collapse

Autor Tópico: Setup Surfcasting iniciante, 1 ou 2 canas?  (Lida 640 vezes)

Online rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Domingo, 22 de Outubro de 2023
Setup Surfcasting iniciante, 1 ou 2 canas?
« em: 12:48 Domingo, 15 de Março de 2026 »
Boa tarde companheiros!

Bem, eu já fiz várias tentativas de começar a pesca em praia/fundo mas todas elas sem grande empenho e atenção (comprar material barato ou que não servia para este tipo de pesca, não comprar o essencial etc) desta vez queria realmente fazer as escolhas acertadas e fazer uma tentativa séria nesta pesca (estou mais habituado a pescar á boia, seja mar ou agua doce).

Primeira pergunta: quais são os itens essenciais para esta pesca? Tirando cana e carreto claro.

Segunda pergunta: para um iniciante é melhor começar com duas canas ou uma cana?

Terceira pergunta: será que com cerca de 250€ consigo comprar o material necessário (incluindo cana e carreto) com alguma qualidade? E que material recomendam?

Só um aparte: não tenho muito espaço de arrumação em casa portanto não quero comprar daqueles carrinhos para levar o material apesar de saber que ajudam bastante, portanto teria de carregar o material em sacos/mochilas.

Obrigado a todos, bom fim-de-semana e boas pescas para quem foi pescar!

Online DFishing

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:10 Sexta, 17 de Outubro de 2025
Re: Setup Surfcasting iniciante, 1 ou 2 canas?
« Responder #1 em: 13:36 Domingo, 15 de Março de 2026 »
Ola, novato aqui que ainda não fui à minha primeira pesca mas já comprei material:
Comprei cana e carreto como é óbvio.
Linha e shockleader.
Fluorcarbono, chumbadas anzóis.
Destorcedores stopers missangas
Espeto de cana
Eu comprei uma Vega rs4 e um Shimano ultegra xse

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rui.lva

Online rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 14:35 Domingo, 15 de Março de 2026 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ola, novato aqui que ainda não fui à minha primeira pesca mas já comprei material:
Linha e shockleader.
Espeto de cana
Boas!
Isso tudo ficou para que valores?

Já agora quais são os anzois “usuais” neste tipo de pesca?

Online DFishing

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 18:24 Domingo, 15 de Março de 2026 »
Acho que ficou por volta de 350 mais ou menos.
Comprei anzóis chinu e gamakatsu

Online rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 19:07 Domingo, 15 de Março de 2026 »
Acho que ficou por volta de 350 mais ou menos.
Comprei anzóis chinu e gamakatsu
Eu estava a pensar em algo á volta dos 250€, secalhar vou ter de gastar mais :’)

Os anzóis são de que tamanho?

E já agora as chumbadas são de que peso?
Pirâmide?

Online DFishing

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 20:04 Domingo, 15 de Março de 2026 »
Foi um conjunto que me aconselharam. Eu vou pescar na zona de Sintra e Cascais por isso comprei chumbadas das 120-150 gramas. Comprei pirâmides e em forma de gota.
Anzóis tenho gamakatsu n2 e n4. Os chinu tenho 1/0 1 e 2. Mas alguém vai experimente tbm vai dar aqui uma ajudinha depois

Offline MDovah

• Boga
  • *
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:48 Terça, 01 de Outubro de 2024
« Responder #6 em: 17:19 Segunda, 16 de Março de 2026 »
Boa tarde companheiros!

Bem, eu já fiz várias tentativas de começar a pesca em praia/fundo mas todas elas sem grande empenho e atenção (comprar material barato ou que não servia para este tipo de pesca, não comprar o essencial etc) desta vez queria realmente fazer as escolhas acertadas e fazer uma tentativa séria nesta pesca (estou mais habituado a pescar á boia, seja mar ou agua doce).

Primeira pergunta: quais são os itens essenciais para esta pesca? Tirando cana e carreto claro.

Segunda pergunta: para um iniciante é melhor começar com duas canas ou uma cana?

Terceira pergunta: será que com cerca de 250€ consigo comprar o material necessário (incluindo cana e carreto) com alguma qualidade? E que material recomendam?

Só um aparte: não tenho muito espaço de arrumação em casa portanto não quero comprar daqueles carrinhos para levar o material apesar de saber que ajudam bastante, portanto teria de carregar o material em sacos/mochilas.

