collapse

Autor Tópico: Segunda Cana Boia  (Lida 784 vezes)

Offline Jfblopes

• Boga
  • *
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:52 Sexta, 14 de Junho de 2024
Segunda Cana Boia
« em: 19:15 Quinta, 14 de Novembro de 2024 »
Bom dia a todos! Mais uma vez recorro a vocês para a minha próxima compra.

Recentemente comecei a pescar a boia e tenho a dizer que estou a adorar!

Acontece que está na altura de comprar uma segunda cana para fazer companhia à minha Tica Taurus f1 6m, pois ter só uma cana o mais certo é qualquer dia ficar a pé 😅

Acho a Tica muito boa mas também lá está nunca pesquei com mais nenhuma por isso não tenho termo de comparação.

Estava a pensar noutra de 6m pois acho versatil e nunca senti necessidade de ter maior nem mais pequeno. Que seja leve e bons componentes.

Resumindo queria uma cana da mesma qualidade da que já tenho ou superior.

Desde já obrigado a todos!

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Segunda Cana Boia
« Responder #1 em: 20:05 Quinta, 14 de Novembro de 2024 »
Boa noite,

Tens de indicar mais informação sobre o tipo de pesca que praticas, pois é muito diferente se for pesca à boia ligeira (4 gr a 8 gr), boia média (10 gr a 15 gr) ou pesada 20 gr a 40 gr ou mesmo ao pião 40 gr ou mais).
O tipo de pesqueiro em que pescas também é muito importante, se é pesqueiro a nível da água, se é em baixa altura (1 m a 2 m) se é média altura (3 m a 5 m) ou se é alto (superior a 5 m) ou muito alto (pesca em falésia + de 10 metros)
Falas numa cana leve mas quão leve. Eu tenho uma Barros Titanus de 6 metros e outra de 7 metros. A de 6 metros pesa 377 gr e a de 7 metros pesa 500 g. Ambas tem um poder de levantamento de 3 kg, mas posso dizer que já parti a ponteira à de 6 metros e o peixe não tinha mais de 2 kg, por isso o teste de curva vale o que vale.
O pesqueiro era baixo/médio mas horizontal (com muita pedra em frente) pelo que não dava para usar xalavar nem rabeca. A de 7 metros uso para pesqueiros rasos onde posso usar o xalavar, porque na hora de tirar o peixe da água faz toda a diferença.
A Tica que tu tens, é já uma cana leve para o 6 metros pois pesa 480 gr e um poder de levantamento de 5 kg, indicada para boias de 10 gr a 100 gr. Neste tamanho uma boa cana de 6 metros abaixo das 500 gr há poucas.
O usual para quem pesca com uma cana de 6 metros é ter uma outra de "reserva" com 5 metros. Nesta medida encontras várias mais leves incluindo a Tica Taurus F1 Float de 5 metros. As características são iguais à de 6 metros mas só pesa 265 gr e faz "pandã" pois é da mesma marca, não que isto seja importante  ;D

Offline Jfblopes

• Boga
  • *
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 04:22 Sexta, 15 de Novembro de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite,

