collapse

Autor Tópico: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões  (Lida 20941 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« em: 10:40 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
Deixo aqui excertos de um dos tópicos que mais gostei no sítio do pescador (e há muitos muito bons!), e que acho que é uma pena perder-se. Espero que o autor não se importe.

Como corricar de noite/visão dos robalos
por atsimoes no Sítio do Pescador em 21 de Outubro de 2007


Conversemos hoje um pouco sobre esta nobre arte. Não , não vou meter fotos de robalos (foram mais de vinte, tenho a certeza, mas perdi a conta, apenas trouxe um de 1,5 kg para casa, em duas madrugadas) porque cada vez estou mais purista e defensor deste nobre guerreiro.Todos não tinham mais de 300/500 grs, era um cardume no  meio do areio engalfunhado  , pelo que me entreti a devolvê-los ao seu meio natural . Para surpresa de um pescador que neste domingo de madrugada  ao meu lado , lá me ia dizendo, aguçando os dentes , ai, ai que gordinhos.....E eu que não sinto um!!!(Pudera , estava ao spinning e eles lá longe ao alcance do boião...))
  :lol: De facto só as borrachas não chegam, apanhar robalos, acima de tudo, é compreender o mar, é a chave do mecanismo principal, 98% é trabalho e o resto é inspiração.Eu sou um autodidacta, não sou formado em Biologia Marinha, mas como pescador li muito e aprendi ao longo destes anos algumas coisas e gostaria que estas verdades que aprendi fossem corrobadas com testes cientificos vindos de gente biologa formada e pescadora também.
Gostaria de saber porque todos os peixes são miopes á escala da visão Humana, que os olhos de um robalo, são muito sensiveis á luz,e que só dependesse da visão para caçar estava aniquilado..Todos os seus sentidos, aliados á temperatura,pressão,som,vibração,alcalinidade,acidez, nivel salinico da agua,sabor,movimento,dimensão,cor... e conjugados á sua genética ancestral, com uma percentagem baixa de aprendizagem, fazem dele o maior, o mais magnifico peixe predador das n/aguas...
No mar as águas raramente são cristalinas, os raios luminosos,sofrem multiplas dispersões, e para um robalo, é de extrema importancia.
Ele através dos ligeiros movimentos e mudanças de cor, consegue detectar se é uma presa,um predador ou um companheiro ao seu lado.
Ao nivel da sua retina, melhorou e especializou a focagem do contraste.
Por isso de noite corricamos com cores escuras, porque na banda espectrica(roxo,laranja,amarelo, azul,verde, cores que o robalo vê nitidamente de dia), á medida que o vermelho,( dentro da banda é a de maior alcance), vai mergulhando dentro de agua, esta absorve a cor tornando-a á visão de um robalo um cinzento pardo....
O branco, não é percebido pelo robalo,como os olhos de um ser humano,porque o branco reflecte todas as ondas de cor do espectro!!
E é por isso que as amostras que uso da marca Delta( branco nacarado e as brilhantes são tão mortais para de dia...)
Os olhos de um robalo não tem protecção contra os raios solares,só em excepções de caça comunitaria,atrás da petinga,surge de dia...
Por isso as melhores horas são o entardecer,durante a noite e o amanhecer, porque a sua visão é fantastica para de noite, a luz é reflectida pelo ocaso do sol, a sua visão aumenta, não a perde porque é de noite...
Mesmo em aguas barrentas,tapadas, consegue discernir através das cores contrastantes das colunas de agua, um caranguejo, o v/ isco....

Eu corrico uma noite inteira, palmilho kms, adormeço no carro esperando pela madrugada para fazer os ultimos lanços e dar por finda a jornada e ir dormir enquanto a cidade acorda ao fim-de-semana.
Durante a semana se o mar estiver de feição, e cobrar robalos, não me deito antes das 1 da manhã...
É duro mas é gratificante, as minhas borrachas serão a chave da ignição,mas se não conseguirem ter uma observação correcta do estado do mar , cor,pontos de agua,areias novas,ventos,aguas frias ou boas,noites de lua, tapadas, a cair nos quartos,luas novas, mar a babar-se,rebojo nas rochas,areia que cede nos pés, mar a crescer,comportamento do peixe antes de uma maresia,na vaza verificar se o lingueirão se esconde na areia, se bota camarão nas poças,caranguejo da muda,gaivilho que afunda na vaga, ver ao sabado de manha se nas lotas  há robalos dos barcos, em frente aos pesqueiros..
Pescar é viver ao ritmo das marés, e eu confinado a um lugar que se chama Cabo do Mundo, que de Cabo não tem nada e de mundo também não....

