collapse

Autor Tópico: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento  (Lida 11765 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« em: 20:24 Terça, 09 de Dezembro de 2014 »
Olá pessoal.

Agora com a hellion nova ando com a febre toda e quero ter condições para lançar mais além na praia aqui da zona... aquilo é só areia. A minha duvida passa pela utilização de monofilamento no carreto juntamente com chumbada de garras. Tenho umas garras com cerca de 130gramas que uso quando o mar mexe muito ou está corrente. Será que um monofilamento de qualidade em .20 ou .22 fica comprometido na altura de desassorear este tipo de chumbada? Também uso piramides de 140 a 150 que também dão alguma luta da altura de recolher.

Que monofilamentos poderiam ser opção nestas condições?

 :D
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #1 em: 20:49 Terça, 09 de Dezembro de 2014 »
Boas, em relação às questões e são algumas, eu no surfcasting só utilizo monos, por isso é natural que considere essa a linha mais adequada.

E considero mais adequada porque é uma linha com elasticidade, que permite fixar melhor a pesca, tem melhor comportamento na presença de lixo e é menos abrasiva para os equipamentos, passadores e rodízios principalmente.

Se tu pescas preferencialmente no Algarve, e caso não estejas a pescar numa zona de aguagem de alguma barra ou ria, as correntes aí são uma coisa pacífica. Em mar aberto pode nalguns dias haver mais agitação marítima mas em termos de correntes não é difícil lidar com elas.

A utilização de chumbada de garras é que me parece ser contra producente. Uma boa chumbada de pirâmide de 4 lados, ou um “caramelo“ e tens o problema resolvido. Até porque nesses mares não é assim tão habitual que a pesca fique assoreada e seja difícil de desenterrar.

A chumbada de garras tem algumas dificuldades de utilização, nomeadamente com o estralho de baixo, que pode ocasionar que se enrole nas garras da chumbada. Quem as usa muito são os anglo-saxónicos, os Belgas e Holandeses, em montagens clipadas - os anzóis não vão soltos no lançamento - e em situações de grandes correntes marítimas, como por exemplo no Canal da Mancha e arredores.

Monos entre o 0,18 e o 0,22 em minha opinião resolvem-te o problema, com chicotes com terminal de espessura adequada à tua pesca.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mané

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #2 em: 21:27 Terça, 09 de Dezembro de 2014 »
Olá Pedras!

Realmente a garra tem o senão que indicas, diversas vezes vem o estralho enrolado à volta dela. As pirâmides agarram bem, sem duvida, mas comprometem a distancia.... já os caramelos é que nunca vi cá por baixo nem sei como se comportam no ar.

Existe alguma página onde se possa comprar caramelos, gostava de experimentar. Já agora em relação ao mono aqui na zona vendem o kenta e o kenta fluo em bobines de 2000 metros. A versão de .20 fica em cerca de 29.50€ . Para além deste que já li que é porreiro , que outras opções há a ter em conta?

 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #3 em: 22:09 Terça, 09 de Dezembro de 2014 »
O Pedras Salgadas já fez uma analise que estou perfeitamente de acordo pelo que não tenho nada a acrescentar. Mas tenho uma duvida  ???  Caso não seja para pescar em alguns sitios da ria, porquê garras ?!! ???
Nelson Peres
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #4 em: 22:39 Terça, 09 de Dezembro de 2014 »
Os caramelos são este tipo de chumbada. Tudo o que tenha haste melhora o resultado no voo.

Aí em Faro procura na loja do António Salvador e no Parchal. Na Quarteira também pode ser que arranjes.

O fio que estou a usar também é o Kenta e o Forze, também da yuki. Outros não tenho referências.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline pjc

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 13 vezes
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #5 em: 01:46 Quarta, 10 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os caramelos são este tipo de chumbada. Tudo o que tenha haste melhora o resultado no voo.

Aí em Faro procura na loja do António Salvador e no Parchal. Na Quarteira também pode ser que arranjes.

O fio que estou a usar também é o Kenta e o Forze, também da yuki. Outros não tenho referências.

