collapse

Autor Tópico: nó para unir multi ao mono  (Lida 4581 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ramiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 262
    • Lourinhã, terra que seduz...
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:45 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
nó para unir multi ao mono
« em: 17:46 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Há variados nós e muito bons, mas o meu preferido é este que por um lado usa um nó UNI e do outro um CLINCH melhorado. Bem feitinho e acamado, resulta num nó que nem ressalta nos passadores.
Também não fica nada mal utilizar dois UNI a "embirrar" um contra o outro. ;)
« Última modificação: 17:48 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 por Ramiro »
Quem disse que o dinheiro não compra a felicidade, nunca comprou uma cana de pesca.
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #1 em: 12:23 Terça, 25 de Março de 2014 »
eu costumo usar este e ainda nao me falhou  :) acho 1 pouco mais simples.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #2 em: 09:04 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
Ok, aqui esta a resposta , a pergunta que fiz noutro topico de no de sangue , para unir duas linhas de mono...este nó é facil e fica mesm o com bom aspeto  :fixe: :fixe:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #3 em: 12:36 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
Boas,

O nó do video do Rafael é o albright mas no final passa duas vezes na argola do mono.
É simples e bom, uso com frequência.
Quando tenho mais "vagar" uso o FG
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #4 em: 14:14 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
Eu uso o nó do Ramiro e acho muito bom é fácil de executar.
O do vídeo do Rafael também é bom, o do Beto já é mais complicado lol  ;D
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #5 em: 18:14 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
Eu sou como o Beto_Manja, com pressa vai o Albright (versão Modificado), e com vagar ainda não encontrei melhor que o FG (e já procurei...).
Gosto do FG por ser muito resistente (não tem dobras nem vincos na zona de aperto, só para manter o nó "fechado") e por ser muito fino, passa em qualquer passador sem resistência nenhuma nem traz lixo ao recolher.

Respondi mesmo isto ao  "De La Hoya" antes de ver este tópico: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 18:17 Sábado, 11 de Outubro de 2014 por Zé Maria »
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #6 em: 19:56 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
Boas,

A estima e consideração inabalável pelo companheiro Ramiro, não é impedimento para dizer que na minha humilde perspectiva e prática está errado, o nó que apresenta é bom para unir dois monos ou até dois multi de diâmetros aproximados.

Assim esperando dar algum contributo para a melhoria de aspectos técnicos;

Para unir multi ao mono o mais aproximado é esse Albritgh apresentado pelo companheiro Rafael Sá e digo o mais aproximado porque ainda tem uma falha esse nó assim muitas vezes escapa-se quando se ferra um peixe mais de jeito, por isso dou 10 voltas e no final a ponta do multi entra de cima para baixo apanha o multi que já lá estava da entrada e uma das hastes da argola do flour conjuntamente com 3 a 4 voltas para o travar saindo depois naturalmente pelo mesmo sito apresentado no vídeo, fica incrivelmente mais fiável. Faço-o de olhos fechados e com qualquer tipo de mar, o que é de alguma forma natural já que em 99% das minhas pescas é a forma utilizável.

È o nó mais perfeito e fiável para quem pretende lançar ainda que o nó entre para dentro dos passadores ou mesmo fique enrolado no carreto.

A outra forma de fazer o Albritgh mais fiável é de forma vulgo designado de nó dobrado ou seja fazendo mesmo mas com o multi dobrado o que, obviamente, vai ficar mais gordo e não tão aprazível para lançar.

Notas:
1-Em ambas as formas deve-se sempre lubrificar o fio ao apertar (ou ajustar) o que é de extrema importância pois a ruptura de um nó bem como a sua resistência surgem sempre directamente associados à torção do fio sobre si mesmo, existem diversos estudos científicos sobre o assunto para quem quiser aprofundar.

2-O Fg está fora de causa, para lançar nada a ver…. comparado é um trambolho e trambolho por trambolho faria o nó que fazem os Franceses que é extremamente fiável e se faz num segundo mas só utilizam para pesca de deixar cair.
De notar que nenhum destes é utilizado em pesca grossa vulgo Big game ai utiliza-se o Pr Knot ou outros similares.

3- Atenção ao fazer este e qualquer outro nó com multis inovadores especialmente alguns demasiadamente finos e resistentes que são de tal forma abrasivos que cortam o flour, neste caso a ruptura surge por corte e não por se ter atingindo o seu ponto de ruptura.

