collapse

Autor Tópico: Limite de um Robalo por dia  (Lida 11169 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #30 em: 12:00 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
a pesca profissional movimenta mais dinheiro...
terá menos pessoas, mas o valor que movimenta é de certeza mais de 10X
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #31 em: 12:12 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Será João?
Onde está esses números?
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Sr Domingues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1465
  • Agradecido: 30 vezes
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #32 em: 12:16 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
nem pensar, a desportiva, movimenta muito mais dinheiro...
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #33 em: 12:46 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A ANPLED ( ou outra), necessita pelo menos 10 pessoas para ajudar com força, que aceitem dar algum do seu tempo a causa, precisa de mais sócios,  e precisa de pelo menos, uma pessoa do meio biologo/ambiental e pelo menos um advogado de jeito a sua volta. Com isto pode se começar a trabalhar com pés e cabeça. Pelo menos é o que penso, é a forma como vejo tudo de uma forma global. Precisamos disto para defender os interesses gerais da pesca nacional e para mostrarmos competência para trabalhar junto ao legislador. Para mim este é o caminho correcto.

Nem fazia ideia que existia tal associação.
Filipe,  não tenho qualquer problema em tornar-me sócio e de ajudar no que me for possível dada a minha formação.
Tenho mais colegas que certamente também estarão interessados em colaborar. Um deles até faz parte aqui do pesqueiro...

Acuso-me! Realmente não conhecia tal associação e eu mesmo já tinha ponderado fundar uma algo semelhante um dia não só com vista a pesca lúdica mas também.

Relativamente à pesca desportiva vs pesca profissional em termos de capturas a pesca desportiva é irrisória face às profissionais. Estatisticamente as capturas feitas não teriam impacto significativo no planeamento de defeso e conservação. O problema está não só no que já foi referido da falta de uma época de defeso respeitada e eficazmente vigiada pelas autoridades. Também como já foi referido pescas ilegais de embarcações durante a noite sem iluminação (sim são ilegais e sim andam ai porque quantas vezes mesmo até a sair das barras de madrugada com embarcações eu ou quem está ao leme da embarcação tem de ir com mil olhos a ver o que está no caminho para não embater em ninguém). Existe ainda a questão das redes ao largo sem identificação a pescar a belo prazer e com abertura de malha inferior ao limite legal.

Aquilo que defendo é que haja uma taxa para a pesca lúdica (como as licenças que pagamos) mas que esse fundos sejam aplicados em defesa dos nossos interesses e de conservação o que não vejo a acontecer ainda. E chega de acusar os pescadores lúdicos de tirarem muito peixe ou peixe pequenos (não digo que tirem pequeno e levem para casa mas que devolvam a água), porque seriam precisos que todos os pescadores lúdicos pescassem diariamente durante um ano inteiro para provocar um estrago semelhante ao que um arrasto ilegal ou outras artes de pesca igualmente destrutivas fazem  em poucas horas.
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline Olho de peixe

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
    • Espinho
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:14 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #34 em: 13:54 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Ponho ainda em causa a arte xávega, que durante a época balnear tudo destrói só para inglês ver, com subsidios bastante bons porque "é tradicional, uma forma de cultura de um povo, etc" , cujas malhas só se vê trazerem a terra peixe do tamanho do dedo minimo e algas que por sua vez também essenciais para o transporte e fixação de alguns tipos de plancton.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #35 em: 14:04 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
para quem lide bem com numeros grandes facilmente percebe que a pesca profissional movimenta muito mais dinheiro, como aliás é natural.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #36 em: 14:09 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Oh João, desculpa lá, mas estes dados são parvos. Ali não está a falar de números da pesca profissional, fala de numeros de uma série de actividades ligadas ao mar.
Aqui o que está em causa é a pesca desportiva x pesca profissional.
É melhor ires pesquisar por valores reais.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #37 em: 14:33 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Filipe em termos valores movimentados como actividade económica, a pesca lúdica leva 15 a 0 da profissional, agora não percebo é se te estás a referir a comparar certas despesas. :hummm:
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #38 em: 14:43 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
é por demais evidente que a pesca lúdica movimenta muuuuuuito menos dinheiro.
em todos os itens que sejam possivel isolar.

O Costa que pergunte lá na loja dele a % de negócios
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline pantao

Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #39 em: 15:08 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Eu de números não falo que não tenho conhecimento de causa.
Mas penso que atravessamos a nive de pesca o que há uns anos os fiscais tributários faziam.
Face a escances de meios é preferível  fiscalizar um "tubarão" do que um cardume de "tainhas".
Posso estar errado mas somos milhares de pescadores lúdicos diariamente a lançar anzóis para a agua, contribuimos para que haja menos peixe e mt importante também a própria isca do meio natural que nos rodeia.
Ha 30-20 anos uma isca muito usada aqui na zona "serradela" que era quase dada, bastava irmos a ria uma cavadela em 5m tinhamos umas dezenas de "minhocas" para o vicio. Hoje em dia a "serradela" começa a ser dificl encontrar com tamanhos bons para iscar.
É um facto quer queiramos quer não tb contribuimos e em mt para a redução de tds as espécies.
Pode haver mil e uma medidas de proteção, mas o mais importante é a sensibilização de todos nós para o que capturamos.
Desde o tamanho até inclusivamente aos métodos de captura. Cada dia que passa a nível de artificiais vemos diariamente novos modelos.
Basta compararmos os resultados de uma pesca com boia e uma minhoca e uma "rapala".
Não critico quem pratica spining nem pouco mais ou menos, apenas penso que cada vez damos menos hipóteses aos nossos peixes de se defenderem seja em que modalidade for.
Eu próprio dentro da pesca que pratico, surfcasting se vir que um anzol me traz mais ferragens mudo logo! ou uma cana xpto lança mais longe já a estou a namorar.
Importante é mudar comportamentos e ai sim penso que faz todo o sentido existir algum organismo que trabalhe nesse sentido.
Coimas e defenso pouco interesse tem para quem os euros não sejam um problema, velho exemplo da multa ao pescador que esta no rio a tirar meia duzia de peixes quando não deve e leva multa, e aquele empresário que fez a descarga no rio e matou milhares de peixes não lhe aconteceu nada.
Importante é isto falarmos e debatermos opiniões, pelo menos os que aqui estamos que sejamos responsáveis pode ser que assim alteremos algumas mentalidades.

 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #40 em: 15:23 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Eu nem sequer falei nisso, o João é que o referiu. Mas tenho sérias dúvidas desses números, mas sérias mesmo.
Não referia que movimentava mais, referi que tem muito mais importância do que aquela que lhe dão.
Além de que parte da verba dos lúdicos serve para a pesca profissional, ou seja somos parte do orçamento deles.
Vocês quando pensam é só nos números deles, mas esquecem-se que se formos ver( e não há forma), do dinheiro que movimenta a pesca lúdica, ficariam muito surpreendidos.
Porque se for para abrangir tudo o que é "movimentar", então, desde deslocações, gasolina, restaurantes, cafés, roupa, etc... tem que ser contabilizado, e aí julgo que 400 mil consomem mais do que 20 e tal mil. Isso do "movimentar" daria muito que falar.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #41 em: 15:58 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o João é que o referiu

qual joão eu?
se foi dos valores não fui eu pá, tu é que referiste isso.

se calhar vou lá, ou por aqui :hummm:
daqui a nada ligo ao mata robalos.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #42 em: 16:21 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Filipe só a fatura anual de gasóleo dos profissionais dá para as nossas despesas todas.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #43 em: 16:24 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Esta semana não devo pescar. Mas logo vejo.

Sobre a questão dinheiro, continuo com a ideia de que a pesca desportiva movimenta muito dinheiro, muito, mas muito mais do que a maioria julga. 
O que acontece é que parte desse dinheiro, é disperso entre mercado pararelo, além de que não existe contabilidade em termos de estudo feito, de quanto, marcas, lojas, e 400 mil pescadores fazem girar. Adorava ver um estudo, e voces viam que estão longe da realidade.
Mas talvez interesse mais que não hajam estudos. Talvez seja isso.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline pantao

Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #44 em: 16:43 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Um exemplo dos números, que a meu ver tenho a opinião do filipe, são os restaurantes.
Aqui na zona e arredores não conheço nenhum restaurante de "bom peixe" que não o compre aos pescadores "lúdicos".
Estes de lúdicos pouco tem, mas utilizam técnicas que nos usamos e estamos a falar de mts milhares de euros anuais.
Gasóleo para as traineiras sairem...quanto gasta cada um de nos em combustível para se deslocar para o vicio???
No meu caso não é vicio é doença!!! :)

 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]