collapse

Autor Tópico: Não entendo esta gente  (Lida 3132 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Não entendo esta gente
« em: 03:35 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Boas,

Já há bastante tempo que não vinha aqui ao fórum, enfim venho de tempos a tempos quando e como posso, aliás o mesmo se tem passado este ano com a pesca.

Estranho no entanto em época de douradas não haver por aqui ninguém a falar do assunto, é segredo de polichinelo ou anda tudo a assobiar para o lado?

Em diversas zonas do país têm dado em barda, o que não tem acontecido na zona onde habitualmente pesco, e isto comparativamente a outros anos passados e também não aconteceu de todo no dia que consegui e decidi dedicar-me a elas.
Se há partida dia de fim de semana ou feriado não é bom augúrio, este particularmente foi terrível.

Os barcos eram mais que muitos e mais que os peixes as grades abundaram era fácil de ver, quem vai ás douradas e acaba a pescar aos diversos sem nenhuma dourada é grade uns viravam-se para a pesca aos diversos, muitos havia em que vai de aparelho de carapau, se é que se quer levar alguma coisa para casa.

A coisa para mim sempre foi e continuará a ser assim, se vou aos robalos, ainda que enchesse o barco de outra espécie mas se não apanhar robalo é grade, o mesmo com as douradas e por ai vai….

Isto há dias e dias e eu logo fui acertar com um dias dos tais.

Tínhamos começado tarde imagine-se que á chegada ao porto deu-me para verificar a minha licença de pesca, sabia que estaria quase a caducar o que não sabia era que tinha caducado no dia anterior. Volta para o multibanco, no multibanco nada, a opção não estava disponível onde é que haverá outro?
Entretanto eu ia gozando, isto hoje vai ser engraçado, é uma pesca turística chegamos á pesca ao meio-dia.
Na verdade acabámos por chegar cerca das 10 horas.

Enfim adiante.... a coisa não estava nada famosa bastou chegar ao local que sem perguntar nada um e outro dos habitués de semblante fechado iam-me dizendo isto hoje está que está.

De vez em quando, e mesmo lá muito de vez em quando, um dos indefectíveis quase invariavelmente um conhecido ou amigo, lá apanhava uma e isto incluindo profissionais que ao meio dia estavam de volta ao porto tal era a abundância de peixe.

Para ajudar á festa o meu companheiro arreganhava a taxa, não parava de gozar e sorrir …... “hummm.……. hoje é que finalmente apanhas a grade deste ano” .
Eu entendia o problema dele…… queria companhia na desgraça e sorria também, é preciso é calma, mas na verdade sabia que se desse com algumas e as pusesse a picar, segundo os dados estatísticos da época passada as hipóteses estariam a meu favor.

Às 3 da tarde estávamos de volta ao porto. Mais tarde veio-se a confirmar que até á data, foi dos piores dias este ano
No final ele acabou com a terceira grade do ano e acabei por não lhe fazer a vontade, lá consegui trazer estas.




Cumprimentos . :fixe:
 

Offline João Pinto

Re: Não entendo esta gente
« Responder #1 em: 09:58 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
bonitas Douradas  ;D
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #2 em: 11:01 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Boas Josy

