collapse

Autor Tópico: Pesca em altura com um carreto de surf  (Lida 3886 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Pesca em altura com um carreto de surf
« em: 12:08 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Chegado o inverno as condições para o surfcasting nem sempre são as melhores e por vezes opto por pescar em altura, normalmente entre os 3 e os 20m e em zonas com bastante pedra. Até a data tenho usado uns 'Rocha' do meu pai para esse tipo de pesca, mas pensei recentemente em comprar uma bobines 14000 para o XSC para ser mais cómodo porque há dias em que saio de casa a pensar que estão determinadas condições na praia e chegado ao local esta totalmente diferente e acabamos por trocar a areia pela falésia e ir carregado com 4 carretos quando se calhar podia levar apenas 2 e 2 bobines extras para o efeito.

Em conversa com um amigo ele chamou me a atenção para o freio do XSC poder vir a empenar nesse tipo de pesca, e isso deixou me com um bocado de receio, é seguro leva-lo ou é melhor não?!
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #1 em: 12:30 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
João eu faço muito esse tipo de pesca a 25/30m da água uso carretos de surf e até à data não tenho problemas. Nos sítios onde pesco na maioria dos casos tenho que pescar longe e por isso uso esse tipo de carretos, se não tiveres que pescar longe há carretos mais indicados para esse tipo de pesca, mas os carretos de surf se forem carretos bons aguentam-se bem a não ser que queiras içar peixes monstros pela falésia acima.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #2 em: 12:38 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
João eu faço muito esse tipo de pesca a 25/30m da água uso carretos de surf e até à data não tenho problemas. Nos sítios onde pesco na maioria dos casos tenho que pescar longe e por isso uso esse tipo de carretos, se não tiveres que pescar longe há carretos mais indicados para esse tipo de pesca, mas os carretos de surf se forem carretos bons aguentam-se bem a não ser que queiras içar peixes monstros pela falésia acima.

A partida para içar é a rabeca, o meu medo é como as bobines sobem muito, com a força que tenho de fazer que comece a entortar o freio.

A ideia da bobine 14000 é mesmo pela capacidade de fio, porque em alguns desses sítios a pedra é mesmo muito e ou se pesca grosso ou a trabalhar o peixe no meio de tanta pedra ele fica lá.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #3 em: 13:28 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Boas

Durante a recolha, sem considerar com o peixe suspenso pois para esse efeito tem a rabeca como disse, a força maior pode e deve ser exercida com a cana e não com o carreto.
Recolhendo desta forma os carretos de surf aguentam bem o esforço. ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline caseblock

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 228
  • Agradecido: 5 vezes
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #4 em: 14:05 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Boas, eu por vezes tb pesco em falesias durante o inverno, utilizo regularmente um super ultegra xsa e um power aero xt, nunca tive problema nenhum, por vezes abusando do material içando peixes...Em relaçao ao xsc nao conheço mas calculo que esteja ao nivel do super ultegra.

Cumps
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #5 em: 14:17 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas, eu por vezes tb pesco em falesias durante o inverno, utilizo regularmente um super ultegra xsa e um power aero xt, nunca tive problema nenhum, por vezes abusando do material içando peixes...Em relaçao ao xsc nao conheço mas calculo que esteja ao nivel do super ultegra.

Cumps

o SU xsa parece mais robusto, mas o que parece ás vezes não é...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #6 em: 14:50 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas, eu por vezes tb pesco em falesias durante o inverno, utilizo regularmente um super ultegra xsa e um power aero xt, nunca tive problema nenhum, por vezes abusando do material içando peixes...Em relaçao ao xsc nao conheço mas calculo que esteja ao nivel do super ultegra.

Cumps

o SU xsa parece mais robusto, mas o que parece ás vezes não é...

João eu pequei com um SU durante algum tempo e nunca se negou a içar bons peixes e tu conheces a altura que o pesqueiro tem.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #7 em: 15:21 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
João eu pequei com um SU durante algum tempo e nunca se negou a içar bons peixes e tu conheces a altura que o pesqueiro tem.

eu referia-me á comparação com o XSC, ou seja o XSC parece menos robusto mas isso só se sabe ao fim de algum tempo é claro.

esse teu pesqueiro era baixinho comparado com a torre eiffel...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5113
  • Agradecido: 397 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #8 em: 16:43 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
João eu pequei com um SU durante algum tempo e nunca se negou a içar bons peixes e tu conheces a altura que o pesqueiro tem.

eu referia-me á comparação com o XSC, ou seja o XSC parece menos robusto mas isso só se sabe ao fim de algum tempo é claro.

esse teu pesqueiro era baixinho comparado com a torre eiffel...

