collapse

Autor Tópico: Coima para começar o ano  (Lida 17457 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 502
  • Agradecido: 32 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Coima para começar o ano
« em: 17:46 Terça, 06 de Janeiro de 2015 »
Boas.
No passado fim de semana decidi ir à pesca com um amigo para os lados da Arrábida, sendo a minha ideia inicial ir para o molhe da Figueirinha. Mas o meu amigo lembrava-se de um local onde ele tinha ido (ou visto) à muito tempo  mais para a frente a seguir à Figueirinha, e não sendo ambos daqueles lados decidimos ir ver o dito local que se situa mais precisamente nas ruínas de uma antiga casa ou restaurante onde só sobra neste momento o chão da dita. Eu tinha ideia (porque já tinha ouvido falar na net) que existiam zonas em que era proibido pescar por aqueles lados, mas como o local estava cheio de cascas de lapas, de ameijoa e de mexilhão para além de desperdícios de pesca (linhas espalhadas pelo chão, etc) pensei que era claro como a água ou seja ali podia-se pescar........PENSAMENTO ERRADO. Passado uma horita surpresa.....a polícia marítima e daqui para a frente já devem ter percebido o que se passou....nº da licença, nº BI, etc e a notícia que a coima será à volta dos 200 euros (eles não souberam confirmar o valor).
Devem estar a pensar "olha-me para este atrasado não sabe que alí não se pode pescar" e de facto não sabia, mas penso que não sou o único porque as idas à pesca são poucas e a informação para além de ter saído em diário da republica não está afixada em lado nenhum nos locais proíbidos quem sabe de proposito para estas situações continuarem sempre a existir e encher os bolsos do estado. Fiquei surpreendido quando eles disseram que apesar de na praia da Figueirinha ser proibido pescar, se a maré estiver baixa e aparecer uma língua de areia, então já se pode pescar nessa língua de areia......outra coisa são as zonas que delimitam essa proibição, ou seja do molhe da Figueirinha até uma pedra junto do Portinho da Arrábida não se pode pescar, mas dessa pedra para a frente até a um museu salvo erro já se pode, mas daí para a frente já não se pode outra vez....uma confusão.
Se alguém souber ao certo o valor da coima agradecia que me pudesse já elucidar.
Obrigado.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Coima para começar o ano
« Responder #1 em: 17:54 Terça, 06 de Janeiro de 2015 »
Quem te tem que dar o valor da coima é a pessoa que te autua.
Isso varia, a malta vai se por para aqui a atirar para o ar, e pode não corresponder ao correcto.
A avaliação do momento é feita pela PM que decide consoante o que viu ou achou, o que autuar, dentro de parâmetros existentes.
Já vi conhecidos e amigos meus multados por pescarem em zona proibida desde 50 a 750 euros.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Coima para começar o ano
« Responder #2 em: 18:02 Terça, 06 de Janeiro de 2015 »
Boas, pela discrição foi na antiga discoteca Sigal . Apesar de em lugar algum dizer que é proibido é .
No que toca a Arrábida é muito vago a sinalização no que respeita a pesca , dificilmente encontras uma placa que diga que é Proibido Pescar .
 Esse é um local muito bom de pesca , mas quem lá pesca anda sempre escondido e optam por deixar os carros no parque da Figueirinha .
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Coima para começar o ano
« Responder #3 em: 18:32 Terça, 06 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.
No passado fim de semana decidi ir à pesca com um amigo para os lados da Arrábida, sendo a minha ideia inicial ir para o molhe da Figueirinha. Mas o meu amigo lembrava-se de um local onde ele tinha ido (ou visto) à muito tempo  mais para a frente a seguir à Figueirinha, e não sendo ambos daqueles lados decidimos ir ver o dito local que se situa mais precisamente nas ruínas de uma antiga casa ou restaurante onde só sobra neste momento o chão da dita. Eu tinha ideia (porque já tinha ouvido falar na net) que existiam zonas em que era proibido pescar por aqueles lados, mas como o local estava cheio de cascas de lapas, de ameijoa e de mexilhão para além de desperdícios de pesca (linhas espalhadas pelo chão, etc) pensei que era claro como a água ou seja ali podia-se pescar........PENSAMENTO ERRADO. Passado uma horita surpresa.....a polícia marítima e daqui para a frente já devem ter percebido o que se passou....nº da licença, nº BI, etc e a notícia que a coima será à volta dos 200 euros (eles não souberam confirmar o valor).
Devem estar a pensar "olha-me para este atrasado não sabe que alí não se pode pescar" e de facto não sabia, mas penso que não sou o único porque as idas à pesca são poucas e a informação para além de ter saído em diário da republica não está afixada em lado nenhum nos locais proíbidos quem sabe de proposito para estas situações continuarem sempre a existir e encher os bolsos do estado. Fiquei surpreendido quando eles disseram que apesar de na praia da Figueirinha ser proibido pescar, se a maré estiver baixa e aparecer uma língua de areia, então já se pode pescar nessa língua de areia......outra coisa são as zonas que delimitam essa proibição, ou seja do molhe da Figueirinha até uma pedra junto do Portinho da Arrábida não se pode pescar, mas dessa pedra para a frente até a um museu salvo erro já se pode, mas daí para a frente já não se pode outra vez....uma confusão.
Se alguém souber ao certo o valor da coima agradecia que me pudesse já elucidar.
Obrigado.

