collapse

Autor Tópico: Com e como pesco  (Lida 4858 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #15 em: 22:56 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
boa explicação.

amanhã vou pescar com a bóia no ar...

bóia que poderá vir a ser uma rolha do espumante da passagem de ano.
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #16 em: 23:25 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
A boia não é mesmo a minha pesca de eleição, contudo para "desenjoar" gosto de fazer umas boiadas, especialmente quando está aquele mar maior...

Tenho gostado de experimentar até mais com o peão do que com boia propriamente dita, não sei explicar o porquê, mas talvez por lançar mais, sentir mais o peso maior ...

A Pesca que faço à boia é maioritariamente aos sargos como alvo, como a maior parte, e aos carapáus.

Para os Sargos, tenho uma Vega Balistic 5.5m, e o sempre fiel e baratinho Vega LT400.... Para os Carapaus, como é em zonas de fácil acesso e pouco altas, a CrossOver 3.90m...
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #17 em: 09:59 Quinta, 23 de Janeiro de 2014 »
Já agora uma dúvida.O estralho fica a roçar no fundo(fio do estralho apoiado no fundo) ou fica toca não toca no fundo(tipo a 50m cm do fundo)?Braga já agora acha possível a ideia de engodo em molhes?
Já agora meto esta pergunta para o ar. Em vez de se engodar normalmente com as colher que tal se metermos umas sardinhas meio esmigalhadas numa meia de vidro e as pormos no fundo e depois pescarmos a boia nesse espaço, mais para a frente ou para tras conforme vaze ou encha? Há tempos contaram me esta. Que acham?
 

Offline Ricardo Teixeira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2162
  • Agradecido: 5 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #18 em: 14:06 Quinta, 23 de Janeiro de 2014 »
Está muito bom Braga
Obrigado  ;D
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #19 em: 17:58 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora uma dúvida.O estralho fica a roçar no fundo(fio do estralho apoiado no fundo) ou fica toca não toca no fundo(tipo a 50m cm do fundo)?Braga já agora acha possível a ideia de engodo em molhes?
Já agora meto esta pergunta para o ar. Em vez de se engodar normalmente com as colher que tal se metermos umas sardinhas meio esmigalhadas numa meia de vidro e as pormos no fundo e depois pescarmos a boia nesse espaço, mais para a frente ou para tras conforme vaze ou encha? Há tempos contaram me esta. Que acham?

Respondendo ao companheiro diria que podemos pescar de ambas as maneiras colocadas, com a anzol a alguma distância do fundo, ou com o estralho a trabalhar no fundo, sendo mais este o tipo de pesca predominante para esta forma de pescar.

Sobre os engodos, como por norma pescava em zona mariscada, não o utilizava, porque pode chamar muito peixe, entre pequenos e indesejáveis, mas não há melhor que experimentar.

Chamo a atenção para a engodagem, porque podemos estar a retirar o peixe do nosso pesqueiro, temos de saber como está a aguagem, as correntes, etc.

Atenção ao material que mandamos para o mar, a acontecer tem de ser biodegradável e as meias de vidro, não o são, mas se encontrares uma alternativa, tens de experimentar, tanto mais que a pesca não é exacta, mas para fazeres o que dizes, tens de arremessar o objecto com a sardinha e depois estares a pescar nessa zona, podendo o aludido objecto sair da zona, onde caíu, mas só experimentando se pode fazer uma ideia. 

A minha pesca e como utilizo uma cana de 7 metros, posso utilizar estralhos de vários comprimentos de 1 aos 6 metros e a bóia fixa aos sete metros, ou até um pouco mais. Fazendo aqui o estralho, o trabalho de percorrer o fundo, (como num pião ou bóia de correr), contudo só conhecendo o local e aquelas pedras, para não perdemos muito material, que irá acontecer.

Vale o que vale, mas aqui fica, estava na ponta do molhe sul na Figueira da Foz, já no novo e estava eu com o método de pesca e outro companheiro, que conheço, com o pião, eu tirei um sargo, mais outro, uma dúzia deles e ele nada, eu disse-lhe para pescar como eu o estava a fazer, teimou em continuar e nada e eu a tirá-los, resignou-se e modificou a pesca e começou a sacar também uns sargos, mas passado pouco tempo eles desapareceram e ele disse: -"porque é que sou teimoso, podia dar-te ouvidos". Mas não levou a grade, acho que quase meia dúzia.

Fiquem bem.

Braga

 
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #20 em: 23:14 Domingo, 26 de Janeiro de 2014 »
Bom artigo Braga.
Uma boa opção para uma pesqueiro mais fundo.
Diferente da que faço mas tenho a facilidade de usar pesqueiros mais baixos.

Boa partilha.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #21 em: 17:36 Sábado, 08 de Fevereiro de 2014 »
Companheiro Braga ai na Figueira pesca á boia para o lado do mar ou para o rio?
Acha que para o rio será de bom modo tentar?
Já agora como não se engoda e a pescar para o mar convém acompanhar a maré, ou seja quando esta vazia pescar mais longe da barra e quando enche mais ao pé da barra?
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #22 em: 00:23 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Companheiro Braga ai na Figueira pesca á boia para o lado do mar ou para o rio?
Acha que para o rio será de bom modo tentar?
Já agora como não se engoda e a pescar para o mar convém acompanhar a maré, ou seja quando esta vazia pescar mais longe da barra e quando enche mais ao pé da barra?

Pesco a maioria para o mar, no molhe sul, porque como estou por norma no parque de campismo é perto, assim como nos "blocos velhos" e aqui para a praia do Cabedelo e para o rio, mas neste último local é com bóia de correr, dada a profunidade, com iscos vivos, camarões e pilados. 

Tu dizes "Como não se engoda", eu não o faço, mas existe quem engode, mas isso vai chamar muito peixe indesejável e para o mar existem percebos, mexilhões e outros iscos, já no rio isso não acontece.

Sobre a lógica de ser assim ou assado, já vi fazerem grandes capturas, (dizem que devem ser as últimas duas a subir e primeiras duas a descer), quase a virar para encher, só quem lá está é que tem de ver onde está, perto, longe, etc.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #23 em: 18:17 Segunda, 04 de Maio de 2015 »
Boas Companheiro Braga
li que pesca com uma Pilado de 7 metros, que me pode dizer da cana visto andarcde olho para comprar uma,obrigado
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Com e como pesco
« Responder #24 em: 20:57 Segunda, 04 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora o que significa negaça ?!!!
São aqueles pequenos toques que vais dando na boia de forma a atiçar o peixe e estimula-lo a atacar o isco...
Desconhecia!
Sempre a aprender!

Bom tópico!
Obrigado pela partilha de informação!
 

 

* Tópicos Recentes

Dúvida sobre estralho. por ffgsoares [Hoje às 15:15]

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 14:22]

? acção rápida mas progressiva ? por FilipePC [Hoje às 14:22]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]