collapse

Autor Tópico: Ajuda para lançamento OTG  (Lida 9179 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #15 em: 10:37 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Não fazia mal porque se partisse alguma dava-lhe 20€ e estava resolvido.

O que pode estar a ser mal feito para por o lançamento a assobiar?
Nuno Conceição
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #16 em: 11:00 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O que pode estar a ser mal feito para por o lançamento a assobiar?

a linha a determinado momento não está em tensão.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #17 em: 11:03 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Ok, vou continuar a treinar... com as canas do pai eheheheh
Nuno Conceição
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #18 em: 11:08 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
tens cabedal pra isso...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #19 em: 11:08 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Não tendo experiencia em OTG, quando ouço as canas a assobiar fico a sensação que se está a fazer os lançamento rápido demais, não dando tempo para a cana armar e ficar em esforço de lançamento. Quando assobiam diminuo à velocidade dos movimentos, dá para sentir a chumbada a carregar a cana e parece-me que vai mais longe.

Um exemplo disso é quando tento lançar à cagadinha não puxando quase nada e lançando devagar  e parece que a chumbada vai sempre longe demais, só à 2ª ou 3ª é que a chumbada fica perto.

(posso estar completamente enganado nesta minha impressão, quem souber mais e melhor que me corrija)
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #20 em: 11:10 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ok, vou continuar a treinar... com as canas do pai eheheheh

Vamos sim Nuno ;) já os fiz bem melhor na ultima vez, mas claro até chegar ao nível que vejo por ai ainda tenho de batalhar.
Em relação ao assobio, é como o João comentou, se assobia é porque não tens a cana armada, não podes ter medo isso tem de vergar (no caso da decathlon eu também teria medo....o teu pai tem de certeza ao ver-te fazer isso com a caninha dele) :D

Espero que o teu pai não tenha um desgosto hehehe
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #21 em: 11:20 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Estava o meu pai a pesca com o meu tio e os meus primos, quando peguei na cana e virei-me de costas para a água ficaram todos parvos a olhar para mim e a dizerem que a água era para o outro lado. Foi um fartote de riso.
Nuno Conceição
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5098
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #22 em: 11:32 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O que pode estar a ser mal feito para por o lançamento a assobiar?

As canas Decathlon têm tendência a assobiar também por causa dos passadores. Não têm aerodinâmica nenhuma.

A minha assobia em todos os lançamentos com qualquer peso ou força.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline pantao

Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #23 em: 12:50 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Bom é quando vemos o colega ao lado com a agua pelo joelho, cana a assobiar e no final do lançamento a ponteira bate na agua. Chamado lançamento LT lançamento tuga ;D ;D ;D
Se no final tropeçar ao fugir da onda fica perfeito  ;D >:D
Outra coisa nunca debatida é o ferrar do peixe! coisa linda de se ver :D
Ao mínimo toque a que puxar a cana para traz até assobiar tb! Provavelmente para arrancar as queixadas ao peixe! temos que arranjar um nome para esta ferragem ;)
Desculpem não ter contribuído para o tópico mas é sexta feira, dia de noitada na pesca e o bom humor vem ao de cima :)
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #24 em: 13:34 Sexta, 09 de Janeiro de 2015 »
Boas,

Não sendo nenhum expert a lançar, posso na mesma falar um pouco da "teoria" dos lançamentos...
O propósito de lançar a partir do chão (famoso OTG) ou lançar em pêndulo, tem um objectivo comum, "atrasar" ao máximo o arranque da chumbada, para dar tempo ao blank da cana "armar" de forma a usar essa energia acumulada no carbono para impulsionar a chumbada na largada.

Como armar a cana?
Como já referido, ajuda usar a chumbada para aumentar a tensão na cana no instante inicial do lançamento.
No OTG, o atrito da chumbada na areia vai fazer esse efeito, deve-se fazer um movimento circular pois aumenta o tempo de contacto, da chumbada com a areia, até à "descolagem".
No pendular, a chumbada deve estar a fazer o movimento contrário ao lançamento, desta forma "aumenta o peso" provocando uma maior tensão na cana no instante inicial.

O lançamento deve ter dois tempos, o primeiro é mais lento, para dar tempo à cana de armar e o segundo mais rápido para manter o máximo de tensão na cana até à largada do fio.
Se começamos o lançamento rapido, não conseguimos manter a tensão na cana até à largada do fio, a cana vai assobiar como quando varejamos um qualquer "pau" no ar.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Mig3l

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 104
  • Agradecido: 11 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:01 Terça, 04 de Agosto de 2015
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #25 em: 12:22 Terça, 25 de Agosto de 2015 »
Boas!

