collapse

Autor Tópico: Pesqueiros em mar zona de aveiro  (Lida 360 vezes)

Offline Carlosepar

• Carapau
  • **
    • Abraveses
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:48 Quinta, 26 de Dezembro de 2024
Pesqueiros em mar zona de aveiro
« em: 21:58 Domingo, 05 de Janeiro de 2025 »
Amigos, antes de mais um bom 2025.

Recentemente adquiri uma embarcação, um Rodman 7m com motor interno 150hp Volvo penta. Sendo o primeiro barco está a ser uma aventura e infelizmente percebi que a formação prática nas escolas de pesca deixa muito a desejar. Tenho carta de patrão local e depois de adquirir a embarcação cheguei a conclusão que para pescar no canal na barra, sem estar fundeado, e não posso lá fundear, é praticamente inútil. Assim resta-me o mar, que ainda abordo muito a medo e só com condições muito específicas, indo quase um metro por cada viagem. O que eu queria saber eram conselhos de quem pesca no mar nesta zona, pesqueiros (a galega do que eu vi fica já a uma distância que a minha carta não me permite ir, embora esteja registada em classe 3) e quais as condições ideais para sair da barra. Do que vi, o ideal é pouco vento (principalmente nunca de sul), mar nunca superior a 1.5m e se não for dia de marés vivas não será tão difícil a saída ou a entrada. O mistério que ainda não consegui desvendar é a relevancia da vaga. Sei que quanto mais longa, mais força a onda vai ter e mais perigosa se pode tornar. Nos registos que consultei no Windguru verifiquei que o período da vaga no verão é menor em geral do que no inverno. É isto que diferencia os mares? Um abraço a todos e agradeço toda a ajuda e dicas sobre o assunto!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline João Pinto

Re: Pesqueiros em mar zona de aveiro
« Responder #1 em: 17:13 Segunda, 06 de Janeiro de 2025 »
existem alguns pontos ali em Aveiro que dão e são legais mas faria o mesmo de kayak que eu faço, se quiser ver onde estou é totalmente legal, escolhi este vídeo em especifico no meio de tantos que lá fiz porque neste fui inspecionado como se pode ver

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Carlosepar

Offline Carlosepar

• Carapau
  • **
    • Abraveses
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 21:35 Segunda, 06 de Janeiro de 2025 »
existem alguns pontos ali em Aveiro que dão e são legais mas faria o mesmo de kayak que eu faço, se quiser ver onde estou é totalmente legal, escolhi este vídeo em especifico no meio de tantos que lá fiz porque neste fui inspecionado como se pode ver

Excelente pescaria numa modalidade da qual eu percebo muito pouco mas que já vi que pode ter resultados interessantes! Essa zona eu conheço bem, fica perto da terceira idade, um bocadinho mais para trás se não me falha o GPS 😁 de kayak, se quiser aventura, é meter uma chumbada de 80/100 com 0,30 no estralho de cerca de cinco metros, iscar um pilado e nesta altura já lá vi e tirei robalos tudo para cima de quilo! Eu poucos, mas o amigo que ia comigo enquanto eu tirei cinco tirou vinte.

Mas o meu problema é precisamente a questão da mobilidade da embarcação. Nessa, do meu amigo, dava perfeitamente para este tipo de pesca (um isonautic 4.5) com consola central sem cabine. Ou seja, pescar à rola é fácil por a embarcação ser fácil de manobrar e ajustar. A minha charrete é cabinada e tem motor interno de veios,com sete metros. Ou seja, para este tipo de pesca, tem sempre que estar o marinheiro na cabine e o outro a pescar. O que eu queria saber era saindo da barra, até às 12 milhas, coordenadas de pesqueiros onde eu fundeado possa ter algum sucesso. Ou para cima de s. Jacinto (onde foram do canal já se pode fundear), embora já os tenha corrido todos e não pesque nada de jeito, mas como disse, sou iniciante na modalidade de embarcada.

E também queria dicas sobre os melhores dias de mar para sair da barra, porque a segurança é a principal preocupação 😊

Muito bem haja pela resposta e partilha!

Offline João Pinto

« Responder #3 em: 22:39 Segunda, 06 de Janeiro de 2025 »
aí não posso mesmo ajudar, eu até conheço quem faça a pesca que quer no sitio que quer mas infelizmente eu não acredito que vão partilhar, recomendo mesmo nos dias mais calmos e com a sonda procurar as pedras ou ver mais ou menos por onde andam os outros

Offline Carlosepar

• Carapau
  • **
    • Abraveses
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 23:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2025 »
Talvez seja uma boa altura para me iniciar no jigging e spinning 🙂 muito obrigado! Talvez peça umas dicas na outra modalidade. Aqueles exemplares deixaram-me com vontade de explorar algumas zonas ali para baixo da Torreira 😁😁😁

* Tópicos Recentes

Casulo no Montijo por HCASTELO [Hoje às 17:47]

Surfcasting na Praia do Meco por Nuno Salvado [Hoje às 16:46]

Carreto para pesca truta por José Couto [Hoje às 15:45]

Onde se pode pescar Achigãs perto de Lisboa? por carlosfishcarlos [23:31 Terça, 29 de Abril de 2025]

Cana VEGA POTENZA S710 4.25MTR por cesarferreira2000 [18:01 Domingo, 27 de Abril de 2025]

Daiwa Liberty ou Vega Squaddra por CarlosF [23:53 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Sugestões Cana embarcada/Spinning por CarlosF [23:49 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Montagem para Surfcasting (Simples e eficaz) por Bruno87 [22:51 Sexta, 25 de Abril de 2025]