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde a todos

Sobre a questões colocadas pelo Manuel Matos, salvaguardando o tipo de pesca que se pratique, "aos diversos", "a peixe maior", "mista a uns e outros"..., e ainda, se vamos em barco próprio, com poucos pescadores a bordo, ou em MT, com 8 ou mais pescadores; os processos a colocar em prática são diversos e estão ainda sujeitos a dois conceitos:

1. Cada pescador pesca para si, tentando pescar mais e melhor que os outros (acontece muito em MTs concorridas)
2. Todos a bordo pescam com o mesmo intuito e em equipa, informando-se continuamente do que estão a fazer e como estão a conseguir melhores ou não tão bons resultados (mais fácil de acontecer em grupos de amigos, em barco próprio, não querendo dizer que não seja possível em MTs, mesmo com grupos relativamente grandes).

Para um caso e outro, unicamente com o objectivo de deixar algo mais para consulta e sem colocar em causa outros processos eventualmente mais adequados em situações diversas, deixo-vos um artigo que escrevi há relativamente pouco tempo. Espero que tenham paciência para o ler, se é que já não o fizeram.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Funciona sempre? Não! Mas funciona muitas vezes!

Espero ainda que da conversa proposta, se possam retirar dicas para a pesca de cada um.

Abraço

Ernesto


Mais uma pagina da biblia do amigo Ernesto,obrigado



abraço



Manuel Matos
« Última modificação: 19:08 Sábado, 14 de Fevereiro de 2015 por Zé Maria »
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3845
  • Agradecido: 405 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #13 em: 18:00 Sábado, 14 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas rapaziada.Tenho andado um pouco afastado do forum mas como hoje vim ver as novidades e me deparei com o topico do amigo Manel vou relatar como normalmente encaro a pesca aos diversos que é a que costumo fazer mais.

Por norma sempre que faço uma saída tento levar sempre 4 tipos de isco(camarão,sardinha,lingueirão e ameijoa),iscos estes que têm dado bons resultados na zona de peniche que é onde pesco mais vezes.

Por norma leva bastantes montagens sendo que neste momento costumo utilizar montagens com madres 0,28 e estralhos 0,21 tudo em fluocarbono com estralhos até aos 55cm.

Por norma não utilizo diametros maiores do que estes na pesca aos diversos.Com a embraiagem leve não tenho tipo problemas a trazer o peixe para cima sendo que costumo tomar atenção ao desgaste do fio junto ao anzol e quando vejo que esta muito coçado empato novamente para não correr o risco de partir.

Por norma vou variando o isco para ver o que apetece ao peixe naquele dia e depois de ver em que isco as especies que procuro estão a pegar com mais frequencia aposto um pouco mais nesse sendo que por norma gosto de manter iscadas de sardinha no anzol de baixo.Isto não se deve a nenhuma razão em especial mas é uma mania e ja tem dado bons resultados.Por norma as modificações que faço a nivel de montagens são mais a nivel de anzois do que outra coisa,so quando vejo que estou a ficar com as montagens emaranhadas é que costumo reduzir um pouco o estralho para evitar esses problemas.

Por norma tento sempre ver como está a coisa para,se ja tiver o fundo da arca composto,a meio da manha virar para uma pesca em busca de exemplares maiores.Felizmente no barco onde costumo sair,como somos so 5,os lugares são sempre os mesmos sendo que eu fico sempre no centro da ré o que por norma me deixa a favor da corrente o que me permite praticar a pesca À chumbadinha que gosto bastante e tem dado resultados satisfatorios.Quando isso não é possivel costumo optar por uma montagem de 2 anzois sendo que nesta tanto os anzois como o fio  e as iscadas costumam ser mais avantajados sendo que a aposta em camarões inteiros,chuchas e filetes de sardinha e filetes de cavala costumam dar bons resultados.

Se depois de bastante tempo com esta pesca não obtiver grandes resultados e vir que a manda está a tirar peixe com as montagens normais depois volto novamente atrás mas por norma costumo usar montagens com o anzol de baixo um pouco maior,com estralho maior tambem e iscada grande para ver se aparece algum com mais fome que a miudagem.

A nivel de tamanho de anzois por norma não pesco abaixo do nº1 ou nº2.Abaixo disso so mesmo em dias que o peixe esteja a comer muito mal...

E penso que tenha referido praticamente tudo.

O mais importante na minha opinião é que a malta va trocando informação pois o peixe não acaba para ninguem e se atraves dessa troca de informação toda a gente possa apanhar bom peixe em vez de ser so 1 a apanhar melhor ainda.

Logicamente que nas competições por ex será diferente neste aspecto.

