collapse

Autor Tópico: Influência da lua na pesca  (Lida 10371 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Zealmeida

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 196
  • Agradecido: 11 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:33 Segunda, 30 de Junho de 2014
Influência da lua na pesca
« em: 11:26 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
Boas,
 Fiz uma pesquisa neste pesqueiro,e não encontrei nada,julgo portanto que este tema ainda por aqui não passou, no entanto penso que se trata de um tema interessante:INFLUÊNCIA DA LUA NA PESCA;como tal gostaria de conhecer outras opiniões que não a minha:
 Geralmente nas tabelas das marés é-nos apresentada uma tabela sobre as fases/dia da lua ,e sua consequência;Bom,sofrível,Mau todo o dia,etc.
 Não sendo a pesca uma ciência exacta,julga ser mais ou menos apenas uma informação genérica,pois de certeza que a muitos de nós já nos aconteceu precisamente o contrário do que sugere a tabela. Ou seja muitas vezes temos um bom dia ,ou mau dia ao contrário do diz a famosa tabela.
 Abraços para todos.
 

 
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #1 em: 11:40 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
 Fiz uma pesquisa neste pesqueiro,e não encontrei nada,julgo portanto que este tema ainda por aqui não passou, no entanto penso que se trata de um tema interessante:INFLUÊNCIA DA LUA NA PESCA;como tal gostaria de conhecer outras opiniões que não a minha:
 Geralmente nas tabelas das marés é-nos apresentada uma tabela sobre as fases/dia da lua ,e sua consequência;Bom,sofrível,Mau todo o dia,etc.
 Não sendo a pesca uma ciência exacta,julga ser mais ou menos apenas uma informação genérica,pois de certeza que a muitos de nós já nos aconteceu precisamente o contrário do que sugere a tabela. Ou seja muitas vezes temos um bom dia ,ou mau dia ao contrário do diz a famosa tabela.
 Abraços para todos.
 


Como dizes, a pesca não é uma ciência exacta, no entanto concordo que as fases da lua influenciem a pesca, como ou de que maneira não sei ao certo responder é apenas mais um elemento a juntar a tantos outros, como o vento/direcção, temperatura da água, pressão atmosférica, por do sol, nascer do sol. É muito difícil tirar conclusões relativamente a este tema, é algo que implica muito estudo cientifico e que o pescador comum não consegue desvendar.
« Última modificação: 12:51 Quarta, 01 de Outubro de 2014 por Joao Rodrigues, Motivo: Compor o texto »
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #2 em: 12:01 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
Não duvido que exista uma relação, mas já fiz boas pescarias e grades em todas as fases da lua.
É o factor que menos dou importância quando vou á pesca.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline rodabreu

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Leiria/Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:22 Sexta, 26 de Setembro de 2014
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #3 em: 12:07 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »

Desconheço se influenciará directamente o comportamento do peixe, mas o tamanho da maré influencia sem dúvida.
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #4 em: 17:18 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
Na minha opinião, sim influencia, pq influencia diretamente as marés, e o calendario foi feito, certamente em testemunhos e experiencias ao longo de anos, pois cm disse a pesca não é uma ciencia exata, mas todos nós  ouvimos e vemos altos relatos de pescarias na lua nova, e pescarias menos conseguidas por exemplo na lua cheia, pode acontecer tb o contrario, mas por norma, funciona assim.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #5 em: 17:23 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Desconheço se influenciará directamente o comportamento do peixe, mas o tamanho da maré influencia sem dúvida.

E como o tamanho das marés estão relacionadas com a lua, tens aí uma relação indirecta.

Normalmente pesco mais peixe nas marés vivas ou seja lua cheia e lua nova.

Abraço
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #6 em: 17:39 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
Que tem influencia tem,......nem que seja nas marés.

Andei uns 3 anos a apontar as pescarias e as fases das lua, ao fim de 3 anos , tinha feitos boas pescas com qualquer lua e gradado com todas as luas, nem tão pouco tinha um padrão em dias ,......era mesmo completamente aleatório,......nenhum elemento que me permitisse tirar alguma conclusão.

