collapse

Autor Tópico: Chumbadas e a sua influência  (Lida 3984 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Chumbadas e a sua influência
« em: 21:26 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Não são certezas que pretendo passar,mas o meu parecer enquanto pescador desta modalidade.Para mim uma das regras fundamentais é a apresentação dos iscos,a meu ver uma barreira que uns ultrapassam outros.........
As preocupações habituais por norma são,será esta a ponteira certa?e a montagem é a adequada? os anzois são os indicados.
E as chumbadas?Conheço pescadores que adotaram um peso padrão e não mudam durante uma jornada de pesca(não discuto certo ou errado).
Acredito na alternância das chumbadas tirando partido ou vantagem do lugar em sorte na embarcação,mas também para minorar situações menos favoráveis em aguagens bastante fortes muitas vezes para debaixo da embarcação.
A meu ver as chumbadas aqui são um auxiliar precioso que nos podem ajudar a melhorar a apresentação do nosso isco.
Nesta altura uns estarão  ;D aquele é doido o que tem as chumbadas a ver com o isco?
Vou apenas exemplificar dois exemplos outros haverá mas fica para botarem faladura e o tópico ficar mais interessante.
Ré-fazendo a leitura do espaço,tipo de aguagem, podemos rentabilizar a nosso favor tentando melhorar a apresentação do nosso isco,a meu ver aqui chumbadas mais leves tem o seu papel e podem dar-nos grandes alegrias,nesta situação o isco vai ter uma apresentação mais natural e permitir uma ferragem mais eficaz.
Numa situação menos boa neste caso diria má com aguagem forte e a correr para debaixo do barco chumbadas mais leves acabam por ficar suspensas,não dando possibilidades de dectetar os toques dos peixes e dificultando a ferragem há que encontrar a chumbada adequada para que nesta situação a montagem possa ficar assente e sentirmos os toques.
Muito mais haverá a dizer vamos lá a dar enfase ao tópico


abraço



Manuel Matos
 

Offline jorge borralho

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 69
  • Agradecido: 1 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:39 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #1 em: 22:33 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Sem duvida amigo canivete e entaõ no Surfcasting a importância ainda é mais relevante.
Embora exista pessoas que ainda pensaõ o contrario! 8)
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #2 em: 19:58 Quinta, 30 de Outubro de 2014 »
Boas,

Na minha modesta opinião, todos os elementos dentro e fora de água, afectam de uma ou outra forma a pesca que estamos a praticar, como tal, a chumbada não foge à regra.
Eu tento pescar sempre com a menor gramagem possível e, normalmente, fico entre as 130 e 160gr.
Quanto ao formato, procuro sempre as mais "esguias"
Em termos práticos, não posso contribuir muito mais para este tópico mas fico a aguardar opiniões... :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #3 em: 20:16 Quinta, 30 de Outubro de 2014 »
Tenho pouco a acrescentar e nada para discutir. Creio que essa opinião seja  generalizada, adaptar a chumbada certa ao momento e lugar certo terá toda a conveniência ao pescador, embora nem sempre seja possível.....  ;)
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #4 em: 22:20 Terça, 04 de Novembro de 2014 »
Boas

Já o disse noutro tópico, que na semana passada estive por terras de Setúbal, onde decorreu o Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca Embarcada 2014 e por lá deu para ver a facilidade com que os Italianos, principalmente, colocam as suas pescas a boas distâncias da embarcação e agora repetindo o "Canivete", devem estar a pensar que sou doido ou que o que digo nada tem haver com o tópico, mas depois cada um tirará as suas ilações.

Na última prova tive dois Italianos na embarcação onde estava e como já disse fazem autênticos lançamentos e o que achei ainda mais estranho, mas que de estranho nada tem, é que colocam as pescas quase sempre no mesmo sítio, onde vão apanhando peixe, mas também estão ali a fazer pesqueiro, porque vai ali ficando sempre isco, secam o local, buscam outro e fogem de algum modo às cavalas e carapaus que ali estavam em abundância, junto da embarcação onde a maioria do pessoal a pescava.

Ainda na aludida prova, estava-se a pescar a uma profundidade na casa dos 70 metros e os dois Italianos começaram a pescar com chumbadas na casa das 250 gramas no máximo, mas passado poucos minutos já estavam com 400 gramas, o que mantiveram até final da prova, a qual tem a duração de cinco horas, com arremessos iguais, muito embora um tivesse mais facilidade do que outro, no meu entender, com este peso, o isco chega mais rápido ao fundo, de algum modo foge aos carapaus e cavalas, dada o peso e consequente velocidade.

Podem agora dizer mas com 400 gramas, com peixes e a 70 metros de fundo, deve ser deveras cansativo e depois os bracinhos e costa devem ficar "que nem posso".

Eu não estranho muito, porque raramente pesco com chumbadas inferiores a 200 gramas. 

Fica a mensagem e quem sabe não alarguei a discussão.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #5 em: 00:20 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Braga quanto ao que escreveste para mim não é novidade e concordo plenamente mas fiquei aqui com uma pulga na orelha....em termos de cores qual foi a tua observação?
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 26 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #6 em: 00:37 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Excelente ponto de vista, Braga. Além de já ter apanhado tal lição há uns anos em pesca embarcada, quanto à velocidade de descida do isco e ao atirar sempre para o mesmo sítio até o secar, dado o engodo que a isca mordida faz, comecei também a fazer o mesmo no sufcasting em sitios mais profundos e os exemplares que saem são sempre maiorzinhos que a malta ao lado com gramagens mais pequenas. Boa observação sim senhor.

