collapse

Autor Tópico: PESCA AOS DIVERSOS  (Lida 6028 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #15 em: 16:02 Terça, 30 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas
Tenho estado atento a este tópico e cada vez me convenço mais que quanto mais pesco, menos sei! da-se.....  :)
E digo isto porque todos têm razão naquilo que dizem mas nem sempre é assim. O que hoje apanha peixe, amanha já não apanha.
Ultimamente só tenho pescado com camarão e sardinha.
2x Anzol n.2 com metade de um camarão com casca.
1x Anzol n.4/0 e naco de sardinha.

Não me tenho dado mal e têm saído uns peixinhos.

João tens saído sempre no mesmo sitio, certo?
No caso dos iscos varia de local para local, eu se sair em  setúbal e sesimbra levo isca branca, para a Ericeira, Cascais, Milfontes ou Sines a isca branca fica em casa, só levo camarão e sardinha, atenção que só falo dos sítios onde costumo sair.
 
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #16 em: 16:18 Terça, 30 de Setembro de 2014 »
Essa é que é a grande verdade.

Vou escrever umas pequenas palavras........
Quem me conhece sabe que ando sempre com bastantes montagens. Depois de fundear vejo o estado do mar e escolho uma pesca com que irei iniciar as "hostilidades"  :)
É com base nessa pesca que vou tirando ilações e trocando/alterando as pescas até acertar naquela que me dá o peixe que ando à procura.
Ora se em relação as medidas da madre e estralhos não tenho grandes diferenças (é quase sempre os mesmos....madre 0,26 e estralho em 0,23 OU......madre 0,28 e estralhos em 0,25), em relação ao tamanho das mesmas ai já é outra coisa.

Uma das grandes vantagem de pescar com canas de 4mts é precisamente a liberdade com que vemos a nossa pesca a trabalhar.
Vou dar este exemplo:
Quando o peixe está a comer um pouco acima do fundo uso a seguinte montagem.
40>40>40>40 e estralhos entre os 30 e 35cm.
MAS...............
Se eu vejo que o peixe está armado em fino e come de faca e garfo, ai:
60>60>60>60 e estralhos entre os 50 e 55cm.

Eu sei que o peixe está lá, agora terei de ser eu a fazer alguma coisa para o apanhar.

Não é ficar sentado à esperar que o peixe se vá suicidar.......ou ver o companheiro do lado a tirar peixe e começar a "chorar" e nada fazer. Temos de ser nós a fazer algo.

É por isto que eu digo que quando vamos ao mar nunca sabemos o que nos espera......e o que hoje é bom, amanha já não presta. E digo isto em relação ás montagens......hoje apanhei muito peixe com ela e amanha com a mesma pesca, o peixe nem lhe toca. 
« Última modificação: 16:20 Terça, 30 de Setembro de 2014 por Joao Rodrigues »
João Rodrigues
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #17 em: 16:33 Terça, 30 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se eu vejo que o peixe está armado em fino e come de faca e garfo, ai:
60>60>60>60 e estralhos entre os 50 e 55cm.

acho que é mesmo ao contrário...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3850
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #18 em: 16:37 Terça, 30 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas
Tenho estado atento a este tópico e cada vez me convenço mais que quanto mais pesco, menos sei! da-se.....  :)
E digo isto porque todos têm razão naquilo que dizem mas nem sempre é assim. O que hoje apanha peixe, amanha já não apanha.
Ultimamente só tenho pescado com camarão e sardinha.
2x Anzol n.2 com metade de um camarão com casca.
1x Anzol n.4/0 e naco de sardinha.

Não me tenho dado mal e têm saído uns peixinhos.
Se quanto mais pescas e menos sabes alguma coisa está errada a função do tópico não é tipo montagem a ou b muito ou pouco peixe mas sim maximizar o máximo de capturas de qualidade nesta vertente ainda levas duas palmadas
abraço


Manuel Matos
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3850
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #19 em: 16:42 Terça, 30 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

se todos soubéssemos a 100% como pescar e sempre que fosse a pesca so pesca-se aquilo que quero e na quantidade que quero, tipo a pedido.

não estávamos aqui a conversar sobre pesca, tínhamos mais que fazer.

nem apanhava-mos grades.
,
Essa é a essência e a virtude da pesca ,fazer uma leitura das especies  material que andam lá por baixo nunca é exato e a 100% e claro pesca sem grades não tinha graça.