Agora uma coisa é certa,......."Lua nova, lua cheia,......preia mar ás duas e meia ",.....e de resto , vamos a pesca e depois logo vemos !!!
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline pantao

Re: Influência da lua na pesca
« Responder #7 em: 19:14 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
A lua influencia praticamente tudo que envolve a vida na terra.
Até nós gostamos mais de nascer  na altura de mudança de lua!
Os agricultores tem as suas culturas de acordo com a lua.
As marés é um efeito direto da lua por a sua força de gravidade.
Na pesca que faço surfcasting nocturno, tem muita influencia. Quanto mais escuro estiver melhor, portanto lua nova é certo que estou lá. Sexto dia de lua, e primeira maré diz o povo que é dia de peixe, e o certo é que se o mar estiver bom dá peixe.
Por outro lado já fiz boas pescarias com lua cheia o que contradiz o que disse, mas não é a reghra geral.
Um colega meu que só faz boia não falha a lua cheia, diz que tira mais peixe.
Agora as tabelas para mim é treta
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1156 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #8 em: 23:22 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »

 A lua tem a sua influencia nas marés, se vazam até á Berlenga e depois nos empurram até á arriba ou como as de quarto que pouco oscilam na altura da água, ou iluminam a praia, ou nos deixam no escuro toda a noite.

 No meu caso penso que já pesquei em todas as situações, já apanhei peixe em todas (granda treta >:D) e (isso de certeza >:D) já gradei em todas as circunstancias.

 Não consigo encontrar um padrão mas penso que há alturas mais propícias e outras nem por isso.

 Portanto e resumindo, vamos mas é mais vezes á pesca que é para esquecer depressa as belas das grades, quanto mais vezes formos mais nos identificamos com os spots e tiramos melhor partido disso mesmo, vamos aos que nos parecem mais efetivos em escamas e por vezes resulta mesmo :hahaha: :hahaha: :hahaha:

 Vamos a eles (aos peixes,...claro!!!) :fixe:
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #9 em: 23:36 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
Quanto mais clara a noite menos peixe, tenho a certeza pelas vezes que reparei nesse padrão.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #10 em: 23:48 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto mais clara a noite menos peixe, tenho a certeza pelas vezes que reparei nesse padrão.

É mesmo.

Na minha última ida à pesca a lua estava cheia e a noite muito clara e estava quase a ser uma grade.

Depois chegaram umas nuvens, e eu disse: "Talvez nos safemos"... ficou escuro e começámos a pescar.

Passado um bocado nuvens foram-se embora... e o peixe também.

Abraço
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Lousada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #11 em: 23:53 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
Realmente eis um dos assuntos que, mesmo que se venham a debater com velhos lobos do mar, nunca se chega a conclusão alguma, por mais estudos- conclusões-previsões que hajam. Realmente muita coisa muda de pesqueiro para pesqueiro. Na noite em que apanhei uns bons robalos no meu quintal, dada a bitola deles, tive em conta a hora de enchente e a fase da lua. Há já quase um mês que isso aconteceu e tenho andado a pesquisar as mesmas condições. Se voltar a ter uma pescaria do mesmo tipo, será a quarta vez que acontece em muuuuitos meses e aí sim, poderá (ou não) comprovar uma das minhas teorias. Nessa noite estava uma lua quase cheia, noite tão clara que nem usei lanterna e ainda tem a ver com o nível e tipo de ondulação que vi. Já apanhei condições semelhantes no mesmo pesqueiro, faltando sempre um dos pormenores "daquela noite" que ficou na memória e dando resultados diferentes.

Ainda acho que não é somente caso que tenha a ver com as fases da lua... junta-se o estado do mar, o facto de estar turvo ou claro, a profundidade do pesqueiro face à claridade da lua e à tonalidade da água. Uma equação com demasiadas incógnitas (variantes) com tão poucos números absolutos para que se chegue a um resultado certo. O melhor mesmo é continuar o estudo indo pescar mais vezes.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #12 em: 07:10 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
Em conversa com pescadores de fundo dizem que a lua perfeita foi deste terça até hoje.Enquanto tem o rabo de lua pesca-se ao fundo normal, depois quando desaparece pesca aos safios/moreias.Ter em atenção que isto foi dito com base a experiencia nos pesqueiros de Sagres que são bastante mais fundo que os do restante pais.Na praia deve ser diferente e as espécies visadas eram os besugos, ferreiras.

Já li na Net que a lua cheia era boa para a dourada.
Para os safios dizem que é a lua nova.

Eu penso é que a lua tem influencia, mas não é o único factor responsável por boas ou má pescarias.

