collapse

Autor Tópico: DESAFIO  (Lida 13479 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #30 em: 13:18 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Caro Pedras Salgadas  com certeza e sem desprimor (até porque não os conheço),  não estou a falar desses, mas sempre lhes podes perguntar uma razão lógica e convincente porque o fazem e não usam alternativamente um anzol de patilha para iscar vermes.

Boas, não estás a falar desses nem estás a falar de nenhuns, porque se tivesses já os tinhas enumerado. E até os podes conhecer, alguns e muito bons são aí de Setúbal, baste referir que o o CAP foi campeão do mundo de clubes em 2010, agora o que duvido é que tenhas olhado para as montagens deles com olhos de ver.
Mas talvez conheças algum deles, do meu clube, e até lhe podes fazer a pergunta directamente, o José Afonso. Ele até está registado aqui no fórum, basta que lhe perguntes.

E a razão pela qual iscam preferencialmente os anelídeos com anzóis de olhal é que o volume do empate no anzol de olhal é menor do que no anzol de patilha. Aliás como eu já aqui tinha referido, tu é que não entendeste.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Convenhamos que qualquer empate em anzol de patilha é sempre pior para iscar anelídeos do que empatar um anzol de argola. Eu coloquei o vídeo apenas para exemplificar, não que considere que seja uma solução vantajosa.
Porque se à espessura do anzol somares a espessura da linha de ambos os lados da haste, ficará sempre um empate muito mais grosso de que fazer o nó sobre a própria linha, como acontece nos empates dos anzóis de argola.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora que tens essa oportunidade pergunta porque não o fazem usando um anzol de patilha com a ponta do fio voltada para cima no sentido do fio de empate, é porque não sabem ou também vão dizer que demora mais tempo?

Não precisei de perguntar. Não custa fazer um nó na patilha com as pontas para cima, o que custa é perceber as vantagens que tem. Como não tem, não se faz, usam-se os de olhal. Nós não somos masoquistas, temos uma solução melhor e aplicamo-la. E com resultados, se tentares contar os títulos que por junto têm os pescadores de competição do CP A Robaleira não te vão chegar duas mãos cheias de dedos.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O empate com anzol de patilha fica sempre mais fino, ou seja de menor espessura que o anzol de argola correspondente pela simples razão que a argola é mais espessa.

Uma coisa é dizer outra é demonstrar. E como não há melhor do que o exemplo para provar o que quer que seja, fiz um ensaio para demonstrar que aquilo que dizes não é verdade.

Usando anzóis de argola e de patilha com a mesma espessura de aço e empatados com o mesmo fio, e um micrómetro, demonstra-se que o empate com anzol de olhal é menor.

Exemplo 1

Anzol Yamame nº 4 de patilha - 0,53mm de espessura empatado com 0,20 dá um nó com 0,95mm de espessura
Anzol Wormer nº 5 de olhal     - 0,55mm de espessura empatado com 0,20 dá um nó com 0,70mm de espessura





Exemplo 1

Anzol D Point Chinu nº 1/0 de patilha - 1,05mm de espessura empatado com 0,37 dá um nó com 1,85mm de espessura
Anzol Chinu Ringed nº 1/0 de olhal     - 1,05mm de espessura empatado com 0,37 dá um nó com 1,30mm de espessura





Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A desvantagem é que, se a ponta do empate fica voltada para baixo, muitas vezes rasga o verme ou impede/dificulta a sua boa colocação no anzol, o que concerteza já aconteçeu a muita gente aqui do forum.

Até nisto estás enganado. Se de facto acontece é porque não fazem um nó em que a ponta fique para cima, e quem não sabe acha que os outros também não o fazem. Em “menos de um espirro“ sai um nó de empate com a ponta voltada para cima.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O gosto pela pesca leva-me a dar atenção aos pormenores, algumas vezes neles está a diferença.

Vê-se perfeitamente.

Mas vou aguardar pela inúmeras razões, pelos inúmeros campeões de surfcasting que iscam vermes com anzóis de patilha e resultado do desafio.

Apesar do louvável esforço do Voron, que saúdo, eu gostava mesmo era de ver fazer esse nó num anzol nº1, na ponta de uma madre 0,30 dentro de um barco na vereda às douradas.

Ab
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: DESAFIO
« Responder #31 em: 13:31 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Desde que comecei a pescar usei sempre anzois de patilha. Nos ultimos anos experimentei os de argola para os anelidios e nunca mais usei outros. A razão é muito simples.Qualquer minhoca passa muito melhor e passa sem espinhas. Na minha opiniao, o anzol de patilha faz um volume maior.
Nelson Peres
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2300
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #32 em: 14:09 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na minha opiniao, o anzol de patilha faz um volume maior.
Concordo com isto. Mas tenho ideia que no no anzol com patilha fica um pouco mais resistente . Claro que ha varios nos. Estou falar em geral. Apenas meu opiniao.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: DESAFIO
« Responder #33 em: 18:12 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
PedrasSalgadas,

Bela trabalheira tiveste para demonstrar o que muitos têm apenas "impressões" (que me incluo, nunca me dei ao trabalho). Um micrómetro não mente!

