collapse

Autor Tópico: Maxima 100% fluorocarbono  (Lida 9014 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Maxima 100% fluorocarbono
« em: 16:38 Quarta, 01 de Janeiro de 2014 »
Máxima 100% Fluorocarbono








Nos dias que correm torna-se cada vez mais imprescindível ser-se competitivo no mercado. Encontrar o equilíbrio entre qualidade/preço é um desafio a que muitas marcas não se dão ao trabalho, e outras por e simplesmente não podem atingir.

As linhas são a meu ver, o calcanhar de aquiles do material de pesca, onde se vêm as maiores mentiras e falta de rigor. Desde medidas claramente falsas, a autocolantes postos por cima dos originais pelos importadores, já vi de tudo um pouco... Talvez por isso há uns anos atrás, desconfiado com as linhas que usava decidi comprar um micrómetro digital, para poder ter a certeza de que linha estava a utilizar.

Este tópico é sempre muito discutível pela parte de muitos pescadores, uns porque têm claros interesses comerciais, outros porque negam a importância da veracidade dos diâmetros de linha, mas depois quando vão comprar, na realidade escolhem com precisão a medida que necessitam.

Senão vejamos... Se aqueles que dizem que os diâmetros das linhas não importam, não deveriam então quando compram trazer qualquer coisa??? Qual a diferença de comprar um 0,20mm de um 0,30mm??? Pois é, tem toda... Cada tipo de pesca e peixe obriga a que sejamos precisos na escolha.

Não faz qualquer sentido não dar atenção a este aspecto, pois em muitas pescas, pode ser fulcral, e determinante na captura de um bom exemplar/pescaria.

Se aceito, que nos diâmetros altos este aspecto já é menos importante, até aos 0,30 mm parece-me ser fulcral e todos deviam saber bem o que compram...

Quantas vezes estamos a pescar e o peixe não pica, sendo que o vizinho do lado está a apanhar peixe, e ignoramos que o diâmetro da linha que usamos pode ser o motivo para tal, mesmo que possamos julgar o contrário.
Imaginem que ambos têm na bobine um 0,24mm, mas que a do amigo é um 0,24mm real e a nossa  embora na embalagem marque também 0,24mm é na realidade um 0,28mm.
Algum pescador tem dúvidas de que isso só por si pode ser o motivo pelo qual não estamos a apanhar nada? Pois eu não tenho dúvidas que em alguns tipos de pesca, como a bóia, por exemplo, isso pode se revelar fatal.

Esta introdução serve para falar um pouco de uma linha que estou a usar a cerca de ano e meio, à bóia e embarcada, e que já experimentei também no surfcasting.

Talvez por não pertencer a nenhuma marca forte do mercado nacional, o nome Máxima só por si, ainda esteja a ser descoberto pela maioria dos pescadores nacionais, mas a verdade é que a sua qualidade está ao nível das grandes linhas do mercado, e esta a um preço muito competitivo.

Não sei se justificável ou não a realidade é que os fluorocarbonos, são linhas ainda muito caras, e são uma clara fonte de capitalização das marcas mundiais. Arranjar bons fluorocarbonos, a preços baixos é muito difícil de arranjar.

Determinar a qualidade é sempre muito relativo, mas os pescadores mais experientes conseguem perceber bem essas diferenças, que quer na actividade do peixe, quer na luta com bons peixe, ou na  abrasão, se pode determinar a qualidade de uma linha e ter noção se a escolha foi ou não bem feita.

A primeira vez que a comprei, não foi por ninguém ma indicar, mas sim, porque vi numa loja a preço baixo e precisava de fluorocarbono para pescar de barco, e não gosto muito de pessoalmente de comprar bobines de 50 metros, excepto se for para pescas em que o gasto de fio seja muito reduzido. Tirei-a da caixa, senti-a na mão e gostei do que senti, era macia q.b., não demasiado, e era bem forte, não deixando grandes marcas quando era esticada... Era um risco, mas quem não arrisca, não petisca...