Este ano ja tive a minha pesca tradicional as ditas aí pelos mares de Sesimbra.
Foi á uma semana atrás e assim como tu foi a chamada pesca turistica ahahah
Já tinhamos prometido a nós mesmos que pesca no cabo espichel jamais mas o ventos de nordeste de 20 nós  não nos permitia ir para outros "quintais"
Assim e como no dia anterior tinhamos feitos uma jantarada para rever os amigos que tenho o prazer de rever 1 vez por ano, e dadas as previsoes, saimos pró mar tarde, por volta das 10h, e lá decidimos ir fazer a visita ao sitio do "jamais"... A concorrencia dada a hora era muita, o vento tambem e a vaga apesar de espaçada atravessada á embarcaçao dificultava a pesca imensamente. 2 vezes ferro ao fundo e antes de começar a pesca já ele estava a garraiar levantado pela vaga... um desconforto tremendo onde só mesmo a "esperança" dum exemplar ia mostrando uns timidos sorrisos nas embarcaçoes em volta. Bem para quem conhece a pesca ali, sabe que até para levantar ferro por vezes é complicado tal a concentraçao de embarcaçoes, e assim devidimos tal doidos á solta, arrancar dali para fora e procurar abrigo. o dia era de convivio e bem estar, pois para levar porrada chega em casa ahahahahahaa. rumamos a norte e por ali ficamos.Curiosamente fora da zona quente, o primeiro peixe que apanhei foi uma douradita, pequena tipo da IGLO com pouco menos de kg. foi a unica que saiu mas foi de boa vontade. tiramos uns pargetes uns sarrajoes e até algumas choupas (tudo ao caranguejo e á cavala) até que entraram os safios em acçao... foram oito embarcados entre  os 9 e os 17 kg, e que nos fez parar para almoçar por volta das 14h. REgressamos já de barriga cheia mais uma vez á zona do "jamais" fizemos duas pescas lá baixo e o martirio continuava... ERam 15h já entramos em sesimbra para lavar a embarcaçao e rumar ao norte com o sentimento de mais um dia de grande convivio. Sei que elas têm saido a bom ritmo quase todos os dias, mas há dias em que simplesmente o sacrifio que passamos para as apanhar  não justifica ;) Pró ano por esta altura lá estarei novamente para me dedicar a elas... deixa-as crescer ;)
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #3 em: 11:08 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
então ó Josy, onde ficou a foto das douradas..... :)) :))
fora de brincadeiras há dias assim e passa a todos
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Ricardo Teixeira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2162
  • Agradecido: 5 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #4 em: 13:24 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Belas " meninas"
parabens pelas capturas
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #5 em: 13:34 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Ainda assim nao foi mau. Obrigado pela partilha
Nelson Peres
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #6 em: 14:24 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Já não foi mau trazeres essas. A mim é pesca que não me tira o sono, cada vez que vou é dia não, há sempre qualquer coisa contra. O ano passado em Milfontes devo ter passado um dos piores dia da minha vida na pesca, frio a montes, a lestada até cortava, chuva, marola, enfim um dia terrível saíram 13 ou 14 douradas no dia todo éramos 9 a pescar eu apanhei uma, houve 3 que gradaram, passado uma semana fui à vereda, até ao meio-dia um nevoeiro cerrado, douradas nem vê-las, o dia todo saiu uma dourada já noutro pesqueiro, este ano ainda não meti lá o cú, tenho a saída mensal em Milfontes dia 27 e vai ser para elas se o tempo deixar, se voltar a não ter sorte, tão depressa não me apanham num barco para ir às douradas, eu nesta altura do ano até conheço uns quintais onde se apanham de terra.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Não entendo esta gente
« Responder #7 em: 16:06 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Bonitas douradas, afinal podia ter sido pior  ;)
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Não entendo esta gente
« Responder #8 em: 16:08 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Podia ter sido bem pior.
Parabéns pelas meninas!
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3845
  • Agradecido: 405 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #9 em: 17:15 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Bom lá me juntar ao grupo dos infelizes,chegado o ansiado  dia 7 lá parti rumo a Sesimbra com  alma cheia de esperanças
Devia ser dia 13 pois as desgraças começaram logo á entrada do barco,habitualmente pesco com um grupo de 3 amigos acima disso é muito confuso,voltemos á dita de 5 passamos para 6 e com lugares marcados,questionei a situação mas havia que respeitar o amigo que tratou da marcação uns meses antes (começou bem).
Fiquei com a sensação que chegamos tarde e a más horas,barcos mais que muitos alguna ja a pescarem. 
As horas a passarem e nadaaaa de realçar que pedaços de carangueijo ficavam limpos inteiros conforme iam para baixo vinham para cima para quem anda nestas lides significa que douradas  :(.
Indo ao cerne do dia,mais duas poitas mais duas desgraças em qualquer uma delas  prendiamos as pescas nos cabos das outras embarcações(vou á bruxa)numa delas o mestre já ........manda puxar para cima e arranca( parti a ponteira não partiu a cana porque os santos ajudaram).
Nestes entretantos começa uma troca de mimos entre um cliente e o mestre.CHEGAAAAA quero ir para casa.
GRADE uma grande GRADE estou como o Marco era dia de douradas não de outro tipo de peixe e ficamos por aqui,escusado será dizer que tinha outra marcada que desmarquei não pela falta das douradas porque foi um dia mau para muitoooooooooo barcos mas sim pela atitude.
Reconheço que é uma pesca dificil,mas gradar um barco inteiro,saiu uma desgraçada muito piquinina.

abraço


Manuel Matos
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #10 em: 18:43 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Eu faço esta pesca uma vez no ano como sabem... até agora em 7 anos = 4 Foram muitooooo bons e 4 foram pra esquecer.....  É uma pesca ingrata, mas como em tudo faz parte da pesca
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #11 em: 19:10 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Boas,

É mesmo companheiros Pedro, Marco Caparica (com quem eu já falei pessoalmente diversas vezes, mas não me identifica associado a este nick do forum  :lol:), Luis Pinto Canivete e todos os outros...

Há dias que mais valia ficar em casa o pior é que não se conseguem adivinhar. Um dia pode ser o pior do ano naquele pesqueiro e o dia seguinte o melhor.