Cumprimentos. :fixe:

 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #7 em: 21:06 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
Um desenho ou vídeo dava jeito para ajudar a entender o nó (eu não consegui)
Mas por o Albrigh ter algumas falhas é que "inventaram" o Albright Modificado. Mas ainda estou para ver um Albright ou variante que passe bem em passadores pequenos (Low-Riders em canas de fundo, ou em canas de spinning). Dobrar a linha mais grossa e virar a ponta do avesso não lhe faz favor nenhum pelo tamanho e facilidade de passar.


Quanto ao FG ser um trambolho, discordo. Os nós desse estilo são dos mais maneirinhos e seguros quando bem atados. Incluem-se o FG, GT, Mid, Sebile e PR que gabou.
Olhe lá a foto se não fica jeitosinho:

(chicote mono 0.40 com PowerPro 0.28)
« Última modificação: 21:09 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 por Zé Maria »
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3847
  • Agradecido: 405 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #8 em: 21:54 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
Inserir Citação (seleção)
Para unir multi ao mono o mais aproximado é esse Albritgh apresentado pelo companheiro Rafael Sá e digo o mais aproximado porque ainda tem uma falha esse nó assim muitas vezes escapa-se quando se ferra um peixe mais de jeito, por isso dou 10 voltas e no final a ponta do multi entra de cima para baixo apanha o multi que já lá estava da entrada e uma das hastes da argola do flour conjuntamente com 3 a 4 voltas para o travar saindo depois naturalmente pelo mesmo sito apresentado no vídeo, fica incrivelmente mais fiável. Faço-o de olhos fechados e com qualquer tipo de mar, o que é de alguma forma natural já que em 99% das minhas pescas é a forma utilizável.

Perfeito  :fixe:


abraço


Manuel Matos
« Última modificação: 21:56 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 por Zé Maria, Motivo: Colocar texto como citação »
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #9 em: 00:32 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Boas,
Caro Zé Maria a quem aproveito para cumprimentar.

Temos que comparar o que é comparável esse nó na foto embora não esteja ai nada para servir de referência pareçe-me nó para alguns centimetros o que eu estou a falar raramente passa os 5 mm e se passar é por muito pouco. Estive presiamente a medir um para confirmar. dai que comparativamente é um trambolho.

Então com canas de spinning a diferença para lançar é abismal e tanto maior quanto maiores forem os diametros das linhas e principalmente se , como é o meu caso o nó ficar no interior da cana ou no carreto uma vez que uso a baixada de pelo menos duas braças, mais para mais do que para menos o que tem muito a ver, mas não só, com pescar bastantes vezes em fundos rochosos.

Quanto ao PR e similares nada a ver, posso dizer que já feitos aqui em casa para amigos nas vésperas de irem pescar para Madagascar, Cabo Verde e até nos Açores, é uma outra história.

Agora quanto ao video passei uma eternidade horas á procura e experimentando uma infinidade de outros Albrights modificados, danado por com essas outras formas de Albrights modificados já se me terem escapado alguns exemplares de referência.

Só o consegui encontrar uma vez e não gravei o site, depois disso já tentei por diversas vezes reencontrá-lo precisamente para o postar aqui mas sem exito. Assim que, tentei explicar a ligeira modificação de umas quantas voltas á saida (4) apanhando os dois fios o melhor que podia, o resultado deste trancar do fio faz toda a diferença.

Cumprimentos. :fixe:
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #10 em: 09:54 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Eu não vejo o problema do nó passar como com o comprimento do mesmo, mas mais com o diâmetro. O FG é comprido, mas o diâmetro é aproximadamente 2*multi+1*mono. Um Albright é 2*multi+2*mono, e para ajudar a ponta do mono virada para a saída. Pode sempre cortá-la mesmo rentinha, mas depois arrisca que saltem umas voltas do multi.

Se usar chicotes cónicos com o no feito com mono onde é fino não tem problema nenhum, mas se como eu usar chicotes de mono de 0,40 a 0,50 numa cana de surfcasting com LR, pode experimentar quantas vezes quiser que o FG passa e lança melhor, e também prende menos lixo.

