collapse

Autor Tópico: Como encher com linha o carreto para embarcada?  (Lida 5710 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Como encher com linha o carreto para embarcada?
« em: 16:26 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Olá pessoal

Um a breve questão, como é que fazem para encher o carreto para pesca embarcada? Estou para meter uma linha 0,18 ou 0,20 da Berkeley Fireline ou Sufix 832 com cerca de 100 metros (devo meter 100metros ou aconselham logo a colocar 250?)mas o carreto fica ainda pouco cheio. Usam outra linha para encher e fazer cama? se sim que tipo?

Boas pescarias!  ;)
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20241
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #1 em: 16:31 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
O carreto é cheio como outro qualquer.
Uma cama por baixo de um fio qualquer de baixo custo, ( aqui gosto de diametros idênticos ).
Atenção ao nó, muito importante.
Depende do tipo de pesca que vais fazer e a que profundidades, mas no meu caso coloquei 135mts.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #2 em: 16:33 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Eu só tenho 130mts de multi e por baixo tenho um mono a fazer cama. (baratucho)
Encho com mono e quando faltar ai 5mm para ficar cheio, ponho-lhe o multi. Mas faço tudo a olho!  :)
João Rodrigues
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #3 em: 16:46 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O carreto é cheio como outro qualquer.
Uma cama por baixo de um fio qualquer de baixo custo, ( aqui gosto de diametros idênticos ).
Atenção ao nó, muito importante.
Depende do tipo de pesca que vais fazer e a que profundidades, mas no meu caso coloquei 135mts.

É para pesca aos diversos em alto mar. Geralmente os pesqueiros por onde ando penso rondar os 30 a 50 metros de profundidade.
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #4 em: 18:22 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Boas

1º. Eu no teu caso colocaria sensivelmente metade da bobine que compras-te, ou seja 125 metros e o 0.18 é mais do que suficiente para a pesca aos vários.

2º. Se o teu carreto tem mais do que uma bobine e da mesma capacidade, na bobine extra começo por enrolar o multi, depois o fio que vai servir de enchimento, (barato, mas com diâmetro na casa do 0,35 mm ou até 0,40 mm), sem qualquer nó, por último e caso utilizes chicote, só para saberes a quantidade certa ajustada ao termo da capacidade da bobine, vais os metros de fio de chicote que ficar quase à face da bobine.

3º. Retiras o fio do chicote, que são entre 6 a 10 metros, é como uso, quase sempre na casa dos 8 metros e guardo numa bobine de fio, depois troco a bobine do carreto, dou a laçada no fio do fio de enchimento, passo pelo 1º. passador, contando de baixo para cima, coloco o fio no carreto e começo a enrolar, quando chegar ao multi faço o nó de união e continua a enrolar, até chegar a altura de meter o fio do chicote, fazendo novo nó. Quando estou a enrolar os fios, tenho um pano onde faço uma ligeira pressão e está feito.

Nos carretos que só têm uma bobine, ou são de diâmetros diferentes, utilizo bobines de fio que estejam vazias, ou outros carretos, com bobines vazias, depois de ter feito o que disse nos pontos anteriores.

Antes de trocar o multi do carreto, pela metade que ficou na bobine, primeiro ainda troco o fio do carreto, ou seja a parte do multi que está ligada ao fio do enchimento, viro-o e vai ficar ligada ao chicote, ficando com uma grande parte de fio que quase não foi utilizado.

Espero que a explicação seja explícita.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #5 em: 18:38 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma cama por baixo de um fio qualquer de baixo custo, ( aqui gosto de diametros idênticos ).
Atenção ao nó, muito importante.

Cobre o nó de união entre a cama e o multi com um pouco de fita isoladora ou até uma etiqueta autocolante.
Assim evitas que o multi prenda no volume do nó quando está a pesca a descer  ;)
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20241
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #6 em: 18:57 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma cama por baixo de um fio qualquer de baixo custo, ( aqui gosto de diametros idênticos ).
Atenção ao nó, muito importante.

Cobre o nó de união entre a cama e o multi com um pouco de fita isoladora ou até uma etiqueta autocolante.
Assim evitas que o multi prenda no volume do nó quando está a pesca a descer  ;)

Pois, Isso acontece-me muitas vezes.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #7 em: 19:30 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

1º. Eu no teu caso colocaria sensivelmente metade da bobine que compras-te, ou seja 125 metros e o 0.18 é mais do que suficiente para a pesca aos vários.