De valorizar o facto de ter havido fiscalização, de lamentar o facto de não haver informação e teres levado por tabela. Isso das zonas que delimitam, dou te o exemplo, em cascais, existe um pontão na praia da rata que delimita a zona, podes estar a pesca no pontão para a frente, ou para a esquerda, para a direita já é proibido.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Coima para começar o ano
« Responder #4 em: 19:48 Terça, 06 de Janeiro de 2015 »
Boas,

Já pesquei nessa lingua da praia da Figueirinha, antes de ir para lá procurei saber os locais proibidos e fiquei a saber, numa casa de pesca em Setubal onde comprei o isco, que para a direita do pontão da Figueirinha era proibido.

Condeno a falta de informação no local mas, por outro lado, é dever civico conhecer as leis e regras das actividades que se pratica e NUNCA serve de desculpa em tribunal o "não sabia"...

Dada a sinceridade espero que não seja muito dolorosa mas espero também, por uma questão de igualdade e eficácia, que os srs. agentes continuem a passar por lá...

Obrigado pela partilha, serve ao menos de aviso a quem "passar" por aqui :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline ki_ko

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 176
  • Agradecido: 1 vezes
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Quarta, 05 de Novembro de 2014
Re: Coima para começar o ano
« Responder #5 em: 19:58 Terça, 06 de Janeiro de 2015 »
vai a capitania da zona e fala com o capitão-mor , ele de certeza que te sabe dizer o valor.
eu normalmente quando vou pescar em zonas que não conheço vou a página da capitania ler o edital da zona.
Tenham como exemplo o de Aveiro, Nazaré e Figueira que delimitam bem as zonas no Edital e até tem uma mapa para ajudar a leitura com as zonas bem marcadas.
Boa sorte , se fosse eu estaria mais que fod.... com a situação.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Coima para começar o ano
« Responder #6 em: 20:02 Terça, 06 de Janeiro de 2015 »
Eu defendo uma fiscalização actuante e autuante mas não selváticamente.

Acabei de cumprir há dias uma inibição de condução por não ter estacado o carro mas sim, só abrandado. É certo que não pús ninguém em perigo mas, na boa verdade, tenho que aceitar porque o STOP estava lá.

Claro que se houver uma zona de pesca proíbida, defendo a punição quando haja violação, no entanto, é da mais legitima justiça que exista informação da príbição, para quem depois se quiser arriscar saber que o está a fazer.