Também uso dessas, agora quando for comprar já sei o nome, só as consigo comprar no Patacão/Parchal.
O mal do mundo são os €€€€€
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #6 em: 04:43 Quarta, 10 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A chumbada de garras tem algumas dificuldades de utilização, nomeadamente com o estralho de baixo, que pode ocasionar que se enrole nas garras da chumbada. Quem as usa muito são os anglo-saxónicos, os Belgas e Holandeses, em montagens clipadas - os anzóis não vão soltos no lançamento - e em situações de grandes correntes marítimas, como por exemplo no Canal da Mancha e arredores.
Manel corrige-me se estiver enganado, mas a maior parte dos pescadores em Portugal tem uma ideia errada sobre essas chumbadas... eu não as uso, mas já li "algures" que são usadas exatamente nas condições que falas e normalmente nem são mares de areia, muitos fundos mistos com grande percentagem de rocha, e ate só rocha, as garras alem de segurarem a pesca impedem que a chumbada caia para os buracos das pedras mais do que consegue sair, depois ao abrir as garras larga a pedra e liberta a pesca para ser recolhida... estarei correto?
Ate porque eu não estou a ver aqueles arames a segurar uma chumbada numa corrente forte se for só areia solta...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #7 em: 08:12 Quarta, 10 de Dezembro de 2014 »
Ja tinha escrito isso noutro topico Claudio, é isso.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #8 em: 08:56 Quarta, 10 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Também uso dessas, agora quando for comprar já sei o nome, só as consigo comprar no Patacão/Parchal.

Caramelos é o nome que eu lhes dou porque também assim vi chamar com alguma graça.
A Fonderia Roma desigana-os por PYRAMIDON

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #9 em: 09:02 Quarta, 10 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ate porque eu não estou a ver aqueles arames a segurar uma chumbada numa corrente forte se for só areia solta...

Exactamente não sei e até devo estar entre os que fazem uma ideia errada do uso dessa chumbada nos fundos de areia, certo é que também não as uso e as que tenho são um modelo antigo com uns arames macios e que saem da ponta da chumbada.

Mas as observações que fazes têm sentido e recordo um vídeo que vi num canal do DailyMotion sobre surfcasting nas Ilhas Britânicas e de facto estavam a usar essas chumbadas e o local apresentava bastante pedra, provavelmente o fundo também deveria ser.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #10 em: 10:10 Quarta, 10 de Dezembro de 2014 »
Nunca usei chumbadas de garras, não me convencem.
Quanto ás correntes, existem formatos que seguram muito bem as pescas, os caramelos são muito bons nesse aspecto.
Por vezes deixar a pesca correr é bom. Se parar, aí deverá ser um sitio quente. Também será ai que se acumularam comedia, e provavelmente está por lá peixe.
Quando caí na agua, começa a correr, e nunca mais para, mesmo com os formatos que melhor seguram, é melhor arrumar a tralha e zarpar.
No caso de estar a açorear, o que nem sempre acontece, resolve -se não deixando as pescas muito tempo no mesmo sitio, e neste caso o uso de astes facilitam.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #11 em: 11:49 Quarta, 10 de Dezembro de 2014 »
E moldes para esses caramelos? Já vasculhei um bocado e não encontrei nada ;D
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #12 em: 14:19 Quarta, 10 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E moldes para esses caramelos? Já vasculhei um bocado e não encontrei nada ;D

Pois não. Tens de mandar fazer. Arranjar um modelo e depois quem faça.
Os bons são caros.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #13 em: 14:55 Quinta, 11 de Dezembro de 2014 »
Pode ser que arranje o molde, já falei com um expert da matéria ;P

Em relação à linha vou apostar no que me sugerem e vou para um kenta 0.20.Como chicote vou começar com monos de .40 que aqui tenho, depois logo vejo como corre.


Podem dar me o nome para um nó que una dois monos de diametros diferentes como deve de ser?

Atentamente
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de garra e linha do carreto em monofilamento
« Responder #14 em: 15:02 Quinta, 11 de Dezembro de 2014 »
Nó cego na linha mais grossa, com a fina a passar por dentro do nó, e uni knot ou grinner knot na linha mais fina sobre a mais grossa.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]