O 1º teste da Máxima foi às douradas de barco, num dia em que o Palma perdeu alguns peixes por a linha rebentar, e a minha de diâmetro mais baixo, aguentar sempre as investidas e também a abrasão junto ao molhos de ostral e mexilhão que a zona apresentava. Foi aqui que pela primeira vez pude testar esta magnífica linha.

Curioso, e com vontade de saber mais sobre ela, nessa noite em casa, fui fazer-lhe uns testes e fiquei muito surpreso pela positiva, tinha encontrado uma boa linha a um preço muito bom...

- Outro dos pontos fortes desta linha é a sua medida certinha sem erros de maior. Medi 4 bobines diferentes, e todas marcaram certo, sendo que em cerca de 20 medições, 18 deram a medida precisa e 2 uma décima de milímetro abaixo. Muito bom.







- A MÁXIMA é uma linha 100% fluorocarbono, como pode ser facilmente comprovado...


- Nas utilizações que lhe dei, gostei desta linha para pesca à bóia e para embarcada. A sua capacidade de resistência à abrasão é sem dúvida um mais valia na pesca à bóia, onde o contacto com as rochas cheias de mexilhão e percebes é uma realidade diária. Foram vários os peixes que tirei com a linha já roçada e sempre em tensão. É uma linha realmente resistente.
 Não me satisfez totalmente no surfcasting pois acaba por enrolar um pouco e ganhar vícios, o que não pode acontecer nesta pesca. Mesmo assim está num patamar intermédio para esta pesca, nem foi das melhores, nem das piores que usei.

Acima de tudo, dentro dos valores a que estão os fluorocarbonos em média, esta linha está no topo das minhas preferências, e quem usar vai certamente perceber que se trata de uma linha de alta qualidade, e com grande precisão em diâmetros, cargas de rupturas, e com a tal excelente resistência à abrasão e também ao nó, não deixando a linha cheia de vícios.

Também do ponto de vista da veracidade de cargas de ruptura e diâmetros há que dar os parabéns a esta magnífica linha, que provavelmente não vende mais porque a maioria de vós gosta de ver cargas de rupturas surreais em vez de verem a verdade. Mas sou da opinião que com o tempo a verdade vem ao de cima, e muitos irão perceber que estamos realmente perante uma grande linha cujo preço é mais aproximado do que podemos pagar.




Pontos Fortes:
- Relação preço/qualidade praticamente imbatível no nosso mercado;
- Excelente resistência à abrasão.
- Bobines de 180 metros o que dá para bastantes pescarias e a torna acessível a maioria das carteiras.
- Diâmetros muito próximos do que anuncia, o que é uma mais valia.

Pontos fracos:
- Apenas lhe aponto o não ser uma linha "óptima" para surfcasting pois enrola um pouco nesta modalidade.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Renato Sá

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 231
  • Agradecido: 1 vezes
    • Trofa/Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:33 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #1 em: 23:49 Quarta, 01 de Janeiro de 2014 »
boas  ,  em tempos cheguei a usar linha dessa marca para a pesca a truta  e posso dizer que era muito boa e barata , Filipe qual o preço medio  de uma bobine dessa linha .