Cumps ;)


Boas,vai aparecendo para darmos uma saidinha até á Eriçeira


abraço



Manuel Matos
« Última modificação: 19:10 Sábado, 14 de Fevereiro de 2015 por Zé Maria »
 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #14 em: 17:04 Domingo, 15 de Fevereiro de 2015 »
Viva

Eu normalmente quando vou aos diversos levo sempre 3 ou 4 iscos diferentes, é que um dia o peixe pode estar mais virado para um determinado isco e no dia seguinte pode nem lhe tocar por isso é sempre aconselhável levar alguma variedade de iscos

outra coisa a ter em conta é o pesqueiro, ou seja, por exemplo em Setúbal a meu ver um dos iscos de eleição é a Bomboca, mas das vezes que usei na Ericeira não deu grande resultado, quero com isto dizer que temos de escolher os iscos consoante os pesqueiros

os iscos que costumo usar são o camarão a sardinha a bomboca os canivetes as lulas de bico a batata a ameijoa e claro a cavala acabadinha de apanhar

As montagens normalmente no inicio e a final da pesca costumo usar montagens de 2 anzóis e estralhos maiores a tentar a sorte e na esperança que lá ande alguma coisa mais engraçada, depois durante o resto do dia uso montagens de de 3 anzóis sendo que o de baixo é sempre um pouco maior para poder fazer uma iscada mais generosa à procura do exemplar do dia, no que diz respeito ao diâmetro dos fios e ao tamanho dos anzóis isso vai do gosto de cada um

em relação ás montagens também pode haver algumas alterações consoante o peixe alvo desejado

abraço
luis sabino
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #15 em: 11:07 Segunda, 16 de Fevereiro de 2015 »
Bem Manel, aqui vai a minha opinião para as multiplas questões que levantas.
Quanto ao isco, nunca levo de um só tipo, o camarão, ameijoa e ultimamente  sardinha. Sempre que posso levo lingueirão, lula e berbigão.
Eu começo com montagens de 3 anzóis ( quase só uso H.FSK 130 ou Owner Seigo ) - 4 / 2 / 1, quando o peixe desaparece tento as de 2 anzois - 1 - 1/0 ou 2/0. Eu tenho montagens com anzóis mais pequenos - 4 / 2 / 2 ou 6 / 4 / 2, mas ultimamente tenho tentado dedicar-me a especimes um pouco maiores, tento manter o tamanho dos anzóis, e coloco iscadas mais generosos. Quando o peixe não colabora, é díficil manter essa postura. De qualquer modo, com excepção das fanecas, normalmente liberto o que não seja peixe para grelha ou forno.
Eu faço embarcadas em Peniche há muitos anos, e com diversos grupos,  a quase totalidade dos meus colegas não altera a "postura". Aí  pelo meio-dia vê-se alguns colegas mudarem para as "montagens pargo", mas quando o peixe começa a escassear no pesqueiro, normalmente a solução é mudar. Passar a usar fios mais finos, reduzir iscadas ou comprimento das montagens é raro. Eu próprio comecei a fazer há pouco tempo, mas como a maioria das minhas embarcadas tem sido canceladas, não tenho resultados.
Fiz recentemente umas montagens todas em fluocarbono, para experimentar nos dias mesmo díficeis.
 

Offline vilaboim

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 34
  • Agradecido: 2 vezes
    • queijas
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:09 Domingo, 16 de Fevereiro de 2014
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #16 em: 16:48 Segunda, 16 de Fevereiro de 2015 »
boas pessoal,
quando faço uma saída aos diversos só me dedico a eles.
só mudo se correr muito bem e a arca já estiver quase cheia é que tento um peixinho maior.
quanto ao isco por norma camarão com fartura e sardinha.por vezes lingueirão ou ameijoa mas pouco,só mesmo para experimentar um pouco.
durante o dia vou alternando as montagens (sempre de 3 anzois)na sua distância dos anzóis e distância entre eles e o fundo mas nunca fujo dos meus queridos nº4 Sasame.
dependendo das capturas que os colegas também vão fazendo(caso comecem a entrar os parquitos) tento umas iscadas mais generosas.
« Última modificação: 16:51 Segunda, 16 de Fevereiro de 2015 por vilaboim, Motivo: erro na escria »
 

Offline Carolas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 5 vezes
    • A-do-Mourão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:08 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #17 em: 03:20 Sábado, 21 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Boas,vai aparecendo para darmos uma saidinha até á Eriçeira


abraço



Manuel Matos
Temos de combinar isso amigo Manel;)

Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Rider [Hoje às 11:34]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [Hoje às 11:28]

Finalmente tempo para lá ir por duas [Hoje às 08:44]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]