Eu começei na areia com uma cana telescópica que usava para a chumbadinha e só desisti dela porque estava já uma desgraça. Comprei uma squaddra 4.50 e um shimano beastmaster (olhando para trás não foi a melhor escolha) mas ficou-me tudo por 180€ +-; juntando a linha, o fluor, uma mão cheia de pirâmides 140gr e anzóis.. rapidamente se ultrapassa esse plafond e muitos outros (depende sempre de quando se quer gastar. Seguramente encontra excelentes opções em 2ª mão que faz poupança considerável.

Acho que 2 canas para iniciar talvez não seja o mais importante, havendo espaço de manobra orçamental não vejo porque não, mas se o orçamento é 250€ então sugeria uma cana razoável de custo mais baixo tipo squaddra, liberty, etc esse tipo de cana que nova não passe os 120€ e depois o carreto, acho que a escolha consensual nesta gama será o ultegra xse - se conseguir no olx melhor que assim ainda encaixa as linhas, anzois etc dentro do orçamento.

Mochila, eu comprei uma na amazon ou ali, já nem me lembro bem e tem servido, cabem os 3 carretos, uma caixa com montagens e ainda levo chumbadas num bolso da mesma. Emparelho a mochila com uma geleira tipo de esferovite (não me lembro bem do nome do material em concreto) é bem leve e serve para levar os iscos e trazer o peixe (quando há..);

Como em qualquer hobby, a unica coisa que posso recomendar é que se gaste o menos possível para ver se isto é do agrado, e depois ir investindo caso se goste mesmo disto. Eu ainda sou nabo nisto, acho que serei sempre, mas é a pesca que mais gosto de fazer e tenho vindo a fazer upgrades conforme há possibilidade de o fazer.

Bons lances!

Online rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 10:24 Terça, 17 de Março de 2026 »
Boa tarde companheiros!

Eu começei na areia com uma cana telescópica que usava para a chumbadinha e só desisti dela porque estava já uma desgraça. Comprei uma squaddra 4.50 e um shimano beastmaster (olhando para trás não foi a melhor escolha) mas ficou-me tudo por 180€ +-; juntando a linha, o fluor, uma mão cheia de pirâmides 140gr e anzóis.. rapidamente se ultrapassa esse plafond e muitos outros (depende sempre de quando se quer gastar. Seguramente encontra excelentes opções em 2ª mão que faz poupança considerável.

Acho que 2 canas para iniciar talvez não seja o mais importante, havendo espaço de manobra orçamental não vejo porque não, mas se o orçamento é 250€ então sugeria uma cana razoável de custo mais baixo tipo squaddra, liberty, etc esse tipo de cana que nova não passe os 120€ e depois o carreto, acho que a escolha consensual nesta gama será o ultegra xse - se conseguir no olx melhor que assim ainda encaixa as linhas, anzois etc dentro do orçamento.

Mochila, eu comprei uma na amazon ou ali, já nem me lembro bem e tem servido, cabem os 3 carretos, uma caixa com montagens e ainda levo chumbadas num bolso da mesma. Emparelho a mochila com uma geleira tipo de esferovite (não me lembro bem do nome do material em concreto) é bem leve e serve para levar os iscos e trazer o peixe (quando há..);

Como em qualquer hobby, a unica coisa que posso recomendar é que se gaste o menos possível para ver se isto é do agrado, e depois ir investindo caso se goste mesmo disto. Eu ainda sou nabo nisto, acho que serei sempre, mas é a pesca que mais gosto de fazer e tenho vindo a fazer upgrades conforme há possibilidade de o fazer.

Bons lances!

Muito obrigado pelas dicas! 🙏🏻

Offline Fac

• Boga
  • *
    • Paio Pires
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:09 Quarta, 12 de Novembro de 2025
« Responder #8 em: 17:21 Quarta, 18 de Março de 2026 »
Boas companheiro Rui.Iva, vou tentar dar uma ajuda.
Comecei na praia não há muito tempo com uma cana telescópica (Vega Power Force One + carreto de 50€) mas rapidamente cheguei à conclusão que o que tinha era insuficiente para chegar ao local onde se encontravam os peixes, no entanto consegui mesmo assim apanhar alguns.