Ainda faltou dizer que tendo saído atrasado resolvi ir na mecha, o mar estava de través, no caminho levei com 3 ondas pela cabeça. Afffffffff.... Como me tinha esquecido das calças impermeáveis cheguei á pesca com as calças que davam para torcer, fui ter com o pessoal profissional para me darem o isco e foi risada geral do tipo; "Olha-me este !!! Todo enchercado, vem para pesca sem equipamento".

Quando há poucas é difícil dar com elas, 2/3 da questão para mim passa por estar em cima delas e isso tem muito a ver com os mestres experientes que estão lá quase todos os dias. Dai o meu lema “o mais difícil é encontrá-los”, sendo que, a juntar a isto, as bichas não estão se mantêm sempre no mesmo local.

Ainda assim podia bem ter sido bem pior, a foto não tem referência mas a caixa é grandinha a maior tem 4,1 kgs e a seguinte 3 kgs, enfim.... foi o que pôde arranjar.

Cumprimentos. :fixe:
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3845
  • Agradecido: 405 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #12 em: 19:42 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Quando há poucas é difícil dar com elas, 2/3 da questão para mim passa por estar em cima delas e isso tem muito a ver com os mestres experientes que estão lá quase todos os dias. Dai o meu lema “o mais difícil é encontrá-los”, sendo que, a juntar a isto, as bichas não estão se mantêm sempre no mesmo local.

Josy a troca de mimos entre o cliente e o mestre foi derivado ao conteudo do texto que copiei do teu post e o mestre nãp gostou de houvir



abraço



Manuel Matos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #13 em: 19:48 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Josy, na foto não dá para perceber que afinal foram uma belas douradas pá... A caixa enganou-me. Assim foi uma excelente pesca, parabens :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #14 em: 00:08 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
Boas,

Faltou-me dar uma palavrinha ao sempre considerado amigo Canivete, lacuna que agora venho sanar.

Para quem a pesca não está a correr de feição, compreendo perfeitamente algum desânimo, desilusão ou até frustração de quem está a ver outros encher o saco.
Claro que é difícil assim ficar contente, ainda assim a atitude deveria ser outra, calma, persistência e principalmente tentar entender as circunstâncias diferentes.

A coisa não é fácil, por vezes vejo os mestres da marítimo – turística em acção de pesca, inclusive uns que conheço, um ou outro que conheço e sou amigo e não é preciso falar com eles para naquelas condições ficar algo constrangido ao pensar na dificuldade que deverão estar a sentir, não queria estar no lugar deles.


O fundear em muito casos é óptimo e pode trazer grandes vantagens, no caso presente do pesqueiro que penso estarmos a falar e com as condições que têm sido dominantes é péssimo, mas na verdade para eles é quase sempre a única opção.

A dimensão das embarcações, a forma provavelmente diferente com que cada um dos pescadores nela esteja a pescar, leva-os a ter que fundear.

Se não fundearem a deriva é enorme, a compensação teriam que se fazer a cada instante  tornaria-se impossível, para já não falar dos motores sofrerem imenso. É tanto mais difícil quanto maior for a dimensão dessas embarcações, a maior potência do motor e o maior numero de pessoas que leva a bordo.
Pode-se ainda supor que cada um tem uma forma própria de pescar; Na realidade nem é preciso, muitas vezes basta que uma pesque de forma algo diferente que já pode engatar tudo.

Imagino as diversas opiniões uns dizendo que se devia fazer isto outros que se devia fazer aquilo uns que se devia ir para este ou aquele local, que devia fazer assim ou assado etc…. nelas pode muito provavelmente incluir alguma que só por si demonstra não ter a mínima ideia do que está a passar.

Outro aspecto;
O pesqueiro muda de ano para ano as bichas comportam-se de maneira diferente, particularmente este ano por diversas vezes está-se meia hora a pescar num local e depois desaparecem e reaparecem noutro local 50 a 100 metros para não dizer mais. A concentração em áreas pequenas do peixe que se move depois quase em uníssono voltando-se a concentrar numa outra área, pode fazer com que se tenha que andar quase constantemente atrás ou á procura deles.
A deriva também tem sido em muito dias forte pelas condições de maré, ondulação e vento forte que se faz sentir.

Estou portanto a considerar um destes dias em que a juntar a estas condições não existe peixe a rodos e as douradas que existem não estão com vontade de se suicidarem, sim, porque há dias em que de facto parecem estar com vontade de se suicidarem :lol:.

No campo oposto (tipo nós e os outros) meia dúzia de embarcações, nas quais a minha não se inclui, que passam todos os dias (que as condições permitem) no pesqueiro com a correspondente experiência adquirida, nas quais 2, 3 ou mesmo 4 pessoas bem experientes todos sabem o que fazer, pescam do mesmo modo e com trabalho de grupo na detecção, em que invariavelmente se inclui um ou outro com as mãos mais afinadas para esta pesca que conheço.