cumpts

Renato Sá
 

Offline joseafonso

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 467
  • Agradecido: 69 vezes
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #2 em: 00:08 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Só para dizer que conheço a Maxima pelo menos desde 1990. Uma marca de fios de prestígio e que durante alguns anos tinha muito boa aceitação por todo o Mundo. A Alemanha país de origem da marca, devia ser o País da Europa onde mais se gastava e vendia Maxima.
O Maxima Chameleon foi durante muitos anos a linha de eleição de muitos pescadores. Não só na pesca à inglesa onde se utilizam linhas afundantes como também no surfcasting, sendo uma das melhores linhas (em diâmetros mais grossos) para as madres das montagens. Como o nome indica, Chameleon é um fio de cor escura, mas com propriedades miméticas.
O Maxima Chameleon, assim como o Fibre Glow, devem das linhas que já utilizei, com a maior durabilidade na bobine dum carreto.
De salientar que a Maxima comercializa as suas linhas com os nomes há já vários anos.
Conheço muito bem este fluorcarbono, é vendido em Portugal (pelo menos aqui em lojas perto de mim) hà alguns anos e já o utlizei durante muitos anos. Um fio honesto com uma excelente relação preço qualidade. Dos fluorcarbonos mais macios que conheço.
Em termos de resistência à abrasão é fraco, quando comparado com outros fluorcarbonos.
Um dos factores que fazem com que as linhas Maxima não tenham mais aceitação em Portugal e em alguns Países da Europa é o facto de apresentarem valores muito baixos nas cargas de ruptura (Mas são honestos e não mentem, como a maioria dos fios de origem nos países asiáticos).
Ab
« Última modificação: 00:13 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 por joseafonso »
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #3 em: 02:20 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em termos de resistência à abrasão é fraco, quando comparado com outros fluorcarbonos.
Um dos factores que fazem com que as linhas Maxima não tenham mais aceitação em Portugal e em alguns Países da Europa é o facto de apresentarem valores muito baixos nas cargas de ruptura (Mas são honestos e não mentem, como a maioria dos fios de origem nos países asiáticos).
Ab

Também acho, as cargas de ruptura e a resistência á abrasão é que são o busilis da questão.

Cumprimentos.
 

Offline manuel

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Agradecido: 26 vezes
    • charneca
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:37 Terça, 31 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #4 em: 09:13 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Belo artigo, com uma grande explicação. Uso muito a máxima a boia e tal como dizes no artigo tem uma resistência brutal a abrasão. Pena o pescador preferir cargas de ruptura surreais. Parabéns por este artigo.
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #5 em: 09:45 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Filipe tocaste ai em alguns pontos interessantes como diâmetros "reais", cargas de ruptura, etc...
Há fios que se a malta os for a medir ui ui
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #6 em: 13:43 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Olá Suchi dependendo dos sitios que vendem, uma bobine de 180 metros de por exemplo 0,24 custa cerca de 14 euros. Em diametros maiores aumenta o preço como é normal na maioria das linhas.

Tiago eu a carga de ruptura não ligo muito, faço alguns testes mais por ser curioso, sinceramente ligo pouco. Agora os diametros é diferente. Principalmente na pesca a boia tem influencia, e muita, e a resistencia a abrasão e nesta pesca fundamental. Para mim esta linha é magnifica neste ponto, tenho nesta altura quase 2 anos de uso, eu e mais cerca de 20 pescadores diários de bóia. Todos adoram a linha, e todos realçam esse aspecto.
Não será a melhor do mercado, certamente, mas neste preço é imbatível.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline riny

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 320
  • praia grande
    • portimao
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:31 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #7 em: 21:42 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Boas, acabei de comprar um bobine Maxima 100% fluorcarbon 0.24, depois de ler estes relatos fico na dúvida se fiz boa compra ou não, porque só faço surfcasting, mas tenho que experimentar.
depois digo algo
obrigado :D
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #8 em: 21:50 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
A linha não é ma para surfcasting, apenas não é fantástica nesta modalidade.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #9 em: 23:46 Sábado, 04 de Janeiro de 2014 »
Boas Filipe,

Andei reticente para o comprar, mas no final preferi continuar com o Asari Fluorcarbon. Apesar de ser mais caro, visto que vem em bonines de 50metros, mas as cargas de ruptura anunciadas acabaram por me levar a isso.
No tipo de pesca à boia que faço ao robalo, em estuário, o máximo dos máximos usa-se o 0,215, há quem use 0,25 e 0,28mm mas os resultados são claros. E comparando estas duas linhas as cargas anunciadas na Maxima acho reduzidas( se estiverem correctas).




Asari Fluorcarbon 50m                             Maxima FLuorcarbono
Bobine 0.148 mm, resistência 3.00 kg.       Bobine 0,19 mm, resistência 2.4kg
Bobine 0.165 mm, resistência 3.48 kg.       Bobine 0.22 mm   resistência 2,7kg
Bobine 0.185 mm, resistência 4.20 kg.
Bobine 0.215 mm, resistência 5.16 kg.