Será  necessário saber-se onde é que pretende pescar (na praia, em pontões, nas rochas, etc), em mares calmos ou fortes. Acho que para inicio com um orçamento de 250€ conseguirá encontrar um bom conjunto.
Canas e carretos: Para iniciar e antes de investir muitos €s na minha opinião bastará 1 cana de 4,20 ou 4,25 mt, de 3 partes, não muito rija (há no mercado vários modelos nas marcas Barros, Daiwa, Kali Kunnan, Shimano, Vega, Yuki, etc).
Carretos: tem muito por onde escolher dentro das marcas que menciono acima (o shimano  será uma boa solução - cerca de 180€).
Vai precisar de: chumbadas, dependendo da zona onde pretende pescar (pirâmide, gota, bico de pato, etc) entre as 120 e as 140/150gr.
Fio: Para a geral/madre fio de nylon (de 0,20 ou 0,22 a 0,35); fios p/ empates/estralhos de preferência fluocarbonos. Nos fios há muito por onde escolher e a vários preços, quase sempre representa maior qualidade = preço mais alto.
Shockleader: Se utilizar fios de nylon finos na linha geral deve-se utilizar um shockleader para assim poder lançar o fio sem perder as chumbadas.
Anzois: parece-me que para iniciar "bastará" um anzol tipo "chinu" nºs 1/0, 1 e 2. Uso estes nºs da VMC Bn 7126 e ASARI Flatted Shank. Uso tambem os Gamakatsu F314 do nº 2 ao 6.
Qualquer destes anzóis são os que uso na pesca à bóia e também têm dado bons resultados no surfcasting.
Precisa ainda de: suporte (espeto) para apoiar a cana, stoppers; destorcedores; missangas; snap para ligar a chumbada à linha geral.

Se me permite deixo o meu conselho: Pesquisar aqui no "Pesqueiro" opinões sobre o material pois encontrará bastantes posts com informação muito útil; pesquisar na net as várias opções e preços, ver nas lojas e pedir aconselhamento.
Boas pescas  :fishcool:
A Pesca não é complicada, nós é que a complicamos.
"Mais vale um mau dia de pesca do que um bom dia de trabalho" 🎣😉

Offline Moura123

• Boga
  • *
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:31 Sábado, 25 de Outubro de 2025
« Responder #9 em: 18:03 Quarta, 18 de Março de 2026 »
Linha e shockleader.
Espeto de cana

Já somos 2 com o mesmo material a ponteira para mim podia ser um bocadinho
mais marcadora não tão rígida 😁

Online DFishing

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 20:22 Quarta, 18 de Março de 2026 »
Linha e shockleader.
Espeto de cana

Já somos 2 com o mesmo material a ponteira para mim podia ser um bocadinho
mais marcadora não tão rígida 😁

Fui esta semana à pesca pela primeira vez, o mar ficou muito bruto não deu para ver a ponteira com peixe. Mas já deu para perceber o que é o surfcasting

Online rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 21:55 Quarta, 18 de Março de 2026 »
Boas companheiro Rui.Iva, vou tentar dar uma ajuda.
Comecei na praia não há muito tempo com uma cana telescópica (Vega Power Force One + carreto de 50€) mas rapidamente cheguei à conclusão que o que tinha era insuficiente para chegar ao local onde se encontravam os peixes, no entanto consegui mesmo assim apanhar alguns.

Será  necessário saber-se onde é que pretende pescar (na praia, em pontões, nas rochas, etc), em mares calmos ou fortes. Acho que para inicio com um orçamento de 250€ conseguirá encontrar um bom conjunto.
Canas e carretos: Para iniciar e antes de investir muitos €s na minha opinião bastará 1 cana de 4,20 ou 4,25 mt, de 3 partes, não muito rija (há no mercado vários modelos nas marcas Barros, Daiwa, Kali Kunnan, Shimano, Vega, Yuki, etc).
Carretos: tem muito por onde escolher dentro das marcas que menciono acima (o shimano  será uma boa solução - cerca de 180€).
Vai precisar de: chumbadas, dependendo da zona onde pretende pescar (pirâmide, gota, bico de pato, etc) entre as 120 e as 140/150gr.
Fio: Para a geral/madre fio de nylon (de 0,20 ou 0,22 a 0,35); fios p/ empates/estralhos de preferência fluocarbonos. Nos fios há muito por onde escolher e a vários preços, quase sempre representa maior qualidade = preço mais alto.
Shockleader: Se utilizar fios de nylon finos na linha geral deve-se utilizar um shockleader para assim poder lançar o fio sem perder as chumbadas.
Anzois: parece-me que para iniciar "bastará" um anzol tipo "chinu" nºs 1/0, 1 e 2. Uso estes nºs da VMC Bn 7126 e ASARI Flatted Shank. Uso tambem os Gamakatsu F314 do nº 2 ao 6.
Qualquer destes anzóis são os que uso na pesca à bóia e também têm dado bons resultados no surfcasting.
Precisa ainda de: suporte (espeto) para apoiar a cana, stoppers; destorcedores; missangas; snap para ligar a chumbada à linha geral.

