collapse

Autor Tópico: Malta do Surfcasting - Ajuda  (Lida 6187 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline O Aprendiz

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:06 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #15 em: 02:37 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Boas :)
Olha comprei o meu primeiro conjunto surfcasting à pouco tempo, faz coisa de 2 meses, e aconselharam-me a comprar uma cana de três partes (4.5m) principalmente devido às areias que se podem instalar entre as partes telescópicas e ir deteriorando a cana e por serem mais robustas, como já aqui foi dito, embora também ache que se houver o cuidado de tirar a tampa em baixo da cana e lavar bem para retirar as areias depois de cada pesca, deve durar tanto como as outras :P
Comprei uma vega zhetta 100-250g por metade desse orçamento e o meu avô ofereçeu-me um byron xedo 8000 usado para o conjunto. Não tenho muita experiência com material de pesca, mas só posso dizer bem da cana  :D Contudo pelo que já estive a ver por aqui nos classificados podes encontrar boas ofertas!

Espero ter ajudado, abraço!
« Última modificação: 02:40 Segunda, 13 de Outubro de 2014 por O Aprendiz »
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #16 em: 08:00 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Ta um companheiro a vender 1 ultegra e 1 vega evidenza nos classificados
Bom material
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #17 em: 08:59 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A cana é o mais importante no surfcasting.
João percebo o que queres dizer mas posto desta forma não concordo...
Uma cana rasca pesca sempre, um carreto rasca pode fazer uma só pesca, principalmente quando se está a iniciar e não se sabe trabalhar com a cana, o esforço a recolher vai todo para o carreto...
Já vi carretos "daqueles que é só para desenrascar ao inicio", a entortar o veio na primeira pesca, rápidamente o investimento de 30 ou 40€ não só foi para o lixo como ainda teve de ir comprar um carreto novo e mais caro!
Tem obviamente de haver um equilibrio no conjunto mas, de inicio, continuo a achar que o investimento num carreto fiável é mais importante.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #18 em: 10:53 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A cana é o mais importante no surfcasting.
João percebo o que queres dizer mas posto desta forma não concordo...
Uma cana rasca pesca sempre, um carreto rasca pode fazer uma só pesca, principalmente quando se está a iniciar e não se sabe trabalhar com a cana, o esforço a recolher vai todo para o carreto...
Já vi carretos "daqueles que é só para desenrascar ao inicio", a entortar o veio na primeira pesca, rápidamente o investimento de 30 ou 40€ não só foi para o lixo como ainda teve de ir comprar um carreto novo e mais caro!
Tem obviamente de haver um equilibrio no conjunto mas, de inicio, continuo a achar que o investimento num carreto fiável é mais importante.


é por seres embarcadiço que pensas assim ;D
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #19 em: 11:13 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma cana rasca pesca sempre, um carreto rasca pode fazer uma só pesca, principalmente quando se está a iniciar e não se sabe trabalhar com a cana, o esforço a recolher vai todo para o carreto...

Desconfio dessa verdade.
Se a cana for “rasca“, pois não resta ao carreto outra alternativa senão ter que rebocar a montagem, mesmo que para isso ele não tenha sido construído. E por vias desse hábito também o pescador se habituará a ser “rasca“, com um carreto rebocador.

A cana é que puxa a linha, a função do carreto é dispensar e enrolar a linha, não é rebocar o que quer que seja.
Mas acredito que, habituados a Rochas e a Sofis, já muitos tenham invertido o sentido das coisas. O que aliás, se vê pelas vendas de carretos em Portugal.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #20 em: 12:57 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Boas,

Pedras, partilho tanto a sua opinião como a do João, eu apenas queria fazer passar a mensagem que a malta iniciada não deve investir num carreto "só para desenrascar" pois pode sair muito mais caro que um carreto com algumas provas dadas em durabilidade, não é preciso ser um rebocador mas é preciso aguentar os maus tratos, entenda-se esforços exagerados, que a malta mais inexperiente os sujeita ;)
Já uma cana "rasca" entenda-se, uma cana mais barata, pode aguentar melhor as azelhices dum iniciado sem o deixar ficar "a pé". :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline omagico