Vi que o José Afonso toca precisamente neste ponto, no entanto com a Asari mesmo com o 0,165, quer eu quer os meus colegas já testaram com bons peixes e não rebentaram em combate, à excepção de alguns continuarem a cair no erro de não usar "empate falso" quando pescam com linhas de diâmetro fino, já assisti em primeira mão a vários "rebentas" com a linha cortada no olhal.
A Maxima é apelativa no que toca ao preço, mas ....

Abraço
« Última modificação: 23:52 Sábado, 04 de Janeiro de 2014 por João Pontes »
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #10 em: 16:31 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Essa asari foi a linha que o meu colega tinha no dia em que perdeu dourada atras de dourada. Se não lhe tenho emprestado a minha acho que nem uma trazia para casa... Vai lá explicar isso.
A carga de ruptura é o ponto que a mim menos me diz alguma coisa. As douradas nesse dia eram peixes de 1,5 a 3 kg. Partiam-lhe tudo. E a mim não. Claro que pode ter sido coincidência, mas a realidade e que a carga de ruptura naquele ponto de nada serviu. O problema a meu ver estava a ser outro.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #11 em: 18:06 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No tipo de pesca à boia que faço ao robalo, em estuário, o máximo dos máximos usa-se o 0,215, há quem use 0,25 e 0,28mm mas os resultados são claros.

Fonix joao tu pesca fino pa cacete! Vai lá vai....
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #12 em: 18:22 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Tambem vi isso Pedro. Mas como não conheço a realidade dele, não posso opinar. Cada qual sabera das suas necessidades. Aqui, com essa medida é complicado pois com as correntes, nunca mais agarrava um robalo maior.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Humbfish

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 4 vezes
    • Oliveira de Azeméis
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #13 em: 20:36 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Excelente artigo Filipe, como já estamos habituados ;)

Abraço,
Humberto.
Vivam a vida pescando, amigos...
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #14 em: 06:27 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No tipo de pesca à boia que faço ao robalo, em estuário, o máximo dos máximos usa-se o 0,215, há quem use 0,25 e 0,28mm mas os resultados são claros.

Fonix joao tu pesca fino pa cacete! Vai lá vai....

Tem de ser Pedro, não tenho a corrente que tu tens no Douro nem os obstáculos. Já lá foste algumas vezes e viste que não se passa nada ali :P :P
« Última modificação: 06:37 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 por João Pontes »
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline 007kil

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 150
  • Agradecido: 6 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #15 em: 08:30 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Devo dizer que comprei à pouco tempo uma bobine de 0.34 desta linha para pesca à boia ao robalo, porque na altura achei um preço muito razoável para a mesma devido aos metros que a mesma trás 180 mts., ainda não a pus em ação porque estou a acabar outra bobine que me dei muito bem com a mesma que é a flomax ion 100% fluorcarbono também ela uma linha bastante macia e resistente, mas agora depois de ouvir as palavras do Filipe fico com a ideia de ter feito uma excelente compra.
A ver vamos como se comporta quando ferrar um tarolo.
"A pesca é o meu anti-stress"
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #16 em: 10:34 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tem de ser Pedro, não tenho a corrente que tu tens no Douro nem os obstáculos. Já lá foste algumas vezes e viste que não se passa nada ali 
Sim eu sei joao.. Eu onde posso trabalhar o peixe com embraiagem e tempo vai com 0.26.. de resto ondea embraiagem está fechada ou quase vai de 0.37 e por vezes bem mais lol
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #17 em: 10:34 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Devo dizer que comprei à pouco tempo uma bobine de 0.34
Onde fernando? :)
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #18 em: 22:20 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Filipe, grande review!! Diz-me apenas uma coisa, já experimentas-te spinnar " a sério" com ela? Porta-se bem?
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #19 em: 22:28 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Não, ainda não. Só a tenho usado na bóia e na embarcada, onde o desempenho é fabuloso para o preço que custa.
Também tenho e usei no surf, achando porreira, mas quem se habituou ao luxo que é a sufix aqui fica sempre a pensar que as outras estão mal  :).
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #20 em: 22:46 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não, ainda não. Só a tenho usado na bóia e na embarcada, onde o desempenho é fabuloso para o preço que custa.
Também tenho e usei no surf, achando porreira, mas quem se habituou ao luxo que é a sufix aqui fica sempre a pensar que as outras estão mal  :).


