collapse

Autor Tópico: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?  (Lida 5467 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Paulo cabrita

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 46
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:35 Quarta, 18 de Junho de 2014
Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« em: 16:28 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Numa praia quem tem prioridade? O pescador ou o surfista ou quem Faz bodyboard?
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #1 em: 16:36 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
A prioridade penso que será o respeito pelo espaço de cada um...no entanto penso que a haver prioridade será a de quem lá chegou 1.º...mas outra coisa é o outro respeitar esse facto...

A mim já me passou algo idêntico numa praia NÃO VIGIADA onde eu e um amigo tivemos o cuidado de nos afastarmos das pessoas e com o decorrer da manhã começaram a colocar-se junto a nós até que começaram a impor-se a dizer que nós é que estávamos mal e que não podíamos estar ali...colocando-se mesmo a entrar na água e nadar em nossa frente de modo provocatório...
Ainda por cima como a maré estava a vazar ficava um grande vazio entre as canas e a água com alguma profundidade...decidimos arrumar e terminar a pesca por ali, para não haver mais chatices.
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline jmlfernandes

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • a tentar fazer um pouco de tudo...
    • LAGOA - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:47 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #2 em: 16:38 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Para mim... e de acordo com o bom senso... ganha quem chega primeiro (como em tudo na vida)... se eu já tiver a pescar e entrarem surfistas na água, não tenho grandes contemplações... pois se eles já lá estiverem antes de mim, vou para outro lado...

Há ainda uma questão interessante nesta temática... nós pagamos licença (leia-se impostos) pela nossa atividade... eles não...
JMLFernandes@Algarve
 

Offline João Pinto

Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #3 em: 16:40 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A prioridade penso que será o respeito pelo espaço de cada um...no entanto penso que a haver prioridade será a de quem lá chegou 1.º...mas outra coisa é o outro respeitar esse facto...

A mim já me passou algo idêntico numa praia NÃO VIGIADA onde eu e um amigo tivemos o cuidado de nos afastarmos das pessoas e com o decorrer da manhã começaram a colocar-se junto a nós até que começaram a impor-se a dizer que nós é que estávamos mal e que não podíamos estar ali...colocando-se mesmo a entrar na água e nadar em nossa frente de modo provocatório...
Ainda por cima como a maré estava a vazar ficava um grande vazio entre as canas e a água com alguma profundidade...decidimos arrumar e terminar a pesca por ali, para não haver mais chatices.
Em Peniche aconteceu-me o mesmo, acredito que existam praticantes desta modalidade com consciência o certo é que NUNCA encontrei nenhum, por várias vezes tive que mudar de spots mas não antes de lançar várias vezes uma bela de uma amostra de 16Cm com 3 lindas fateixas e chegou mesmo a passar por cima de uma dessas pranchas, eu cheguei lá de madrugada e o mar é de todos
 

Offline Olho de peixe

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
    • Espinho
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:14 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #4 em: 16:48 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
O problema é que se põem outros problemas, se acertar com o chumbo na tola de algum vai para crime e ofensas corporais simples, bem como se engatar o anzol no fato ficamos na mesma situação porque ficou a beber água (danos simples) e o pescador lúdico está abrangido pela lei com normas a cumprir, no caso em apreço nada beneficia o pescador.....a não ser uma boa +pescaria
 

Offline DIOGOLUCAS

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 222
  • A pesca é o meu anti-stress
    • TORRES VEDRAS
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #5 em: 16:52 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Concordo com o que foi dito pelo Rider. Quem chega primeiro tem que ser respeitado e como tudo na vida quem chega primeiro tem direito a usufruir...o contrário tambem já o fiz, chegar a um local e ter que me afastar porque estavam a surfar...

Um belo dia, tambem estava com um colega meu a pescar e um surfista começou a brincar em frente ás canas, tal como o Rider diz, de forma provocatória...teve duas soluções...e decidiu escolher a melhor, que foi sair da agua na praia ao lado porque com as coisas que ele nos disse nao o deixamos sair onde entrou, como é óbvio. Ás vezes é preciso apanhar-se um susto para se colocar as ideias em ordem  >:D

Um abraço a todos
Diogo Lucas
 

Offline jmlfernandes

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • a tentar fazer um pouco de tudo...
    • LAGOA - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:47 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #6 em: 16:56 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
acredito que existam praticantes desta modalidade com consciência o certo é que NUNCA encontrei nenhum

já somos 2... eles nem se respeitam entre si (dentro de água por vezes é uma selva)...

os problemas aumentam muito se as duas partes estiverem dentro de água (p.e. pescador submarino ou simplesmente um veraneante a dar uns mergulhos)... quantas vezes não vi pessoal a ser atingido por pranchas na Costa da Caparica ou Carcavelos... eu tive o bico de uma a vir na direção da minha cabeça... por sorte, o shop esticou ao máximo e a prancha parou a centimetros da minha testa...

é pena é o exemplo de bom senso e as cedências virem sempre do mesmo lado...
JMLFernandes@Algarve
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #7 em: 17:15 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Aqui na Costa da Caparica como devem calcular é complicado, eu não tenho chatices porque praticamente só pesco de noite, mas já vi algumas situações bem complicadas, numa delas estavam uns quantos em cima do esporão a pescar e os surfistas dentro de água era mato a coisa começou a azedar com troca de insultos e acabou num concurso de tiro ao alvo com pirâmides de 150gr a voar em direção às pranchas, se uma chumbada daquelas acerta na cabeça dum gajo é morte quase certa.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #8 em: 17:29 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Este tópico só pelo nome vai ter direito a muitas opiniões.
Como já disseram, o respeito entre o pescador e o surfista tem de prevalecer.
Por vezes apetece fazer tiro ao boneco com as chumbadas e mesmo de vez em quando lá passam umas a "apitar" bem ao pé deles!
Agora se eles percebem a intenção, afastam-se, vão para outro lado e deixam-te em paz.
Tu continuas a pescar pois já lá estavas. Se eles não percebem lá terás de ser tu a ir para outro lado. Chamas meia dúzia de nomes aos rapazecos, metes a cana ás costas e siga para outro lado.