Engraçado como tivemos a conversa no Jantar de Natal precisamente sobre o tema, como o que é mensurável é fácil de verificar!
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: DESAFIO
« Responder #34 em: 18:46 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
PedrasSalgadas,

Bela trabalheira tiveste para demonstrar o que muitos têm apenas "impressões" (que me incluo, nunca me dei ao trabalho). Um micrómetro não mente!

Engraçado como tivemos a conversa no Jantar de Natal precisamente sobre o tema, como o que é mensurável é fácil de verificar!
Falaram de pesca no jantar de Natal  :join: :join:
"born to fish forced to work"
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #35 em: 19:01 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na minha opiniao, o anzol de patilha faz um volume maior.
Concordo com isto. Mas tenho ideia que no no anzol com patilha fica um pouco mais resistente . Claro que há vários nós. Estou falar em geral. Apenas meu opinião.

Mas isso são outros quinhentos. Acredito que haja quem confie muito nos nós e nos anzóis de patilha e nada nos de olhal. Mas estamos a falar de opiniões baseadas em experiências pessoais ou até em resultados de testes laboratoriais, dos quais diga-se, não tenho conhecimento.
E como não tenho não vou afirmar, mas todos sabemos que um nó mal executado compromete sempre a sua eficácia. E isso é algo que depende de pessoa para pessoa, e por vezes o nó, em abstracto, não tem culpa disso.

Mas este nó que o Josy levantou aqui como desafio leva-me a outra questão.

Como vimos, até ver, o único exemplo que aqui foi postado foi o vídeo feito pelo Voron. Acredito que não fui o único a procurar na net um nó com estas características. Não é que eu me preocupe muito em saber fazer uma dúzia de nós - até porque a pesca que faço não me exige mais do que três nós - mas de tudo o que vi até hoje em termos de nós de pesca nunca encontrei um como o que o Josy colocou no desafio.

E a questão é esta, porque será que ao longo das centenas de anos que o Homem leva a pescar, das dezenas de anos que o faz com nylon e anzóis de patilha, não haja assim a divulgação de um nó com estas características e executado desta forma? Acredito que se ele fosse assim tão útil e resistente, que tivesse assim inúmeras vantagens, a sua divulgação já tinha ocorrido há muito. Mas não, de facto não é divulgado.

Colocando de parte a utilidade do nó, porque também varia com as circunstâncias da pesca de cada um, uma das características dos nós a que mais damos importância é a sua facilidade de execução e resistência. Se essa facilidade é adquirida com a prática, tarde ou cedo se adquire e resta portanto a resistência.

Neste exemplo dado pelo Voron, como será o seu comportamento em termos de resistência? Fico com a impressão que em nylon se desfaz em três tempos!
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #36 em: 19:02 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Falaram de pesca no jantar de Natal  :join: :join:

 :oops: :oops: :oops:

Foi uma heresia mas prometo que da minha parte não volta a acontecer  :sing:
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2300
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #37 em: 19:18 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Neste exemplo dado pelo Voron, como será o seu comportamento em termos de resistência? Fico com a impressão que em nylon se desfaz em três tempos!

Amigo, esse no que eu fiz no video, muito conecido e utilizado por muitos pescadores. So fica visto diferente quando temos duas pontas disponiveis. Eu como tenho trabalho relacionado com cordas e nos, costumo estudar como pode dar um ou outro das varias maneiras. Esse , do video - mais simples, rapido e resistente de muitos que eu conheco. Agora vou por em questao - qual no  que eu estou referir agora ? (quando feito com duas pontas disponiveis)
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: DESAFIO
« Responder #38 em: 19:35 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Boas,

Isso mesmo, enrolar para trás e como é feito o travamento o companheiro Voron (que conheço pessoalmente mas penso que ele não me associa aqui a este nick) é que safou a coisa, estava ver que tinha que me pôr a fazer um vídeo e não tenho jeito nenhum para cineasta, obrigado.

A palma está entregue é do Voron e mais nada.

Polémicas, ainda que interessantes, á parte aqui está uma coisa que, ao que parece nunca tinha sido demonstrada no fórum, julgo mesmo não haver nenhum vídeo mais em qualquer parte demostrando isto, eu pelo menos não o encontrei.

Quem já sabia e não fez, não ensinou, não trouxe a questão á baila, não conta, o que não o impede de criticar.

