collapse

Autor Tópico: Conserva da navalha/canivete/lingueirão  (Lida 21704 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Conserva da navalha/canivete/lingueirão
« Responder #30 em: 11:34 Sexta, 19 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
João o marisco que é vendido para nosso consumo nomeadamente os bivalves, depois de apanhados são colocados em tanques de água salgada onde ficam 1 ou 2 dias a largar o lodo ou a areia que têm isso chama-se depurar e podes comprar para a pesca porque se tiver vivo apanhas peixe com ele, eu às vezes só consigo arranjar no Jumbo e apanho peixe na mesma.  Ultimamente o que tenho comprado nas casas de pesca aqui da minha zona é o que fica partido quando é apanhado e depois de escolhido, o inteiro vai para nosso consumo o partido é aproveitado para a pesca.

Olá Marco, tas fixe?
Então é isso! Eles ficam em tanques para limpar! (não sabia)
Eu sempre que vou à pesca tento levar mas nem sempre os hipermercados têm. Mas é um isco que gosto muito e já me deu algumas alegrias (e tristezas também, mas poucas)
Recordo-me que uma das melhores pescas que fiz foi com lingueirão. Em 2 horas limpei um molhe deles com os besugos. Pareciam parvos...não queriam outra coisa.

Pois a depuração já foi em explicada. Só de referir que é de extrema importância consumir marisco depurado e não colhido directamente pois ocorrem esporadicamente aumentos de cianobacterias nas aguas que libertam tóxicas e o marisco (particularmente filtradores como mexilhão, ameijoa, berbigão etc) incorporam estas cianobacterias e toxinas. Assim quando ingerimos esses alimentos ingerimos as toxinas e algumas delas extremamente perigosas.

Agora que me digam que já comeram marisco sem ser depurado porque sabe melhor e nunca lhe fez mal. Está certo, mas se um dia está contaminado só espero que lhe dê apenas uma dor de barriga e pouco mais... Ainda estas toxinas podem não só levarem casos mais graves à morte por intoxicação mas tem actividade a nível endócrino (mecanismos do nosso organismo para regular crescimento celular, temperatura, capacidade cognitiva,etc) podendo despoletar sérias doenças crónicas.
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

 

* Tópicos Recentes

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre estralho. por Antonio.Silva [10:28 Terça, 30 de Abril de 2024]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]

? acção rápida mas progressiva ? por Luisuk [21:39 Segunda, 29 de Abril de 2024]