collapse

Autor Tópico: cor das linhas  (Lida 5380 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Renato Sá

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 231
  • Agradecido: 1 vezes
    • Trofa/Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:33 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
cor das linhas
« em: 01:45 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
boas a todos , ultimamente tenho pescado ao spining com uma linha multifilamento vermelha , umas vezes com chicote outras vezes linha direta , embora já tenha lido por algures que o vermelho é a primeira cor a desaparecer debaixo de agua , a minha questão é a cor da linha interfere no ataque do peixe ?

cumpts

Renato Sá
 

Offline sz5qbj

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ilha Terceira - Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:31 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: cor das linhas
« Responder #1 em: 11:14 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
Olá Suchi...

Isto da visão dos peixes tem muito que se lhe diga.... a côr tem mais ou menos visibilidade consoante a profundidade e esta varia, vou colocar um artigo sobre isso.

Quanto á linha... eu aconcelho sempre um chicote quando se faz spinning em fluorcarbono ou "coated" (banho de) que são as linhas que garantem mais invisibilidade e com isso o peixe fica menos desconfiado e terás mais possibilidades que ele se lance à amostra.

O uso directo do multi até pode funcionar em algumas ocasiões em que a visibilidade é fraca e o peixe já só nota a sua precença quando abocanha a amostra... mas à especies e especies hehehe.

Pescar ou não pescar, esta é a questão...
(De William Shakespeare versão pescador)

Abraço,

Harish
 

Offline FábioAraújo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 21
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:29 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: cor das linhas
« Responder #2 em: 18:53 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
Era bom alguém aprofundar esta matéria....seria muito util para todos...

 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: cor das linhas
« Responder #3 em: 20:57 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
Já usei multifilamentos no carreto de diversas cores: verde escuro, verde fluorescente, vermelho, branco e azul. Todos eles apanham peixe, e no caso dos robalos não faz diferença nenhuma, eles até no mono 0,70 pegam e é fácil de perceber porquê: O robalo é um peixe predador que ataca o isco de corrida e engole-o,  portanto não chega a ver de que cor é a linha que lá está. Quanto aos diâmetros da linha isso sim acredito que faça diferença, não por o robalo a chegar a ver mas porque altera o comportamento do isco e deve fazer vibrações e barulhos na água que façam o peixe desconfiar.

Como não pesco com mar parado e água completamente aberta não vou opinar sobre esse caso mas acredito que aqui a cor da linha faça alguma diferença em especial de dia.
Para peixes mais desconfiados tipo o sargo também deve fazer alguma diferença a cor uma vez que eles normalmente estão parados junto ao isco antes de o atacar e portanto têm tempo para inspeccionar tudo o que lá está. No entanto são os reflexos da luz no fio que fazem assustar mais o peixe, daí a grande utilidade do fluorcarbono.
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: cor das linhas
« Responder #4 em: 00:39 Quarta, 01 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já usei multifilamentos no carreto de diversas cores: verde escuro, verde fluorescente, vermelho, branco e azul. Todos eles apanham peixe, e no caso dos robalos não faz diferença nenhuma, eles até no mono 0,70 pegam e é fácil de perceber porquê: O robalo é um peixe predador que ataca o isco de corrida e engole-o,  portanto não chega a ver de que cor é a linha que lá está. Quanto aos diâmetros da linha isso sim acredito que faça diferença, não por o robalo a chegar a ver mas porque altera o comportamento do isco e deve fazer vibrações e barulhos na água que façam o peixe desconfiar.

Como não pesco com mar parado e água completamente aberta não vou opinar sobre esse caso mas acredito que aqui a cor da linha faça alguma diferença em especial de dia.
Para peixes mais desconfiados tipo o sargo também deve fazer alguma diferença a cor uma vez que eles normalmente estão parados junto ao isco antes de o atacar e portanto têm tempo para inspeccionar tudo o que lá está. No entanto são os reflexos da luz no fio que fazem assustar mais o peixe, daí a grande utilidade do fluorcarbono.

