collapse

Autor Tópico: Cana + Carreto Surfcasting +-250€ - Troia e Algarve  (Lida 4270 vezes)

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Cana + Carreto Surfcasting +-250€ - Troia e Algarve
« Responder #15 em: 14:01 Quinta, 24 de Julho de 2025 »
Acho que tomaste a melhor decisão relativamente ao carreto, garantes fiabilidade e qualidade. Tenho 1.ultegra XT e um xsa (cerca de 23 e 18 anos) e estão impecáveis, apesar de já não os usar.

Relativamente à cana, é injusto comparar a Vega squaddra com a emblem, são valores diferentes.
Mas tal como o Filipe sugeriu, aumentando o valor, a Vega rs4 é a melhor opção para aquilo que vais necessitar.

Tal como disse, a escolha da cana é muito pessoal e depende do que cada um gosta e se adapta melhor...
Podemos ter 2 canas equivalentes (mesma gama e componentes) e eu gostar mais de uma do que de outra... Só com o passar dos anos e depois de experimentar muita coisa é que vamos percebendo aquilo que se adapta melhor a nós e a cada situação.

Relativamente ao multifiamento que referes que tens usado. Não há nada de errado em utilizar multifiamento (lá está, são gostos), mas tendencialmente ao surfcasting usamos mais nylon com medidas entre os 0.16 e 0,28mm, depende dos locais, condições de mar, etc...
Como tu vais pescar com mares melhores, podes usar nylons entre os 0.16mm e 0.22, mas como tens pouca experiência sugiro que comeces com 0.22 e eventualmente coloques 0.20 numa 2a bobine e à medida que vais ganhando confiança, vais usando mais a medida mais fina. Cinetic skyline, Vega Legend surf, cinetic rayline, trabuco XPS (atenção às medidas!) são linhas muito boas e nestas medidas finas convém ter qualidade.
Terás de colocar um chicote cónico (que se vende em bobines de algumas unidades) e só depois é que colocas a montagem propriamente dita.
« Última modificação: 14:03 Quinta, 24 de Julho de 2025 por Antonio.Silva »
O Mar faz o Pescador

Offline pokanhao

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:33 Terça, 10 de Setembro de 2024
« Responder #16 em: 14:06 Quinta, 24 de Julho de 2025 »
O que tenho receio é que não consiga ler os toques das douradas numa cana mais barata tipo a squaddra. Por exemplo montagens de correr em que terei que ser eu a ferrar quando o peixe está mais desconfiado.

Em relação às linhas, quando mais grossas menos vou sentir os toques, não?
Tem que ser cónico? Não posso simplesmente por tipo 10 ou 15m de fluoro para amortecer o impacto? O nó fg nao aguente?

Obrigado pelas dicas.

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #17 em: 15:14 Quinta, 24 de Julho de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O que tenho receio é que não consiga ler os toques das douradas numa cana mais barata tipo a squaddra. Por exemplo montagens de correr em que terei que ser eu a ferrar quando o peixe está mais desconfiado.

Tem que ser cónico? Não posso simplesmente por tipo 10 ou 15m de fluoro para amortecer o impacto? O nó fg nao aguente?

Obrigado pelas dicas.

A questão de ler os toques vem com o conhecer a cana... É verdade que canas mais marcadoras são melhores para ver... Mas também é verdade que dá para perceber se lá está um peixe numa cana mais rija... Por exemplo, nas Daiwas Z (é uma das híbridas mais rijas de ponteira),  eu consigo facilmente perceber quando lá estão as douradas a comer sem elas darem aquela picada característica, tudo depende da experiência e conhecer a cana.
Um pormenor, a sensibilidade da cana não está propriamente relacionada com o preço da cana, há canas baratas sensíveis e menos sensíveis.

