collapse

Autor Tópico: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento  (Lida 11762 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #15 em: 15:06 Quinta, 11 de Dezembro de 2014 »
Vê este vídeo com o Antonio Scrufari que refere duas formas de fazer o nó de ligação.

Após o minuto 3:45. O modelo anterior, com o isqueiro, não te aconselho.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #16 em: 15:11 Quinta, 11 de Dezembro de 2014 »
Obrigado!!

Agora só falta ir à pesca  :hahaha: :hahaha: :hahaha:
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #17 em: 15:31 Quinta, 11 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ate porque eu não estou a ver aqueles arames a segurar uma chumbada numa corrente forte se for só areia solta...

Experimenta e és capaz de ter uma supresa. As garras impedem a chumbada de rodar no fundo, o que faz que se enterre mesmo em fundo de areia com correntes laterais fortes.
Tenho sempre uma ou duas no saco para casos desesperados., de uns 150g. Se nem assim se aguenta, é arrumar e vir para casa que se as garras não aguentam nenhuma o fará, independentemente do peso (dentro do que uma cana lança, não vamos falar de lastros de mergulho :D)
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #18 em: 15:31 Quinta, 11 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Alguém perguntou por moldes de caramelos. Não será isto?

Abraço
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #19 em: 15:37 Quinta, 11 de Dezembro de 2014 »
Esses sim, são os verdadeiros caramelos  ;D

Mas os que eu refiro são do género daquele pião antigo o RTDP. Lembram-se  8)
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Ricardo Ribeiro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:29 Quarta, 03 de Dezembro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #20 em: 16:03 Quinta, 11 de Dezembro de 2014 »
Boa tarde

Eu tenho dessas chumbadas há muitos anos e raramente as uso. O Cláudio Nobre disse o que é a realidade: Estas chumbadas foram idealizadas e são usadas para pesca em fundos de rocha ou mistos no máximo, nunca em fundos de areia.
As primeiras que tive (acho que ainda deve lá andar alguma) foram-me oferecidas por um amigo Inglês, País onde elas são muito usadas ( com impact shields, montagens clipadas, etc ).
Em fundo de areia com corrente na maior parte dos casos desarmam, enleiam.....ufff. :-\
Mesmo para usar em fundos de rocha, onde previnem o encaixe em fendas, e quando entram, saem mais facilmente ao desarmar, é necessário muito boa afinação das mesmas, pois senão abrem constantemente.

Abc

Ricardo Ribeiro
« Última modificação: 16:06 Quinta, 11 de Dezembro de 2014 por Ricardo Ribeiro »
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #21 em: 16:06 Quinta, 11 de Dezembro de 2014 »
Epá vou experimentar em zona de rio com corrente. Vai na volta trabalham no lodo também. ^-^
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #22 em: 16:14 Quinta, 11 de Dezembro de 2014 »
Claro que quando as uso meto uma montagem em que o estralho mais baixo não chega à chumbada, senão aí sim é só enleios.
Temos de adaptar a montagem às condições.
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #23 em: 05:37 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ate porque eu não estou a ver aqueles arames a segurar uma chumbada numa corrente forte se for só areia solta...

Experimenta e és capaz de ter uma supresa. As garras impedem a chumbada de rodar no fundo, o que faz que se enterre mesmo em fundo de areia com correntes laterais fortes.
Tenho sempre uma ou duas no saco para casos desesperados., de uns 150g. Se nem assim se aguenta, é arrumar e vir para casa que se as garras não aguentam nenhuma o fará, independentemente do peso (dentro do que uma cana lança, não vamos falar de lastros de mergulho :D)


Então queres dizer que em fundos de areia com correntes laterais fortes, se uma chumbada de garras de 150g não segura, uma pirâmide de topo liso do mesmo peso não faz melhor? :hummm:

Sou de opiniao contraria, de que os arames desenterram com facilidade pelo que não impedem a chumbada de rolar no fundo... é simples, se me agarrar a uma pedra fico no mesmo sitio, mas se me agarrar a areia deixo o rasto dos meus dedos na mesma e vou por ali a fora...
Por isso quando quero segurar a pesca conto com linha fina (a baixo de 030) mono, e com piramides ate 150g. Mesmo pescando em zonas de foz nas quais as correntes sao muito fortes, que tenha presente na memoria, nunca me vim embora sem pescar por causa da corrente...
Como disse o Ricardo as garras foram idealizadas para a pedra, pelo que na minha opiniao será na pedra que faz sentido usar, esticando a corda pesca também em alguns mistos, (ainda que não veja no nosso país necessidade de as usar, como sentiram os anglo saxónicos quando as idealizaram.) já para a areia acho que temos outras e melhores soluções, que ate estão a ser debatidas neste topico...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #24 em: 12:37 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
Discordo totalmente da tua opinião, tanto na efetividade como no tipo de utilização para que foi concebida.
Para mim é uma chumbada de areia. Se pesquisares e leres sites em inglês  (por "breakaway sinker") podes confirmar, sempre referida como chumbada de surfcasting para areia.
Exemplos:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
the "legs" dig in the sand allowing your bait to hold with less lead than when using conventional surf sinkers

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
The wires will dig into the sand and give you a lot more grip than a conventional sinker.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Essentially this gives you a sinker with great grip into the sand and little chance of getting snagged.
(todos tirados da primeira página de resultados do google)

Mas não são só os outros que dizem. A minha experiência (é uma das chumbadas que me acompanha sempre desde há uns anos) diz-me o mesmo, pelo que recomendo que troques a opinião pela experiência e talvez saias surpreendido.


O fato de funcionar em pedra é um "bonus", mas não gosto dela para esse fim porque quando se perder (e em pedra fica sempre lá alguma chumbada) fica mais cara (em €€ ou em trabalho de a fazer).
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #25 em: 14:21 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
Nesta sexta feira de noite fui para vila real de santo antonio a pescar no molhe. Para fixar a pesca lá fora só a garra funcionava, as piramidais cediam e encostavam. Falo de chumbada com garras em 130 gramas e piramidal de quatro lados sem haste no peso de 150. Foi um tira teimas a que me propus para desvendar esta duvida. Já estava mais ou menos esclarecido mas assim fiquei mais ainda. Claro que é só a minha opinião.

Para fixar as garras, abaixo disso vou meter os piramidons que o pedras me indicou e cujas características me agradam bastante e depois chumbadas em forma de torpedo ou bomba para mares lisos e ou sem corrente.



 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #26 em: 01:27 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
(...) quando quero segurar a pesca conto com linha fina (a baixo de 030) mono, e com piramides ate 150g. Mesmo pescando em zonas de foz nas quais as correntes sao muito fortes, que tenha presente na memoria, nunca me vim embora sem pescar por causa da corrente...
(...)(ainda que não veja no nosso país necessidade de as usar, como sentiram os anglo saxónicos quando as idealizaram.) já para a areia acho que temos outras e melhores soluções, que ate estão a ser debatidas neste topico...

Quero com isto dizer que nunca senti necessidade de usar chumbadas de garras, nem em pedra, nem em mistos, nem em areia...
Mas tem com certeza alguma coisa a ver com o facto de não usar multifilar como madre... :huuum: :huuum:
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #27 em: 01:54 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Pedroko qual é o fundo no molhe de vila real, é 100% areia?
Por curiosidade qual a linha madre? e montagem usada tanto na pirâmide como na garra?
Abc
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #28 em: 04:27 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Zé, perdi um bocadinho e reparei que os teus exemplos são de comerciantes, alguns da australia (muito distante da origem, se para nós "vizinhos" e um misterio, para eles pode ser um maior ainda). Por ex. se eu for ao site da decahtlon e comecar a a ler as descricoes dos produtos deles deparo-me com inumeros erros de quem comercializa (corta e cola descrições), e nao pesca... nao li da tua parte nenhum exemplo de um pescador (não nos vamos esquecer do comentário do Ricardo Ribeiro que me parece relevante)... ficando portanto com credibilidade duvidosa, com isto não digo que estão errados, apenas que para quem quer vender, a verdade não é o mais importante...
« Última modificação: 04:46 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 por Claudio Nobre »
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline joseafonso

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 467
  • Agradecido: 68 vezes
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #29 em: 09:19 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
O que o Zé Maria diz, está certo. Por vezes experimentar e testar outras coisas, ajuda e muito a compreender e entender muita coisa.
As chumbadas de garras, são para pescar em qualquer lado e em qualquer fundo.
Têm um poder de fixação superior a todas as outras, mas como em muitas situações de pesca, nem todas as chumbadas de garras funcionam bem e são boas para o efeito e também é preciso recorrer a alguns truques para as fazer parar em.
As garras devem ser resistentes e não desarmarem fácilmente.
Em tempos, em Portugal, até eram muito utilizadas e até se encontravam à venda em muitas lojas, mas a "nossa maneira" de pescar, faz com que as nossas preferências não passem pela sua utilização.
Nós pescamos na maioria das vezes com um estralho abaixo da chumbado e isso provoca enleios nos arames das chumbadas. O facto de pescarmos relativamente fino (linha de carreto), também ajuda a não gostarmos destas chumbadas.
O pessoal do norte da Europa, usam montagens clipadas para minimizar esta situação.
As chumbadas de garras para pedra têm os arames muito maiores que as outras e algumas usam arame menos duro que deformem mais facilmente ao puxar e assim soltar da pedra.
Quando pesco em foz de rios, também gosto de usar chumbadas de garras.
Ab
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por FilipePC [20:47 Quarta, 27 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]

Cana Spinning Amostras 18gr a Zagaias +/- 40gr - Praia - Pelos 100€ por Alexandre81 [17:56 Segunda, 25 de Março de 2024]