O XSA tem os rolamentos melhores que o XSC. São todos(5) blindados no XSA  e no XSC são só 2 blindados mais 2 normais. E a manivela é mais grossa.

Eu acho que faz dele um carreto mais robusto e duradouro.

Abraço
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #9 em: 19:25 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
ok pessoal, sendo assim vou mandar vir a bobine.

Que tipo de montagem e sistema vocês usam nessa pesca?
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #10 em: 07:11 Sexta, 10 de Outubro de 2014 »
Para mim o melhor carreto que há para pescar na rocha é o Daiwa BG90.Quando faço essa pesca costumo  faze-la entre os 5e os 10 m, o que não é grandes alturas.
A montagem que me ensinaram é chumbada de correr e depois faço uma laçada depois faço o estralho com uma laçada e passo por entre a laçada do carreto. Para mim quantos menos acessórios melhor, pois as vezes fica lá tudo. Também nunca pesco com menos de 0.40 no carreto e à noite nunca com menos de 0.35 no estralho. Cuidado a iscar sardinha, pois se for em zona de pedra e o mar estar calmo pode vir algum samirro que lhe corta a linha num abrir e fechar de olhos, a mim já me aconteceu.
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #11 em: 09:20 Sexta, 10 de Outubro de 2014 »
Eu tenho os dois, o xsc e o super. Pesco em falésias com mais de 30 metros de altura com os super há mais de dois anos  e sem qualquer problema . Quando enrrocado deve-se puxar com as mãos e para levantar peixe usa-se a cana para auxiliar, em peixes de maior porte usa-se o cesto. Em caso algum se deve  colocar o carreto em esforço desnecessário.
 O xsc não recomendo que seja utilizado neste tipo de pescaria porque o próprio corpo e os rolamentos dele são muito mais frágeis, logo , estará sujeito a ficar danificado mais facilmente.
 As montagens que eu uso são simples, uma bobine com 0.40 de boa qualidade para aguentar os lançamentos e os puxões aquando enrrocado, destorcedor triplo na madre, depois  20 , 30, 40 centímetros de linha 0.45 até ao clip da chumbada, dependendo do tipo de fundo do spot, estralho com o  minimo 0.28 e  comprimento  a condizer atado no destorcedor triplo e ......."pimba lá pa dentro" ;) :)
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5113
  • Agradecido: 397 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #12 em: 11:02 Sexta, 10 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
uma bobine com 0.40 de boa qualidade para aguentar os lançamentos e os puxões aquando enrrocado, destorcedor triplo na madre, depois  20 , 30, 40 centímetros de linha 0.45 até ao clip da chumbada

Não seria melhor a linha que vai até ao clip da chumbada ser mais fina que a do carreto?

Assim servia de fusível para o caso da chumbada enrocar.

Nesse caso só se perderia a chumbada.

Abraço
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #13 em: 11:34 Sexta, 10 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
uma bobine com 0.40 de boa qualidade para aguentar os lançamentos e os puxões aquando enrrocado, destorcedor triplo na madre, depois  20 , 30, 40 centímetros de linha 0.45 até ao clip da chumbada

Não seria melhor a linha que vai até ao clip da chumbada ser mais fina que a do carreto?

Assim servia de fusível para o caso da chumbada enrocar.

Nesse caso só se perderia a chumbada.

Abraço

Mais fina do que 0.40  dará um belo "tiro" ::) ^-^
Normalmente parte pelo nó do clip....... esse bocado de linha fica fragilisado pelos esticões e de roçar nas rochas,  na madre faço sempre nó duplo. :join: :fixe:
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5113
  • Agradecido: 397 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #14 em: 11:57 Sexta, 10 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Citação de: duas em Hoje às 11:02
Citação de: ruisargo em Hoje às 09:20
uma bobine com 0.40 de boa qualidade para aguentar os lançamentos e os puxões aquando enrrocado, destorcedor triplo na madre, depois  20 , 30, 40 centímetros de linha 0.45 até ao clip da chumbada

Não seria melhor a linha que vai até ao clip da chumbada ser mais fina que a do carreto?

Assim servia de fusível para o caso da chumbada enrocar.

Nesse caso só se perderia a chumbada.