Eu acho que estás relativamente confuso a nível de linhas/montagens.
Tendencialmente isto é o que se usa no surfcasting

Linha carreto 0.16 a 0.22mm - chicote cónico de nylon 15mts (0.18 a 0.55mm) - stopper.missanga.slider/destorcedor.missanga.stopper - chumbada com clip e destorcedor

No destorcedor colocar o estralho com o anzol, um fluorcarbono com 1 a 2.5mts

Em alternativa ao chicote cónico podes usar Chicote de nylon 0.40 ou 0.45, mas aí vais ter um nó de união mais volumoso, o que te vai criar mais atrito aquando do lançamento, logo lanças menos qualquer coisa.

O Mar faz o Pescador

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pokanhao

Offline pokanhao

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #18 em: 16:17 Quinta, 24 de Julho de 2025 »

Obrigado pelas dicas.

A questão de ler os toques vem com o conhecer a cana... É verdade que canas mais marcadoras são melhores para ver... Mas também é verdade que dá para perceber se lá está um peixe numa cana mais rija... Por exemplo, nas Daiwas Z (é uma das híbridas mais rijas de ponteira),  eu consigo facilmente perceber quando lá estão as douradas a comer sem elas darem aquela picada característica, tudo depende da experiência e conhecer a cana.
Um pormenor, a sensibilidade da cana não está propriamente relacionada com o preço da cana, há canas baratas sensíveis e menos sensíveis.

Eu acho que estás relativamente confuso a nível de linhas/montagens.
Tendencialmente isto é o que se usa no surfcasting

Linha carreto 0.16 a 0.22mm - chicote cónico de nylon 15mts (0.18 a 0.55mm) - stopper.missanga.slider/destorcedor.missanga.stopper - chumbada com clip e destorcedor

No destorcedor colocar o estralho com o anzol, um fluorcarbono com 1 a 2.5mts

Em alternativa ao chicote cónico podes usar Chicote de nylon 0.40 ou 0.45, mas aí vais ter um nó de união mais volumoso, o que te vai criar mais atrito aquando do lançamento, logo lanças menos qualquer coisa.

Confesso que estou bastante confuso :)
É muitaaa coisa.

Quanto à montagem, essa que estás a dizer é uma montagem de correr certo? O peixe poe o isco na boca, puxa sem resistencia o fio e só sente a resistencia quando o slider que tem a chumbada correr o espaço todo entre os stoppers. É isso?

Tendo o fluoro mais resistencia e sendo mais fino e sensivel não é preferivel do que esse nylon que dizes? Qual a vantagem do nylon, sem ser o preço claro.

Quanto à cana estou mais inclinado para a Vega Potenza Squaddra. Acha que as douradas desconfiadas vão dar sinal antes de cospirem o anzol ou não será um pouco bruta? :p

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #19 em: 16:54 Quinta, 24 de Julho de 2025 »
Não, a montagem que eu aí menciono é uma montagem tradicional e fixa. Ok que os stoppers dão para mexer e dar alguma liberdade ao estralho, mas não é a "montagem de correr".

A montagem de correr é o chicote cónico passar dentro da argola da haste da chumbada e na ponta da linha colocas 1 batete (bolinha de borracha ou outra coisa qualquer para não ter a chumbada a danificar o nó) - destrocedor - estralho - anzol.
Deves colocar 1 stopper antes da chumbada (na linha do chicote) de forma a controlar aquilo que o peixe poderá ou não puxar sem sentir o peso da chumbada.

Normalmente esta montagem é mais usada em lagoas ou estuários ou apenas em mares parados (piscinas autenticas), mas também te digo, não é uma montagem que eu use. Quando as douradas estão mais manhosas é mais importante/decisivo, para mim, a forma de iscar do que propriamente se a montagem é de correr ou fixa.

Existe 2 conceitos que deves reter para não te confudires

Chicote - Linha que unes à linha principal do carreto que serve para aguentar o impacto do lançamento e ajudar a trabalhar o peixe na escoa. Tendencialmente esta linha é cónica (começa em 0.20 e acaba em 0.50, ou outras medidas quaisquer) ou também poderás utilizar uma linha de nylon de 0,40/0,45mm, fazem exatamente a mesma coisa. A unica diferença é o tamanho do nó e o que isso afeta no lançamento. Utilizar fluorcarbono aqui é apenas desperdício de dinheiro. Nota que na pesca embarcada é habito utlizar fluorcarbono na baixada, mas é por outros motivos.