O que é que se pode fazer? É estar a mandar chumbadas à tola dos meninos?
João Rodrigues
 

Offline Synned

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 217
  • Agradecido: 1 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:05 Quinta, 06 de Novembro de 2014
Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #9 em: 17:34 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Quem chega primeiro mas o bom senso e que manda. Tal como disseram aqui certas pessoas precisam de um susto para aprenderem, o meu caso, sou sosegado nao estou para me chatear mesmo ja o colega com quem costumava pescar nao era assim, fosse barco fosse mergulhador fosse surfista ai ia voar chumbada... E muito cuidado com as chumbadas, nao destruam a vossa vida matando alguem por algo tao estupido como um spot uma piramide de 120 ja mata facilmente.

No rio d'ouro ja tive canas a voar ao rio gracas aos barcos que nao respeitam a lei.. existe um espacamento onde eles podem andar. Solucao apresentou-se queixa.

 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #10 em: 17:55 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
O mal é que o bom senso pelo menos por aqui não funciona, existem 2 escolas de surf que quando vão á agua é sempre no mesmo sitio esteja lá quem estiver e ja me aconteceu em Azurara e a outra é em vila do conde no praia azul nem que tenhas passado lá a noite, eles chegam e agua mais nada ou vais embora ou te chateias o que agora não faz parte de mim  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #11 em: 17:56 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Concordo com o que foi dito pelo Rider.

Não foi o Rider que disse, mas sim eu... :) por acaso já reparei que temos o avatar muito idêntico o que pode levar a erro na identificação... :D

Já agora para esclarecer no meu texto e como o titulo refere, pode levar e levou mesmo a interpretar que eu me estava a referir a surfistas, mas não no meu caso em concreto era a banhistas apenas...não costumo pescar muito de dia em zonas de surfistas... mas prontos a ideia será a mesma... peço desculpa ter induzido em erro...

Já agora o pessoal do kite surf em determinadas zonas tipo ria, tb muitas vezes varrem as linhas do pessoal
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #12 em: 18:01 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
É usar multi que só varrem as linhas uma vez e aprendem logo. Mas tenham os espetos bem presos :D
 

Offline Synned

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 217
  • Agradecido: 1 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:05 Quinta, 06 de Novembro de 2014
Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #13 em: 20:28 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Já agora para esclarecer no meu texto e como o titulo refere, pode levar e levou mesmo a interpretar que eu me estava a referir a surfistas, mas não no meu caso em concreto era a banhistas apenas...não costumo pescar muito de dia em zonas de surfistas... mas prontos a ideia será a mesma... peço desculpa ter induzido em erro...

[/quote]

Epa eu ja por tendecia minha em epoca balnear so pesco a noite ja sei ao que vou se for de dia. Ja sabemos que no verao em praias bem frequentadas vamos estar rodeados de pessoas. Pessoalmente nao gosto de arriscar com criancas a volta e tudo mais, nao me ia sentir bem se partisse algo a lancar e voasse um chumbo a cabeca de alguem. Aqui na minha zona todas as praias ficam cheias de gente.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Quem ganha - o chumbo ou o surfista?
« Responder #14 em: 20:59 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
É um jogo demasiado perigoso esse. Se for pescador ou surfista eu direi que quem chega primeiro deve ser respeitado. Sabemos que nem sempre é assim. Essa situação nunca me aconteceu por uma razão muito simples. Na minha zona conheço perfeitamente os spots do surfistas e respeito o espaço, não porque seja deles porque não é, mas porque sei que ali é onde eles costumam estar e certamente não poderei usufruir do momento a que me propus.

É o mesmo que pescar de verão no rio Arade na maior partes dos locais. A todo o momento passa uma mota de agua, um barco e lá se vai o material á vida.... vezes sem conta. A malta não sabe navegar, não se preocupam com quem está junto á margem pois no mundo deles só eles próprios existem.  O que me acontece mais, principalmente nesta altura é estar a pesca na praia e aparecerem barcos em frente a onde estamos a pescar. Não respeitam o espaço, não entendem que estão perto e que os materiais evoluiram, que os pescadores evoluiram e atingem distâncias maiores do que os 0,50mm  o permitiam no tempo deles... Digo isto porque normalmente são pessoas já acima dos 50 anos mas limitados nos conhecimentos porque há muito boa gente com mais de 50 que dá o bigode nos putos novos :).

Normalmente assobio e aceno com a mão para se chegarem mais para lá... Alguns já vão percebendo... Quando se fazem de teimosos volto a assobiar para chamar a atenção deles e lanço, uns belos menos ao lado para não haver falhas, claro ^-^ , para eles perceberem o quanto perto estão. Até agora funcionou sempre...

Voltando ao tema principal, na duvida, deixem ganhar o surfista.
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [Hoje às 18:18]

Cinnetic Raycast III por José Couto [Hoje às 18:07]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 17:34]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Zagaia [10:56 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]