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 239
  • Agradecido: 9 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:23 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #21 em: 17:34 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
ter um bom conjunto de cana e carreto e sempre o mais acertado,nem que tenhas de esperar mais um bocado ,juntes mais algum e compras algo bom ;D  se bem que ja vi tirar peixe com um pau de vassoura e linha (sem carreto)e tirava peixe na mesma.e sai mais economico :LooooL:
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #22 em: 18:51 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
………eu apenas queria fazer passar a mensagem que a malta iniciada não deve investir num carreto "só para desenrascar" pois pode sair muito mais caro que um carreto com algumas provas dadas em durabilidade, não é preciso ser um rebocador mas é preciso aguentar os maus tratos, entenda-se esforços exagerados, que a malta mais inexperiente os sujeita ;)
Já uma cana "rasca" entenda-se, uma cana mais barata, pode aguentar melhor as azelhices dum iniciado sem o deixar ficar "a pé". :fixe:

Certo, mas isso corresponde exactamente ao que assistimos, e regra geral a menor das preocupações vai mesmo para a cana, que é seguramente o mais importante.
Porque uma cana que não tenha capacidade para puxar a linha na certa que vai arrasar com a mecânica do carreto.

No valor dos 150€ que o companheiro tem como limite eu preferia gastar 50€ no carreto e 100€ na cana, porque ao contrário, 100€ no carreto e 50€ na cana, que cana se vai comprar que acompanhe o uso desse carreto de 100€. Essa é que é questão!!

E por 50€ num carreto e sem me preocupar muito, aqui está um que não vai dar grandes problemas Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5110
  • Agradecido: 396 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #23 em: 22:11 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Eu estou totalmente de acordo com o Pedras.

Acho que um gajo sem uma cana de jeito tem muito mais dificuldade de ter sucesso nas pescarias na praia, pelo menos nas praias que eu pesco.

O surfcasting baseia-se, na maior parte das vezes, no lançamento e na capacidade de pôr a pesca nos melhores sítios e neste sentido a cana faz 90% do trabalho.

Um carreto desde que tenha uma bobine larga e alta faz bem os seus 10% de trabalho. Não dura muitos anos mas dá para pescar peixe e ganhar motivação para ter um carreto melhor. Enquanto que se a cana não for de jeito não vai pescar quase nada ou mesmo nada e desmoralizar.

Um exemplo um bocado estúpido: Preferias pescar na praia com uma cana de surfcasting e um carreto de spinning ou o contrário? Eu ia pela primeira.

Eu gastava tudo na cana e usava o carreto que tinha até haver guito. O Pedro ainda não referiu qual é o carreto que tem agora.

Abraço
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Pedro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 219
  • Agradecido: 1 vezes
  • Se não é para comer, deixa viver!
    • Fafe
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:58 Sábado, 13 de Setembro de 2014
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #24 em: 22:22 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ta um companheiro a vender 1 ultegra e 1 vega evidenza nos classificados
Bom material

Boas João :)

Estou atento a esse anuncio nos classificados. Nas canas que estão á venda, preferes a Evidenza ou a Compesurf?
 