E fico por aqui..deixemos ver aquilo que os n/olhos não vêem...ou as fotos não podem mostrar ...
 :)
António Simões

22 de Outubro de 2007

Os meus agradecimentos pela v/atenta leitura.
Espero contribuir para a v/adesão a esta nobre arte. Ser um corricador, é defender o artesanal, é usar a mente humana para criar artefactos manufacturados que iludam um peixe quando caça... Usar uma linha fina de mono num estralho e um anzolzinho tão fragil como o vmc nº1 é dar a possibilidade de o peixe se defender e lutar até á exaustão.A v/experiencia e calma nestes momentos serão os factores determinantes para o v/sucesso ou não..
Este é o verdadeiro purismo da pesca ludica.Não importa o numero de kgs, o que importa é a v/atitude para com a vida marinha e o prazer que daí vos advém.

O meu obrigado pelo v/apoio em fazer cada vez melhor.

António Simões

21 de Julho de 2009

Pergunta por Jorge Gamboa:De noite, como é que vejo a boia de corrico? Há boias fluorescentes?

Boas Jorge,
Nada receies, os ignorantes são aqueles que não vêem , cegos que estão pela sua soberba e vaidade..
Não precisas de nada fosforoscente na agua. Agora tem aparecido uns rapazes que metem um starlight no boiao.. Isso desconcentra-me, perturba-me, e não consigo pescar com aquele rasto daquele cometa incandescente em rodopios varridos... Fujo logo dali para fora, e procuro os sentidos, os meus, que serão os teus, no silencio da noite . Vem e segue os meus passos:
Ponto 1: Jamais deixes de sentir o boiao enquanto ele estiver na agua. Corrica conforme o andamento da vaga ou corrente. Jamais largues o sentido da pressão da agua no boiao.Isso quererá dizer que a borracha vem a trabalhar direito.
Ponto 2: Andamento do carreto: A velocidade e o tamanho do estralho darão a profundidade que a borracha virá a trabalhar. Eu utilizo uma de 4.20 m, logo colocas o boião na ponteira e medes até á base da cana.Aí terás o tamanho do estralho onde colocas a borracha. Numa cana de 4.50 m fazes o mesmo mas mede o estralho até ao carreto, chega , é suficiente.
Maior velocidade a borracha vem mais acima, menor velocidade a borracha vai abaixo e com paragens intercalares a corricar , a borracha bate no fundo, assim estarás a sondar o pesqueiro e a "vêr" onde eles andam.. Mas se deixares de sentir o boião corrica rapido para não o perderes a sentir.Ele é o teu guia, não precisas de olhar para nada, fixa o chão de areia e concentra-te...sim..concentra-te e verás como tudo é tão simples. Ambos, (tu e o boião) firmarão uma cumplicidade unica, conseguirás com o tempo e paciencia, ter a " mão" nos robalos e aí serás temivel , pois quem não tiver esse sexto sentido de noite, apurado, refinado, é a diferença de tirares nenhum, algum, um, dois, ou um cardume inteiro a teus pés...Há quem pense que um, dois robalos magnificos, de noite,numa noite inteira, quer dizer que não tem mais nenhum ou que deixaram de comer, ou que não ferravam , se ferravam , era mal, etc, etc.. Mas não é assim tão linear..Depende tanta coisa, de tanta explicação, que me é impossivel explicar-te num post.
aqui e agora.

Espero que comeces a praticar e assim que tiveres duvidas, vai-as colocando por aqui. Se eu não estiver, está alguém por cá. Jamais deixaremos de pescar.