Mas, que dizer de um país ávido de cobrar impostos, taxas, multas e coimas, quando até já se multam as ambuâncias paradas para tentar salvar uma vida !!!!
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Lousada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Coima para começar o ano
« Responder #7 em: 20:44 Terça, 06 de Janeiro de 2015 »
Infelizmente uma maneira menos adequada de começar um ano. Desejo-te melhor sorte nestes seguintes amigo, embora a pesca hoje em dia tambem seja considerada uma acção quase comparada a um criminoso....por falta de informação e sinalização. Será que dará para comprar mais sinais com essas multas, desta vez? (ironia natural de ser humano)
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Coima para começar o ano
« Responder #8 em: 21:49 Terça, 06 de Janeiro de 2015 »
É sempre complicado uma coima , temos de cortar numas coisas para as pagar.
Mas mais triste ainda é todas as noites andarem barcos a rapar a arrabida toda , inclusive em volta da nossa bela Anicha que tanto peixe cria diariamente . Basta estar se lá 20 min antes do baixa mar e é ve-los chegar em relantim .
E onde anda a fiscalização ? Tal como eu todos sabem o que se passa lá .
Já cheguei a ter de andar a cortar redes no outao para poder passar enquanto fazia mergulho .
É triste ser sempre o culpado aquele que apenas vai aliviar umas horas da semana de trabalho.
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Coima para começar o ano
« Responder #9 em: 22:52 Terça, 06 de Janeiro de 2015 »
Boas,

Realmente é sempre chato  :(

Na net ha imagens do parque da arrabida onde se pode pescar, navegar, mergulhar etc etc.. É so consultar.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Coima para começar o ano
« Responder #10 em: 08:43 Quarta, 07 de Janeiro de 2015 »
Alguém sabe se existe um mapa em modo satélite com as zonas proibidas na Arrábida? Estou farto de procurar e não encontro. Dava jeito porque há pesqueiros que são nas zonas limites e com o mapa existente não se consegue ter a certeza se estão ou não em zonas autorizadas.
Nuno Conceição
 

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 502
  • Agradecido: 32 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: Coima para começar o ano
« Responder #11 em: 09:06 Quarta, 07 de Janeiro de 2015 »
Obrigado pelas palavras do pessoal, não aliviam a coima, mas sempre aliviam a alma.  ;)
Tenho que ver bem esse mapa para se voltar para aqueles lados não pôr o pé em ramo verde.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Coima para começar o ano
« Responder #12 em: 09:14 Quarta, 07 de Janeiro de 2015 »
De Satélite não, mas devem sempre consultar as restrições antes de irem para uma zona que desconheçam e aí a forma correcta é de contactarem a PM além de lerem a legislação, pois até a PM se engana por vezes.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Coima para começar o ano
« Responder #13 em: 09:15 Quarta, 07 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Alguém sabe se existe um mapa em modo satélite com as zonas proibidas na Arrábida? Estou farto de procurar e não encontro. Dava jeito porque há pesqueiros que são nas zonas limites e com o mapa existente não se consegue ter a certeza se estão ou não em zonas autorizadas.

Nuno o melhor que tens a fazer é com o mapa que o David colocou comparares com uma imagem do Google Earth e marcas os pontos, não sei se me fiz entender.
Eu também sou amante da zona tanto para pesca como para passear, eles andam para alterar os regulamentos do Parque vamos ver o que aí vem.
Quanto a multas, dos casos que eu conheço as coimas foram sempre de 500€ mais despesas administrativas e material apreendido.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Coima para começar o ano
« Responder #14 em: 09:20 Quarta, 07 de Janeiro de 2015 »
Segundo sei , da Figueirinha até ao Portinho da Arrábida não se pode , pode-se sim junto a gruta (Mafalda) onde tem o altar .Se é 100% permitido ja não sei .
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]