Abraço

Mais fina do que 0.40  dará um belo "tiro" 
Normalmente parte pelo nó do clip....... esse bocado de linha fica fragilisado pelos esticões e de roçar nas rochas,  na madre faço sempre nó duplo. 

Eu dizia 0.45 no carreto e 0.40 para o clip da chumbada.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #15 em: 12:09 Sexta, 10 de Outubro de 2014 »
Eu dizia 0.45 no carreto e 0.40 para o clip da chumbada.

[/quote]


 Perdes um pouco no lançamento, o vento fará mais balão na linha , mais resistência ás ondas...mas é igualmente bom . :)
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #16 em: 05:14 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
Boas, também pesco em altura (há pouco tempo) devem ser uns 25m de alto, pelo fundo ser misto, mas com mais pedra que areia, a montagem que utilizo é a mesma que o Ruisargo, mas faço fusível em 035, com chumbadas de 100g não costuma partir a lançar se tiver alguma atenção ao estado do fusível.

Como disse, faço esta pesca ha pouco tempo, pelo que ainda ando em estudo sobre o que é mais confortável e eficiente para mim...

Já utilizei monofilamento 035 de madre com chicote 050 e já utilizei multi 022 com o mesmo chicote 050..
Embora não goste de pescar ao fundo com multi, à aquela altura senti-me mais confortável do que com o mono, seja a ferrar, a partir o fusivel quando necessário, ou a içar, pois o pesqueiro em si e o facto de ser de noite não permitem o uso da rabeca de forma segura...

Também por ser de noite posso utilizar um estralho mais grosso, entre o 035 e o 040, o que facilita o uso do multifilar por aguentar as cabeçadas do peixe sem a ajuda da elastecidade da madre que como sabemos o multi não tem...

Pergunto eu: Já alguem fez o mesmo teste? Mono grosso ou multi com um chicote grosso?

O carreto que vou usar daqui para a frente é um velhote DAM Quik, com muita força, muito robusto, mas principalmente porque não me faz outras pescas, faz uns barulhos manhosos, a drag parece uma porca de orelhas, mas como nao se nega a nada e aquela pesca é do mais forte e feio que faço, vai acabar a vida dele pelas falesias...

"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5113
  • Agradecido: 397 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #17 em: 13:55 Sábado, 18 de Outubro de 2014 »
Estreei-me anteontem na pesca de altura.

Aproveitei o mar gigante para ver se apanhava um tarolo também gigante... Mas foi uma grade... pequena porque estive lá pouco tempo.

Fiquei fã.

À tardinha fui sondar o pesqueiro e vi um gajo a perder um tarolo.

Fui logo comprar um fio como deve de ser, umas chumbadas apropriadas e umas lulas.

Fiz a montagem igual à descrita pelo ruisargo mas com 0.45 no carreto.

Aquilo correu bem, estava à espera de perder o material todo em cada lançamento mas fiz cinco e só perdi num deles.

O único problema foi que não conseguia partir a linha à mão quando aquilo enrocou. Se não tivesse ajuda teria sido complicado. Linha prosargos Titanium é forte para car#€%&.

Gostei principalmente nesta pesca o facto de abrir a porta do carro e estar no pesqueiro e de não ter que andar carregado pela areia.

Acho que comprei chumbadas demasiado pesadas (150g), aquilo deve funcionar com 100g na boa, certo?

Agradeço as dicas que vcs deram,

Abraço

Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em altura com um carreto de surf
« Responder #18 em: 14:33 Sábado, 18 de Outubro de 2014 »
Para pescar em falésia com multi, o mar terá que estar manso e sem vento (verão) porque, de outra forma, não terás a elasticidade suficiente na linha para suportar as investidas dos elementos e a chumbada será arrastada até prender em algum sitio.
 Fazer o chicote com multi não creio ser a melhor opção porque , aquando enrocado, queremos perder o minimo de material e em esforço, normalmente, partirá pelo nó do chicote com a madre, visto que o multi ser mais forte e mais fino, este irá cortar a madre.
 Dependendo do material que uses, da cana,  do vento, do estado do mar , de 130 a 180 gramas, para que fique quieta no sitio para onde se lance porque senão vais perder muito material nos fundos mistos.
 ;) :)
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por Zagaia [Hoje às 10:40]

Cinnetic Raycast III por Renato Maquarte [Hoje às 07:13]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [00:06 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Zagaia [10:56 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]