Estralho - Linha que vai ter o anzol e aqui sim, usas deves usar fluorcarbono com medidas entre os 0.25 e 0.60 (estas são as que eu uso), mas podes usar menos consoante o isco, mar, cor da agua, etc..

Relativamente às questões sobre as douradas e cuspirem o anzol e não se notar... Epáaaa, eu digo-te, já tive dias de haver douradas de 2 e 3kg a monte e não ferrar nenhuma, tentava montagens, formas de iscar, peso da chumbada, cana na mão, deixa-las comer até se ferrarem, meter 3 anzois em 1 caranguejo e nada funcionava e tive dias delas puxarem à bruta ao ponto de partirem as linhas mesmo do o drag regulado. Não acho que devas escolher a cana pela questão de ires ou não ver as douradas desconfiadas a comer. Normalmente essas nem mexem a ponteira seja em que cana for.
« Última modificação: 17:04 Quinta, 24 de Julho de 2025 por Antonio.Silva »
O Mar faz o Pescador

Offline WilsonQuasepescador

• Robalo
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
« Responder #20 em: 17:36 Quinta, 24 de Julho de 2025 »

Obrigado pelas dicas.

Tenho duas squaddras hibridas emparelhadas com 2 ultegras.

Se andares à procura de toques de mucharras é uma coisa, mas em relação a douradas acho que nao vais ter esse problema. A squaddra tem os dois primeiros elementos mais rigidos com o hibrido bem amigavel.

Boa sorte no que quer que escolhas :)
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #21 em: 18:51 Quinta, 24 de Julho de 2025 »
Acho que tomaste a melhor decisão relativamente ao carreto, garantes fiabilidade e qualidade. Tenho 1.ultegra XT e um xsa (cerca de 23 e 18 anos) e estão impecáveis, apesar de já não os usar.

Relativamente à cana, é injusto comparar a Vega squaddra com a emblem, são valores diferentes.
Mas tal como o Filipe sugeriu, aumentando o valor, a Vega rs4 é a melhor opção para aquilo que vais necessitar.

Tal como disse, a escolha da cana é muito pessoal e depende do que cada um gosta e se adapta melhor...
Podemos ter 2 canas equivalentes (mesma gama e componentes) e eu gostar mais de uma do que de outra... Só com o passar dos anos e depois de experimentar muita coisa é que vamos percebendo aquilo que se adapta melhor a nós e a cada situação.

Relativamente ao multifiamento que referes que tens usado. Não há nada de errado em utilizar multifiamento (lá está, são gostos), mas tendencialmente ao surfcasting usamos mais nylon com medidas entre os 0.16 e 0,28mm, depende dos locais, condições de mar, etc...
Como tu vais pescar com mares melhores, podes usar nylons entre os 0.16mm e 0.22, mas como tens pouca experiência sugiro que comeces com 0.22 e eventualmente coloques 0.20 numa 2a bobine e à medida que vais ganhando confiança, vais usando mais a medida mais fina. Cinetic skyline, Vega Legend surf, cinetic rayline, trabuco XPS (atenção às medidas!) são linhas muito boas e nestas medidas finas convém ter qualidade.
Terás de colocar um chicote cónico (que se vende em bobines de algumas unidades) e só depois é que colocas a montagem propriamente dita.

Por acaso vejo logo um ponto negativo em usar multi no Surfcasting. Se houver ondulação a cana não pára, está em constante movimento. É um stress, e consequentemente não segura bem a chumbada. São desvantagens a ter em conta.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #22 em: 18:55 Quinta, 24 de Julho de 2025 »
Estou a tentar reduzir as opções.

