collapse

Autor Tópico: Ajuda iniciação  (Lida 831 vezes)

Offline xostagrades

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Terça, 28 de Janeiro de 2025
Ajuda iniciação
« em: 00:05 Terça, 11 de Fevereiro de 2025 »
Olá a todos, vou vos contar a minha historia enquanto pescador, que começou há 2 semanas.
Sou de Lisboa, da zona de Algés/ Restelo.

Tinha umas canas que me deu um vizinho há uns anos paradas na garagem, e decidi mandar fora as que estivessem estragadas, e comprar um carreto para experimentar as que servissem. Fiquei com uma de 2,10 e uma de +/- 2,70m, esta sem passadores. Fui à decathlon e acabei por comprar um kit de iniciação (ufish 350), com uma cana telescopica de 3,50, um carreto 3000 com nylon 0.35 (muito fraco), e uma caixa com montagens, por 35€. Ainda recebi de um primo uma cana do chinês telescópica com 2,10. A cana do meu vizinho partiu-se no transporte, antes de se molhar sequer.
Fiquei assim com 2 canas.

Fui 5/6 vezes à pesca a sítios onde normalmente vejo pescadores (doca pesca, dafundo, santo amaro, costa da caparica, etc). Fui sempre à tarde mas nunca mais de 2 horas por não ter tempo para mais. Experimentei várias maneiras: boia, ao fundo, com amostra, zagaia, com vinil,... Não sei se por ser caloiro, ou por outra razão, não me picou nenhum peixe ainda.
Não chegou para me desmotivar. Saí sempre agradado do tempo que passei junto ao mar, e das ajudas que recebi de alguns pescadores que passavam.

Esta semana a cana da decathlon encravou, em vários elementos, e por isso fui lá pedir o arranjo, mas eles deram me o dinheiro e deixaram me ficar com o carreto. Por isso tenho 35€ para gastar numa cana.
Estou de olho na seacoast 100 de 2,70m de encaixe da decathlon.

Peço opiniões de canas neste plafond boas para iniciar, de bons pesqueiros, e da modalidade mais adequada à zona.

Ps: Entretanto encontrei uma cana antiga do meu pai com 1,70m. Em que situações é que serve uma cana assim?
« Última modificação: 00:09 Terça, 11 de Fevereiro de 2025 por xostagrades »

Offline carlosfishcarlos

• Marlin
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Ajuda iniciação
« Responder #1 em: 08:34 Terça, 11 de Fevereiro de 2025 »
Na zona em questão vejo praticar a maior parte das vezes a pesca ao fundo. Acho que deve primeiro escolher a modalidade que quer praticar, porque se anda a tentar as várias formas vai ser mais dificil
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.

Offline Cesar Dias

« Responder #2 em: 08:34 Terça, 11 de Fevereiro de 2025 »
Bom dia.

Essas canas telescópicas da decathlon, nunca me inspiraram grande confiança!
Parecem ser demasiado genéricas para fazerem um trabalho decente numa modalidade em específico! Digo eu!

Canas baratas e jeitosas, a decathlon ja teve!
Atualmente, os preços parecem muito próximos de marcas bem conhecidas, talvez porque a qualidade e materiais de construção, também evoluiu bastante!

Mas têm caninhas que me parecem bem jeitosas  :D
Pelo menos em Spinning, light spinning e Boia, nas outras modalidades e como não pratico, não sei, mas acredito que sim.

Antes que qualquer membro te possa ajudar, seria bom saber qual a modalidade que vais praticar.
Se pesca à boia, fundo, com amostras pesadas ou leves, etc, etc
Cada modalidade exige um conjunto de características diferente!
Identificando a modalidade, certamente muitas sugestões por aqui aparecerão  ;)
Cumprimentos,
César

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 08:41 Terça, 11 de Fevereiro de 2025 »
Com o material que vem nos kits da Decathlon a probabilidade de pescares peixes é pouca. Aquilo é tudo mau, as linhas, os estralhos, os anzóis, as amostras, as boias, etc.

As canas que vêm com esses kits também não são nada de jeito, são para fazer tudo mas não são boas para nada.

Se fosse eu comprava uma cana mais específica para um tipo de pesca por exemplo de pesca à boia. Dá para pescar à boia e à chumbadinha/chumbica. Tipo esta: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre ou ainda melhor, esta Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre .

Aconselho-te também a comprar linhas, estralhos, anzóis, boias e chumbicas.

