collapse

Autor Tópico: DESAFIO  (Lida 13466 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: DESAFIO
« Responder #15 em: 23:55 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
Boas ,

Pedras Salgadas e todos os outros o principal é o convivo e amizade que todos aqui podemos disfrutar, no entanto vamos lá pôr um pouco ordem nisto  :lol:.

Se a coisa fosse fácil não a teria posto aqui, pois disse que não era para tótós e temos todos a incumbência de evoluirmos técnicamente algo que quanto a mim tem estado muito parado por aqui. Tem sido sempre mais do mesmo é necessário aprendermos todos algo de possivelmente novo, eu óbviamente incluindo.

O gosto pela pesca leva-me a dar atenção aos pormenores, algumas vezes neles está a diferença.

Como postura e prinicipio adopto o velho lema " Só sei que nada sei", é quanto a mim um bom ponto de partida e inevitávelmente um bom ponto de chegada. 

Assim isto implica que somos todos ignorantes uma vez que na vida podemos saber um milhão de coisas sobre qualquer assunto mas o que há para saber é infinito e nós somos por condição limitados, dai que o que sabemos comparativamente com o infinito que há para saber é uma coisa minuscula quase desprezivel o que nos reduz á nossa condição de ignorantes.

Eu por mim estou optimo nessa condição que juntamente com a humildade, interesse, muita paciência e alguma prespicácia na observação me tem feito aprender algumas coisas, não sou por isso mais nem menos que ninguém.

Posto este aparte filosófico que apenas serve de condição essencial de qualquer aprendizagem, de facto esse video, como diz o Beto Manja não serve, a questão é fácil de ver, pôes a linha a sair da cana tens uma ponta e tenta fazer assim e logo vais ver o que aconteçe.

Subterfugios também não valem nada anzois de argola, não servem para as vantagens deste empate, aliás anulam-nas todas.

A coisa, pelos vistos, está pior do que eu pensava pois o uso de anzóis de argola ou de patilha são, na maioria dos casos, coisas muitos dispares, distintas, só em algumas poucas coisas é indeferente um ou outro e ainda assim dependendo dos tipos de anzóiis ( formato e espessura ) de que estamos a falar.

Quanto á observação que " Inumeras ou talvez nenhumas " vantagens não é preciso ir mais longe basta atentar ao titulo do video que puseste uma vez que ele dá uma indicação das vantagens no caso dos anelideos, de facto da maioria deles, mas não só.....

A ponta ficar para cima está no sentido favorável ao da iscada do anelideo, tanto mais favorável quanto maior for o diametro do fio de empate, mas continuo a dizer não apenas no caso dos anelideos.

Vamos pessoal é preciso puxar pela imaginação e habilidade.

Cumprimentos. :fixe:
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #16 em: 00:16 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A ponta ficar para cima está no sentido favorável ao da iscada do anelideo, tanto mais favorável quanto maior for o diametro do fio de empate, mas continuo a dizer não apenas no caso dos anelideos.


Convenhamos que qualquer empate em anzol de patilha é sempre pior para iscar anelídeos do que empatar um anzol de argola. Eu coloquei o vídeo apenas para exemplificar, não que considere que seja uma solução vantajosa.
Porque se à espessura do anzol somares a espessura da linha de ambos os lados da haste, ficará sempre um empate muito mais grosso de que fazer o nó sobre a própria linha, como acontece nos empates dos anzóis de argola.

Principalmente quando se faz um nó em que a ponta do fio fica para cima, e melhor ainda quando se usam fios grossos, porque usar fios grossos com anzóis de patilha finos ………  :hummm:

Bem vistas as coisas, então vantagens ainda não vi nenhumas. Espero então pelo exemplo.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline tiagones

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1079
  • Agradecido: 2 vezes
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: DESAFIO
« Responder #17 em: 00:24 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Agora fiquei curioso em relação à eficácia dos dois  :hummm:  Prefiro usar os de argola porque é mais rápido a empatar.
Boas :fishcool:   
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: DESAFIO
« Responder #18 em: 00:52 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Boas,

Isso do mais rápido depende de para quem expeimenta por exemplo ir á Artesanal Pesca ou ver qualquer pescador que costume pescar com palangres e vais veres que antes de espirrares tens 2 anzois de patilha empatados e garanto que não saem.

Ninguém que é pescador utiliza um anzol de patilha ou de argola pelo facto de ser mais rápido ou não de empatar.

O anzol de argola é geralmente mais forte mas pior para anelideos tanto mais quanto mais finos estes forem basta ver (com olhos de ver) os campeões de Surfcasting em acção de pesca as suas iscadas com anelideos e o tipo de anzol para se fazer alguma luz sobre o assunto. Garanto que o fazem nada é por acaso.

Cumoprimentos. :fixe:

 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #19 em: 01:29 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O anzol de argola é geralmente mais forte mas pior para anelideos tanto mais quanto mais finos estes forem basta ver (com olhos de ver) os campeões de Surfcasting em acção de pesca as suas iscadas com anelideos e o tipo de anzol para se fazer alguma luz sobre o assunto. Garanto que o fazem nada é por acaso.

Se garantes é porque os viste a usar.