Pois... esse é um pouco o meu problema! Costumava usar uma linha da Berkley, não me recordo agora do nome, que era razoavelmente satisfatória, até ao dia em que experimentei a sufix que é, para mim, imbativel. Mas gostava de ter alternativas, a awa-shima fluor-x a que me referi no outro tópico até é porreira mas lá está... apenas a considero satisfatoria. Vou tentar achar essa maxima por aqui, não perco nada em tentar... ;)
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #21 em: 23:04 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
A sufix amigo é uma linha sem igual nesta pesca principalmente nos dias em que o mar bate...
A awa-shima é a eclipsia, muito boa linha. Adorei. Mas não é a sufix, lol. Achei que tinha melhor qualidade geral, mas naquele ponto não sei onde encontrar outra sufix. Ainda bem que tenho umas quantas bobines de reserve em local seguro.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline 007kil

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 150
  • Agradecido: 6 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #22 em: 13:40 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Devo dizer que comprei à pouco tempo uma bobine de 0.34
Onde fernando? :)
Pedro foi em Aveiro no Ganhuço.
Abraço
"A pesca é o meu anti-stress"
 

Offline Jaime Almeida

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 85
  • Agradecido: 2 vezes
    • Zambujeira - Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:48 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #23 em: 15:11 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Boa Tarde Amigos
 Qual a linha  Fluorcarbon que me aconselham para spinning?
 Já agora em que diâmetro?
 Obrigado e continuação de Bom Ano.

 
 

Offline riny

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 320
  • praia grande
    • portimao
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:31 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #24 em: 19:40 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Meus amigos, ja experimentei a linha acho boa, nao enrola muito e dá para fazer varias pescarias, preço/qualidade é boa.

riny
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #25 em: 19:51 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Ainda bem que gostas-te, a linha vale os euros, não tenham duvidas.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #26 em: 19:56 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
A carga de rotura que a Maxima apresenta julgo ser boa se for a do teste ao nó. Mesmo assim é preciso cuidado a comparar porque nem todas as linhas se dão bem com o mesmo tipo de nó. Há uns tempos andei a fazer testes às linhas e só pude concluir que 90% das marcas é só tangas que metem nos rotulos.
A unica que apresentou a resultados de acordo com a carga que apresentava foi a Sufix 100%. A asso fluorocasting por exemplo um 0,35 aguentava cerca de 4.5kg (ao nó) quando na bobine diz que aguenta quase 8kg.
O Seaguar FXR 0,23.5 diz 6.9kg mas na realidade nem aos 3.5kg conseguiu ir. Esta então quase que me ia passando porque partiu muito facilmente no primeiro nó que lhe dei.

Todos os fabricantes deviam ser obrigados a apresentar a resistência ao nó porque a outra na pratica não serve para nada porque ninguem pesca com a linha sem dar um nó pelo menos! lol.

