collapse

Autor Tópico: Canas Rio Sado e Mar - surfcasting e embarcada  (Lida 483 vezes)

Offline pokanhao

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:33 Terça, 10 de Setembro de 2024
Canas Rio Sado e Mar - surfcasting e embarcada
« em: 12:37 Quinta, 18 de Setembro de 2025 »
Boas pessoal,

Comprei com o vosso conselho uma vega potenza squaddra hibrida 4.2m. Não consigo fazer grandes lançamentos, secalhar porque a cana é um pouco dificil de armar.

Quero comprar +1 ou +2 canas para surfcasting para aumentar as hipoteses de trazer peixe. O que recomendam cana+carreto até 100€/150€?

Quero também comprar uma cana e carreto para pescar no cais, às douradas, junto às estruturas. O que recomendam?

Abraços

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Canas Rio Sado e Mar - surfcasting e embarcada
« Responder #1 em: 12:44 Quinta, 18 de Setembro de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas pessoal,

Comprei com o vosso conselho uma vega potenza squaddra hibrida 4.2m. Não consigo fazer grandes lançamentos, secalhar porque a cana é um pouco dificil de armar.

Quero comprar +1 ou +2 canas para surfcasting para aumentar as hipoteses de trazer peixe. O que recomendam cana+carreto até 100€/150€?

Quero também comprar uma cana e carreto para pescar no cais, às douradas, junto às estruturas. O que recomendam?

Abraços

A cana está longe de ser difícil de armar. Ou não usas chumbo minimamente pesado ou então tens mesmo muita dificuldade em lançar uma cana e se for assim então só te posso aconselhar canas parabólicas.
Tens tbm a hipótese de treinar lançamentos. Não é difícil e rapidamente melhoras a distância.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline MgoShipher

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Terça, 02 de Abril de 2024
« Responder #2 em: 13:06 Quinta, 18 de Setembro de 2025 »
Eu tenho uma squadra tbm que parece um pau, 4,5 hibrida, no entanto a ponteira é mais grossa que as tubulares que tenho 🤣🤣 na loja de pesca onde costumo ir disseram me que foi a primeira versão pode ser a mesma coisa, tenho de lhe por 150g ou 160g.

Offline Paulo1973

• Robalo
    • Sobralinho
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:11 Sábado, 12 de Outubro de 2019
« Responder #3 em: 14:46 Quinta, 18 de Setembro de 2025 »
Boas eu tenho uma também e nunca tive problemas em armar a nível de lançamento não me queixo

Offline pokanhao

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 15:04 Quinta, 18 de Setembro de 2025 »
Meto-lhe entre 110g a 130g.
Sim, 1º passo é treinar lançamentos.

Sobre a squaddra, a ponteira é hibrida. O segundo elemento é bastante rigido e o 3o elemento é um pau. Desconhecia que existiram várias versões do mesmo modelo. Confirma-se?

Quanto opções para próximos "investimentos" o que recomendam?

Offline Joaol

• Marlin
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
« Responder #5 em: 15:45 Quinta, 18 de Setembro de 2025 »
Isso quer é técnica pelo que estou a perceber.

Não conheço a cana em questão, mas 130gr já dá com certeza para lançar qualquer coisa de interessante.
Em relação a dizer que é rija, tem algum termo de comparação?

Estou longe de ser entendido em material, mas só passei a saber o que gosto e não gosto ou o que me é favorável ou não, ao fim de experimentar vários tipos e modelos de cana. Não se precipite a comprar agora muito material, é melhor adquirir alguma experiencia primeiro para depois fazer uma compra mais acertada.

Offline WilsonQuasepescador

• Robalo
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
« Responder #6 em: 18:29 Quinta, 18 de Setembro de 2025 »

Sobre a squaddra, a ponteira é hibrida. O segundo elemento é bastante rigido e o 3o elemento é um pau. Desconhecia que existiram várias versões do mesmo modelo. Confirma-se?

Amigão, isso é treino, 100%. com 130 ja a armas sem problema. com 110 g ainda percebia a dificuldade, mas é mesmo falta de pratica.

Isso quer é mar, é ir e gostar de lá estar, e pratica vais apanhar. Tenho duas squaddras de 4.20m com hibrido, reconheço que é mais rija que outras que já experimentei, mas com 130g não tenho esses problemas. O melhor conselho que te posso dar é - vai à pesca!

Se pretendes mais uma cana, ve as vercellis de 100-200. Comprei uma (vercelli capitano) para a minha moça aprender e ela (com 1.5m de altura e pouca força) consegue lançar. Acho que canas mais amigas vai ser dificil de obter. Abraço
« Última modificação: 18:32 Quinta, 18 de Setembro de 2025 por WilsonQuasepescador »
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D

Offline José Vicente

• Boga
  • *
    • Alhandra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:20 Sexta, 21 de Abril de 2023
« Responder #7 em: 19:52 Quinta, 18 de Setembro de 2025 »
Tenho uma destas potenza squadra 4,20 híbrida e por acaso adaptei-me bem rápido, talvez porque quando comecei a fazer as minhas primeiras pescas andava com 2 canas de 5 metros daquelas pesadonas que já eram do meu pai que me davam cabo das costas, quando comprei a squadra acho que que a maior dificuldade que senti é que o Timing do armar a cana e largar a linha era bem mais rápido, de resto foi um alívio para as costas. ;D

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 08:56 Sexta, 19 de Setembro de 2025 »

O 3 elemento é o cabo. Por norma todas são paus. Tu deves te estar a referir ao 1 elemento que é a ponteira.
110 gramas não é nada bom para essa cana, óbvio que vai armar mal. Sr estamos a falar de uma cana híbrida rija, como é o caso, o normal será se usar 140/150.
Se é para usar 110 ou 120 deves escolher canas mais macias.
No entanto continuo a achar que o indicado é trabalhares nos lançamentos.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline MgoShipher

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Terça, 02 de Abril de 2024
« Responder #9 em: 09:22 Sábado, 20 de Setembro de 2025 »
A minha já estou habituado lanço bem com ela, mas deixa me a desejar talvez para a zona e mares que eu pesco não funcione bem, pouco marcadora para uma hibrida, parece que abaixo de 150g não segura bem a pesca.
Mas tambem pesco com um colega de aqui, que tem duas de 4,20 e gosta muito delas.
« Última modificação: 09:24 Sábado, 20 de Setembro de 2025 por MgoShipher »

Offline pokanhao

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 15:33 Sábado, 20 de Setembro de 2025 »
Não tenho muito termo de comparação na verdade, no entanto noto que é difícil ter a ponteira armada com marés de 1m e período 10 com chumbada de 130g. A pesca fica fixa mas a ponteira desarma fácil.

Quanto a uma cana e carreto para pesca em estuário, a pescar de um cais, para profundidades até 20m para a dourada o que recomendam? Qual a melhor técnica? Chumbadinha?

Offline Joaol

• Marlin
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
« Responder #11 em: 10:29 Terça, 23 de Setembro de 2025 »
Formato da chumbada, espessura da linha... e sei lá mais quantas variáveis podem ser.
O problema não está na cana certamente. Comprar uma cana mais macia pode ser um erro, depois de aprender a lançar já vai esgotar a cana muito facilmente, a menos que consiga pescar recorrentemente com chumbadas leves. Eu por exemplo são poucos os dias.

Em relação a pescar douradas em estuários, nunca o fiz, por norma usam-se canas como as de surfcasting e pesca-se ao fundo, pela qual essa cana deve servir perfeitamente, diria talvez que a única coisa a ponderar será a espessura do fio.

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [19:03 Terça, 14 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]