collapse

Autor Tópico: Taxas alfandegárias  (Lida 9764 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #15 em: 11:37 Sexta, 28 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por outro lado não beneficiam da isenção do IVA as mercadorias objecto de venda por correspondência (p.e. Internet) (n.º 2 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

Esse artigo do DL nº31/89 lia:
Inserir Citação (seleção)
Art. 22.º - 1 - Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, estão isentas as importações de mercadorias que sejam objecto de remessas cujo valor global não exceda 10 ecus.

2 - Não beneficiam da isenção a que se refere o número anterior as mercadorias objecto de venda por correspondência.

3 - Quando o valor das mercadorias contidas numa remessa exceder os montantes mencionados no n.º 1, o imposto sobre o valor acrescentado e os impostos especiais sobre o consumo não serão aplicados quando o montante global a cobrar for igual ou inferior a 3 ecus.


Mas esse artigo do decreto lei foi alterado pela Lei nº 64-A/2008 de 31-12-2008 (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre), cujo artigo 117 tem a seguinte redação:
Inserir Citação (seleção)
Artigo 117.º - Alteração ao Decreto-Lei n.º 31/89, de 25 de Janeiro


       O artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 31/89, de 25 de Janeiro, que regula a isenção do IVA na importação de determinados bens, passa a ter a seguinte redacção:


«Artigo 22.º


       1 - Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, estão isentas as importações de mercadorias que sejam objecto de remessas cujo valor global não exceda € 22.
       2 - Quando o valor das mercadorias contidas numa remessa exceder o montante mencionado no número anterior, o IVA não é aplicável quando o valor a cobrar seja igual ou inferior a € 10.»

Início de Vigência: 01-01-2009

E eles reconhecem-no quando escrevem:
Inserir Citação (seleção)
Para aplicação da isenção do IVA as mercadorias objecto de remessas não podem exceder o valor global de € 22 (n.º 1 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

Para uns casos usam uma versão do artigo, para outros usam outra... não é assim que se faz lei, acho que há aí um chico esperto a meter-te a mão ao bolso indevidamente. Já pagaste que é o correto e com isso ganhas-te o direito a reclamar, que é o que eu faria. Pelo menos não se livravam de explicar qual das versões do artigo 22 é que estão a usar, porque pela resposta parece que são os dois conforme conveniência.

PS:Não sou jurista nem advogado nem nada que lhe pareça, só curioso, pelo que posso estar enganado (mas não vejo como).
Há foristas da especialidade que possam dar um esclarecimento se estou a ver a coisa mal?


« Última modificação: 11:43 Sexta, 28 de Novembro de 2014 por Zé Maria »
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #16 em: 11:48 Sexta, 28 de Novembro de 2014 »
Pela minha experiência com a Alfandega (não neste tipo de situações, mas no meu dia a dia de trabalho) a opinião e interpretação da Lei depende em muito da pessoa com quem falamos (a lei devia ser interpretada por todos da mesma forma). E algumas vezes a mesma pessoa diz-nos duas coisas diferentes em dias distintos (vá se lá entender esta gente).

Eu estou ligado a parte dos portos marítimos e transportes ferroviários/rodoviários, e quando nos surge uma dúvida, questionamos várias pessoas até nos darem a resposta que mais nos agrada e que nos dá menos trabalho. Normalmente não questionamos os anjinhos, vamos logo direitos a deus.
 
« Última modificação: 11:52 Sexta, 28 de Novembro de 2014 por NunoC »
Nuno Conceição
 

Offline ki_ko

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 176
  • Agradecido: 1 vezes
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Quarta, 05 de Novembro de 2014
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #17 em: 11:51 Sexta, 28 de Novembro de 2014 »
eu também reclamava para ver se alguém competente investiga o caso.
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #18 em: 00:34 Domingo, 30 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
2 - Quando o valor das mercadorias contidas numa remessa exceder o montante mencionado no número anterior, o IVA não é aplicável quando o valor a cobrar seja igual ou inferior a € 10.»

Boas. O que é engraçado é que eu, se de facto como diz o artigo acima, só considerar o valor da mercadoria, estarei isento pois o valor do IVA a incidir nos 42,93 é inferior a 10 euros  (43*23%=9.89) mas como eles depois me cobram taxas e taxinhas por terem "apresentado" a encomenda à alfandega, o IVA já passa dos 10 euros.
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline caseblock

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 228
  • Agradecido: 5 vezes
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #19 em: 22:43 Domingo, 30 de Novembro de 2014 »
Boas, acho que ja foi referido aqui mas gostaria de realçar que se o transporte foi feito por transportadora (DHL, UPS,TNT, etc), tudo passa na alfandega e os "ladroes" (transportadoras) chumpam-nos ate ao tutano, sendo que por vezes o valor a pagar a eles ultrapassa as taxas alfandegarias, a mim so me enganaram uma vez...


Cumps
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #20 em: 08:10 Segunda, 13 de Abril de 2015 »
Quero comprar uma produto vindo dos Estados Unidos com o valor de 33 euros com portes incluidos e depois de ler os post mais pequenos aqui :P porque estou á pressa  :P já fico na duvida se compro ou não ! :(
Nelson Peres
 

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #21 em: 10:32 Segunda, 13 de Abril de 2015 »

Por esse valor podes avançar, não vais pagar taxas nem IVA.