Offline Pedro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 219
  • Agradecido: 1 vezes
  • Se não é para comer, deixa viver!
    • Fafe
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:58 Sábado, 13 de Setembro de 2014
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #25 em: 22:25 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
………eu apenas queria fazer passar a mensagem que a malta iniciada não deve investir num carreto "só para desenrascar" pois pode sair muito mais caro que um carreto com algumas provas dadas em durabilidade, não é preciso ser um rebocador mas é preciso aguentar os maus tratos, entenda-se esforços exagerados, que a malta mais inexperiente os sujeita ;)
Já uma cana "rasca" entenda-se, uma cana mais barata, pode aguentar melhor as azelhices dum iniciado sem o deixar ficar "a pé". :fixe:

E por 50€ num carreto e sem me preocupar muito, aqui está um que não vai dar grandes problemas Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Boas Pedras :)

Optavas pelo que referiste ou por este: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre ?
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #26 em: 22:31 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Citação de: joaonumberone link=topmenos
36.msg67989#msg67989 date=1413183629
Ta um companheiro a vender 1 ultegra e 1 vega evidenza nos classificados
Bom material

Boas João :)

Estou atento a esse anuncio nos classificados. Nas canas que estão á venda, preferes a Evidenza ou a Compesurf?
O ultegra conheço é muito bom.
A cana compesurf mao conheço.
A evidenza é forte e por opiniao de amigos acho que é bem jeitosa e podes puxar por ela.

Quanto a preço nao sei n digo nada, mas deves ver qto custa novo e é como os carros uns valem mais outros menos depende do estado, mas sempre menos que novo.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Pedro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 219
  • Agradecido: 1 vezes
  • Se não é para comer, deixa viver!
    • Fafe
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:58 Sábado, 13 de Setembro de 2014
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #27 em: 22:32 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


O Pedro ainda não referiu qual é o carreto que tem agora.

Abraço


Boas Duas :)

Tenho 5 carretos jeitosinhos mas pequenos... um "roscof" maiorzito que não me inspira confiança nenhuma. Ou seja, não tenho nada de jeito a não ser a cana Barros que nem sei a referência e uma Vega muito jeitosinha de 3m.


 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #28 em: 22:46 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
O problema dos pescadores iniciantes do surfcasting é mesmo o primeiro conjunto....depois a malta começa a gostar e a aprender e começamos a pedir mais e melhor material, penso que se o objectivo passa por pôr em pratica o surfcasting acho que deves investir mais um pouco e comprar logo um material melhor....passei pelo mesmo e no inicio comprava conjuntos e canas que depois passado pouco tempo achava que tinha sido dinheiro deitado á rua e devido á experiencia que vais adquirindo vais exigindo mais de ti como pescador.

Se gostas mesmo e tens a tal cana telescopica para desenrascares....investe mais um pouco e compra logo um conjunto melhor...vais ver quer não te vais arrepender mais tarde, apesar de hoje em dia ser facil de recuperar algum investimento na venda em sites de classificados.

Investe numa boa cana....e não te esqueças que investimento em surfcasting não é só cana e carreto!!!!

Tens que ter uma boa linha+leader se usares+bons anzois+espeto ou tripé+chumbadas+acessórios+isco.....etc

E a malta do forum já te deu bons conselhos e dicas....

« Última modificação: 22:47 Segunda, 13 de Outubro de 2014 por Tavares Baptista »
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline Pedro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 219
  • Agradecido: 1 vezes
  • Se não é para comer, deixa viver!
    • Fafe
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:58 Sábado, 13 de Setembro de 2014
Re: Malta do Surfcasting - Ajuda
« Responder #29 em: 23:00 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Tens que ter uma boa linha+leader se usares+bons anzois+espeto ou tripé+chumbadas+acessórios+isco.....etc


Boas Tavares :)

No restante material já estou +- ... mas sempre que vos vejo a escrever sobre os materiais, as canas, as linhas, os carretos, etc, etc até troco os olhos :)

Há malta que faz da pesca mesmo uma religião e eu admiro isso. No meu caso vou devagarinho pois o tempo disponível e a distância para a água salgada não ajudam, mas aos poucos vou aprendendo e agradeço-vos a todos a disponibilidade para ajudar :fixe:


 

 

* Tópicos Recentes

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 19:54]

Iscos para rio por Zagaia [Hoje às 17:14]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Pedro Gonçalves [Hoje às 14:41]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [Hoje às 14:07]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]