2º. Se o teu carreto tem mais do que uma bobine e da mesma capacidade, na bobine extra começo por enrolar o multi, depois o fio que vai servir de enchimento, (barato, mas com diâmetro na casa do 0,35 mm ou até 0,40 mm), sem qualquer nó, por último e caso utilizes chicote, só para saberes a quantidade certa ajustada ao termo da capacidade da bobine, vais os metros de fio de chicote que ficar quase à face da bobine.

3º. Retiras o fio do chicote, que são entre 6 a 10 metros, é como uso, quase sempre na casa dos 8 metros e guardo numa bobine de fio, depois troco a bobine do carreto, dou a laçada no fio do fio de enchimento, passo pelo 1º. passador, contando de baixo para cima, coloco o fio no carreto e começo a enrolar, quando chegar ao multi faço o nó de união e continua a enrolar, até chegar a altura de meter o fio do chicote, fazendo novo nó. Quando estou a enrolar os fios, tenho um pano onde faço uma ligeira pressão e está feito.

Nos carretos que só têm uma bobine, ou são de diâmetros diferentes, utilizo bobines de fio que estejam vazias, ou outros carretos, com bobines vazias, depois de ter feito o que disse nos pontos anteriores.

Antes de trocar o multi do carreto, pela metade que ficou na bobine, primeiro ainda troco o fio do carreto, ou seja a parte do multi que está ligada ao fio do enchimento, viro-o e vai ficar ligada ao chicote, ficando com uma grande parte de fio que quase não foi utilizado.

Espero que a explicação seja explícita.

Fica bem.

Braga

Uma explicação bem completa, mas tenho uma pequena questão. Porque usa chicote? Que tipo de linha usa? uma mono com pouca elasticidade? O nó de união do chicote com a multi não vão estar sempre a"roçar" e dar repuxões no 1o passador das ponteiras?
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #8 em: 19:57 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma explicação bem completa, mas tenho uma pequena questão. Porque usa chicote? Que tipo de linha usa? uma mono com pouca elasticidade? O nó de união do chicote com a multi não vão estar sempre a"roçar" e dar repuxões no 1o passador das ponteiras?

Tens aqui a resposta,  Diogo:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

;)
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #9 em: 20:37 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Uma das duvidas persiste, o nó não vai estar sempre a engaixar nos passadores da ponteira?
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #10 em: 21:24 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma das duvidas persiste, o nó não vai estar sempre a engaixar nos passadores da ponteira?
Vai empeçar sempre que lá passar, para cima e para baixo, mas não tem importância :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #11 em: 22:52 Domingo, 11 de Janeiro de 2015 »
Boas

Aqui

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

também já havia dados sobre a questão.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #12 em: 09:01 Segunda, 12 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma cama por baixo de um fio qualquer de baixo custo, ( aqui gosto de diametros idênticos ).
Atenção ao nó, muito importante.

Cobre o nó de união entre a cama e o multi com um pouco de fita isoladora ou até uma etiqueta autocolante.
Assim evitas que o multi prenda no volume do nó quando está a pesca a descer  ;)

Permitam-me uma pequena observação:
Em vez de fica cola (que é sempre um pouco grossa) usem fita para isolar canalizações (torneiras, etc)
João Rodrigues
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #13 em: 09:07 Segunda, 12 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

1º. Eu no teu caso colocaria sensivelmente metade da bobine que compras-te, ou seja 125 metros e o 0.18 é mais do que suficiente para a pesca aos vários.

2º. Se o teu carreto tem mais do que uma bobine e da mesma capacidade, na bobine extra começo por enrolar o multi, depois o fio que vai servir de enchimento, (barato, mas com diâmetro na casa do 0,35 mm ou até 0,40 mm), sem qualquer nó, por último e caso utilizes chicote, só para saberes a quantidade certa ajustada ao termo da capacidade da bobine, vais os metros de fio de chicote que ficar quase à face da bobine.

3º. Retiras o fio do chicote, que são entre 6 a 10 metros, é como uso, quase sempre na casa dos 8 metros e guardo numa bobine de fio, depois troco a bobine do carreto, dou a laçada no fio do fio de enchimento, passo pelo 1º. passador, contando de baixo para cima, coloco o fio no carreto e começo a enrolar, quando chegar ao multi faço o nó de união e continua a enrolar, até chegar a altura de meter o fio do chicote, fazendo novo nó. Quando estou a enrolar os fios, tenho um pano onde faço uma ligeira pressão e está feito.

