collapse

Autor Tópico: CORRICAR É MOVIMENTO  (Lida 17339 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #15 em: 14:12 Segunda, 29 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muito bom mesmo.
Ainda por cima para alguém como eu que gosto do corrico.

 8) 8) Já somos dois amigo..............................Abra ço!!!
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #16 em: 14:12 Segunda, 29 de Dezembro de 2014 »
Excelente post. Vem enriquecer em muito a boa informação já existente aqui no forum.
Nuno Conceição
 

Offline Jaime Almeida

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 85
  • Agradecido: 2 vezes
    • Zambujeira - Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:48 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #17 em: 19:20 Segunda, 29 de Dezembro de 2014 »
Transcrição Espectacular e com um laivo de poesia, que nos coloca sobre ensinamentos que  nos fazem sonhar com aquele peixe especial, e que jamais deveriam ficar no esquecimento de um forum 5* que tanto me tem ajudado a compreender os desígnios da pesca com amostras ao lobo dos mares "O Robalo".
Bem haja quem escreveu e quem voltou a transcrever tão grande ensinamento.
Deixo para os que escreveram e para todos os amigos pescadores deste Forum e respectivas famílias, Muito Boas Festas, Ano Novo com Muita Saúde e as Maiores Felicidades .
Grande Abraço
Jaime Almeida
 

Offline Caparzo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1063
  • Agradecido: 3 vezes
    • Coimbra/Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #18 em: 00:23 Terça, 30 de Dezembro de 2014 »
Sem duvida uma grande post, que vou ler e reler certamente.
Muito obrigado pela partilha.

PS: Por acaso ofereceram-me uns pinglains destes e andava a imaginar como seria amelhor forma de monta-lós...
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20045
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #19 em: 12:22 Terça, 30 de Dezembro de 2014 »
Há uns anos atrás fiz uma viagem a Malta com um grupo, onde estava incluído o António Simões.
Fizemos algumas viagens de barco, e deu logo para perceber que o António dominava o mar, e tudo o que o rodeia.
Na altura desconhecia este seu gosto e interesse pela pesca, porque se o soubesse acreditem que tínhamos trocado opiniões, e hoje com certeza seria melhor pescador.
Adoro ler o que ele escreve, e sei que apesar de não ter tempo, como me disse, tem muito para nos contar.
Apesar de não estar com ele há algum tempo, profissionalmente continuamos ligados, apesar da distancia.
Espero revê-lo um dia destes, e quiçá fazer uma pesca com ele por mares de nuestros hermanos.
Um Abraço António.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #20 em: 22:20 Terça, 30 de Dezembro de 2014 »
Apenas digo::

 MUITO OBRiGADO.Por muito mais que disse se .........

ABRAÇO
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #21 em: 08:47 Quarta, 16 de Setembro de 2015 »
Excelente Post, como amante do corrico, fiquei deliciado com as palavras do Sr. Simoes, grande mestre.
Aproveito para deixar uma questão, que "fabriquei" ontem e ainda nao tive oportunidade de experimentar.
Surgiu-me a ideia de colocar uma fateixa (das que tem 2 anzois), nao muito grande, em borrachas, acham que resulta? Esta ideia surgiu devido á necessidade de ter uma maior segurança aquando da ferragem do peixe, pois, quer queiramos, quer nao, um anzol nº1 ou até 0/1 para robalos com 2, 3, 4,5 e 6 kg é (na minha opiniao) pequeno, mas se utilizarmos um maior, irá desequilibrar a amostra.
Cumprimentos.
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #22 em: 15:36 Sábado, 10 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
...fiz uma viagem a Malta com um grupo, onde estava incluído o António Simões.
Fizemos algumas viagens de barco, e deu logo para perceber que o António dominava o mar, e tudo o que o rodeia.
Adoro ler o que ele escreve, e sei que apesar de não ter tempo, como me disse, tem muito para nos contar.

Partilho na íntegra da mesma opinião.
Felicito o Sr António Simões pelo excelente post.
Um grande bem haja companheiro!
Hasta la próxima marea !
 

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #23 em: 10:01 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Excelente Post, como amante do corrico, fiquei deliciado com as palavras do Sr. Simoes, grande mestre.
Aproveito para deixar uma questão, que "fabriquei" ontem e ainda nao tive oportunidade de experimentar.
Surgiu-me a ideia de colocar uma fateixa (das que tem 2 anzois), nao muito grande, em borrachas, acham que resulta? Esta ideia surgiu devido á necessidade de ter uma maior segurança aquando da ferragem do peixe, pois, quer queiramos, quer nao, um anzol nº1 ou até 0/1 para robalos com 2, 3, 4,5 e 6 kg é (na minha opiniao) pequeno, mas se utilizarmos um maior, irá desequilibrar a amostra.
Cumprimentos.


As  minhas palavras de agradecimento. Sinal de que ainda tenho muitos colegas e companheiros por aqui a quem ensinei sem pedir nada em troca, Infelizmente existem outros que foram ensinados e os agradecimentos foram a troça e o desdém com afirmações sobre a minha pessoa a pessoas que não me conhecem pessoalmente e que pouco ou nada abonam sobre o bem estar de quem esta por bem . A esses a quem ensinei e que agora já sao pescadores pró, so lhes desejo as maiores felicidades e que me deixem em paz de vez.

