collapse

Autor Tópico: Chumbadas e a sua influência  (Lida 3985 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #15 em: 08:56 Quinta, 06 de Novembro de 2014 »
A do vinagre também não conhecia. Vou experimentar.
O ruisargo tem razão. Também eu quando faço uma MT, 2kg é só de chumbo.
(8x150g; 2x180g; 2x200g; 1x240g...e é o que levo) 
João Rodrigues
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #16 em: 12:47 Sábado, 08 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Já o disse noutro tópico, que na semana passada estive por terras de Setúbal, onde decorreu o Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca Embarcada 2014 e por lá deu para ver a facilidade com que os Italianos, principalmente, colocam as suas pescas a boas distâncias da embarcação e agora repetindo o "Canivete", devem estar a pensar que sou doido ou que o que digo nada tem haver com o tópico, mas depois cada um tirará as suas ilações.

Na última prova tive dois Italianos na embarcação onde estava e como já disse fazem autênticos lançamentos e o que achei ainda mais estranho, mas que de estranho nada tem, é que colocam as pescas quase sempre no mesmo sítio, onde vão apanhando peixe, mas também estão ali a fazer pesqueiro, porque vai ali ficando sempre isco, secam o local, buscam outro e fogem de algum modo às cavalas e carapaus que ali estavam em abundância, junto da embarcação onde a maioria do pessoal a pescava.

Ainda na aludida prova, estava-se a pescar a uma profundidade na casa dos 70 metros e os dois Italianos começaram a pescar com chumbadas na casa das 250 gramas no máximo, mas passado poucos minutos já estavam com 400 gramas, o que mantiveram até final da prova, a qual tem a duração de cinco horas, com arremessos iguais, muito embora um tivesse mais facilidade do que outro, no meu entender, com este peso, o isco chega mais rápido ao fundo, de algum modo foge aos carapaus e cavalas, dada o peso e consequente velocidade.

Podem agora dizer mas com 400 gramas, com peixes e a 70 metros de fundo, deve ser deveras cansativo e depois os bracinhos e costa devem ficar "que nem posso".

Eu não estranho muito, porque raramente pesco com chumbadas inferiores a 200 gramas. 

Fica a mensagem e quem sabe não alarguei a discussão.

Fiquem bem.

Braga


Fiquei deliciado com o teu post simples pratico e cheio de conteúdo para proximos ensaios.


abraço



Manuel Matos

« Última modificação: 21:03 Sábado, 08 de Novembro de 2014 por Zé Maria »
 

Offline paulocardosojorge

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 17
    • SEIXAL
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:39 Sábado, 25 de Outubro de 2014
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #17 em: 22:41 Segunda, 10 de Novembro de 2014 »
Aprendemos sempre uns com os outros, e por norma temos sempre como referência nestas coisas da competição de pdam os Italianos mas provavelmente quem são os melhores pescadores do mundo até são os Japoneses. Bom voltando aos Italianos e ás chumbadas de 400 grs. Isco a chegar mais depressa ao fundo a 70 metros, talvez fosse essa a ideia no sentido da rapidez apesar de maior esforço na subida, e não tanto o fugir ás cavalas, bogas e carapaus que sabemos que muita vez comem também no fundo.Eu tenho alguma dificuldade em admitir a necessidade em pescar acima de 200 grs não gosto, mas reconheço que muita vez é necessário em competição, se pudesse até pescava com 30 grs, as chumbadas pesadas fazem sentido na minha opinião quando a corrente lá em baixo é muito forte, talvez nesses casos faça sentido a utilização em conjunto com rabeiras ou quando em competição as montagens vão para debaixo do barco, ou para a zona de pesca do adversário.As cavalas e afins se abordam o isco ainda na descida da montagem então também faz sentido aumentar a gramagem. No entanto conforme o relato descrito em minha opinião eles partiram das 250 grs e fizeram essa opção pela profundidade 70 metros, ganhar tempo na descida, nessa altura ainda não sabiam se estavam com muitas ou poucas cavalas no pesqueiro. Provavelmente com a presença de cavalas a meia água então optaram pelas 400 grs, mais rapidez a descer, mas maior esforço a subir principalmente com 3 peixes.Competição é isto rapidez ganhar tempo em tudo, fora dela a maior parte das vezes não vejo necessidade acima das 200 grs. Voltando aos lançamentos em competição é normal explorar todos os sectores que se tem na sua frente e por vezes também lateralmente, se secou debaixo do barco, vai lançando para a sua frente mais atrás mais a frente e procurando outra zona onde exista peixe aqui a capacidade e prática de lançamento e a confiança no material para o levar aos limites é fundamental.Eles são profissionais não fazem mais nada mas acreditem que já cá temos gente de muito valor que se batem com eles houve uma evolução grande.
 
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #18 em: 08:47 Terça, 11 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aprendemos sempre uns com os outros, e por norma temos sempre como referência nestas coisas da competição de pdam os Italianos mas provavelmente quem são os melhores pescadores do mundo até são os Japoneses. Bom voltando aos Italianos e ás chumbadas de 400 grs. Isco a chegar mais depressa ao fundo a 70 metros, talvez fosse essa a ideia no sentido da rapidez apesar de maior esforço na subida, e não tanto o fugir ás cavalas, bogas e carapaus que sabemos que muita vez comem também no fundo.Eu tenho alguma dificuldade em admitir a necessidade em pescar acima de 200 grs não gosto, mas reconheço que muita vez é necessário em competição, se pudesse até pescava com 30 grs, as chumbadas pesadas fazem sentido na minha opinião quando a corrente lá em baixo é muito forte, talvez nesses casos faça sentido a utilização em conjunto com rabeiras ou quando em competição as montagens vão para debaixo do barco, ou para a zona de pesca do adversário.As cavalas e afins se abordam o isco ainda na descida da montagem então também faz sentido aumentar a gramagem. No entanto conforme o relato descrito em minha opinião eles partiram das 250 grs e fizeram essa opção pela profundidade 70 metros, ganhar tempo na descida, nessa altura ainda não sabiam se estavam com muitas ou poucas cavalas no pesqueiro. Provavelmente com a presença de cavalas a meia água então optaram pelas 400 grs, mais rapidez a descer, mas maior esforço a subir principalmente com 3 peixes.Competição é isto rapidez ganhar tempo em tudo, fora dela a maior parte das vezes não vejo necessidade acima das 200 grs. Voltando aos lançamentos em competição é normal explorar todos os sectores que se tem na sua frente e por vezes também lateralmente, se secou debaixo do barco, vai lançando para a sua frente mais atrás mais a frente e procurando outra zona onde exista peixe aqui a capacidade e prática de lançamento e a confiança no material para o levar aos limites é fundamental.Eles são profissionais não fazem mais nada mas acreditem que já cá temos gente de muito valor que se batem com eles houve uma evolução grande.
 

100% de acordo e estou em crer que mais dia menos dia os resultados vão aparecer.
João Rodrigues
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [Hoje às 13:29]

Novo carreto Surfcasting por duas [Hoje às 13:10]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]