Um abraço
António Simões

16 de Agosto de 2009

Boas,
Hoje estou por aqui pelo sitio, pelo que é um prazer renovado conversarmos sobre este tema tão apaixonante. O robalo ataca cardumes de petinga, mugem(tainha) pequena, carapau miudo, cavalas, que são atraidos não pela luz como sabe, mas porque toda uma cadeia alimentar começando pelo filoplancton microscópico que esse sim é atraido pela luz. A partir dai todos são caçadores colectores nesse momento, os robalos predadores na escala mais alta atacam este frenesim momentaneo e estão deveras interessados em cercar o peixe miudo em saltilho.Também e atenção a este pormenor , nem sempre são robalos que atacam , mas cavalas...savelhas.... É sempre dificil nestas circunstancias especiais de noite, em locais muito especificos, barras, portos de abrigo leva-los a comer algo mais , mas sendo um local iluminado, eu usaria a secreta que faz a diferença de dia, nestas circunstancias que falou, em que o robalo anda farto da comedoria e distraido... As raglou , delta, edystone,red gill, nº 11,5 , 12 , brilhantes, transparentes. São as unicas que ao longo de uma vida marcaram a diferença entre apanhar alguns e o arco cheio... Durante anos enchia caixas de amostras, comprava tudo o que via pelo mundo fora, e hoje apenas uso para de dia as Delta nacaradas madrepérola , e as brilhantes para de dia e para de noite as minhas borrachas manufacturadas, que vão desde o preto, cor de vinhao, vinho tinto, a laranjas...
Também faz diferença o uso delas. Um cação , um peixe é um peixe, qualquer amostra ao corrico , deve apenas ser usado o seu movimento de cauda para nadar..Já vi colocarem destorcedores na ponta das amostrass, curva-los no anzol, parecendo turbinas a nadarem na agua..... :moca: :moca: ..Isso não é natural para o robalo, se ele andar farto de comedia, e tiver um corricador nato ao seu lado, mais vale fugir, porque a diferença no trabalhar da amostra é...deveras mortal e não vai saber as razões porque vai falhar. De noite a conversa é diferente, as minhas borrachas usam destorcedor, criam um movimento de enguia, de anelideo fugindo do predador. Aqui ficam as fotos de uma e doutras, por isso mão á obra. Há para aí trabalhos meus como se fazem, pelo que é uma questão se tiver robalos na sua zona, e não seja ainda muito fustigada pelos profissionais, vai ver que vai tter uma surpres um dias desses por aí...
Boas pescarias cá pelo Sitio.
Abraço
António

13 de Outubro de 2009

Tem que resultar...Foram 30 anos de experimentações,hehe. Parabéns.temos seguidores desta arte pura.Atenção que isto não é spinnnings, nem outras nomenclaturas a terminar em streatings, etc....Esta é a arte de corricar, nocturna de preferencia, o patamar de excelencia para um pescador de robalos.Aqui só escrevo de corrico, não pratico essas artes importadas, cada um pesca com o que tem á mão e gosta de praticar obviamente.Nada de fundamentalismos, ok?

Um abraço e força, parabéns.
António

8 de Maio de 2010

Por vezes nem a veterania é sinal de certezas ou infaliveis retoricas sobre o que quer que seja na arte da pesca. Nesta situação o que eu geralmente fazia (quando ferravam mal) cortava-lhe a ponta da borracha, ou encurtava o estralho apenas com dois metros...Ou endireitava a borracha (o anzol curvo tornava-o direito) ou dava ao casco na manivela rapidez e eficiencia. Estes pequenos truques ajudavam a ferrar o peixe. E ..mesmo assim os robalos ainda nos surpreendem....Há quinze dias assistiu-se a algo insólito...Mestre Zé Maria, meu mestre de antigamente e amigo, em agua como uma pia, ao lado de outro veterano de igual calibre arrematava gordos e grandes robalos de noite ..com uma zagaia acopolada a uma borracha ...Mestre Zé ao lado no sistema normal(pingalim, boiao de agua e estralho tamanho da cana, (4,5m)) nem um...Durante a noite mudou para o mesmo sistema e fez 30 ou 40 kgs de robalos.. Jamais se tinha pescado á zagaia de noite com mar tão manso..Por vezes uma pequena diferença faz a diferença. Em 1998 eu e Mestre Zé em equipa talvez tenhamos pescado em apeado á borracha uma das maiores caçadas de robalos da nossa zona.Durante uma semana cobramos juntos entre os 100/150 kgs no mesmo pesqueiro, mas com o peixe aos pés o primeiro a levar o arco cheio ao carro no primeiro dia fui eu...Mestre Zé esperou que retornasse e com o arco ainda vazio, cigarro na ponta da boca quase queimando os labios , lentamente deslizou o olhar penetrante de matador e caçador furtivo de anos de experiencia e acutilante frieza sem encher a alma de nada a não ser eficácia e rentabilidade..me perguntou; .."António estás a usar calibragem??!!(2 grs de chumbo fendido junto á borracha..) Sim..Mestre ..!!porque?
- Ok, vou já mudar...Rapidamente encheu o arco, e esfrangalha-mos o enorme cardume, em silencio como máquinas besuntadas de oleo, saliva, besum do peixe, sangue e escamas...
A razao de tão enorme quantidade de robalos??? A explosões subterraneas da monoboia para acostagem dos superpetroleiros em construção a duas tres milhas
provocou a fuga do peixe para terra...