Por exemplo, eu quando comecei a pescar também não apanhava nada no dia que comprei anzóis de jeito tirei logo um peixe. Depois quando meti uma linha no carreto de qualidade, que permitia maiores lançamentos, pesquei o segundo e o terceiro e por aí fora.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Andre233

Offline Cesar Dias

« Responder #4 em: 08:45 Terça, 11 de Fevereiro de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Se fosse eu comprava uma cana mais específica para um tipo de pesca por exemplo de pesca à boia. Dá para pescar à boia e à chumbadinha/chumbica. Tipo esta: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre ou ainda melhor, esta Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre .

Essas canas de boia, parecem porreiras e, pelo feedback que fui tendo até fiquei tentado... mas falham por não ter em 6m, que para a minha pesca é a medida mais versátil :(
Cumprimentos,
César

Offline MgoShipher

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Terça, 02 de Abril de 2024
« Responder #5 em: 10:36 Terça, 11 de Fevereiro de 2025 »
Tudo depende da modalidade que queres pescar, na zona de Alges a modalidade mais praticada é ao fundo. Direcionada as corvinas, bailas, de vez em quando sai uns robalos e uns sargos. Sou de Carcavelos, costumo pescar bastante por essa zona, acho que primeiro devias decidir, se queres pescar fundo/surfcasting, boia ou spining.

Offline xostagrades

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Terça, 28 de Janeiro de 2025
« Responder #6 em: 19:02 Terça, 11 de Fevereiro de 2025 »
Obrigado a todos pela ajuda.
Ainda não me decidi na modalidade.
Por um lado, prefiro uma pesca mais ativa, olhando assim para o spinning, mas não sei se haverá lugares perto para pescar assim, e gosto da ideia de levar uma cana e umas amostras na mochila e ao fim do dia poder ir pescar sem ter de estar muito carregado.
Por outro lado, penso que seja mais comum aqui ao pé a pesca ao fundo ou à boia, e parece me que não é tão caro o material necessário para começar.

Quanto às canas, prefiro uma coisa muito portátil. Aceito sugestões e não precisam de ser só da decathlon.

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Domingo, 22 de Outubro de 2023
« Responder #7 em: 13:25 Sexta, 14 de Fevereiro de 2025 »
Por um lado, prefiro uma pesca mais ativa, olhando assim para o spinning, mas não sei se haverá lugares perto para pescar assim, e gosto da ideia de levar uma cana e umas amostras na mochila e ao fim do dia poder ir pescar sem ter de estar muito carregado.
Por outro lado, penso que seja mais comum aqui ao pé a pesca ao fundo ou à boia, e parece me que não é tão caro o material necessário para começar.

Quanto às canas, prefiro uma coisa muito portátil. Aceito sugestões e não precisam de ser só da decathlon.
Pensando no spinning mas que também podes fazer outro tipo de pescas mas mais limitado:

Carreto secalhar ia para um Sienna 3000 ou 4000 , pelo o preço são carretos bem bons.

Cana ia para uma cana de spinning de 2.7m , se queres portabilidade talvez uma de 3 partes se conseguisses arranjar , tens de procurar nas lojas ou senão tiveres problemas podes sempre encontrar no Aliexpress ou Temu.

Fio eu ia para monofilamento de qualidade , acho mais facil para iniciantes devido á questão dos nós.

Com algo assim podias fazer pescas com amostra , podias pescar á chumbadinha (dependendo dos locais) e até fazer pescas ao fundo ligeiro na praia (mar tem de estar calmo claro).

Depois de descobrires que tipo de pesca gostas mais ai investes em algo melhor.

Offline Usersd

• Corvina
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
« Responder #8 em: 14:39 Sexta, 14 de Fevereiro de 2025 »

Gosto muito de spinning, mas é provávelmente a pesca onde tens menor possibilidade de apanhar peixe, especialmente ao início.

Na minha opinião, requer mais conhecimento e prática que pescar com isco natural, e estás limitado a espécies predadoras (a não ser que tenhas material e amostras/técnicas apropriadas para pescas mais ligeiras).

Também saí mais caro.

Também tem vantagens, a portabilidade do material e o facto de não precisares de levar muita coisa às costas permite cobrir uma área muito maior e mais pesqueiros.

Também não precisas de grandes preparações, basta pegar na cana/carreto e nas amostras e arrancar.

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]