0,70mm ? Tenho um amigo que pesca de 1mm e não deixa de pescar.
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: cor das linhas
« Responder #5 em: 01:08 Quarta, 01 de Janeiro de 2014 »
 ;D 1mm nunca experimentei mas conheci pessoas que usavam para os robalos grandes em pesqueiros muito complicados de os tirar cá para fora.  De qualquer forma isso só prova que para apanhar robalos não precisamos de ser esquisitos a escolher a linha porque eles não se importam  :P
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11238
  • Agradecido: 1645 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: cor das linhas
« Responder #6 em: 16:32 Quarta, 01 de Janeiro de 2014 »
Não acredito que  que a cor no caso de um predador tenha grande influência. O vermelho é supostamente a primeira cor a desaparecer dentro de água, mas na pesca ao robalo e corvina não ligo patavina. Verde, vermelho, amarelo, e coloridas, tenho de tudo, e não vejo nada de diferente nas capturas. Tudo o resto são teorias um pouco sem valor prático.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Renato Sá

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 231
  • Agradecido: 1 vezes
    • Trofa/Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:33 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: cor das linhas
« Responder #7 em: 23:40 Quarta, 01 de Janeiro de 2014 »
boas  , o que me levou a colocar esta questão é que vou trocar de linha (power pro) e as vezes os meus colegas de faina gozavam um pouco , a e tal com essa linha meio apaneleirada não tiras peixe , mas também não os vejo a tirar mais peixe do que eu  , lol .
Na minha modesta opinião a cor também não tem muito a ver na pesca aos predadores , mas queria ouvir a opinião de pessoas mais experientes na faina .


cumpts

Renato Sá
 

Offline riny

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 320
  • praia grande
    • portimao
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:31 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: cor das linhas
« Responder #8 em: 22:03 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Boas, pode fazer toda a diferença mas eu pessoalmente não ligo as cores das linhas no surfcasting até porque uso chicotes transparentes,usos linhas vermelhas e até pretas e mais as minhas chumbadas de vareta são de varias cores e agora até tenho vermelhas flurescentes.isto a malucos para tudo ;D
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: cor das linhas
« Responder #9 em: 23:59 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Bem, eu faço surfcasting e também não ligo patavina á cor da linha. Qualquer cor serve e com qualquer cor já apanhei peixe e gradei :D
Nelson Peres
 

Offline Renato Sá

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 231
  • Agradecido: 1 vezes
    • Trofa/Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:33 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: cor das linhas
« Responder #10 em: 00:02 Sábado, 04 de Janeiro de 2014 »
boas  ,  não sei se repararam mas o tópico era sobre spining   ;D

cumpts

Renato Sá
 

Offline Sr Domingues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1465
  • Agradecido: 30 vezes
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: cor das linhas
« Responder #11 em: 00:05 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
na minha opiniao, tudo  faz diferenca, por muito pouca que possa ser...
nao nos podemos esquecer que no spinning a nossa amostra tem de parecer o mais natural possivel, pois o peixe esta no meio dele e tem condicoes para se aperceber das coisas que creio que nos nao damos a devida importancia, por isso acho importante um fluorocarbono no fim da linha do carreto, em qualquer tipo de pesca em que inclua um multifilamento como linha... Pois os fios de nylon tem uma visibilidade bastante menor...
Um conselho que me deu um amigo pescador foi o de ser o mais natural possivel e pensar como um peixe :)
abraco
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: cor das linhas
« Responder #12 em: 10:08 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Isso de nos robalos a amostra ter de parecer o mais natural possivel tem muito que se lhe diga... Se assim o fosse as amostras de cores fluorescentes e abixanadas não apanhavam peixe e olha que em algumas situações de mar apanham mais do que as outras ;D O robalo é um peixe curioso, importante deve ser mesmo o trabalhar da amostra e o barulho que ela faz dentro de água.
 

Offline gregorio braz

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 42
    • Trofa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:17 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: cor das linhas
« Responder #13 em: 10:32 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas  , o que me levou a colocar esta questão é que vou trocar de linha (power pro) e as vezes os meus colegas de faina gozavam um pouco , a e tal com essa linha meio apaneleirada não tiras peixe , mas também não os vejo a tirar mais peixe do que eu  , lol .
Na minha modesta opinião a cor também não tem muito a ver na pesca aos predadores , mas queria ouvir a opinião de pessoas mais experientes na faina .


cumpts

Renato Sá


Penso eu que as cores das linhas não intreferem nada no que toca aos predadores a bnão ser que asaguas estejas bem abertas ain sim podem fazer a sua diferença mas tanbem depende muito de como o peixe esta a comer .
Mas uma coisa é certa oh Renato que a linha é um bocado ó para apaneleirada isso é LOLOLOLOLOLOLOLOLLLLLLLLLLLLLLL
Abraços...
 

Offline Sr Domingues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1465
  • Agradecido: 30 vezes
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: cor das linhas
« Responder #14 em: 22:24 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Esta certo, o barulho e a vibracao tem mais influencia que as cores na minha opiniao... mas, convem ser sempre o mais natural possivel, pois o peixe é muito inteligente, e nao esqueçamos, eles estao no meio deles e tem condicoes que nos nao temos portanto... eu na minha ideia sou a favor do mais natural e que tudo faz diferença, muito ou pouca mas faz...
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING