collapse

Autor Tópico: Surfcasting - Elementos ou Telescópica?  (Lida 4852 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Manuel Silva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:27 Sexta, 27 de Junho de 2014
Surfcasting - Elementos ou Telescópica?
« em: 12:28 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
Bom dia pescadores, venho aqui colocar uma questão mais direcionada aos pescadores de praia, estou com ideias em experimentar surfcasting, as canas que o meu pai tem são todas elas pesadas e para grandes gramagens.

Gostaria de comprar uma cana com boa relação qualidade/preço para me iniciar, contudo surge a dúvida de cana com 3 elementos ou telescópica? Sem as ter na mão a de elementos deverá ser mais robusta penso eu, no entanto gostaria que elucidassem e ajudassem a escolher.

O tamanho será 4,25 ou 4,50, para numa primeira abordagem ser polivalente......


Cumprimentos e Boas Pescas!!!!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20325
  • Agradecido: 1411 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting - Elementos ou Telescópica?
« Responder #1 em: 12:37 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
Para Surfcasting aconselho as canas de 3 partes.

Qual os €€€ que pretendes gastar??
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: Surfcasting - Elementos ou Telescópica?
« Responder #2 em: 12:55 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
para pescar nos molhes sempre gostei mais de canas Telescópicas(mais leves e praticas) mas na praia a conversa é outra, como estamos em contacto com a areia e vento o melhor será mesmo as de 3 partes e de 4.20m
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting - Elementos ou Telescópica?
« Responder #3 em: 13:08 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
Viva,  eu durante alguns anos nao tive um conceito acerca da modalidade que eu praticava. Tive sempre canas telescopicas de 4.5mts e pescava em todo o lado com elas tanto fosse praia, rochas baixas, pontoes ou molhes... Nos ultimos 3 anos dediquei-me ao surfcasting e comecei a comprar canas de 3 partes porque lia e ouvia dizer serem mais apropriadas. E de facto sao. O amante do surfcasting usa canas de elementos pois sao canas preparadas para lançamento. As telescopicas tambem servem e ha tambem canas que lancam bem. Tens um inconveniente nestas: a areia e canas telescopicas nao casam bem. Entrar uns graos de areia no estica e recolhe acaba por danificar a cana. As telescopicas sao mais polivalentes e mais praticas mas quem ter tirar algum partido e gosto pelo surfcasting aconselho cana de 3 elementos. Quanto ao tamanho da cana é conforme o gosto de cada um. Eu neste momento, todas as canas que tenho sao de 4.20mt.
« Última modificação: 13:16 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 por NelsonP, Motivo: acrescentar informacao »
Nelson Peres
 

Offline pantao

Re: Surfcasting - Elementos ou Telescópica?
« Responder #4 em: 13:53 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
A nivel de telescopicas a unica que tive e axei razoavel foi a fujika bliss telesurf.
Como o Nelson disse qq areia e ao fechar rrrrrrrrrrrrrrr, e ao lancares prazzzz adeus cana.
As de 3 partes neste aspecto são melhores.
Vantagem das telescopicas do meu ponto de vista e a versatilidade quer no transporte e ja podem ir praticamente montadas.
Tamanhos depende dos gostos, alturas do ano, se queres pescar longe ou perto, etc etc
Do meu ponto de vista o tamanho mais versátil é 4.50, e para te iniciares é mais que suficiente.
Dentro deste tamanho consegues canas de boa qualidade sem custarem mts euros.
O mesmo valor em 3 partes/telescopicas consegues uma cana de qualidade superior nas de 3 partes.
 

Offline amaromar

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2235
  • Agradecido: 8 vezes
  • Mais vale um peixe no anzol,que dois a nadar...
    • Nazaré
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:20 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting - Elementos ou Telescópica?
« Responder #5 em: 14:00 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
Sem qualquer duvida,para surfcasting em areia... elementos.
boas pescarias >º((((><
Sou um simples pescador...num mar imenso de ilusões!...


João Amaro
 

Offline Manuel Silva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:27 Sexta, 27 de Junho de 2014
Re: Surfcasting - Elementos ou Telescópica?
« Responder #6 em: 14:22 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
Muito obrigado companheiros, será realmente uma de elementos a comprar, já que estou numa de experimentar o conforto e o sossego de pescar na areia.....

Rider o meu orçamento é no máximo 100 euros, é uma cana para me inicar, para aprender e cometer alguns erros e os euros não abundam...... 8)

Quanto ao carreto para o início, será os da velha guarda lá de casa......  :)

Têm algum conselho que modelo a adquirir, que me possa dar alegrias por poucos euros, para quem começa?  ;)
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting - Elementos ou Telescópica?
« Responder #7 em: 14:48 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto ao carreto para o início, será os da velha guarda lá de casa......  :)

Têm algum conselho que modelo a adquirir, que me possa dar alegrias por poucos euros, para quem começa?  ;)

Bom e barato, obviamente para o preço e apesar de não estar na loja on-line, tens na Favais um Scepter da Tica dos primeiros  ;) abaixo dos 60€.

Por acaso não vi se o ratio era o de 4.1 o ratio 5.2 não aconselho para pescar nesta costa em que muitas vezes usas chumbadas de arrasto.

Canas à volta dos 100€ ou até 100€ tens aqui muito por onde ver Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre servem apenas como referência.

Se te estás a iniciar procura uma cana que não seja muito dura, com uma acção mais parabólica.
São canas mais macias e que trabalham bem mesmo com alguns erros próprios de quem tem pouca prática.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting - Elementos ou Telescópica?
« Responder #8 em: 14:55 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
Boas

Manuel Silva parabens por iniciares esta nobre modalidade.
Numa tentativa de resposta á tua pertinente questão que tem muito que se lhe diga e com o orçamento que despoes, o melhor conselho será realmente de tres partes e usada.
É evidente que gostaria mais de te aconselhar uma vara nova, mas que seja polivalente preço/qualidade vai ser dificil, e como é para iniciar penso que seja o mais indicado.
Já agora, eu por acaso tenho uma igual a que um membro do Pesqueiro tem nos classificados e posso dizer que é uma cana muito boa (Vega Potenza) e entra no teu orçamento.
Espero ter ajudado, mas qualquer coisa apita.

Boas pescas
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Surfcasting - Elementos ou Telescópica?
« Responder #9 em: 15:19 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
Olá,

Como já foi dito aqui por muitos e eu sou da mesma opinião, 3 partes para areia, telescópica para pontões. Se queres uma cana mais polivalente, resistente às asneiras é melhor de 3 partes.
Já com respeito ao tamanho na minha opinião para as praias de Gaia no mínimo uma 4,5 sendo que o ideal é de 5 metros e tubular. Isto porque o mar aqui em Gaia é forte e se fores para híbridas e curtas ela vai estar sempre a bater com a ondulação.
Quanto à acção depende dos gostos. Como também já foi dito uma parabólica é melhor para iniciar mas passadas umas 10 pescarias já queres outra coisa (pelo menos foi o que aconteceu comigo). Se fores pescar mais para o sul, praias mais arenosas umas canas mais curtinhas (4.20m) serve creio eu, mas não tenho muita experiência nesse tipo de fundo tirando umas saídas à Torreira.
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting - Elementos ou Telescópica?
« Responder #10 em: 23:38 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
Para a praia 3 elementos sem duvida. Os vantagens são foram ditas anteriormente.
 

 

* Tópicos Recentes

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [18:18 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]