A Maxima 100% fluoro vai até que diametros? Para o surfcasting em medidas mais grossas é capaz de não embrulhar tanto não?
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #27 em: 20:15 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Não sei se é ao no, mas é uma linha muito resistente.
Em medidas mais grossas embrulha pouco, como expliquei o problema é que comparas com a sufix e achas tudo pior.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #28 em: 20:47 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Eu tenho pena que a Sufix não tenha esse fio em 0,50 visto que é das medidas que mais uso e que mais problemas me dá para encontrar qualidade a bom preço. Estive a ver no site da Maxima e eles têm esse fio até ao 0,60 nessas bobines de 180m só que já ficam muito caras (61dolares por um 0,48 já é muita fruta).
O F117 em 0,52 arranja-se por menos de 35eur. Nunca experimentei nenhuma dessas linhas, qual delas aconselhas para uma pesca em que a resistência à abrasão é o mais importante?
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #29 em: 20:58 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Miguel, mas deste o nó a seco ou humedeceste a linha ?
É que linhas secas estouram todas.
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #30 em: 21:16 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Sempre húmidas e com cuidado ao apertar o nó. Eu deixo aqui um desafio fácil de fazer que é tentarem levantar do chão um garrafão de 5litros com  linhas 100% fluoro inferiores a 0,35mm   >:D  >:D
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #31 em: 21:49 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
A sufix faz.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline pesca2joa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 161
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #32 em: 08:54 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Já agora quanto tempo se pode guardar as linhas dentro da caixa e na despensa a escuras :)
João Cardoso
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #33 em: 09:04 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sempre húmidas e com cuidado ao apertar o nó. Eu deixo aqui um desafio fácil de fazer que é tentarem levantar do chão um garrafão de 5litros com  linhas 100% fluoro inferiores a 0,35mm   >:D  >:D

O Seagur FXR 0,26 faz isso.....
João Rodrigues
 

Offline joseafonso

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 467
  • Agradecido: 69 vezes
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #34 em: 09:28 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sempre húmidas e com cuidado ao apertar o nó. Eu deixo aqui um desafio fácil de fazer que é tentarem levantar do chão um garrafão de 5litros com  linhas 100% fluoro inferiores a 0,35mm   >:D  >:D
O Yuki Neox faz (026 - 0.285 - 0.33)
Ab
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #35 em: 09:35 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
É uma linha que uso à algum tempo na pesca à bóia e na embarcada tenho desde o 0.24 até ao 0.44 e de facto é uma linha com uma relação preço/qualidade muito boa.
Quanto às cargas de ruptura anunciadas não são as que outras marcas mostram e que são autênticas barbaridades.
Experimentem pesquisar uma determinada linha no mercado americano e depois pesquisem na Europa e vejam as diferenças anunciadas para a mesma linha nos diferentes mercados e tirem as vossas conclusões. Os bifes não papam grupos linhas mentirosas é processos em tribunal e brutas indemnizações e a marca fica queimada, por isso eles nem se atrevem a fazer as mesmas palhaçadas que fazem no mercado europeu.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline 007kil

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 150
  • Agradecido: 6 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #36 em: 19:27 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Eu por exemplo já vi cá em Portugal a mesma linha com o mesmo diâmetro e a anunciar pesos diferentes, uma foi comprada cá no Porto e a outra em Alcochete. A comprada cá no Norte apresentava um peso muito superior em relação à outra.
O que as casas querem é vender, o resto é conversa.
"A pesca é o meu anti-stress"
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #37 em: 19:35 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Não são as casas que alteram isso. Quanto muito são os importadores.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #38 em: 19:45 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Boas

Não gosto muito de falar de materiais, para os quais o meu clube tem patrocínio, mas e apesar de eu não utilizar a Máxima sei que é um óptima linha para a embarcada, com experiências dadas com alguns atletas que a usam.

Eu ainda continuo a utilizar as que tenho em casa, onde a Neox, a FXR e Awa-shima são das mais utilizadas, quando acabar, pensarei na próxima remessa.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline MCandeias

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 80
    • Pinhal de Frades
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:31 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #39 em: 01:20 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
A minha linha de eleição para pesca à bóia, ao sargo. Relação Preço/Qualidade/Quantidade - 5 Estrelas  ;) !
 

Offline Cesar Faria

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 3 vezes
    • Corroios
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:44 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014
Re: Maxima 100% fluorocarbono
« Responder #40 em: 15:15 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
De momento não utilizo outro fio(pesca à boia exclusivamente), e atenção que não falo apenas da relação qualidade preço, quem já teve com ela na mão ou já a adquiriu há-de reparar que o fio é mate, sem brilho, o que em dias de sol ou noites de lua cheia quando comparada por exemplo à invizyX da seaguar ou mesmo à tatsu esta é muito mais pesqueira.

Para mim e de momento utilizo 0 22,24 e 28 e recomendo.
Mar....a Paz em estado líquido.
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]