abraço


Manuel Matos
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #20 em: 17:44 Terça, 30 de Setembro de 2014 »
Aqui em ancora aquele é o que deu melhores resultados sempre mas atenção aqui Nao há pargos e bicas só sargo e shoupa e aquele cá é o melhor
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 805
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #21 em: 19:30 Terça, 30 de Setembro de 2014 »
No essencial concordo com as opiniões dos colegas anteriores, mas a pesca é muito subjetiva. Ainda no sábado 20, depois de eu e um outro colega termos apanhados 2 parginhos ( 800 gr / 1 kg ), no anzol de cima, e eu com ameijoa, aumentei o tamanho do anzol de cima e isquei sempre com sardinha ou ameijoa. Sairam a seguir mais dois pargotes a outros colegas e foi com anzóis pequenos e camarão. Eu não apanhei mais nenhum. Mudamos de pesqueiro e acabaram-se os pargos.

Oh João Rodrigues, pescar com anzois 4/0 aos diversos ?
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #22 em: 08:52 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No essencial concordo com as opiniões dos colegas anteriores, mas a pesca é muito subjetiva. Ainda no sábado 20, depois de eu e um outro colega termos apanhados 2 parginhos ( 800 gr / 1 kg ), no anzol de cima, e eu com ameijoa, aumentei o tamanho do anzol de cima e isquei sempre com sardinha ou ameijoa. Sairam a seguir mais dois pargotes a outros colegas e foi com anzóis pequenos e camarão. Eu não apanhei mais nenhum. Mudamos de pesqueiro e acabaram-se os pargos.

Oh João Rodrigues, pescar com anzois 4/0 aos diversos ?

Caro Mário, tas fixe?
Sim! 4/0 no anzol de baixo.
Sempre iscado com sardinha. Nunca se sabe o que lá anda em baixo. O 4/0 que uso é o Sasame chinu ringed. (até nem é muito grande).
Para alem de estar sempre a engodar o pesqueiro nunca se sabe quando pode vir uma abrótea simpática ou mesmo um parguinho jeitoso.
Em duas embarcadas seguidas já levo 19 parguetes com esta técnica. É certo que só 1 ou 2 é que foram ao anzol debaixo (4/0) os outros foram todos ao de cima com camarão com casca.
Como se costuma dizer, se está a funcionar, porquê alterar?

Abraço Amigo
João Rodrigues
 

Offline Zealmeida

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 196
  • Agradecido: 11 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:33 Segunda, 30 de Junho de 2014
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #23 em: 10:23 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
Amigo Manel:
Parece que a conversa já vai longa,sobre este assunto,no entanto permiti-me mais algumas considerações:
Não tenho dúvidas que muitos pescadores preferem não sentir a adrenalina da competição e deixam-se ficar por uma pesca mais calma,meramente recreativa ou se quisermos aos Diversos,para relaxar portanto.
 No entanto nesta pesca ou noutra  a meu ver penso que o pescador deve estar atento ao tipo de material que utiliza procurando sempre as melhores combinações para cada situação.
 Cada um a sua maneira faz aquilo que acha ser mais eficaz utilizando estralhos mais curtos ou mais compridos.
 No meu caso todas as montagens são elaboradas por mim.Monto sempre as pescas pelas medidas máximas se quiser utilizá-las para peixes grandes.Procuro estar sempre munido de um maior nº de soluções possíveis, para que na pesca tenha a mão a solução para cada caso.
Quanto aos iscos devemos ter atenção a zona onde vamos pescar;Dou como exemplo a bomboca que parece ser excelente para Setúbal e Sesimbra,e como sabes na Ericeira e Peniche não; que é a zona onde passo mais tempo embarcado.


Aguardo ansiosamente a nossa próxima, na certeza de que mais vale um mau dia de pesca do que um bom dia de trabalho
Até lá fica bem,amigo Manel.
Saudações.

 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #24 em: 10:46 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Amigo Manel:
Parece que a conversa já vai longa,sobre este assunto,no entanto permiti-me mais algumas considerações:
Não tenho dúvidas que muitos pescadores preferem não sentir a adrenalina da competição e deixam-se ficar por uma pesca mais calma,meramente recreativa ou se quisermos aos Diversos,para relaxar portanto.
 No entanto nesta pesca ou noutra  a meu ver penso que o pescador deve estar atento ao tipo de material que utiliza procurando sempre as melhores combinações para cada situação.
Cada um a sua maneira faz aquilo que acha ser mais eficaz utilizando estralhos mais curtos ou mais compridos.
 No meu caso todas as montagens são elaboradas por mim.Monto sempre as pescas pelas medidas máximas se quiser utilizá-las para peixes grandes.Procuro estar sempre munido de um maior nº de soluções possíveis, para que na pesca tenha a mão a solução para cada caso.
Quanto aos iscos devemos ter atenção a zona onde vamos pescar;Dou como exemplo a bomboca que parece ser excelente para Setúbal e Sesimbra,e como sabes na Ericeira e Peniche não; que é a zona onde passo mais tempo embarcado.


