collapse

Autor Tópico: Restauro barco  (Lida 534 vezes)

Offline João Azevedo

• Robalo
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:06 Quarta, 22 de Junho de 2022
Restauro barco
« em: 18:54 Terça, 26 de Agosto de 2025 »
Boas malta!

Bem, chegou o momento de começar a restaurar a lancha que aqui por casa descança á uns bons anos, uma Argus com motor 2t 30cc.
Vou fazer uma especie de estrutura com toldo pra estar protegida do sol, chuva... e quero começar a restaurar, manutenção no motor, montar comandos etc.. é muita coisa que precisa, pra ir fazendo nas calmas conforme for havendo t€mpo.. agora a minha pergunta é por onde começar? Talvez pela fibra? Ela está um pouco purosa e com umas rachaduras alguém me pode ajudar? Produtos, procedimentos?

Offline PedroS

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:36 Quinta, 15 de Maio de 2025
Re: Restauro barco
« Responder #1 em: 19:18 Terça, 26 de Agosto de 2025 »
Uma obra de restauro precisa de se ter noção do que fazer e como fazer.
Pelo aspecto, acho que terás para muito tempo e dinheiro, para fazer uma obra em condições.
Vais necessitar de planos do barco, ferramentas, material de reparação específico, peças de reposição, e acima de tudo condições para fazer.
Mas nada é impossível.
Eu começaria por fazer a tal protecção para evitar mais degradação. Depois fazer uma lista de tudo o que vai ser preciso. É preferível ter uma lista muito exaustiva e completa, para não haver surpresas, do que uma incompleta que depois não serve.
A lista vai servir para ir descobrindo onde adquirir o que for necessário, desde colas, lixas, fibra, resinas, até peças para o motor. Também serve para colocares os locais, físicos ou online, onde vais adquirir os materiais. Depois colocas os custos de cada coisa e chegas a um orçamento provisório.
No orçamento começam as dores de cabeça, mas é sempre melhor saber com o que contar do que resolver o inesperado. Pode até ser preferível não reparar. Tudo depende o que queres fazer.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Azevedo

Offline João Azevedo

• Robalo
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 23:42 Terça, 26 de Agosto de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma obra de restauro precisa de se ter noção do que fazer e como fazer.
Pelo aspecto, acho que terás para muito tempo e dinheiro, para fazer uma obra em condições.
Vais necessitar de planos do barco, ferramentas, material de reparação específico, peças de reposição, e acima de tudo condições para fazer.
Mas nada é impossível.
Eu começaria por fazer a tal protecção para evitar mais degradação. Depois fazer uma lista de tudo o que vai ser preciso. É preferível ter uma lista muito exaustiva e completa, para não haver surpresas, do que uma incompleta que depois não serve.
A lista vai servir para ir descobrindo onde adquirir o que for necessário, desde colas, lixas, fibra, resinas, até peças para o motor. Também serve para colocares os locais, físicos ou online, onde vais adquirir os materiais. Depois colocas os custos de cada coisa e chegas a um orçamento provisório.
No orçamento começam as dores de cabeça, mas é sempre melhor saber com o que contar do que resolver o inesperado. Pode até ser preferível não reparar. Tudo depende o que queres fazer.
Obrigado Pedro pelo teu comentário.
Independente do custo quero meter tuto a 100%. Este barco está comigo á 31 anos, eu tenho 35 xD tenho essa missão neste momento haha
Acabei recentemente um restauro de uma mota que me durou 8 anos e um outro trabalho numa outra tambem, por isso nao tenho pressa, nem vale a pena fazer lista de custos, pois é pra ir fazendo aos poucos, falei hoje com um senhor da yamaha que me arranja peças se for necessário. A minha ideia é fazer eu o trabalho e assim poupar na mão de obra, tentar restaurar o máximo possivel, peças e tudo que for necessário com tempo tentarei encontrar o mais economico. Nem que demore outros 8 anos a restaurar, quero é começar, um mês compro as lixas, no outro a fibra, no outro alguma peça, ou material que seja necessário.. a nivel de ferramentas tenho tudo o que preciso até pra desmontar o motor todo peça por peça.. mas sim vou iniciar com a estrutura para que ela fique resguardada, tenho aqui toldos ferros etc ou seja custo 0... ainda devo demorar uns dias a faze-la.. tenho bastantes maquinas e ferramentas por isso nao preciso de comprar, pennso que até tinta prorpria nova por abrir aqui tenho que ofereceram ao meu pai uns tempos. Mesmo que o custo sem mao de obra seja vamos supor 4mil. Nao interessa, nao o vou gastar de uma vez, é pra ir fazendo aos poucos  com calma vou tirar ums € de lado pra o que for necessário, gosto de fazer estes trabalhos em motas etc.. e como tenho aqui o barco queria fazer o mesmo, mas pronto é diferente do que estou habituado, penso ser capaz de o fazer tenho amigos que tambem me ajudam na parte eletrica e em outras coisas que eu tenha mais dificuldade. E pronto a minha ideia é esta, vou aguardar por mais opiniões ou se depois do que expliquei tiveres outra opinião força estou aberto a sugestões. Entretanto até estou a pensar ir postando aqui o trbalho que irei fazer assim pode ser que sirva tambem para outras pessoas 😀

Offline Rprata

• Corvina
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
« Responder #3 em: 09:07 Quarta, 27 de Agosto de 2025 »
O segredo de qualquer restauro é o tempo , é como se fosse um hobby , algo que a pouco e pouco vai se vendo a evolução e aí esta o prazer de restaurar.
Barco nunca fiz nenhum mas carros e motos já la vão uns quantos , não é sobre preço é sobre valor  ;D

Com tempo paciência tudo se faz , e felizmente hoje em dia tudo se torna mais "facil" com a internet , por isso arranca com o projeto !
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Azevedo

Offline João Azevedo

• Robalo
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 11:55 Quarta, 27 de Agosto de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O segredo de qualquer restauro é o tempo , é como se fosse um hobby , algo que a pouco e pouco vai se vendo a evolução e aí esta o prazer de restaurar.
Barco nunca fiz nenhum mas carros e motos já la vão uns quantos , não é sobre preço é sobre valor  ;D

Com tempo paciência tudo se faz , e felizmente hoje em dia tudo se torna mais "facil" com a internet , por isso arranca com o projeto !

Sim exato, a ideia é essa mesmo. Ja saquei diagrama de peças e manual de manutenção. Vou fazendo a lista de custos como disse o Pedro pra no final ver quanto ficou a obra xD e depois posto aqui. Gosto de tudo que seja restauros e construção, já fiz muitos trabalhos este vai ser algo diferente :)

* Tópicos Recentes

Carreto para embarcada por R Mendes [Hoje às 18:42]

Robaletes numa embarcação por danigo123 [20:35 Sábado, 04 de Outubro de 2025]

Anchova monstro o meu novo recorde pessoal por FilipePC [19:05 Sábado, 04 de Outubro de 2025]

Cana Boia Tupertini 6 m por Palacius [21:53 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Cana Hibrida por Palacius [20:35 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Aprende a fazer nós para unir multifilamento ao flourcarbono e clips por Ricardo Pepino [09:27 Quarta, 01 de Outubro de 2025]

Carta nautica portugal para garmin por Bino [17:40 Terça, 30 de Setembro de 2025]

Linha Mono Alta visibilidade por TiagoFigueiredo [16:55 Terça, 30 de Setembro de 2025]

Carreto de pesca Rocha por Andrezio [07:33 Terça, 30 de Setembro de 2025]