Quanto á sua interrogação sobre colocar uma fateixa num pingalim ou num raglou, não é solução porque a borracha irá perder o seu dom natural de vaguear como uma enguia.
Eu como purista que sou , tento dar mais chances ao peixe do que a mim. Ao corricar com anzois tao frageis ja perdi muito muito peixe grande , mas a ideia era essa, não me interessam cordas, fateixas triplas na boca de um robalo, eu sou um purista , um corricador que tenta fazer com que esta arte não se perca..

Obrigado e Cumprimentos
Antonio Simões
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jsantoscosta, Mario P.

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #24 em: 13:36 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
Eu pratico corrico há pouco tempo e confesso que é um tipo de pesca que me viciou muito, ultimamente é o unico tipo de pesca que tenho feito, com alguns bons resultados.

No entanto ainda so o faço com chumbadas de 60 e 80g, pois foi uma maneira facil e rapida de começar a fazer corrico, onde tenho feito ultimamente em estuarios, nas saidas de rios, tenho a impressao que desta maneira nao é tao eficaz, porque os peixes andam mais à superficie, e com chumbada a amostra afunda muito.

Para estes locais, aconselham me a comprar as boias de agua normais, ou um bullrag? nao sei quais sao as diferenças entre elas e as mais eficazes.

Obrigado
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #25 em: 16:17 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para estes locais, aconselham me a comprar as boias de agua normais, ou um bullrag? nao sei quais sao as diferenças entre elas e as mais eficazes.

Boas Filipe PT
Concordo contigo quando dizes que "corricar" é um tipo de pesca que nos vicia :fixe:

E também me parece que tanto o "corrico" como o "spinning" têm ambos o seu espaço próprio neste desporto que nos apaixona a todos.

Ambos procuram os predadores mas com técnicas diferentes e distâncias de lançamento igualmente diferentes.

Embora eu seja um corricador iniciado com pouca experiência posso dar-te a minha opinião em relação à pergunta que fizeste ao fórum:

1-Boia de água ou buldo - eficaz em fundos de areia ou mistos.
Deve ser de forma oval (que é mais aerodinâmica a lançar), transparente e com 80 g (tamanho n.º 6);

2-Bullrag - sempre que corricares no meio de rochas.
É maciço, praticamente indestrutível nos constantes contactos com as rochas.
É de forma oval, branco opaco para se confundir com os grandes espumeiros (embora haja outras cores), com 80 g ou 100 g.

PS: A boia de água ou buldo, tem uma particularidade que o bullrag não tem.
Dito por outras palavras: É polivalente.

Tanto pode trabalhar à superfície, como a meia-água, como ainda até mais no fundo.

Para tanto, deveremos enche-la:

A- De água doce (menos densa que a água salgada) até cerca de ¾ da sua capacidade total, para que trabalhe na sub-capa superficial.

B- Se quisermos que trabalhe a meia-água, enchemo-la totalmente de água salgada (mais densa que a água doce).

C- Se quisermos que trabalhe ainda mais fundo, em vez de água enchemos com chumbo de caça pequeno (n.º 8 ou 9) até que atinja as 80/100 gramas.
O enchimento com chumbos pequenos vai acrescentar também um efeito “rattling” à boia de água o que atrai a atenção dos predadores que estejam nas imediações.

Espero ter ajudado!





Hasta la próxima marea !
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #26 em: 16:41 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
MNunes grande obrigado pelo esclarecimento,assim ja tenho melhor a noçao dos diferentes formas de fazer corrico :fixe: :fixe:

Quanto à boia de agua, é muito fragil no contacto com as rochas? Onde eu vou corricar é em pontões, virado para o rio, na agua é tudo areia nao tem pedra, mas ao recolher tem sempre aquelas pedras do molhe, consegue se safar bem sem tocar nas pedras, mas as vezes é inevitável bater nas rochas, por causa disso deve ser melhor comprar uma Bullrag, nao achas?
 

Offline Ernesto Lima

Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #27 em: 16:44 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
Boa tarde António Simões.

É uma técnica que não domino ou pratico, mas quero deixar-lhe os meus sinceros parabéns pelo artigo.

Forte abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #28 em: 16:53 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
Se bateres muitas vezes com a boia de água nas pedras, ela vai estalar.

E se estalar, vai vazar a água que estiver dentro dela.
Ou seja, perde a sua eficácia.

Neste caso só tens 2 soluções:

1- Ou enches a bóia estalada com silicone e fica resolvido o problema das pedras;

2- Ou pescas com "bullrag" ou "ballrag" como também se diz.

:fixe:
Hasta la próxima marea !
 

Offline Ramos23

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
    • Pinhal Novo - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:51 Sexta, 15 de Maio de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #29 em: 01:38 Quarta, 14 de Outubro de 2015 »
Maravilha de post  :fixe:
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por FilipePC [20:47 Quarta, 27 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]

Cana Spinning Amostras 18gr a Zagaias +/- 40gr - Praia - Pelos 100€ por Alexandre81 [17:56 Segunda, 25 de Março de 2024]