Claro, tem a ver com a essência
E será que usar vinis do chines com aqueles spray com atrativos para peixe tipo cheiro a peixe/marisco etc , será que resulta ?
Já pensei nisso, encontrei vários obstáculos:
1 - Realmente vendem-se líquidos supostamente bons. A geecrack por exemplo vende a fórmula de aminoácidos que usam nas amostras, em garrafa de spray. Mas não encontro em Portugal, e mandar vir de fora pagas mais de portes do que pelo produto.
2 - A àgua é um solvente universal. Nas amostras, a fórmula é metida no plástico enquanto está líquido e faz parte integrante da amostra, o que significa que o plástico vai largando moléculas lentamente e ao longo do tempo.
Até que ponto é que um spray se aguenta na superfície da amostra tempo suficiente? Tenho as minhas dúvidas, provavelmente tinhas de aplicar a cada lançamento.
3 - Na teoria, aquecer um bocado as amostras e deixá-las a ensopar no molho por uns tempos pode aumentar a permeabilidade e dar-lhes um efeito mais prolongado. Na prática, nem sei se o plástico é permeável o suficiente em primeiro lugar.
4 - Mesmo a acção das amostras baratas não e igual. Nota-se que o plástico utilizado não é o mesmo, são sempre mais rijas e tesas o que também tem influência.
5 - Já experimentei meter vinis dos chinos no balde do engodo durante uns dias (aquela porra daquele cheirinho não sai nem por nada) e apanhei peixe. Mas foram robalos, um predador extremamente visual que não precisa necessariamente de aminoácidos e cheiros XPTO.
Acho que não justifica o esforço e tempo perdido a fazer a experiência.
Pode ser que entretanto apareça alguém mais maluco que eu para experimentar e relate como foi.