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #22 em: 11:54 Segunda, 13 de Abril de 2015 »
Obrigzdo pelo esclarecimento ruisas  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline joao105

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
    • Póvoa Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:58 Sábado, 23 de Agosto de 2014
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #23 em: 23:34 Segunda, 20 de Abril de 2015 »
Boas Pessoal,
Neste ultimo mês fiz 3 encomendas dos U.S pelo Ebay (amostras) todas com o mesmo valor (53.70€). As 3 pararam para apresentação à alfandega e as 3 saíram no dia seguinte da alfandega com franquia chegando no mesmo dia a minha casa. Dado isto eu penso que as taxas alfandegarias impostas dependem também, do tipo de bem que encomendamos. Tenho praticamente certeza de que se a encomenda fosse por exemplo, um telemóvel pelo mesmo valor, já seria taxado.


« Última modificação: 23:35 Segunda, 20 de Abril de 2015 por joao105 »
Many men go fishing all of their lives without knowing that it is not fish they are after.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #24 em: 23:44 Segunda, 20 de Abril de 2015 »
Depende da mercadoria, sim.

Por exemplo, pode existir um bem isento de taxa de direitos e outro com taxa de 1, 2, 3%...

Lembro-me que há uns anos uma máquina de fotografar estava isenta, mas se filmasse ou fosse de filmar já tinha uma taxa de uns 2-2,5%.

No entanto, não devemos confundir essas taxas com o IVA. (nem com as taxas de apresentação à alfândega que os CTT nos cobram que, no meu entender, são valores justos - ou eram, pois há bastante tempo que não pago - ao contrário dos valores cobrados pelas empresas transportadoras que cobram, na minha opinião, valores exorbitantes e que deveriam já ter tido uma resposta ao nível da regulação).

Pode ter acontecido que não tenham atribuído o valor que pagaste às amostras que compraste. Devido a isso, não terá atingido o montante a partir do qual terias que pagar IVA/ taxas.

Fica apenas um conselho: quando encomendarem, façam-no pelos "correios normais" (ainda que registado, etc) lá do local e evitem as transportadoras super-rápidas (DHL, FedEx e similares) onde, como já foi dito, chegam a cobrar taxas de apresentação à alfândega superiores ao custo da mercadoria e IVA que se paga.
« Última modificação: 23:52 Segunda, 20 de Abril de 2015 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #25 em: 06:15 Terça, 21 de Abril de 2015 »
Boas,
No final do ano passado eu fiz uma encomenda de um aparelho de imitação de canto para pintasilgos, o custo com portes foi de $57 que ao cambio da por ai 42euros
a encomenda ficou retida na alfandega, eu tive que preencher um formulário la deles e enviar o recibo do Paypal nesse mesmo formulário pede uma descrição do produto
e passado uma semana foi liberado sem custos, mas deu para reparar que a encomenda foi aberta,
já fez varias encomendas de vários equipamentos eletrônicos de pesca tudo abaixo de 45euros sem problema
tive problemas com 2 relógios um de 7 euros e outro de 8 euros e só porque na encomenda dizia com imitação de diamante deu um problema da porra nem respondi
não compensava pediam me 40 e tal euros para liberar uma encomenda de 15 euros com portes  C:-) C:-) falam e, diamantes os homens ficaram doidos
Por isso so pode ter haver com o conteúdo e a descrição que esta na encomenda em especial vindo da china e países asiáticos onde a tradução para inglês deixa muito 
desconfiados o pessoal da alfandega :o :o :o
A pesca e uma terapia
 

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #26 em: 16:36 Domingo, 10 de Maio de 2015 »

Penso que tem a ver com o tipo de produto, mas também com a origem do mesmo.
Certos países têm acordos alfandegários com Portugal, o que pode influenciar o valor máximo (valor+portes) em que a encomenda sai da alfandega com franquia (sem custos).

Outra dica é ter sempre um valor de portes (nem que seja 1 cêntimo), pois se os portes forem grátis, os serviços aduaneiros calculam o valor dos portes por uma tabela e os valores não são nada meigos. Ou seja, uma encomenda dos EUA de €100 com portes grátis, pode tornar-se rapidamente em €190 e é sobre esse valor que vão ser calculados os impostos.
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #27 em: 23:20 Sexta, 24 de Julho de 2015 »
Bem, depois de tudo o que foi dito neste tópico, comprar fora da UE pode tornar-se uma autentica roleta russa para o contribuinte.

Já foi dada muita informação aqui e de facto, acho que a própria Alfandega pode estar a ter interpretações diferentes conforme o entendimento do agente que está encarregue daquele serviço.
Um autêntico tiro no escuro para quem compra na NET fora da UE.

Ficam estes sites para quem quiser dar uma espreitadela sobre:

Como calcular taxas alfandegarias para Portugal

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Hasta la próxima marea !
 

Offline DiogoJ

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 56
  • Agradecido: 3 vezes
    • Barcouço
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 23 de Julho de 2016
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #28 em: 21:10 Quarta, 31 de Maio de 2017 »
Então afinal como ficamos?!
É 45€ ou 22€ para não apanhar com aquelas taxas todas malucas?
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Taxas alfandegárias
« Responder #29 em: 21:25 Quarta, 31 de Maio de 2017 »
22€

Pagas IVA, mais a taxa que a empresa transportadora te cobra por apresentação à alfândega (tenho lido que a dos CTT são 12€, de outras transportadoras, se as coisas se mantêm como há uns anos, é para esquecer...)

Em determinados casos podem existir direitos aduaneiros (constantes numa tabela, mas normalmente os valores são baixos em termos percentuais - na maioria dos casos nem existem)

« Última modificação: 21:29 Quarta, 31 de Maio de 2017 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

 

* Tópicos Recentes

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [00:23 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]