collapse

Autor Tópico: Montagem pesca em molhe - ajuda  (Lida 4299 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sr Domingues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1465
  • Agradecido: 30 vezes
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Montagem pesca em molhe - ajuda
« em: 16:38 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
Boas companheiros, espero que tenha sido bom o Natal para todos vos. Mas venho por aqui pedir ajuda aos entendidos... Fui convidado por uns colegas para ir pescar ao fundo ao molhe de Viana do Castelo , mas nada sei como me preparar... Que tipo de montagens fazer? Que chumbo utilizar? Que iscas usar? Peco assim ajuda.
Cumprimentos
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagem pesca em molhe - ajuda
« Responder #1 em: 16:17 Quarta, 01 de Janeiro de 2014 »
É difícil dizer para quem nunca pescou lá (o meu caso).
A pouco experiência que tenho em molhes diz-me que não costuma ser preciso "complicar". Convém começar simples pelo sistema mais tradicional da laçada dupla, uma para o tenso de entre 60cm a 1 metro, e com uma chumbada que depende do mar da zona: abrigada sem grandes correntes uns 60-80g pode chegar. Se tiver muita corrente lateral, subir para 100-120-140g.  Sempre formato amêndoa.
Exploras o fundo um pouco a teu redor com esta montagem, para ver em que zonas onde podes pescar mais descansado e onde é que tem mais pedra e prende (e é normal nesses casos perder várias chumbadas, pelo que leva alguma quantidade). Idealmente encontras uma zona onde o mar remexa mais um bocado mas não te prenda a chumbada e o peixe pique.
Se quando recolheres vier sempre sem isco e não sentires picada, pode andar lá caranguejo no fundo, e aí convém mudar para uma montagem mais "subida", dois tensos de 60cm, o primeiro a 60cm-1m da chumbada, o segundo a 1,20m do outro (para não se embrulharem). Se sair maragotas, montagem de 3 anzóis com tensos curtos (30cm), separados 60 cm entre si.

Quanto a iscos, anelídeos são os iscos mais universais. Casulo e coreana se houver lá peixe é garantido picar. O seu contra é que pica TODO o peixe que lá andar incluindo ranhosas(cabozes), lulões, bogas. Não é nada selectivo. Outros iscos só falando com outros pescadores da zona o que costumam usar. Cuidado a usar sardinha que se houver congro é sentires um matulão a picar e logo a seguir rebentar com a sua forca bruta e dentes afiados, ou então entocar e ser-se obrigado a rebentar, em qualquer caso um gajo fica desconsolado.
Anzóis tamanho em torno a 2, modelo Chinu ou parecido são genéricos, não afasta peixe de boca mais pequena (faneca), mas se houver um mais guloso (um robalito perdido ou um sargo), não vais ter problemas em ferrar.
Linha: madre directa para começar, convém ser grossinha (0,35-0,40-045) e barata para as pedras. Tensos 0,25-0,30 duma linha transparente e com pouco memória.

É como eu pescaria num molhe que não conheço com a pouca experiência que tenho. Se houver quem discorde, pf ajude que também não me importo de aprender mais um bocado :).


 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19721
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Montagem pesca em molhe - ajuda
« Responder #2 em: 19:26 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
 Não conhecendo o molhe em questão nem o tipo de mar (se faz corrente, a encher, a vazar, muita, pouca...) está tudo aí como diz o Zé Maria, é sempre montagens o mais simples possíveis, como é uma zona com pedra, quanto menos assessórios melhor, umas laçadas e toca a andar, os estralhos também não devem ser longos, máx; 60/70 cm para não ter a tendência a enroxar.

 Os estralhos, 1, 2, 3 colocados de modo a não se enlearem uns nos outros e de linhas dentro do 0,30, anzois médios, dentro do nº2 ou 4.

 A linha madre, 0,35 chega bem a não ser que procures peixe de maior porte (os safios) aí tens de ir para linhas acima de 0.50 e estralhos em aço com anzois 3/0, 4/0

 Boas pescarias  :fixe:

 
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagem pesca em molhe - ajuda
« Responder #3 em: 18:57 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Bem...eu no molhes aqui da zona (não há pedra) utilizo a mesma forma de pescar que no surfcasting sem problemas nenhuns ;) Chumbadurfee ;D e montagens com 2 anzois e lá para dentro. Depois conforme os problemas que surjam, ajusta-se as monstagens
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

Novo carreto Surfcasting por duas [Hoje às 13:10]

Locais onde pescar ao Barbo por canivete [Hoje às 07:54]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]