collapse

Autor Tópico: Ainda a cor das chumbadas.  (Lida 6325 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Zealmeida

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 196
  • Agradecido: 11 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:33 Segunda, 30 de Junho de 2014
Ainda a cor das chumbadas.
« em: 15:24 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
Ainda a cor das chumbadas;Na pesca embarcada.

Recordo-me de uma loja de pesca que havia ali prós lados da Expo,mais precisamente a EXPOARMEIROS que até já fechou (estas coisas da crise são assim;alguêm se lembra?),em que eu pedi ao empregado se tinha chumbadas vermelhas,ao que ele me respondeu numa atitude de gozo que só se eu as pintasse.Dá para imaginar a cara com que fiquei >:(

Assisto por vezes nas embarcações por onde vou passando a um ou outro pescador a utilizar chumbadas de outras cores,mas sinceramente não vejo grandes resultados na utilização das mesnas.

Podemos sempre dizer que se revestidas com borracha fazem menos barulho quando batem no fundo e consequentemente não afugentam o peixe,etc,etc,etc.Mas não será também um contrassenso,que se por um lado queremos montagens o mais discreto possivel,com linhas ditas invisiveis(fluocarbono),etc,etc,etc,estejamos por outro lado a utilizar chumbadas com cores aberrantes que em nada são parecidas com o fundo do mar?

P.S.A dias escrevi aqui um artigo sobre a influência da lua na pesca em que alguêm disse sobre o assuto:
Eu pessoalmente não ligo nenhuma a isso.Neste caso também vós digo:Não ligo nenhuma a isso.

Todos os demais comentários são bem-vindos.

Saudações piscatórias e um abraço a todos os pescadores deste espaço.
Obrigado.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #1 em: 15:29 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
A luz vermelha é a primeira a ser absorvida pela massa de água, e por isso as chumbadas vermelhas são as primeiras a ficar "invisíveis" quando a chumbada afunda.
Um dos gráficos que encontrei numa pesquisa rápida no google:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joao rosa

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #2 em: 15:59 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
Bem zé, segundo esse grafico de facto as vermelhas quase invisiveis  dentro de agua, o que dai explica muita gente pedir chumbadas vermelhas...mais uma coisa que nem me passava pela cabeça, e que numa discussão eu chamaria de absurdo mesmo sendo leigo.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #3 em: 16:09 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
No gráfico que o Zé Maria apresenta, a partir dos 30 metros as cores são quase todas "invisíveis". Em Peniche, pescamos normalmente a partir das 25 braças, portanto qualquer chumbada em teoria é invisivel. Eu pesco normalmente com chumbadas revestidas por uma questão ecologica, li algures que os o impacto das chumbadas nas pedras liberta pedaços de chumbo que podem entrar na cadeia alimentar. Mas até isso pode ser treta, os pedaços de plastico também se libertam, serão menos prejudiciais ?
 O Zé, tu não precisas de chumbadas coloridas para apanhares o maior peixe do dia ...
« Última modificação: 16:11 Quinta, 02 de Outubro de 2014 por Mário Leão »
 

Offline pedro seabra

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 287
    • Lisboa / Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:58 Terça, 01 de Julho de 2014
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #4 em: 16:15 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
Posso estar enganado, mas creio que a ausência de luz no espectro vermelho não torne uma chumbada vermelha invisível....

A chumbada é vermelha por reflectir preferencialmente o vermelho e absorver as outras cores.

Assim sendo, como a partir de determinada profundidade ela não tem nada para reflectir, é "visualizada" como preta ou cinza. Pelo menos com olhos humanos seria assim, agora com olho de peixe, não sei....

Acho que a cor melhor será a cor pela qual o fundo é constituído... Porque que se ao fundo só chegar o azul e o fundo for de areia branca, ele é percebido como azul. (O branco é a reflexão de todas as "cores"...). E uma chumbada preta daria nas vistas.

Isto partindo do princípio que o peixe se preocupa com essas coisas....
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #5 em: 16:29 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
Realmente é um tópico interessante.
Surge-me no entanto uma duvida, por exemplo na pesca ao corrico com borrachinha por que motivo a cor vermelha e a cor de tijolo são as que obtém mais capturas quando supostamente são as que perdem a visibilidade mais facilmente?
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #6 em: 16:36 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
Muita tinta já foi gasta sobre este tema em revistas forums etc etc... e ainda ninguém apresentou, pelo menos que tenha visto, uma base cientifica que comprovada em que realmente tem vantagens o uso de chumbadas com cores na pesca ao fundo.