O melhor é mesmo ir se à pesca várias vezes e tirar conclusões, embora se estar mesmo muita lua eu opte por não ir.De dia não ligo muito às luas, mas deve ter alguma influência.
 

Offline rodabreu

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Leiria/Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:22 Sexta, 26 de Setembro de 2014
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #13 em: 10:22 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Desconheço se influenciará directamente o comportamento do peixe, mas o tamanho da maré influencia sem dúvida.

E como o tamanho das marés estão relacionadas com a lua, tens aí uma relação indirecta.


Pois, exactamente.  ;)

A questão da luminosidade tem a sua lógica. À partida, quanto menor a luminosidade, menor a perigosidade para os peixes, logo tornam-se mais afoitos.
Se é possível fazer um paralelismo, isto acontece também na caça (a minha grande paixão), mais concretamente nas esperas nocturnas ao javali. O período legal de esperas corresponde às oito noites que antecedem a noite de lua cheia e a noite seguinte á de lua cheia. Apesar de se conseguir caçar em todas as noites e de em nenhuma delas ser fácil enganar um javali, torna-se especialmente difícil caçar nas noites de maior luminosidade, sobretudo os navalheiros, javalis machos com 6 ou mais anos, os sabidões.

Talvez este seja um ponto em comum entre as duas actividades.  :)
 

Offline pantao

Re: Influência da lua na pesca
« Responder #14 em: 12:10 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Penso que  na caça será por questão de segurança.
Se durante o dia já ha mts acidentes então em noites escuras...
Os javalis veem perfeitamente no escuro tal como a maior parte dos animais de porte grande que se caçam, ao contrario de nós que não vemos nada.
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #15 em: 12:52 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto mais clara a noite menos peixe, tenho a certeza pelas vezes que reparei nesse padrão.

É mesmo.

Na minha última ida à pesca a lua estava cheia e a noite muito clara e estava quase a ser uma grade.

Depois chegaram umas nuvens, e eu disse: "Talvez nos safemos"... ficou escuro e começámos a pescar.

Passado um bocado nuvens foram-se embora... e o peixe também.

Abraço

Esta das nuvens é interessante! Eu só vou à pesca de dia. Será por isso que não tenho apanhado peixe? Nessa perspectiva, a noite dá sempre mais peixe?
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline pantao

Re: Influência da lua na pesca
« Responder #16 em: 13:24 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Depende das especies que procuras.
Robalos tornam-se mais activos durante a noite.
Douradas se for escuro nem se mexem.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #17 em: 19:23 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Depende das especies que procuras.
Robalos tornam-se mais activos durante a noite.
Douradas se for escuro nem se mexem.

Aqui na minha zona há um sitio que pescam só á noite e apanham muitas, curiosamente  :) e de calibre  ;)
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #18 em: 19:52 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Aqui na minha zona há um sitio que pescam só á noite e apanham muitas, curiosamente  :) e de calibre  ;)

Até que estou a adivinhar onde é acho eu ;D

De dia o que me tem dito e eu noto é que o peixe pega melhor com o tempo nublado ou o mar mexido
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #19 em: 19:55 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
É um facto comprovado que a lua influencia o planeta terra, seja pela luminosidade reflectida, seja  pela atracção exercida, Claro que a fatia de influência que lhe cabe é limitada, pois, se conjugada com todas as variantes que devemos contar para uma jornada de pesca, tal como o vento e a direcção dele, a ondulação e direcção dela, a pressão atmosférica, a nebulosidade, a amplitude de maré, o tipo de praia e fundo, etc, torna, de facto, uma conjugação difícil de repetir com um padrão igual. Portanto, como dizem alguns e, certamente todos concordam, só não pesca quem não põem as canas na água,           
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #20 em: 20:07 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Aqui na minha zona há um sitio que pescam só á noite e apanham muitas, curiosamente  :) e de calibre  ;)

Até que estou a adivinhar onde é acho eu ;D

De dia o que me tem dito e eu noto é que o peixe pega melhor com o tempo nublado ou o mar mexido

As minhas melhores capturas foram quase sempre com o tempo nublado, curiosamente. E nesses dias adoro pescar! É na zona ribeirinha...
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #21 em: 20:39 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


As minhas melhores capturas foram quase sempre com o tempo nublado, curiosamente. E nesses dias adoro pescar! É na zona ribeirinha...