Não quer isso dizer que o Albright seja um mau nó! Gosto muito dele por por ser muito resistente, rápido e fácil de fazer, e uso em chicotes curtos (spinning e corrico) que não tenham de passar nos passadores. Ou quando perco o chicote em surfcasting, mas é raro.
O FG é um nó para se fazer em casa e nas calmas e com os dedos quentes :P
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #11 em: 23:04 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Boas
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não vejo o problema do nó passar como com o comprimento do mesmo, mas mais com o diâmetro. O FG é comprido, mas o diâmetro é aproximadamente 2*multi+1*mono. Um Albright é 2*multi+2*mono, e para ajudar a ponta do mono virada para a saída. Pode sempre cortá-la mesmo rentinha, mas depois arrisca que saltem umas voltas do multi.

Se usar chicotes cónicos com o no feito com mono onde é fino não tem problema nenhum, mas se como eu usar chicotes de mono de 0,40 a 0,50 numa cana de surfcasting com LR, pode experimentar quantas vezes quiser que o FG passa e lança melhor, e também prende menos lixo.

Não quer isso dizer que o Albright seja um mau nó! Gosto muito dele por por ser muito resistente, rápido e fácil de fazer, e uso em chicotes curtos (spinning e corrico) que não tenham de passar nos passadores. Ou quando perco o chicote em surfcasting, mas é raro.
O FG é um nó para se fazer em casa e nas calmas e com os dedos quentes :P

:fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #12 em: 18:22 Terça, 16 de Dezembro de 2014 »
Boas,

Concordo que é um belo nó e nem sequer duvido que os faças excelentemente, tavez apenas tenhamos experiências diferentes que nos levaram a optar por um ou por outro.

Não tem que ver com um ser mais experiente que o outro, nada disso, até porque é mais interessante falar com gente mais experiente que eu e, felizmente, existem imensos.

Apenas que a prática, o nos ajeitarmos mais com um ou outro, nos levou a opções ou gostos diferentes o que é mais que normal.

A minha levou-me a optar pelo Albrigh com a modificação que tentei explicar,. Se não tivesse conseguido encontrar a alteração que o torna quanto a mim seguro provavelmente teria optado pelo que tu fusas, mas assim, acho-o mais maneirinho, melhor para utlilizar no spinning embora o utilize também no mar.

Tu tens uma opinião diferente o que só enriqueçe a troca de pontos de vista e ainda bem.

Cumprimentos. :fixe:


 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #13 em: 19:09 Terça, 16 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Apenas que a prática, o nos ajeitarmos mais com um ou outro, nos levou a opções ou gostos diferentes o que é mais que normal.


Cumprimentos. :fixe:




Mas os foruns existem precisamente para isso, dar-mos  ou aconselhar-mos o que melhor achamos/gostamos e depois quem tem as duvidas experimenta e tira as suas conclusões nada demais, eu experimentei varios nós e optei pelo que melhor consegui fazer e mais resultados me deu após varios testes em casa na mesa da cozinha  e nas varias pescarias que fiz  ;) ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #14 em: 14:32 Quarta, 28 de Janeiro de 2015 »
Ressuscitando este tópico antigo, acho que encontrei a versão do Albright que o Josy falava.
Parece-me ser a primeira versão desta imagem:

Tirada de aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #15 em: 17:04 Sábado, 31 de Janeiro de 2015 »
Boas,
Só agora vi mas é precisamente assim só que dou no minimo 9 voltas e no final 4.

Obrigado
Cumprimentos.
 

Offline Barril

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 482
  • Agradecido: 33 vezes
    • Leiria_Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:28 Segunda, 13 de Janeiro de 2014
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #16 em: 04:22 Segunda, 02 de Fevereiro de 2015 »
Olá,

Tanto nó.

Praticamente, só sei fazer o nó cego e aquele em que se utilizam 2 argolas. O:-)

Boas Pescarias
«Se queres ser feliz, aprende a pescar», diz um antigo provérbio chinês...
 

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: nó para unir multi ao mono
« Responder #17 em: 15:54 Domingo, 15 de Fevereiro de 2015 »
Tenho utilizado este com bons resultados. Encontrei-o num site japonês e é o recomendado pela Varivas para as linhas para pescar às lulas e chocos.




 

 

* Tópicos Recentes

Okuma por Ilyiajup [Hoje às 01:58]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Alexandre81 [20:11 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [15:19 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]