collapse

Autor Tópico: A Jibóia é uma ventoinha  (Lida 675 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 53 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
A Jibóia é uma ventoinha
« em: 16:37 Quarta, 01 de Janeiro de 2014 »

- Então, quando é que vamos à pesca?
- É assim que puder…

Contemplei atentamente o Hipólito. Cara serena, emagrecida, tal como o resto do corpo, e aquele olhar pacífico, diria mesmo bondoso.
Trinta anos. Trinta anos de vida perdidos.

Mas, enfim, assim que daí a uns tantos meses acabasse a fisioterapia, para voltar a ganhar os movimentos essenciais, ainda teria uns anos valentes à frente, para viver e pescar, a sua grande paixão desde miúdo.

Trinta anos. Trinta anos em coma.

Fora em 1983 que tivera o acidente. E desde então ficara adormecido. Até que muito recentemente, e sem nada o fazer prever, eis que renasce. Eu nem queria acreditar quando a mulher, a Eulália, me telefonou.

- Aqui o meu sobrinho apanhou anteontem um robalo de três quilos e tal – Disse eu, abrindo os braços, naquele gesto habitual dos pescarretas, e arrancando um rasgado sorriso ao Hipólito.
- Ao fundo ou à bóia? – interessou-se vivamente o ressuscitado.
- Foi ao spinning. – Respondeu o meu sobrinho
- Ao quê?...
- Ao corrico. – Esclareci eu.
- Na semana passada também apanhei um, à volta dos dois quilos, mas foi a fazer surfcasting. – Prosseguiu o Gonçalo.
- Ao fundo, foi a pescar ao fundo. – Antecipei-me eu a esclarecer o surpreendido Hipólito.
- Um amigo meu, também na semana passada apanhou um com quase três quilos, no beach ledgering.
- A pescar à chumbadinha, da praia. – Traduzi eu.
- O que lhe valeu foi ter um shock leader. – Acrescentou o meu sobrinho.
- Um quê?...
- Uma ponteira de linha mais grossa em relação à do carreto. – Esclareci.
- É que ele estava com uma main line de 0,18. – Acrescentou o Gonçalo.
- Ahn?...
- Main line é a linha madre, a que enche o carreto.
- E ainda por cima a cana tinha uma stiff tip. – Enfatizou o meu sobrinho.
Olhei para a careta que o Hipólito fez e apressei-me a esclarecer. – Ele quer dizer uma ponteira dura, rígida.
- Eu, a pesca que mais aprecio é a do spinning, com jerkbaits. Prosseguiu o meu palrador sobrinho.

Aqui chegados, o Hipólito fez uma careta de todo o tamanho.
 
- É a pesca do corrico com amostras de vinil, em forma de um pequeno peixe. E o vinil é uma substância plástica aborrachada. - Apressei-me a tranquilizá-lo.
- Mas esperem lá um bocadinho… - Disse o baralhadíssimo Hipólito. – Eu já sei que o muro de Berlim foi derrubado, que o bloco comunista implodiu, que há livre circulação e moeda única na maior parte dos países da Europa. Também já me explicaram o que é a globalização e a Internet. Mas elucidem-me lá porque raio é que agora se usem termos em inglês para as coisas comezinhas da pesca…

- Pois… pá. Olha, foi uma coisa que se foi infiltrando a pouco e pouco. Foram os logistas, os pescadores cagões, aqui como o meu sobrinho, as revistas de pesca, enfim…
- Mas o triste consolo, ou desconsolo – prossegui - é que o liguarejar em inglês não é só na pesca. Está um pouco por todo o lado e, em especial, no mundo empresarial e no académico. Hoje, a maior parte dos livros, nas faculdades, especialmente nas áreas técnicas, já não são traduzidos. São todos em inglês, que passou a ser uma nova espécie de Esperanto, de língua universal. Isto também tem a ver com a tal globalização. Ganha-se numas coisas, perde-se noutras. A língua de Camões, então, hás-de ver como ela é hoje em dia maltratada…

- Estou a compreender. - Disse, com ar resignado, o bom do Hipólito, que logo acrescentou. – É pá, lembras-te da Jibóia?
- Então não lembro! – Exclamei, visionando mentalmente a velha senhora, seca, severa, nossa professora de português, no Liceu Gil Vicente.
- Lembras-te que ela não queria que empregássemos o termo cliente, defendendo que se devia dizer freguês, porque cliente era um galicismo, um termo originariamente francês?

- Exactamente, a boa da Jibóia deve dar voltas e voltas na campa.
- Qual quê! – Disse o Hipólito, rematando com o velho sentido de humor que sempre tivera. – A Jibóia, hoje, lá onde estiver, é uma ventoinha.

 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A Jibóia é uma ventoinha
« Responder #1 em: 17:46 Quarta, 01 de Janeiro de 2014 »
 ;D ;D ;D
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

 

* Tópicos Recentes

Finalmente tempo para lá ir por carlosfishcarlos [Hoje às 20:23]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Alexandre81 [Hoje às 20:11]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]