Nos carretos que só têm uma bobine, ou são de diâmetros diferentes, utilizo bobines de fio que estejam vazias, ou outros carretos, com bobines vazias, depois de ter feito o que disse nos pontos anteriores.

Antes de trocar o multi do carreto, pela metade que ficou na bobine, primeiro ainda troco o fio do carreto, ou seja a parte do multi que está ligada ao fio do enchimento, viro-o e vai ficar ligada ao chicote, ficando com uma grande parte de fio que quase não foi utilizado.

Espero que a explicação seja explícita.

Fica bem.

Braga

Tenho sempre tanta dificuldade em encher os carretos, fazer o enchimento correcto. Principalmente quando compro bobines de fio de 150mt/200mt. Nunca tinha pensado nesta hipótese de encher o carreto ao 'contrário' utilizando a segunda bobine.

Obrigado Braga pela partilha.
Nuno Conceição
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #14 em: 10:28 Segunda, 12 de Janeiro de 2015 »
Ainda com algumas duvidas no que diz respeito a linha multi a usar. Julgo que e consensual diâmetro entre 0.19 e 0.24 ou por ai mas a minha questão é, e as resistências? Há linhas de 0.20 que aguentam 17.6kg enquanto outras só vão aos 13.2kg. Qual a melhor resistência para pesca embarcada aos diversos?

"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #15 em: 10:47 Segunda, 12 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ainda com algumas duvidas no que diz respeito a linha multi a usar. Julgo que e consensual diâmetro entre 0.19 e 0.24 ou por ai mas a minha questão é, e as resistências? Há linhas de 0.20 que aguentam 17.6kg enquanto outras só vão aos 13.2kg. Qual a melhor resistência para pesca embarcada aos diversos?



Em relação ás resistências, as marcas é que mandam, mas sinceramente é tudo especulação.
Tens varias marcas mas o PowerPro e Sufix832 têm provas mais que dadas. (não ligues muito a isso)
Em relação ao nó de união entre o multi e o mono, é logico que sente-se no passador da ponteira, mas se for bem feito quase que nem sentes.
Ainda ontem fiz uma embarcada e usei o multi em 0,23 (PowerPro) e uma baixada de 10mts em 0,334 mono (Tubertini WPF). E portou-se lindamente.
E não te preocupes, pois se tiveres a sorte de ferrar um bom peixe, não será pelo fio que o possas perder.
Tem é atenção ao nó. Faze-lo bem nem que seja à 2ª ou 3ª tentativa. (nó Albright)
João Rodrigues
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #16 em: 11:24 Segunda, 12 de Janeiro de 2015 »
Multi é multi.
Se o diâmetro for efetivamente o mesmo, a diferença de rotura não pode ser muito grande. Quanto as marcas dizem que aguenta, isso já é outra coisa. Dizer que aguenta 50% mais é treta.

Em multi parece-me mais importante outros fatores: resistência ao desgaste (não esfiapar), suavidade, resistência do revestimento (para manter a tal suavidade e resistir ao sal e Sol), resistência à abrasão (não vá encontrar pedras), secção bem redonda (e não quase fita como algumas).
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #17 em: 12:33 Segunda, 12 de Janeiro de 2015 »
Então que dizem de optar pela linha multi Fireline Smoke da Berkeley com diamentro 0.20 e resistência de 13.2kg? Para pesca embarcada aos diversos. Eu tenho sempre referido a fireline porque o carreto emprestado que tenho utilizado já tem esta linha há anos e está como nova.
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Como encher com linha o carreto para embarcada?
« Responder #18 em: 14:23 Segunda, 12 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então que dizem de optar pela linha multi Fireline Smoke da Berkeley com diamentro 0.20 e resistência de 13.2kg? Para pesca embarcada aos diversos. Eu tenho sempre referido a fireline porque o carreto emprestado que tenho utilizado já tem esta linha há anos e está como nova.

Conheço, mas nunca usei a linha.
João Rodrigues
 

 

* Tópicos Recentes

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Leao91 [Hoje às 07:24]

Finalmente tempo para lá ir por PedroMrDias [Hoje às 06:49]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]