Embarcações mais apropriadas para a pesca á rola em cuja a anulação total de forte  deriva continua a ser impossível mas muito algo controlável ainda assim com um ou outro caso do enrolamento de linha na hélice e com o estragar de um motor praticamente novo.

Quando necessário e determinado pelas condições todas rodam em perfeito uníssono, largam no ponto A, derivam até ao ponto B, depois nova volta, nova viagem. Ainda assim já os vi este ano, por diversas vezes, todos aos papéis porque de repente o peixe sumiu.
Se outro alguém se intromete lá no meio, um coro de assobios é brincadeiras de crianças comparado com o que apanha pela frente, além de que se embater, embateu, não estão nem ai.

O texto poder-se-ia alongar, mas penso que isto já dará possivelmente para uma outra perspectiva.

Quanto ao Nelson, nunca sei onde te metes nas alturas em podias desaprender algo sobre a pesca das douradas. :hummm:

Cumprimentos. :fixe:
 

Offline N Moreira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 218
  • Agradecido: 14 vezes
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #15 em: 10:21 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
boas :)

mais um ano se passou e mais um ano se fala e escreve sobre douradas

a nossa conversa por aqui é sempre a mesma todos os anos, com mais ou menos experiências para contar e partilhar com os amigos, no fundo todos nos queixamos do mesmo, da falta de peixe, de não dar com o peixe, do peixe este ano ter ganho novos hábitos e novos poisos,  das embarcações, dos companheiros de pesca, dos mestres, dos iscos, da forma de pescar,  etc...

gostei da perspectiva do caparicano, há coisas que já não valem a pena nem os sacrifícios.

relativamente ao Manuel canivete, claro que existem dias e horas: "que um homem de manhã , há tarde não havia de sair a noite"
ha pescas que não correm bem

concordo com tudo que foi aqui dito sobre pesca as douradas e tudo o que o que dai advem.
e concordo com mais uma opinião minha:
 tudo o que é uma pesca que não se faça durante o ano inteiro, cria no seio da comunidade uma espécie de secretismo, tabu, manha entre pescadores.
e maritimo turistica quem não conhecer que os compre. e olhem que ate tenho amigos. é preciso pescar com o mesmo mestre vários anos seguidos, é preciso la pescar o ano todo, para se perceber quando é treta quando não é.
tem-se um fim de semana telefona-se para um mestre enche-se um barco e enche-se o cu de doradas, diria que tem-se para ai 20 % de probabilidade de dar com um mestre que se diga sim senhor.
o resto fica para eles pescarem durante a semana
saltar de pesqueiro em pesqueiro gastar gasóleo com para-quedistas eles ao outro dia tem o barco cheio na mesma e para a semana há mais.

agora se for um grupo que sai o ano todo todos os meses pelo menos uma vez  ai pia mais fino, e mesmo assim!!!!!!!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #16 em: 14:02 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quanto ao Nelson, nunca sei onde te metes nas alturas em podias desaprender algo sobre a pesca das douradas. :hummm:

Cumprimentos. :fixe:
Estou sempre por aqui, atento a tudo o que se escreve. Como conheço bem as minhas limitações, o que me leva a não entrar em debates sobre uma pesca que não domino pelo que limito-me a acompanhar o que se vai escrevendo. Uma vezes tiro algumas conclusões outras não tiro conclusões nenhumas...

Numa altura de douradas á fartazana, não dou muita importância as capturas da especie porque pelo que vou vendo todos os anos há dias onde até quem nem tem unhas toca guitarra. Se eu calhar a ir um desses dias em que sai de qualquer maneira estarei apto a falar sobre esta modalidade ?! Não, claro que não.... Por isso gosto de analisar as analises e tirar delas o que posso aproveitar dentro daquilo que faço  :fixe:

 Não há duvida que alguns companheiros são uma inspiração, tanto na pesca como na forma de estar  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Não entendo esta gente
« Responder #17 em: 16:36 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
Boas

Se isto anda tudo ao contrário e as douradas não andam nos pesqueiros habituais, se calhar, até andam nos meus !?!? ;D
Parece que, seja de barco ou por terra, todos se queixam do mesmo, apenas alguns se queixam de apanhar pouco e outros se queixam de não apanhar nada, é tudo uma questão de perspectiva ;)

Este ano já não devo ir ao mar, ainda tenho o barco encalhado e o mar também não me tem apressado muito em aprontá-lo...
Na próxima semana parece que vem uma abebia para tirar a barriga de misérias mas, aqui o miserável, vai estar a trabalhar...
De qualquer forma, vou guardar a vontade para o ano, pode ser que entretanto não me apanhem o peixe todo! :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

 

* Tópicos Recentes

Finalmente tempo para lá ir por duas [Hoje às 08:44]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Leao91 [Hoje às 07:24]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]