Parabéns pelos peixes e não desanime se demorar mais algum tempo a tirar mais alguns...Um corricador puro é um artista, não é um holograma.. :hummm:


Cumprimentos
António Simões(pescador de robalos aposentado)
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #1 em: 11:00 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
 ::) Lindo Post, sim senhor!!! Não só pelo valor informativo mas também pelo sentido literário. Obrigado pela partilha.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CarlosCunha

Offline Ricardomf

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 32
  • Agradecido: 1 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:36 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #2 em: 11:20 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Gostei! Muito bom!  :) Obrigado pela partilha!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #3 em: 21:11 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Não dei nada como perdido o meu tempo a ler estes ensinamentos. Brilhante  :aplau:
Nelson Peres
 

Offline Palacius

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 45
  • Agradecido: 1 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:14 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #4 em: 22:50 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Excelente partilha!!
Amigo do Amigo
 

Offline Sr Domingues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1465
  • Agradecido: 30 vezes
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #5 em: 00:26 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Espetacular :)
E quem sabe sabe
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING
 

Offline Luis novo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2563
  • Agradecido: 7 vezes
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #6 em: 08:27 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
bom post,obrigado pela partilha. :fixe:
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #7 em: 14:38 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
BOAS

Antes demais o meu OBRIGADO pela PARTILHA pois é a par da bóia o corrico a arte que mais gosto para mim cada vez que lanço a bóia de água é talvez um exagero para muitos mas para mim é como uma extensao que voa e entranha se no reboliço das ondas.prática simples envolvente apaixonante e que compensa quem se dedica a arte de corricar....

abraço
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #8 em: 17:56 Sábado, 09 de Agosto de 2014 »
Excelente tópico! Obrigado pela partilha!
 

Offline pantao

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #9 em: 01:20 Domingo, 10 de Agosto de 2014 »
 ;) mt bom
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #10 em: 11:48 Domingo, 10 de Agosto de 2014 »
conheço o António Simões pessoalmente e atesto sabe muito disto.
Recordo um dia muito fraco para todos, em termos de capturas, já no final do dia, o Simões se sentou numa pedra avançada junto de uma praiazita que não tinha mais de 10 mts,. Perguntou-me se ainda tinha pilados, dispensei-lhe o que restava. Olhou para o mar e disse-me:
- quando o sol baixar mais um pouco, a cor do mar vai mudar e em meia hora faço o o dia, lançando para ali. - referiu-me, apontando o local específico onde veio a ferrar 5 ou 6 tábuas.   

Certo como uma escritura....sacola cheia e com qualidade
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #11 em: 20:19 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
BOAS
ha pescadores que sabem ler o mar e há pescadores que fazem parte DELE  e o mar corre dentro deles.como um dia adorava ter A HONRA  de conheçer o SR ANTÓNIO SIMOES ,E  adorava conheçê lo nao para pescar mas apenas para ouvir um relato de pescas passadas por ELE  pois tenho um AMIGO  que tbm o mar corre dentro DELE e acreditem hipnotizam nos com a partilha do seu SER E DAS HISTORIAS VIVIDAS.

ABRAÇO
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #12 em: 20:35 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
conheço o António Simões pessoalmente e atesto sabe muito disto.
Recordo um dia muito fraco para todos, em termos de capturas, já no final do dia, o Simões se sentou numa pedra avançada junto de uma praiazita que não tinha mais de 10 mts,. Perguntou-me se ainda tinha pilados, dispensei-lhe o que restava. Olhou para o mar e disse-me:
- quando o sol baixar mais um pouco, a cor do mar vai mudar e em meia hora faço o o dia, lançando para ali. - referiu-me, apontando o local específico onde veio a ferrar 5 ou 6 tábuas.   