Pois era ai mesmo que eu pensava.Nunca pesquei lá, mas quando ia lá via sempre malta à espera e uma vez meti conversa com um pescador e o rio Arade tem fama para as douradas.Alias no corrico as bailas e robalos a minha melhor pescaria foi com ceu nublado e a cair umas pingas.Também aconteceu serem 2 da tarde maré cheia, não se apanhar um peixe, começou deixou de  ficar nublado começou se a apanhar peixe.Assim que o mar caiu a maré vazou e o ceu ficou nublado a única coisa que me aconteceu foi partir uma cana.

Mas a lua cheia será assim tão má para pescar de noite?
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #22 em: 20:41 Quarta, 29 de Outubro de 2014 »
P.s:Dexou de ficar nublado
 

Offline pantao

Re: Influência da lua na pesca
« Responder #23 em: 13:47 Quinta, 30 de Outubro de 2014 »
Isto de exacto não tem nada, ja la vai o tempo em que quebra de mar dava peixe certinho.
A coisa mais certa é noites de trovoada, até hoje sempre que estas condições aconteçem o peixe encosta.
Anteontem o mar estava uma desgraça, não estava certo, tão depressa ganhava força como aninhava, a vaga vinha toda cruzada, coisa que detesto, e tirei 18 bailas e 4 robalos, so com uma cana.
Ontem com a gula levei 2 canas, o mar uma maravilha certinho, espumaça direitinha, mexido qb, vaga direitinha e resultado 3 robalos para atirar a agua... >:D
O que posso afirmar com certeza é que só tiramos peixe se estivermos lá :D
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #24 em: 13:53 Quinta, 30 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O que posso afirmar com certeza é que só tiramos peixe se estivermos lá :D
Isso é certinho Pantão  :D :D Hoje é dia é complicado haver padrões certos... Curiosamente gosto de pescar antes de chegar o temporal. É muito produtivo. Já sobre a lua, para não fugir ao tópico, sabendo da sua influência (pelo menos teorica) é uma situação que descuro sempre. Na verdade sou daquele tipo de pescador (se calhar somos a grande maioria) que pesca quando pode e não quando quer. Quando posso não dá para escolher condições  >:D é o que é na altura e mais nada... :)
Nelson Peres
 

Offline pantao

Re: Influência da lua na pesca
« Responder #25 em: 18:13 Sexta, 31 de Outubro de 2014 »
Sim uma coisa que aprendi foi que o peixe parece que adivinha o mau tempo.
Mudança de tempo bom para mau costuma dar peixe, tipo as condições que se apresentam hoje.
Temos tido bom tempo e vai piorar, estou com fezada que esta noite vai dar peixe, mas ja fui espreitar o mar e não se mexe >:D
Penso que nós pescadores tentamos encontrar um padrão que provavelmente não existe.
Se tiramos peixe é porque o mar estava bom ou a isca estava boa ou outra coisa qualquer.
Quando temos grade ou é porque não era boa lua, o mar estava mau, o peixe comia mal etc etc.
Outra coisa que tenho reparado de ha uns anos para cá é que dá peixe 1-2 dias com fartura, o peixe encosta, mas só passado 3-4 semanas e que torna a encostar.
Na minha zona (aveiro) dizem os mais velhos que quando não da peixe na praia este entra para a ria e é altura de pescarmos nesta a norte, tipo ovar ou torreira, sinceramente nunca experimentei, mas na minha opinião o peixe deve ir procurar outras profundidades e outros alimentos.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #26 em: 18:51 Sexta, 31 de Outubro de 2014 »
Isso é verdade. Há uma coisa que costumo pensar. Temos teoria para tudo o que aconteceu... para as capturas, para as grades, etc.... mas as teorias batem certo poucas vezes quando vamos á pesca.
Nelson Peres
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #27 em: 19:03 Sexta, 31 de Outubro de 2014 »
Para mim, as tabelas sobre a actividade do peixe, que aparecem nas tabelas de marés funcionam como o Euromilhões e o Totoloto... saem sempre os números em que não jogo.  >:(

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Jose Manuel Ferreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:03 Segunda, 12 de Outubro de 2020
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #28 em: 22:52 Sábado, 21 de Agosto de 2021 »
Boas bom eu tenho 20 anos na pesca e posso dar fe 100% que a lua  muinto com o suceso na pesca, pois ate posso dezer que dias da faze lunar tirar peixe de maior tamnho.
 