(Vou aproveitar este tópico pois não me parece que haja necessidade de abrir tópico novo)
Como ter noção se a cana aguenta um OTG? Só mesmo testando com pouco peso para começar e ver a reação?

Obrigado
 

Offline José Garcez

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1675
  • Agradecido: 5 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:11 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #26 em: 14:16 Terça, 25 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas!

(Vou aproveitar este tópico pois não me parece que haja necessidade de abrir tópico novo)
Como ter noção se a cana aguenta um OTG? Só mesmo testando com pouco peso para começar e ver a reação?

Obrigado

Boas,

Qualquer cana aguenta um OTG, algumas só uma vez ;D

Não leves a mal a brincadeira, eu faço sempre o mesmo tipo de lançamento OTG o chamado, sul africano, sem rotação lateral da cana. É o mais simples dos OTG mas com o qual me adaptei bem e serve perfeitamente para as minhas pescas.

Não precisa de ser uma cana xpto que custa os olhos da cara, tem é de ser uma cana robusta o suficiente para a gramagem alvo, não aconselho um OTG com 170 g numa cana 100-200 por ex. mas se for 100 g a 150 g já pode aguentar e talvez 150 já seja abusar um bocado, tudo depende do tipo de cana e da sua construção, mesmo com canas de ponteira hibrida faço o mesmo tipo de lançamento OTG mas lá está, depende da cana que tenho nas mãos. Neste momento estou a pescar com 4 canas, apesar dos preços variarem entre os 125 euros e os 340 euros faço lançamentos OTG sempre da mesma forma com qualquer uma delas variando apenas a gramagem de acordo com as especificações das canas, da mais cara para a mais barata:

Barros surf team energy (tubular 4,50 mts)
Tubertini frontera (hibrida 4,20 mts)
Vega Potenza premium (tubular 4,50 mts, mesma construção da hellion)
Vercelli lugga (tubular 4,20 mts)

Tudo canas de 3 partes. OTG com canas telescópicas nunca fiz.

Abraço
« Última modificação: 14:19 Terça, 25 de Agosto de 2015 por José Garcez »
"Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender" Blaise Pascal
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5098
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #27 em: 15:01 Terça, 25 de Agosto de 2015 »
Acho que qualquer cana de surfcast dá para fazer otg com o peso adequado.

Para fazer otg, especialmente o rotativo, acho que são melhores as canas mais curtas para conseguires ter a ponteira mais baixa e o cabo mais alto antes de a armar. O otg é mais difícil nas praias inclinadas pela mesma razão. Quando está muito inclinado na zona da rebentação vou até à areia seca onde esteja mais horizontal, ando 10 metros para trás mas vai mais longe.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline José Garcez

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1675
  • Agradecido: 5 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:11 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #28 em: 15:17 Terça, 25 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acho que qualquer cana de surfcast dá para fazer otg com o peso adequado.

Para fazer otg, especialmente o rotativo, acho que são melhores as canas mais curtas para conseguires ter a ponteira mais baixa e o cabo mais alto antes de a armar. O otg é mais difícil nas praias inclinadas pela mesma razão. Quando está muito inclinado na zona da rebentação vou até à areia seca onde esteja mais horizontal, ando 10 metros para trás mas vai mais longe.

Já parti uma cana de um amigo que por acaso foi a primeira que teve e foi-lhe oferecida por mim, comprada na decathlon, marca da casa, baratinha, acho que 40 euros ou assim e foi um lançamento por cima da cabeça, não um OTG, e também andam por aí umas canas que têm tendência a quebras sem fazer OTG, que o diga o Nelson ;D que andava sempre a partir as canas, por isso qualquer cana não é bem assim...
"Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender" Blaise Pascal
 

Offline Mig3l

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 104
  • Agradecido: 11 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:01 Terça, 04 de Agosto de 2015
Re: Ajuda para lançamento OTG
« Responder #29 em: 15:19 Terça, 25 de Agosto de 2015 »
Antes de mais obrigado pelas respostas.

Acho que vou experimentar com 100g (valor mais baixo de CW) a ver como ela se comporta, mas com muita, muita calma.
Há "alertas" a que tenha que estar atento para corrigir (ou parar) antes que algo corra mal? Por exemplo, já li que ouvir o assobio durante o lançamento é sinal que não se criou tensão na cana/linha...

Cpts
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 14:22]

? acção rápida mas progressiva ? por FilipePC [Hoje às 14:22]

Dúvida sobre estralho. por Rider [Hoje às 11:32]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]