Agora, quanto a cores de chumbadas, prefiro as de cor mais parecida com o fundo. Se for areia, areia será na chumbada, se tiver algas, tenho umas verde escuro e se houver pedras por perto, tenho umas de aplique acastanhado... tem havido alguma influência em relação às normais cinza chumbo.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #7 em: 02:32 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Boas

Ó Pedro relativo às cores e no dia em concreto, a chumbada dum estava pintada de preto, sim pintada, não plastificada, a do outro era só chumbo, com destrocedor de barril triplo.

As cores predominantes do pessoal estrangeiro e que reparei era o verde tropa, o preto e só chumbo, nos Portugueses vi chumbadas de várias cores e algumas de cores variadas.

Fica bem.

Braga   
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #8 em: 09:32 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Li uma reportagem do Marco Volpi na revista do Mundo da Pesca já à uns tempos. Já sabia que ele usa chumbadas de 400g pois a pesca para alem de chegar mais rápido ao fundo evita as cavalas e carapaus.
Quanto ás cores, se houver cardumes das ditas, tudo menos branco, amarelo e cores berrantes.

A titulo de curiosidade vou dizer o seguinte:

À uns meses estava a pescar na Ericeira e o companheiro ao lado ficou com a pesca presa. Com jeito lá a consegui tirar e vinha um peso monstro. CLARO que é um polvo bom que lá vem.
Ao fim de uns minutos vimos que não era um polvo, mas sim um bom bocado de Coral amarelo e absolutamente lindo. (foi um fartote de riso)
A primeira coisa que eu e outro que lá estava foi por uma chumbada amarela que por sinal era da mesma cor do Coral.
Estivemos ai 30min mas nunca mais tiramos nada. Só quem estava com as chumbadas normais é que estava a tirar peixe.
Trocamos a chumbada e voltamos a por as de cor preta plastificada.....e lá voltamos a tirar peixe.
Pessoalmente fez-me um bocado de confusão pois sempre achei que se tivéssemos uma cor idêntica ao fundo o peixe não desconfiava tanto. Foi totalmente ao contrário.
Em relação as chumbadas de puro chumbo, sem serem plastificadas, mesmo chumbo que até pode estar pintado o grande inconveniente nem é a cor mas sim o barulho que elas fazem ao tocar no fundo. Se for fundo de rocha é o pior que se pode por. O peixe não gosta do barulho e foge. É certo que depois volta pois é curioso, mas nunca é logo e então os mais desconfiados, vai lá vai.
 
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Agora, quanto a cores de chumbadas, prefiro as de cor mais parecida com o fundo. Se for areia, areia será na chumbada, se tiver algas, tenho umas verde escuro e se houver pedras por perto, tenho umas de aplique acastanhado... tem havido alguma influência em relação às normais cinza chumbo.


Amigo "ClaudioP" o que escreveu também era a minha ideia e acho que a de muitos de nós, mas como já vi totalmente o inverso, já não sei o que pensar.
« Última modificação: 09:34 Quarta, 05 de Novembro de 2014 por Joao Rodrigues »
João Rodrigues
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #9 em: 10:10 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Obrigado pelo esclarecimento Braga. Vai um pouco de encontro ao que sempre fiz e defendi. Quanto a pesos no meu saco sempre foram chumbadas de 300 e 350grs e muitas vezes foram usadas ;)
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 26 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #10 em: 20:18 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
É verdade, João Rodrigues, também me contra-digo no que mencionei pois também já notei o contrario. A isso também aplico um ditado alterado face à cor do chumbo natural: " A curiosidade matou...o peixe". Ultimamente as chumbadas que tenho feito deixo-as como são. Afinal acabamos sempre por perder...
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #11 em: 20:37 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É verdade, João Rodrigues, também me contra-digo no que mencionei pois também já notei o contrario. A isso também aplico um ditado alterado face à cor do chumbo natural: " A curiosidade matou...o peixe". Ultimamente as chumbadas que tenho feito deixo-as como são. Afinal acabamos sempre por perder...

No maximo tira-lhe o brilho deixando-as em vinagre umas horitas ;)
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #12 em: 23:13 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Essa do vinagre é uma boa dica , obrigado ó Pedro  :fixe:
 Eu não levo chumbadas de 300 gr   :-\ mas levo de 150 e 180 , e assim quando fizer falta, basta juntar duas e .....voilá  ;)
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #13 em: 23:26 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa do vinagre é uma boa dica , obrigado ó Pedro  :fixe:
 Eu não levo chumbadas de 300 gr   :-\ mas levo de 150 e 180 , e assim quando fizer falta, basta juntar duas e .....voilá  ;)
Fonix juntar duas ... Naaaaa parecem  ventuinhas a vir para cima... Mata.te os braços lol
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas e a sua influência
« Responder #14 em: 23:37 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
O que me mata os braços é ter que carregar tanto chumbo para uma embarcada MT.
Basta juntares uma com um pequeno fio para que fique logo a seguir á outra, já o faço á bastantes anos.
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por canivete [Hoje às 07:54]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]