collapse

Autor Tópico: montagem  (Lida 9848 vezes)

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: montagem
« Responder #30 em: 20:55 Sábado, 27 de Setembro de 2014 »
O multi no chicote de um mono fino faz sentido como alternativa aos chicotes cónicos. Podes manter o diâmetro fino e garantes mais resistência em todo o chicote. Mas isso é só para quem pesca em condições que permitam usar nylons finos.

Nas zonas onde pesco usar nylon fino é deitar dinheiro fora. Nunca se sabe se o fundo remexeu e destapou uma pedra, se cresceram algas ou se anda lá lixo a passear, com alterações muito frequentes. Nesse caso as alternativas é usar nylon grosso (0.35 para cima) ou multi.
Eu desde que usei multi nunca mais olhei para trás, dura muito mais tempo e dá mais confiança a recolher sacas do continente cheias de areia ou novelos de jacintos  do tamanho de uma bola de basquetebol. Costumo usar de 30lbs (uns 14kg), que os diâmetros rondam os 0.24. Como no surfcasting não gosto de usar dedeira nem posso garantir que fim da linha não vai roçar em pedras, meto-lhe sempre um chicote de entre 0.40 até 0.50. Nó de união FG para passar bem nos lowriders.
Uso urfes ou montagens em 0.40, chumbadas sempre com aste, e não me lembro da última vez que perdi uma chumbada a pescar ao fundo (mas tensos 0.30 ficam sempre lá um par deles).

Se a ponteira fica irrequieta? Um bocado, mas a elasticidade da cana compensa a ondulação e mantém a linha esticada, e com o tempo aprende-se a distinguir o trabalhar do mar de picada de peixe. Com pescadores ao lado a usar mono não os vejo a aguentar melhor a chumbada que eu: se corre, corre para todos, se deixa pescar, pescamos todos, mas vejo-os a rebentar bem mais vezes.
« Última modificação: 20:56 Sábado, 27 de Setembro de 2014 por Zé Maria »

Offline joao.teodoro

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
« Responder #31 em: 20:59 Sábado, 27 de Setembro de 2014 »
Isso é tudo verdade Zé Maria, mas lá está, a realidade de cada um varia bastante. Não posso baixar os diâmetros abaixo de 0,20 porque o mar costuma ter muita força, mas por outro lado não preciso pescar grosso porque só pesco em praias de areia sem rocha. Ai para cima pelos visto o contrário funciona melhor.

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #32 em: 21:09 Sábado, 27 de Setembro de 2014 »
Quase cada praia é um caso diferente, e a isso a juntar as preferências do pescador, dá uma carrada de possibilidades de pesca, cada uma certa à sua maneira.
O ideal é ir experimentando até encontrar a solução em que nos sentimos mais confiantes e confortáveis.

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #33 em: 22:34 Domingo, 28 de Setembro de 2014 »

Quando começamos, existem muitas dúvidas e por norma os nossos receios levam-nos a usar ( nesta questão...) linhas um pouco mais grossas, pensamos sempre que as linhas finas são frágeis em demasia, e, depois os nossos erros de pricipiante >:D que já sabemos que vão acontecer, levam a isso.

Depois tudo vai depender do tipo de pesca que vamos fazer, em que zonas (areia, pedra ou misto...)

Para inicio é natural o uso de linhas pró grosso, depois com o tempo, vamos vendo os companheiros que usam linhas finas (isto se pescarmos maioritáriamente em areal...) vamos ganhando confiança e experimentando, e no final já usamos medidas mínimas e até aguenta tudo, ... acho que é uma questão de habituação ao trabalhar das pescas com essas linhas mais finas ( o desarear, quando é o caso, o tirar o peixe e até o arrastar da chumbada na recolha isto dependendo do formato que usamos nessa hora)... um 0.20 ou 0.22 tira na boa um bom peixe de 3/4 kg ou até mais, tomáramos nós que eles vão ao nosso anzol :join:

Agora se falamos de zonas onde sabemos que existem pedras, ou até se vamos fazer mesmo um rockfishing, isso muda tudo, aí temos de ter material preparado para tal, para isso há as bobines suplentes onde podemos ter sempre várias medidas para cada situação que nos surge.

O companheiro agora usa o 0.40, sente-se bem, confiante, daqui a um tempo quer outras performances e naturalmente vai diminuir a espessura da linha e vai-se sentindo seguro na mesma e observa que lança mais uns metros, vai poder procurar o peixe mais fora e tal.... é um trajeto natural.

Quanto a linhas, surfcasting, mono e chicote mono sem nenhuma dúvida, para mim !

Vamos é pescar :fixe:

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #34 em: 22:58 Domingo, 28 de Setembro de 2014 »
O multi no meio daspedras é má ideia, se houver a possibilidade de roçar nelas é mais frágil que mono.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #35 em: 00:10 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Costumo usar de 30lbs (uns 14kg), que os diâmetros rondam os 0.24. Como no surfcasting não gosto de usar dedeira nem posso garantir que fim da linha não vai roçar em pedras, meto-lhe sempre um chicote de entre 0.40 até 0.50.

Era sobre isto que eu queria alertar o NunoC, independentemente das qualidades ou vantagens das diferentes linhas.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline marrokan

• Boga
  • *
    • Bombarral
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:12 Quarta, 17 de Setembro de 2014
« Responder #36 em: 12:28 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »

Quando começamos, existem muitas dúvidas e por norma os nossos receios levam-nos a usar ( nesta questão...) linhas um pouco mais grossas, pensamos sempre que as linhas finas são frágeis em demasia, e, depois os nossos erros de pricipiante >:D que já sabemos que vão acontecer, levam a isso.

Depois tudo vai depender do tipo de pesca que vamos fazer, em que zonas (areia, pedra ou misto...)

Para inicio é natural o uso de linhas pró grosso, depois com o tempo, vamos vendo os companheiros que usam linhas finas (isto se pescarmos maioritáriamente em areal...) vamos ganhando confiança e experimentando, e no final já usamos medidas mínimas e até aguenta tudo, ... acho que é uma questão de habituação ao trabalhar das pescas com essas linhas mais finas ( o desarear, quando é o caso, o tirar o peixe e até o arrastar da chumbada na recolha isto dependendo do formato que usamos nessa hora)... um 0.20 ou 0.22 tira na boa um bom peixe de 3/4 kg ou até mais, tomáramos nós que eles vão ao nosso anzol :join:

Agora se falamos de zonas onde sabemos que existem pedras, ou até se vamos fazer mesmo um rockfishing, isso muda tudo, aí temos de ter material preparado para tal, para isso há as bobines suplentes onde podemos ter sempre várias medidas para cada situação que nos surge.

O companheiro agora usa o 0.40, sente-se bem, confiante, daqui a um tempo quer outras performances e naturalmente vai diminuir a espessura da linha e vai-se sentindo seguro na mesma e observa que lança mais uns metros, vai poder procurar o peixe mais fora e tal.... é um trajeto natural.

Quanto a linhas, surfcasting, mono e chicote mono sem nenhuma dúvida, para mim !

Vamos é pescar :fixe:

Boas Companheiro.

Já cheguei a essa conclusão... Quando tiver mais calo e perceber melhor as coisas, ai passo para fio mais fino e chicote.
Já tinha reparado que pessoal com experiência, usa outro tipo de materiais e montagens.
O que me fez usar material mais grosso, foi a primeira vez que lancei com uma cana de 4.50m, 2 lançamentos, 2 chumbadas, uma delas, acho que foi o nó do clip rápido, que não aguentou :-)
Para quem só tinha pescado com canas curtas (achigã), e corrico com boia de água. só o pegar na cana montada e ver o tamanho dela, fez-me logo pensar.... vamos ver o que vai sair daqui. :-) :-) :-)
Agora já está bem melhor, noto que já estou com muito mais confiança nos lançamentos e no timinng de largar o fio :-)

Offline joao.teodoro

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
« Responder #37 em: 13:06 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »
Outra coisa que deve ter em atenção quando pensar em diminuir os diâmetros é o estado do material, nomeadamente do rodízio do carrete e passadores, lembro me de passar de um 0,40 para um 0,30 e andar com o fio constantemente roçado a pala do mal trabalhar do rodízio.