Saudações a todos e em especial ao Pedras Salgadas que suscitou questões interessantes e ao Voron, um abraço a todos os outros.

Nota:
O fórum, enfim tanto quanto me parece, é um espaço para convivo troca de experiências e amizades, ainda que com algumas provocações, mas salutares entre amigos. Existem muitos outros lugares para confrontos, a vida é demasiado curta até para nos darmos bem, por isso, não contem comigo para esse peditório.

Um Natal com saúde para todos os nossos.

Cumprimentos. :fixe:
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: DESAFIO
« Responder #39 em: 19:44 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Bem, foi um tópico muito bem lançado e depois muito bem desenvolvido e melhor acabado. Acrescentou qualidade ao nosso forum e é mais uma solução que certamente a maioria de nós não conhecia. :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: DESAFIO
« Responder #40 em: 20:39 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Eu já tinha encontrado uma vez e agora pesquisando encontrei de duas maneiras

O resultado é o mesmo, mas não é igual ao que o voron apresenta,

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

E aqui idêntico ao video do Voron, mas fica com a linha para baixo :(

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 20:50 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 por Marco M »
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2300
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #41 em: 21:34 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu já tinha encontrado uma vez e agora pesquisando encontrei de duas maneiras

O resultado é o mesmo, mas não é igual ao que o voron apresenta,
BINGO!. Esse mesmo ( que esta no primeiro video) no eu fiz no video, mas de maneira quando so temos uma ponta desponivel.
« Última modificação: 21:37 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 por voron »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2300
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #42 em: 21:49 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
Isso mesmo, enrolar para trás e como é feito o travamento o companheiro Voron (que conheço pessoalmente mas penso que ele não me associa aqui a este nick)
Sei quem es, gostas de banhos nos pontoes de madrugada ;) ou nao?
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline tjbm

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 309
  • Agradecido: 26 vezes
    • marinha grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:24 Domingo, 30 de Novembro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #43 em: 22:40 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Bem, como ontem não tive oportunidade de vir ao forum ia perdendo um tópico bastante ativo e interessante.

Eu à semelhança de muitos pescadores uso os anzois de argola para os anelideos e por norma uso o nó palomar, confesso que não conhecia estes dos videos, já me serviu para aprender algo mais :D

Já agora, PedrasSalgadas que nó usaste no anzol de argola do teu exemplo?
Obg

Abraço a todos e boas Festas
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #44 em: 23:42 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Boas, ainda antes do tema, o nó no anzol de patilha com ponta única virado para cima, o que eu pedi para ver esclarecido são as afirmações.

Porque não havendo esclarecimento ou fundamentação ocorrem situações como esta ……

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agora fiquei curioso em relação à eficácia dos dois  :hummm:  Prefiro usar os de argola porque é mais rápido a empatar.

O companheiro ficou curioso, e bem, está perante diferentes opiniões, mas não houve quem o esclarecesse sobre as vantagens anunciadas mas não enunciadas. E ele enquanto utilizador do fórum não recebe a informação a que por direito deve ter. Portanto quando assim é estamos a mais a desinformar do que outra coisa.

A nossa prática lúdica é feita de muitos enigmas, de muita (falta de) informação que quando não é bem explicada leva a deficiente informação e ao surgimento de muitos “mitos e fantasmas“ hoje, perfeitamente desnecessários, muito pelo envolvimento que a grande maioria dos pescadores tem nos meios de informação, nos quais os diversos fóruns têm um espaço cada vez mais relevante.

Não se trata portanto de picardia, antes porém de procurar que aquilo que aqui escrevemos seja rigoroso na informação e devidamente esclarecido para que não leve ao engano aqueles que sejam menos experientes ou menos informados.

Voltando ao assunto, e ainda antes de avançar a razão pela qual me parece que o nó que o Voron postou “se desfaz em três tempos“ como anteriormente referi, uma achega aos vídeos que o Marco M colocou.

Para empate de anzóis de patilha uso sempre o nó que está no segundo vídeo. O primeiro já tinha colocado logo no início do tópico e também fiquei com a ideia que o resultado final era semelhante ao do Voron.

Mas efectivamente há uma diferença no resultado final entre estes dois nós colocados pelo Marco M, e se os fizerem com um fio grosso e um anzol de cavilha percebem bem a diferença.
É que no 1º, tal como no nó do Voron - vejam o vídeo do Voron minuto 4:30 - há uma laçada do nó que fica por fora do enrolamento e fica encavalitada, o que não acontece no nó do 2º vídeo, em que fica por dentro do enrolamento. E se essa laçada está exposta, em minha opinião o nó não vai resistir muito à abrasão da acção de pesca.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora, PedrasSalgadas que nó usaste no anzol de argola do teu exemplo?

O Grinner Knot Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

 

* Tópicos Recentes

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]