Retirando de parte as Fluorescentes (que não uso mas é uma coisa que tenho de experimentar umas coisas...) parece até hoje ser tudo "espuma de gaivota", em não sei quantas centenas ou mais pescarias que já fiz na minha vida usei chumbadas de cores e sem cores, e juntando ao que fiz os relatos de colegas, tal não influenciou em nada a pesca, quando há hora de entrar peixe entra em qualquer uma delas, quando não entra também tem sido em qualquer uma delas. Convém sublinhar que experiências são feitas e boas análises é quando está a entrar peixe pois esporadicamente não é regra e não dá para fazer análise, mas mesmo no esporádico sempre calhou na que tem chumbada com cor assim como na que não tem por isso é igual.
As fluorescentes já a conversa é outra mas quem tem por regra usado que diga de sua justiça.
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #7 em: 16:48 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
Já por aqui se falou das chumbadas de cores....

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muita tinta já foi gasta sobre este tema em revistas forums etc etc... e ainda ninguém apresentou, pelo menos que tenha visto, uma base cientifica que comprovada em que realmente tem vantagens o uso de chumbadas com cores na pesca ao fundo.


Nada mais verdade.
Também tinha conhecimento que a cor vermelha é a primeira a desaparecer na agua, agora se se apanha mais peixe por isso, ou não....já não sei.
Eu uso chumbadas plastificadas e com cores, agora se apanho mais ou menos peixe por isso, também não sei. Paranoias....

Mas posso garantir que TODOS os mestres de embarcações gostam que o pessoal use as chumbadas ás cores e revestidas! Pelo menos quando dão quincadas no casco não aleija tanto  :D
João Rodrigues
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #8 em: 17:00 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
já vi as chumbadas fluorescentes funcionarem, ou seja só se tirava peixe usando as mesmas, as espécies eram ferreiras, carapau e uma ou outra baila.

Se a maré mudou exactamente nessa altura já não me lembro.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #9 em: 17:37 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
No surfcasting, na pesca que eu faço, a sargos, robalos e douradas, a influência até hoje é zero, e tenho distintas e das mais variadas cores.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #10 em: 17:46 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
La esta, os cães por exemplo , pelo que ouvi so veem a preto e branco, e os peixes?? E se forem daltonicos?? :hummm: :hummm:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19662
  • Agradecido: 1167 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #11 em: 22:08 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »

 Só por mera opinião, não faço embarcada mas, no surfcasting uso chumbadas cruas (cor de chumbo) e nunca me apercebi que houvesse mais valias em usar as cores, no entanto e, na última pesca usei para começar uma vermelha (tinha duas ou três em cores que me ofereceram há anos) bem,... o resultado foi ótimo, não abri a asa do carreto e no primeiro lançamento sai tiro e lá se vai a linda chumbada :hahaha: :hahaha: :hahaha: burro !!!

 Depois usei uma camuflada (tipo areia) e o resultado foram 5/6 peixes, nas outras canas, uma zero e a outra 1/2 peixes.

 Portanto, nunca tinha usado e peixe nunca me faltou  :---), não acho que tenha influencia a questão da chumbada ser colorida.

 Viva a bela da chumbada >:D :fixe:
 

Offline Zealmeida

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 196
  • Agradecido: 11 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:33 Segunda, 30 de Junho de 2014
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #12 em: 14:31 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A luz vermelha é a primeira a ser absorvida pela massa de água, e por isso as chumbadas vermelhas são as primeiras a ficar "invisíveis" quando a chumbada afunda.
Um dos gráficos que encontrei numa pesquisa rápida no google:


Boas,
 Caro Zé Maria;
 Eis uma explicação bem fundamentada; Deduzo portanto que o motivo seja ficarem invisíveis;
 No entanto acho curioso porque muitas vezes em conversas com os mesmos utilizadores dessas chumbadas (vermelhas, verdes, amarelas, etc.)as pessoas que as utilizavam era no sentido de despertar a curiosidade dos peixes; Não sei se estará alguém por aqui que o possa admitir?
 Na vida estamos sempre a aprender; Ainda assim uma dúvida persiste: Então porque não utilizar as ditas chumbadas cruas (cor de chumbo),uma vez que até são mais baratas? Será para as casas de pesca amealharem mais uns euritos?
 Obrigado pela atenção.
 Saudações piscatórias.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #13 em: 14:34 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 Depois usei uma camuflada (tipo areia) e o resultado foram 5/6 peixes, nas outras canas, uma zero e a outra 1/2 peixes.

meio peixe?? ó Soares hás-de mostrar esse meio peixe ó gradeiro...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ainda a cor das chumbadas.
« Responder #14 em: 14:46 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Cometi uma incorreção, não é as chumbadas que ficam invisíveis, mas sim a cor da mesma. A partir de certa profundidade é impossível distinguir se são vermelhas ou são pretas/cinzas.
Mas o resultado vai ser o mesmo, não chamam mais a atenção que uma de cor neutra.
Acho que vendem mais por um motivo: as cores são para pescar pescadores, como acontece com muitas amostras de spinning ;)
« Última modificação: 14:50 Sexta, 03 de Outubro de 2014 por Zé Maria »
 

 

* Tópicos Recentes

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]