Offline NunoC

• Marlin
    • Huelva. Espanha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
« Responder #38 em: 13:50 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »
Após ler atentamente todas as opiniões, continuo sem me decidir o que vou fazer  :D :D :D :D

As opiniões e experiências variam de pescador para pescador, e de praia para praia.

A minha ideia do multi + cónico era por causa do atrito da linha, e ai ia ganhar distância.
Na minha ideia, e posso estar enganado, ter multi + 0,50 de chicote não me vai fazer ganhar metros, visto que temos uns bons metros de chicote grosso a sair, e quando chegar ao multi toda a vantagem de o ter já se perdeu (será que estou a pensar bem?).
Nuno Conceição

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #39 em: 13:57 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »
Eu acho que não. O comprimento do chicote é relativamente pouco(10m) para o total de fio que sai. Mas podes sempre fazer o teste: lanças só com multi, e depois adicionas o chicote e comparas.
Os passadores hoje em dia são muito duros e fazem pouco atrito, acho que a maior parte da perda é à saída da bobine do carreto. Um chicote de comprimento correto tem só 2 ou 3 voltas no carreto
« Última modificação: 13:59 Segunda, 29 de Setembro de 2014 por Zé Maria »

Offline NunoC

• Marlin
    • Huelva. Espanha
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #40 em: 13:59 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »
É isso mesmo que temos que fazer, tudo na vida se resume a tentativa e erro para melhorar-mos.
Nuno Conceição

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #41 em: 14:02 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »
Os passadores hoje em dia são muito duros e fazem pouco atrito, acho que a maior parte da perda é à saída da bobine do carreto. Um chicote de comprimento correto tem só 2 ou 3 voltas no carreto

Lembrei-me de uma "prova" que pode dar razão a essa minha impressão: carretos de casting. Lançam mais que os de bobina fixa, com canas do mesmo comprimento e mesmo número de passadores. A diferença? a saída de linha do carreto.

Offline rodabreu

• Boga
  • *
    • Leiria/Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:22 Sexta, 26 de Setembro de 2014
« Responder #42 em: 14:31 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »

Só queria agradecer a todos os que têm participado neste tópico. Finalmente este auto, ou melhor, ciberdidacta (eu) percebeu a questão do chicote, respectivo comprimento e princípios base para a espessura das linhas.
Para quem apenas pescou em molhes e foz de rios, com o tradicional 0,40 do carreto à chumbada, e pretende experimentar o surfcasting, perceber esses conceitos estava difícil... :)

Obrigado e façam o favor de prosseguir. :)

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #43 em: 14:40 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »

Lembrei-me de uma "prova" que pode dar razão a essa minha impressão: carretos de casting. Lançam mais que os de bobina fixa, com canas do mesmo comprimento e mesmo número de passadores. A diferença? a saída de linha do carreto.

As canas argoladas para carretos de bobine rotativa até têm mais passadores. E nas provas de casting, a espessura da madre e do chicote até aumenta com o aumento do peso do chumbo, e ainda assim ainda lançam mais.

Mas pescar, é muito mais do que lançar. É importante colocar a montagem onde anda o peixe, de preferência com isco  ;)
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline NunoC

• Marlin
    • Huelva. Espanha
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #44 em: 14:56 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »

Mas pescar, é muito mais do que lançar. É importante colocar a montagem onde anda o peixe, de preferência com isco  ;)

Epah, se souberes onde anda o peixe avisa, que isto anda numa secura enorme, qualquer dia a patroa desconfia se eu vou mesmo a pesca.
Nuno Conceição

* Tópicos Recentes

Passador fuji lowrider por PedroS [Hoje às 22:40]

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]