Mas de que campeões de surfcasting é que estás a falar?
É que os campeões Portugueses, os que eu conheço no meu clube, para iscar anelídeos usam maioritariamente o Wormer da Sasame. Também há quem use o 229 da Tubertini, ou o 314 da BadBass ou ainda o 3518 da Cormoura, por exemplo. E por alguma razão deve ser.
Nos anzóis de patilha, que é geralmente o Yamame, usam-no com linhas até ao 0,20 e iscam principalmente sardinha, ameijoa, camarão.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: DESAFIO
« Responder #20 em: 02:03 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Boas,

Caro Pedras Salgadas  concerteza e sem desprimor (até porque não os conheço),  não estou a falar desses, mas sempre lhes podes perguntar uma razão lógica e convincente porque o fazem e não usam alternativamente um anzol de patilha para iscar vermes.

Já agora que tens essa oportunidade pergunta porque não o fazem usando um anzol de patilha com a ponta do fio voltada para cima no sentido do fio de empate, é porque não sabem ou também vão dizer que demora mais tempo?

O empate com anzol de patilha fica sempre mais fino, ou seja de menor espessura que o anzol de argola correspondente pela simples razão que a argola é mais espessa.

A desvantagem é que, se a ponta do empate fica voltada para baixo, muitas vezes rasga o verme ou impede/dificulta a sua boa colocação no anzol, o que concerteza já aconteçeu a muita gente aqui do forum.

Cumprimentos. :fixe:
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #21 em: 03:41 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Tem aqui o que quer amigo josy. De nada ;)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #22 em: 05:42 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Estou como o Pedras, ainda curioso por saber as inúmeras vantagens, ate porque para Íscar um anelídeo como deve ser, com tempo e para ficar bem feito, o anelídeo é iscado pela linha e não pelo anzol, não será?! :hummm: :huuum:
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #23 em: 06:22 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
 
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Ninguém que é pescador utiliza um anzol de patilha ou de argola pelo facto de ser mais rápido ou não de empatar.


         


Se uma boa iscada de anelídeos é feita pela linha, porque razão não a fazemos sempre pela linha?!
Porque é mais rápido pelo anzol e numa competição é simples, quem apanhar mais ganha e o tempo é igual para todos.
Quem diz numa competição diz numa jornada de pesca em que o peixe só entra no pesqueiro durante um curto período de tempo, quanto mais rápido se é, mais capturas se fazem...
Então a rapidez conta. Por isso é claramente de pescador usar aquilo que para nós é mais rápido e eficiente...

"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #24 em: 08:21 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Já agora que tens essa oportunidade pergunta porque não o fazem usando um anzol de patilha com a ponta do fio voltada para cima no sentido do fio de empate, é porque não sabem ou também vão dizer que demora mais tempo?

A desvantagem é que, se a ponta do empate fica voltada para baixo, muitas vezes rasga o verme ou impede/dificulta a sua boa colocação no anzol, o que concerteza já aconteçeu a muita gente aqui do forum.

Caríssimo Josy, convém também sublinhar que não descubriu a pólvora... tenho 25 anos, sem experiencia de competição e também eu aprendi a fazer um nó nos anzóis de partilha que deixa as duas pontas para o mesmo lado... se apanho mais peixe por isso?
- Não infelizmente....  :-\
Também me apetece perguntar quem lhe deu a si o diploma da pesca e se nele vem incluído o humilde direito de dizer o que é e o que não é de pescador?
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: DESAFIO
« Responder #25 em: 08:49 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
o anzol de argola é melhor para a "minhoca", porquê?

Escorrega melhor e nota-se a diferença, mesmo sendo muito ligeiramente mais largo, o facto de escorregar melhor é uma vantagem maior do que a desvantagem dessa micro largura a mais.

É a minha opinião e experiência na pesca ao fundo.

Mas lá está, ás vezes empato os de argola como se fossem de patilha, é na passada 8)
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline tiagones

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1079
  • Agradecido: 2 vezes
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: DESAFIO
« Responder #26 em: 08:51 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Sei fazer os dois nós mas por questão de comodidade utilizo quase sempre os de argola.

Não sou pescador de alte gabarito, apenas gosto de desfrutar de uma bela pesca, da convivência com o pessoal e do contacto com a natureza.

Vamos é pescar. 

:let:
Boas :fishcool:   
 

Offline João Pinto

Re: DESAFIO
« Responder #27 em: 09:45 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Nada mais simples, é uma montagem de pesca de rio que existe desde o tempo da maria cachucha, chama-se dropshot em que a aste está perpendicular ao fio e a ponta do anzol para cima, é isto:




Funciona da seguinte maneira:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


E se não quiseres sequer ter trabalho a aprender a fazer o nó quase todas as marcas de rio têm anzóis próprios
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: DESAFIO
« Responder #28 em: 10:56 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
A medalha vai para o voron ehehe
 

Offline João Pinto

Re: DESAFIO
« Responder #29 em: 11:26 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tem aqui o que quer amigo josy. De nada ;)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
haaa não tinha percebido, pensei que quisesse uma montagem que o bico do anzol ficasse virado para cima mas directo e em que seguisse depois o chumbo para o fundo
 

 

* Tópicos Recentes

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]