Se me permite deixo o meu conselho: Pesquisar aqui no "Pesqueiro" opinões sobre o material pois encontrará bastantes posts com informação muito útil; pesquisar na net as várias opções e preços, ver nas lojas e pedir aconselhamento.

Muito obrigado pela ajuda!

Eu sou de Lisboa e pretendo pescar nas praias aqui da redondeza e margem sul.
Pesca da praia porque se não apanhar peixe apanho sol e maresia e um bocadinho de sossego :D

Para iniciantes è melhor uma cana híbrida?

Offline Fac

• Boga
  • *
    • Paio Pires
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:09 Quarta, 12 de Novembro de 2025
« Responder #12 em: 17:18 Quinta, 19 de Março de 2026 »
Sim a pesca na praia tem essa vertente que é podermos estar em família ou com amigos a pescar e a apanhar sol...e a usufruir de espetáculos deliciosos como é o pôr do sol  ;)
Para mim estar a pescar é um momento de puro relaxamento e de usufruir da nossa natureza.

Diria que sim, uma cana hibrida que não "vareje demasiado" será o melhor para iniciar, será mais fácil e permite mais erros a lançar, será mais marcadora, não exige tanto esforço e não dá tanto cabo das costas, em alternativa uma cana tubular que seja ágil e maleável (que não seja rija). Desde que o mar não esteja muito forte e bruto, uma cana hibrida resultará.
Como referi anteriormente, será aconselhável ir primeiro ver nas lojas e pedir um aconselhamento para o que realmente necessita, o que nem sempre é fácil de obter pois muitas vezes pretendem é vender. Por outro lado, pesquisar por informação partilhada aqui no Pesqueiro será sempre uma mais valia para tirar ilações.

A Pesca não é complicada, nós é que a complicamos.
"Mais vale um mau dia de pesca do que um bom dia de trabalho" 🎣😉

Offline MgoShipher

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Terça, 02 de Abril de 2024
« Responder #13 em: 18:42 Quinta, 19 de Março de 2026 »
Neste momento ainda podes pescar de dia na zona, quando começar epoca balnear é para esquecer não te deixam nem tu consegues com tanta gente, só de noite. Por isso tem atenção a esse promenor. Digo te isto porque pesco nas zonas que referiste.

Offline Ernesto Lima

« Responder #14 em: 09:49 Sexta, 20 de Março de 2026 »
Bom dia Rui.Iva

Não sei se já consultou este artigo que está aqui no Pesqueiro - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre - isto porque, embora esta não seja uma técnica de pesca que eu domine minimamente, penso ser importante para as suas escolhas.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.

* Tópicos Recentes

Lojas online...diferenças significativas. por manuel [Hoje às 11:20]

Robalos não se atiravam a nenhuma amostra por carlosfishcarlos [Hoje às 10:27]

PESCA EM PRAIA SELVAGEM | Perto de Lisboa por Zagaia [18:23 Terça, 24 de Março de 2026]

Cana de 6 metros para substituir Alvidrar X24 de 5 metros? por rui.lva [18:01 Terça, 24 de Março de 2026]

linhas, shock leaders e estralhos por ffgsoares [16:53 Segunda, 23 de Março de 2026]

Setup Surfcasting iniciante, 1 ou 2 canas? por rui.lva [19:10 Sexta, 20 de Março de 2026]

VEGA LEGEND MARKER por manuel [14:40 Sexta, 20 de Março de 2026]

Onde treinar por carlosfishcarlos [07:57 Sexta, 20 de Março de 2026]

Uma forma diferente e interessante de iscar... por ricky3 [16:40 Quinta, 19 de Março de 2026]

Shimano bullseye 9120 por rui salmonete [16:08 Quinta, 19 de Março de 2026]