Aguardo ansiosamente a nossa próxima, na certeza de que mais vale um mau dia de pesca do que um bom dia de trabalho
Até lá fica bem,amigo Manel.
Saudações.



100% de acordo.
João Rodrigues
 

Offline Zealmeida

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 196
  • Agradecido: 11 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:33 Segunda, 30 de Junho de 2014
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #25 em: 11:41 Quarta, 01 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

se todos soubéssemos a 100% como pescar e sempre que fosse a pesca so pesca-se aquilo que quero e na quantidade que quero, tipo a pedido.

não estávamos aqui a conversar sobre pesca, tínhamos mais que fazer.

nem apanhava-mos grades.

Nem mais ; nesse caso não tinha interesse nenhum.
saudações.









 

Offline paulocardosojorge

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 17
    • SEIXAL
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:39 Sábado, 25 de Outubro de 2014
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #26 em: 23:24 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Boa noite: Considero as zonas de Pesca os principais factores que definem a forma de pescar e as opções que se tomam na altura na embarcação. Pescar em Peniche, não é igual a pescar em Setúbal, nem mesmo no Algarve, considerando que as espécies existentes são na maioria comuns aos exemplos acima dados. Penso que muita gente é da minha opinião a zona mais difícil de pescar é Setúbal, é uma aprendizagem muito grande.Pescar em competição é uma luta contra o tempo onde em 5 horas de pesca temos que pescar o máximo de espécies pontuáveis e dentro das medidas nem que sejam as mínimas.A dificuldade para quem faz competição é identificar rapidamente as espécies existentes e pontuáveis no pesqueiro, tomar a decisão certa da montagem, perceber como o peixe está a comer, verificar as condições da aguagem, etc esses pormenores todos  e por fim, rapidez e concentração muita, principalmente quando o peixe não se mata sozinho.Deixando a competição de parte a conversa começa a ser outra.E aqui há uma pessoa que sempre que posso leio o que escreve o Ernesto Lima  que considero das pessoas que mais pensa na pesca e que também frequenta este pesqueiro a a quem eu envio um abraço apesar de apenas o seguir virtualmente.Pesquei com ele uma única vez há muitos anos no seu Barco em Sines, até tenho ainda uma foto(ainda em papel) que ele tirou numa bandeirada que tirei na altura de um Besugo e uma Bica, já na altura se percebia que era um homem que estudava as coisas ao pormenor. Fomos decididamente na altura aos Besugos , e ele teve a particularidade de engodar o fundo primeiro a toda a volta da embarcação, nunca vi até hoje ninguém fazer isto. Obviamente que tivemos no mesmo sitio o dia todo e fizemos uma boa pesca.Na procura dos melhores exemplares penso que é pacifico que os estralhos compridos acima de 50 cm e até 80 cm ou mesmo 1 m ou mais permitem uma apresentação da iscada mais natural. Também penso que se o peixe é maior é porque tem sido astuto o suficiente para sobreviver e crescer, portanto é decididamente desconfiado. No entanto convencido que seja a atacar uma isca que lhe apresentemos também sabemos que ataca sem receios.A minha experiência diz-me que com estralhos compridos a probabilidade de capturar bons exemplares é muito mais elevada.Mas por outro lado podemos pensar então e a chumbadinha aquelas que pescam com a chumbada redonda encostada  ao anzól, e pargos para cima, ou bons sargos. Pois é deita por terra a teoria anterior da apresentação da isca.O Ernesto tem partilhado algumas modificações que me parecem muito pertinentes e que a partir dali se pode até evoluir das tradicionais montagens, e tudo tem e ver com a sensibilidade com que se sentem os toques. Como exemplo,toda a gente sabe a dificuldade que se tem a sentir os toques das douradas para a maioria dos pescadores.Por vezes elas até lá estão e julgamos que é outro peixe naqueles dias em que elas comem de faca e garfo (a maioria das vezes). Quem pesca na  praia sabe que a dourada não gosta muito de sentir prisões na abordagem do isco e tem como defesa quando algo se comporta de maneira diferente cuspir o isco.Por isso muitas vezes só se conseguem ferrar sem estar com a linha tensa.Mesmo com as melhores canas, fios e ponteiras super sensíveis quando se pesca a 80 metros, só há uma maneira de aumentar a sensibilidade é mexer nas montagens e torná-las mais sensíveis na transmissão da abordagem de faca e garfo do peixe, e o Ernesto como sempre tem estado no caminho certo. Não vou dizer mais nada pois todas as alterações que se fazem devem ser testadas na sua funcionalidade, e não vou falar sobre aquilo que ainda não testei, mas por incrível que possam achar eu creio que o peixe aprende ou se não aprende parece, hoje come de forma mais cautelosa do que comia há 20 anos atrás( mais uma teoria de pescador ).E como tal devemos estar sempre em evolução procurando sempre formas diferentes de os enganar, umas com sucesso outras nem tanto.       
 