O carreto está fechado. Vai ser um Ultrega 14000 XSE 160€

A cana vou escolher entre:
VEGA POTENZA SQUADDRA HIBRIDA 4.20M 110€
DAIWA EMBLEM SURF TYPR-R 33 423 HBF 155€

O chatgpt diz:
Vega Potenza Squadra Híbrida - Melhor para força, praia brava, peixe grande e chumbadas pesadas. Muito robusta.
Daiwa Emblem Type-R Hybrid - Top sensibilidade, ação refinada e toque técnico. Ideal para ler toques em fundo difícil.

O que acham? Alguma sugestão sobre estes 2 conjuntos ou outro que seja superior?
Orçamento máximo 315€ x)

Oh mãe o chat lolol. Esse "gajo" que nunca pescou agora é que dá as opiniões. Estamos perdidos.

Offline pokanhao

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #23 em: 19:01 Quinta, 24 de Julho de 2025 »
 ^-^ ^-^ ^-^ ^-^ ^-^

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
« Responder #24 em: 19:36 Quinta, 24 de Julho de 2025 »
O chatgpt diz:
Vega Potenza Squadra Híbrida - Melhor para força, praia brava, peixe grande e chumbadas pesadas. Muito robusta.
Daiwa Emblem Type-R Hybrid - Top sensibilidade, ação refinada e toque técnico. Ideal para ler toques em fundo difícil.

Oh mãe o chat lolol. Esse "gajo" que nunca pescou agora é que dá as opiniões. Estamos perdidos.

E o pior é que há muita gente que pensa que é "Deus no céu e o ChatGPT na terra" e nem um track dão sem primeiro consultar o "chato do GPT" (Grande Psicologia da Treta)

Bem a parte do praia brava é top. Tenho que escrever isso numa review. Se e isso que querem ler, eu escrevo, sem 😵‍💫 problema. O ser humano a perder as suas capacidades vai ser realmente um desafio. Vai deixar no futuro de interessar o que é, e cada vez mais interessa o que aparenta ser.
« Última modificação: 23:10 Quinta, 24 de Julho de 2025 por FilipePC »

Offline pokanhao

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #25 em: 19:57 Quinta, 24 de Julho de 2025 »
 8)

O carreto Shimano 14000 XSE por 160€

Vega Potenza Squadra Hibrida 4.2m por 105€
Vega RS4 encontrei a 160€
Vega Hellion GTR 95€

Qual a diferença entre elas em termos de pesca? Ação, sensibilidade, peso chumbada ideal, linhas...?

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #26 em: 22:05 Quinta, 24 de Julho de 2025 »
8)

Vega Potenza Squadra Hibrida 4.2m por 105€
Vega RS4 encontrei a 160€
Vega Hellion GTR 95€

Qual a diferença entre elas em termos de pesca? Ação, sensibilidade, peso chumbada ideal, linhas...?

A melhor pessoa para te esclarecer de forma inequívoca é o FilipePC
O Mar faz o Pescador

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #27 em: 23:12 Quinta, 24 de Julho de 2025 »
8)

Vega Potenza Squadra Hibrida 4.2m por 105€ relativamente rija, ponteira dura.
Vega RS4 encontrei a 160€ rápida, potente com u ma ponteira já bastante sensível.
Vega Hellion GTR 95€ cana muito versátil, potente, ideal para pescadores menos técnicos em termos de lançamento.

Offline pokanhao

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #28 em: 01:15 Sexta, 25 de Julho de 2025 »
8)

Vega RS4 encontrei a 160€ rápida, potente com u ma ponteira já bastante sensível.
Vega Hellion GTR 95€ cana muito versátil, potente, ideal para pescadores menos técnicos em termos de lançamento.

Filipe, a Vega RS4 420 ou 450? qual a diferença?

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #29 em: 10:44 Sexta, 25 de Julho de 2025 »
8)

Filipe, a Vega RS4 420 ou 450? qual a diferença?

A diferença será o tamanho... Uma tem 4.2m, a outra tem 4,5m
A de 4.2 será uma melhor opção por ser mais fácil de lançar.

O Mar faz o Pescador

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [19:03 Terça, 14 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]