Certo como uma escritura....sacola cheia e com qualidade
O prazer de ler o que ele escreve é imenso...imenso !! E ler relatos de acontecimentos deste tipo é absolutamente fantástico. Como é possível ?!!! :o =D> =D>
Nelson Peres
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #13 em: 19:49 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
BOAS
Nao sei se será possível mas alguém tem mais obras do SR ANTÓNIO SIMOES que aqui possa partilhar mas acima de tudo claro está sempre com a autorizaçao do mesmo.Adoro ler os textos e é raro imprimir mas todos os textos do SR ANTONIO SIMOES imprimo os para ler quando viajo pois aprendo muito e sem duvida vivemos cada relato.obrigado a quem possa ajudar.

ABRAÇO
 

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #14 em: 22:20 Domingo, 21 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
BOAS
Nao sei se será possível mas alguém tem mais obras do SR ANTÓNIO SIMOES que aqui possa partilhar mas acima de tudo claro está sempre com a autorizaçao do mesmo.Adoro ler os textos e é raro imprimir mas todos os textos do SR ANTONIO SIMOES imprimo os para ler quando viajo pois aprendo muito e sem duvida vivemos cada relato.obrigado a quem possa ajudar.

ABRAÇO


Fico.. Sem palavras ....jamais pensei que passados estes anos todos ,com as novas técnicas,evolução de novas variantes de pesca,os meus textos ainda servissem para algo...
É uma nova Geração que se renova neste nosso hobby e fico muito sensibilizado pelas suas palavras..
Vai ser emitido aqui um trabalho meu recuperado e reloaded de um outro extinto fórum sobre a montagem dos meus pingalins(borrachas).O trabalho já está na mao do Administrador e brevemente será editado.
Não sei em que lhe poderei ajudar mais,mas se quiser mais textos ,historias que não estejam aqui envie.me MP com o seu mail que procurarei nos arquivos aquilo que mais gostaria de ler ou reler..

Muito obrigado pelo seu apoio.
Abraço
Antonio Simoes
« Última modificação: 22:26 Domingo, 21 de Dezembro de 2014 por Costa, Motivo: corrigir citação »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PMiranda, VenturaAndre, CarlosCunha, Andre233

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #15 em: 22:29 Domingo, 21 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fico.. Sem palavras ....jamais pensei que passados estes anos todos ,com as novas técnicas,evolução de novas variantes de pesca,os meus textos ainda servissem para algo...
É uma nova Geração que se renova neste nosso hobby e fico muito sensibilizado pelas suas palavras..
Vai ser emitido aqui um trabalho meu recuperado e reloaded de um outro extinto fórum sobre a montagem dos meus pingalins(borrachas).O trabalho já está na mao do Administrador e brevemente será editado.
Não sei em que lhe poderei ajudar mais,mas se quiser mais textos ,historias que não estejam aqui envie.me MP com o seu mail que procurarei nos arquivos aquilo que mais gostaria de ler ou reler..

Muito obrigado pelo seu apoio.
Abraço
Antonio Simoes
Caro companheiro Atsimões sempre foi um prazer ler os seus artigos dai e se possivel e com a disponibilidade que tenha se poder deixar aqui tudo que ache util era optimo  ;) ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #16 em: 22:31 Domingo, 21 de Dezembro de 2014 »
Sou mais um que gosta e segue com atenção aquilo que escreve ou escreveu e tenho a certeza que muito mais foristas seguem com atenção a suas perspectivas e experiências. Valorize aquilo que escreve partilhando  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline dord

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Agradecido: 8 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:10 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #17 em: 12:02 Terça, 23 de Dezembro de 2014 »
Li todos os artigos do Sr. António Simões que estavam no Sitio e adoraria voltar a ler.
Como tal se tivesse a amabilidade de divulgar era de luxo e este pesqueiro ficaria ainda mais rico.

Cumprimentos,
PAbreu 
 

Offline Dalai_Lipe

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • Praia da Tocha
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Segunda, 29 de Dezembro de 2014
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #18 em: 16:36 Segunda, 29 de Dezembro de 2014 »
é sem dúvida com estes Homens que se aprende... não a pescar... mas sim a viver...
e como é óbvio... é a viver que se vai pescando e tirando partido do que se aprendeu.
muito bom este repost.
no que me toca, mto obgo pela bela partilha e por nos dar a conhecer estas sábias palavras deste que parece ser um raro ser humano.
"mais vale um mau dia de pesca, do que um bom dia de trabalho"
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #19 em: 21:00 Sexta, 16 de Janeiro de 2015 »
Dá muito prazer ler e voltar a ler esses textos que mostram o porquê de gostar-mos de pesca. Pelo menos eu revejo-me em muito do que está escrito. Mais uma vez parabéns e obrigado não só ao autor como a quem nos voltou a recordar deles!
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline carlos-g