Offline Ivocosta

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 34
  • Agradecido: 4 vezes
  • Não te digo adeus, porque te levo comigo ! Coimbra
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:47 Terça, 15 de Junho de 2021
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #29 em: 07:59 Segunda, 23 de Agosto de 2021 »
Já o meu avô dizia, "lua nova, peixe na cova ...", não sei se é coincidência ou não, mas na pesca de rio, para mim, é melhor pescar no quarto crescente e no minguante... também já fiz boas pescas na lua cheia, na lua nova por norma não me corre bem.
Na pesca de mar é mais aleatorio, já gradei em todas as luas  :'(
 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 177
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #30 em: 13:47 Quarta, 15 de Setembro de 2021 »
Eu até  agora só  consegui identificar  dois factores diferenciadores.

Factor 1: andam lá
Factor 2: têm  fome

De resto, ja aconteceu actividade ou falta dela de dia, de noite, a meio da tarde, com lua redonda ou quadrada.

A unico outro fator que notei ter influencia é que em aguas muito claras e verdes, só se pesca alguma coisa perto de estrutura ou buracos.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #31 em: 15:13 Quarta, 15 de Setembro de 2021 »
Não duvido que terá influência, e segundo relatam os especialistas têm influência em muitos outros factores nas nossas vidas.

A verdade é que gradei e fiz boas pescas nos diversos momento de lua, marés, vento, temperatura, etc..

Por isso o lema é: queres ir á pescar, tens vontade de pescar, passar um tempo descontraído junto ao mar, vai. Independentemente desses factores que podem influenciar a pesca.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1156 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #32 em: 23:54 Quarta, 15 de Setembro de 2021 »

 Desde que o mar deixe pescar concordo plenamente, porque se juntarmos os vários factores que podem dificultar a pesca, vento, chuva, marés, temperatura, etc, se o mar não for forte em demasia à que ir, agora se o mar, devido às condições atmosféricas, embravecer aí inviabiliza.

 Mas é verdade, grada-se com qualquer tipo de condições e, ou, apanha-se peixe da mesma forma.

 No entanto há pequenos pormenores que ajudam se olharmos (ou pudermos) o mar e entendermos o que ele apresenta, cor, espumadas, mar mexido e de vaga curta, e por aí fora, mas se formos à noite isso é difícil de observar.

  :fixe:
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #33 em: 16:59 Quinta, 16 de Setembro de 2021 »
Na minha opinião, a lua ou a falta dela tem influência, pelo menos em dois aspetos. Um deles tem a ver com o peixe, outro tem a ver com a minha forma de pescar.
Com o peixe, porque em certos pesqueiros noto que na primeira claridade do dia, a probabilidade do peixe entrar é maior se se segue a uma noite de escuridão total em que a lua estava do outro lado do mundo e não havia luz a auxiliar os predadores na sua busca noturna.
Na minha forma de pescar porque se for uma noite sem lua, vou recolher as amostras muito mas muito lentamente para dar mais tempo para que pela vibração ou outro pormenor qualquer, seja detetada por um predador.

Como toda a gente, tenho a minha parte de grades em dias com condições que me pareciam espetaculares, e as minhas boas pescas em dias que não pareciam trazer nada de bom. Trata-se apenas de tentar aumentar as probabilidades de sucesso.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline emaalm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 33 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #34 em: 20:55 Quinta, 16 de Setembro de 2021 »
Eu também acho que a lua tem influência. Ainda assim desde que o carro ou o barco tenha combustível e o mar deixe lá estou... já cheguei a não ter isco, ir à arca e levar aquilo que mais parecido com isco que tinha, mas sem a patroa notar...  >:D C:-)

Por isso, desde que leve as canas e os carretos estou lá... bem, até já cheguei a esquecer-me dos carretos em casa... ainda assim fiquei lá com a esperança que algum peixe saltasse para a geleira!!!  ;D ;D ;D

Eu quero é pescar no pouco tempo que sobra na semana...

Abraços a todos

Emanuel
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #35 em: 21:49 Quinta, 16 de Setembro de 2021 »
Para mim, cada pesca e local tem as suas condicionantes. No entanto prefiro marés mais pequenas no geral.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Influência da lua na pesca
« Responder #36 em: 15:57 Sexta, 17 de Setembro de 2021 »
pois :D :D
Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]