collapse

Autor Tópico: Influência da lua na pesca  (Lida 10368 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #15 em: 12:52 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto mais clara a noite menos peixe, tenho a certeza pelas vezes que reparei nesse padrão.

É mesmo.

Na minha última ida à pesca a lua estava cheia e a noite muito clara e estava quase a ser uma grade.

Depois chegaram umas nuvens, e eu disse: "Talvez nos safemos"... ficou escuro e começámos a pescar.

Passado um bocado nuvens foram-se embora... e o peixe também.

Abraço

Esta das nuvens é interessante! Eu só vou à pesca de dia. Será por isso que não tenho apanhado peixe? Nessa perspectiva, a noite dá sempre mais peixe?
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline pantao

Re: Influência da lua na pesca
« Responder #16 em: 13:24 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Depende das especies que procuras.
Robalos tornam-se mais activos durante a noite.
Douradas se for escuro nem se mexem.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #17 em: 19:23 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Depende das especies que procuras.
Robalos tornam-se mais activos durante a noite.
Douradas se for escuro nem se mexem.

Aqui na minha zona há um sitio que pescam só á noite e apanham muitas, curiosamente  :) e de calibre  ;)
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #18 em: 19:52 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Aqui na minha zona há um sitio que pescam só á noite e apanham muitas, curiosamente  :) e de calibre  ;)

Até que estou a adivinhar onde é acho eu ;D

De dia o que me tem dito e eu noto é que o peixe pega melhor com o tempo nublado ou o mar mexido
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #19 em: 19:55 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
É um facto comprovado que a lua influencia o planeta terra, seja pela luminosidade reflectida, seja  pela atracção exercida, Claro que a fatia de influência que lhe cabe é limitada, pois, se conjugada com todas as variantes que devemos contar para uma jornada de pesca, tal como o vento e a direcção dele, a ondulação e direcção dela, a pressão atmosférica, a nebulosidade, a amplitude de maré, o tipo de praia e fundo, etc, torna, de facto, uma conjugação difícil de repetir com um padrão igual. Portanto, como dizem alguns e, certamente todos concordam, só não pesca quem não põem as canas na água,           
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #20 em: 20:07 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Aqui na minha zona há um sitio que pescam só á noite e apanham muitas, curiosamente  :) e de calibre  ;)

Até que estou a adivinhar onde é acho eu ;D

De dia o que me tem dito e eu noto é que o peixe pega melhor com o tempo nublado ou o mar mexido

As minhas melhores capturas foram quase sempre com o tempo nublado, curiosamente. E nesses dias adoro pescar! É na zona ribeirinha...
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #21 em: 20:39 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


As minhas melhores capturas foram quase sempre com o tempo nublado, curiosamente. E nesses dias adoro pescar! É na zona ribeirinha...

Pois era ai mesmo que eu pensava.Nunca pesquei lá, mas quando ia lá via sempre malta à espera e uma vez meti conversa com um pescador e o rio Arade tem fama para as douradas.Alias no corrico as bailas e robalos a minha melhor pescaria foi com ceu nublado e a cair umas pingas.Também aconteceu serem 2 da tarde maré cheia, não se apanhar um peixe, começou deixou de  ficar nublado começou se a apanhar peixe.Assim que o mar caiu a maré vazou e o ceu ficou nublado a única coisa que me aconteceu foi partir uma cana.