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 50
    • algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:31 Quarta, 29 de Outubro de 2014
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #20 em: 14:57 Quinta, 22 de Janeiro de 2015 »
Boas

textos fantasticos, parabens
Corricar é uma pesca fantastica, primeiro estranha-se mas depois entranha-se!!!

cump
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #21 em: 15:43 Terça, 03 de Fevereiro de 2015 »
Muito bom...obrigado zé Maria por nos trazeres este magnifico post, e obrigado ao companheiro Simões , naturalmente pq foi o seu criador, venham mais, que é destes que a malta precisa :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #22 em: 12:12 Quinta, 05 de Fevereiro de 2015 »
zé nao deu para recuperar as fotos?
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #23 em: 13:03 Quinta, 05 de Fevereiro de 2015 »
Se tinha fotos (não me lembra), na altura não as guardei...
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #24 em: 14:49 Quinta, 05 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se tinha fotos (não me lembra), na altura não as guardei...

p
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se tinha fotos (não me lembra), na altura não as guardei...

penso que teria, pelo menos das amostras artesanais que o Simões fazia, mas ok :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Maconde

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:51 Terça, 24 de Fevereiro de 2015
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #25 em: 19:48 Terça, 31 de Março de 2015 »
Sou mais um que gostaria de rever e acompanhar aqueles posts maravilhosos da autoria deste Senhor. Muito tenho que aprender com ele .....
Meus cumprimentos
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #26 em: 23:59 Quinta, 21 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muito bom...obrigado zé Maria por nos trazeres este magnifico post, e obrigado ao companheiro Simões , naturalmente pq foi o seu criador, venham mais, que é destes que a malta precisa :)
Também eu gostaria de ler mais posts do companheiro Simões.
Deixo aqui a proposta aos membros mais antigos do fórum para que republiquem mais textos deste <Senhor> que muito admiro.
Hasta la próxima marea !
 

Offline shipowerPT

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 29
  • Agradecido: 8 vezes
    • Praia da Tocha
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:55 Terça, 18 de Junho de 2019
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #27 em: 01:16 Quinta, 14 de Maio de 2020 »
Estes textos, nada mais nada menos são, autênticas prosas narrativas daquilo que nos atravessa o imaginário e faz sentir o que o senhor António narra nessas suas aventuras à captura do robalo.
Para além do espólio cultural que nos ensina, ainda nos oferece o mesmo de uma forma tão bem narrada que é impossível não sermos transportados para local semelhante na nossa imaginação e que nos coloque a ser a personagem principal dessa sua história.
Desta forma, gostaria se possível, que publicasse mais textos/dicas da sua autoria, nesta arte de corricar, pois para mim que o pratico à um ano, considero que nada sei sobre esta arte, pois o pouco é zero, e muito terei a aprender.
Mais uma vez obrigado pela excelente forma como transmite as suas aventuras, conjugando o lúdico com o didáctico da melhor forma, sem descurar nenhum dos dois.
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes, antoniopereira, Sansoni7

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6358
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #28 em: 11:39 Quinta, 14 de Maio de 2020 »
Adorei ler estes textos. Desde os ensinamentos á arte literária está fantástico
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline Helder Lopes

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
  • Agradecido: 1 vezes
    • Figueira da foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:42 Quinta, 07 de Setembro de 2017
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #29 em: 23:27 Segunda, 08 de Junho de 2020 »
Excelente tópico  :301:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 481
  • Agradecido: 88 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #30 em: 21:22 Quinta, 11 de Junho de 2020 »
excelente
 :boia:  :fishcool:
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Como corricar de noite/visão dos robalos - António Simões
« Responder #31 em: 23:21 Quinta, 11 de Junho de 2020 »
Excelente post.
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

 

* Tópicos Recentes

nylon "normal" vs fluorcarbono por Zagaia [Hoje às 18:14]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [Hoje às 13:19]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [Hoje às 12:05]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por ze carlos [19:12 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Pesca spinning por pedrosiva [19:59 Terça, 07 de Maio de 2024]

Duvidas Isco por Luisuk [18:26 Terça, 07 de Maio de 2024]