Offline Ernesto Lima

Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #27 em: 22:07 Quinta, 06 de Novembro de 2014 »
Boa noite Paulo

É verdade... até já pescámos por lá e já vão uns bons anos.

Na verdade tudo na pesca deverá ser uma evolução e esta só poderá existir se forem testados materiais e técnicas, muitas vezes, tendo algum cuidado com a introdução contínua de variáveis, considerando que neste caso será ainda mais difícil perceber porque estamos ou não a capturar.

Pessoalmente, considero que na pesca embarcada, o fundeio, aliado aos conhecimentos sobre o comportamento das espécies pretendidas em cada época e tendo em conta o local onde queremos que as iscas actuem, tem uma alta influência nos resultados, sendo a atitude do pescador o factor seguinte que considero mais influente.

Depois, não menos importante serão as iscas, formas de iscar e claramente os materiais em uso para suportar tudo isto.

Concordo consigo sobre a "aprendizagem" do peixe, pois sujeito a pressões tenderá a reagir de forma diversa a apresentações de iscas que já testou e através dos seus comportamentos indicar inconscientemente aos outros, possíveis riscos.
A anterior afirmação parte por exemplo do comportamento das Douradas, em Setúbal, no início, por volta de 1998... colocavam-se duas canas a pescar nos caneiros, com anzóis n.º 2 onde se penduravam metades de corpos de caranguejos, pelos buracos das patas e o certo era que nem era necessário ferrar... elas ferravam-se sózinhas todos os dias da mesma maneira. Mas isto acontecia quando andávamos por lá quatro barcos, quando começaram a ser 80 barcos tudo mudou de figura e hoje é o que se sabe.

Quanto à questão da chumbadinha, de facto a chumbada não fica ao pé do anzol, pois quando desce, deverá levar a linha do carreto em direcção ao fundo, afastando-se da iscada grande e pouco hidrodinâmica que vai descendo e pairando, sendo que num fundo de 60 metros, com alguma aguagem, quando a chumbada chega ao fundo ainda a isca está a correr a coluna de água, possivelmente a mais de 10 metros da chumbada, sendo trabalho do pescador ir desafiando a partir daí ou simplesmente aguardar pacientemente, dependendo tais comportamentos das condições do dia e do comportamento do pescador. Tudo isto indicando que de facto estralhos mais compridos tendem a apresentar melhor as iscadas, mesmo pescando aos diversos.

Quanto à escolha de pesca aos diversos ou a peixe maior, pois... dependerá de cada um, tendo em conta o momento da vida de pescador em que se encontra e da forma em que se transporta para o mar, pensando eu que será muito mais fácil optar por pescar a peixe maior se tiver barco próprio ou amigo que o leve, do que quando vai em MT.

Em qualquer dos casos, os testes que vamos fazendo permitem-nos desenvolver processos que tendem a diminuir a intervenção do factor sorte que em maior ou menor percentagem estará sempre presente na razão inversa do conhecimento e estudo do pescador, ou seja, quanto mais conhecer, menor será a intervenção do factor sorte e vice versa. Por sua vez o conhecimento será tanto maior quanto mais pescar e reflectir sobre a sua pesca tendo em conta os factores aqui levemente apontados e outros.

A conversa já vai longa e muito mais haveria que dizer, mas não podia deixar de intervir considerando as palavras que o Paulo deixou na sua entrada que me deixam ainda com mais vontade de pescar, falar sobre a minha pesca e aprender sempre. Isto porque quanto mais pesco mais sinto vontade de perceber e aprender.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3850
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: PESCA AOS DIVERSOS
« Responder #28 em: 14:38 Sábado, 08 de Novembro de 2014 »
Um obrigado a todos pela participação,ficam sempre ilações para ensaios.



abraço



Manuel Matos
 

 

* Tópicos Recentes

nylon "normal" vs fluorcarbono por Zagaia [18:14 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por ze carlos [19:12 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Pesca spinning por pedrosiva [19:59 Terça, 07 de Maio de 2024]

Duvidas Isco por Luisuk [18:26 Terça, 07 de Maio de 2024]