Mas a lua cheia será assim tão má para pescar de noite?
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #22 em: 20:41 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
P.s:Dexou de ficar nublado
 

Offline pantao

Re: Influência da lua na pesca
« Responder #23 em: 13:47 Quinta, 30 de Outubro de 2014 »
Isto de exacto não tem nada, ja la vai o tempo em que quebra de mar dava peixe certinho.
A coisa mais certa é noites de trovoada, até hoje sempre que estas condições aconteçem o peixe encosta.
Anteontem o mar estava uma desgraça, não estava certo, tão depressa ganhava força como aninhava, a vaga vinha toda cruzada, coisa que detesto, e tirei 18 bailas e 4 robalos, so com uma cana.
Ontem com a gula levei 2 canas, o mar uma maravilha certinho, espumaça direitinha, mexido qb, vaga direitinha e resultado 3 robalos para atirar a agua... >:D
O que posso afirmar com certeza é que só tiramos peixe se estivermos lá :D
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #24 em: 13:53 Quinta, 30 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O que posso afirmar com certeza é que só tiramos peixe se estivermos lá :D
Isso é certinho Pantão  :D :D Hoje é dia é complicado haver padrões certos... Curiosamente gosto de pescar antes de chegar o temporal. É muito produtivo. Já sobre a lua, para não fugir ao tópico, sabendo da sua influência (pelo menos teorica) é uma situação que descuro sempre. Na verdade sou daquele tipo de pescador (se calhar somos a grande maioria) que pesca quando pode e não quando quer. Quando posso não dá para escolher condições  >:D é o que é na altura e mais nada... :)
Nelson Peres
 

Offline pantao

Re: Influência da lua na pesca
« Responder #25 em: 18:13 Sexta, 31 de Outubro de 2014 »
Sim uma coisa que aprendi foi que o peixe parece que adivinha o mau tempo.
Mudança de tempo bom para mau costuma dar peixe, tipo as condições que se apresentam hoje.
Temos tido bom tempo e vai piorar, estou com fezada que esta noite vai dar peixe, mas ja fui espreitar o mar e não se mexe >:D
Penso que nós pescadores tentamos encontrar um padrão que provavelmente não existe.
Se tiramos peixe é porque o mar estava bom ou a isca estava boa ou outra coisa qualquer.
Quando temos grade ou é porque não era boa lua, o mar estava mau, o peixe comia mal etc etc.
Outra coisa que tenho reparado de ha uns anos para cá é que dá peixe 1-2 dias com fartura, o peixe encosta, mas só passado 3-4 semanas e que torna a encostar.
Na minha zona (aveiro) dizem os mais velhos que quando não da peixe na praia este entra para a ria e é altura de pescarmos nesta a norte, tipo ovar ou torreira, sinceramente nunca experimentei, mas na minha opinião o peixe deve ir procurar outras profundidades e outros alimentos.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #26 em: 18:51 Sexta, 31 de Outubro de 2014 »
Isso é verdade. Há uma coisa que costumo pensar. Temos teoria para tudo o que aconteceu... para as capturas, para as grades, etc.... mas as teorias batem certo poucas vezes quando vamos á pesca.
Nelson Peres
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #27 em: 19:03 Sexta, 31 de Outubro de 2014 »
Para mim, as tabelas sobre a actividade do peixe, que aparecem nas tabelas de marés funcionam como o Euromilhões e o Totoloto... saem sempre os números em que não jogo.  >:(

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Jose Manuel Ferreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:03 Segunda, 12 de Outubro de 2020
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #28 em: 22:52 Sábado, 21 de Agosto de 2021 »
Boas bom eu tenho 20 anos na pesca e posso dar fe 100% que a lua  muinto com o suceso na pesca, pois ate posso dezer que dias da faze lunar tirar peixe de maior tamnho.
 

Offline Ivocosta

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 34
  • Agradecido: 4 vezes
  • Não te digo adeus, porque te levo comigo ! Coimbra
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:47 Terça, 15 de Junho de 2021
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #29 em: 07:59 Segunda, 23 de Agosto de 2021 »
Já o meu avô dizia, "lua nova, peixe na cova ...", não sei se é coincidência ou não, mas na pesca de rio, para mim, é melhor pescar no quarto crescente e no minguante... também já fiz boas pescas na lua cheia, na lua nova por norma não me corre bem.
Na pesca de mar é mais aleatorio, já gradei em todas as luas  :'(