Tens de indicar mais informação sobre o tipo de pesca que praticas, pois é muito diferente se for pesca à boia ligeira (4 gr a 8 gr), boia média (10 gr a 15 gr) ou pesada 20 gr a 40 gr ou mesmo ao pião 40 gr ou mais).
O tipo de pesqueiro em que pescas também é muito importante, se é pesqueiro a nível da água, se é em baixa altura (1 m a 2 m) se é média altura (3 m a 5 m) ou se é alto (superior a 5 m) ou muito alto (pesca em falésia + de 10 metros)
Falas numa cana leve mas quão leve. Eu tenho uma Barros Titanus de 6 metros e outra de 7 metros. A de 6 metros pesa 377 gr e a de 7 metros pesa 500 g. Ambas tem um poder de levantamento de 3 kg, mas posso dizer que já parti a ponteira à de 6 metros e o peixe não tinha mais de 2 kg, por isso o teste de curva vale o que vale.
O pesqueiro era baixo/médio mas horizontal (com muita pedra em frente) pelo que não dava para usar xalavar nem rabeca. A de 7 metros uso para pesqueiros rasos onde posso usar o xalavar, porque na hora de tirar o peixe da água faz toda a diferença.
A Tica que tu tens, é já uma cana leve para o 6 metros pois pesa 480 gr e um poder de levantamento de 5 kg, indicada para boias de 10 gr a 100 gr. Neste tamanho uma boa cana de 6 metros abaixo das 500 gr há poucas.
O usual para quem pesca com uma cana de 6 metros é ter uma outra de "reserva" com 5 metros. Nesta medida encontras várias mais leves incluindo a Tica Taurus F1 Float de 5 metros. As características são iguais à de 6 metros mas só pesa 265 gr e faz "pandã" pois é da mesma marca, não que isto seja importante  ;D
Tenho pescado quase sempre com peões de 40g e boias também ainda só tenho de 40g... a experiência é pouca mas queria experimentar pescar mais fino com boias de 15/20g também.
Pesco maioritariamente nos molhos da Fig da foz.

Em termos de peso sinto-me confortável com a Tica por isso não queria mais pesada que isso. O carreto é que tenho um muito pesado mas já ando a ver se o troco.
« Última modificação: 04:24 Sexta, 15 de Novembro de 2024 por Jfblopes »

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
« Responder #3 em: 11:56 Sexta, 15 de Novembro de 2024 »
A cana que tens serve perfeitamente para esse tipo de boias uma vez que a ação é de 10 gr a 100 gr. Mesmo para boias ligeiras (4 gr a 8 gr) serve também perfeitamente. Apenas para pescas muito ligeiras (0 gr a 1 gr) é que poderá não ser a mais indicada, mas este tipo de boia usa-se principalmente na pesca em água doce, principalmente em barragens. Para esse tipo de pescas usa-se canas muito ligeiras tipo "bolonhesa", ou pesca direta ou de elástico, mas isso já é outra história.
Como já disse eu costumo pescar com uma cana de 6 metros e ter como cana "suplente" uma cana de 5 metros.
Talvez alguém do grupo com opinião diferente te possa ajudar

Offline HazeRush

• Boga
  • *
    • Santo tirso
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:22 Domingo, 30 de Julho de 2023
« Responder #4 em: 15:58 Sexta, 15 de Novembro de 2024 »
Se tens uma Taurus em 6m e queres ter um modelo que complemente a que tens, seria a Talismã.

Offline Boundler

• Robalo
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Domingo, 20 de Novembro de 2022
« Responder #5 em: 23:18 Sexta, 15 de Novembro de 2024 »
Na minha opinião a segunda cana seria uma de 5 metros, ou a Taurus ou a Talisman de 5 metros.
Oeste Agreste
The West Is Best

Offline Jfblopes

• Boga
  • *
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 03:52 Sábado, 16 de Novembro de 2024 »
Na minha opinião a segunda cana seria uma de 5 metros, ou a Taurus ou a Talisman de 5 metros.

Pelo que vi a Talisman não ha em 5m
Qual seria a vantagem da suplente ser de 5m?
A Talisman além se ser um pouco mais leve é mais parabólica certo?

Offline Boundler

• Robalo
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 08:56 Sábado, 16 de Novembro de 2024 »

Pelo que vi a Talisman não ha em 5m
Qual seria a vantagem da suplente ser de 5m?
A Talisman além se ser um pouco mais leve é mais parabólica certo?

A Talisman existe em 4, 5, 6 e 7 metros e em relação à Taurus sim é mais parabólica, permite mais "erros"  e é uma cana que por isso mesmo ferra o peixe rápido. Para o pião permite um bom lançamento. Como qualquer outra cana tem os seus limites e não vale a pena dizer que levanta um peixe de 5 kilos a uma altura de 20 metros... Porque, não levanta...😀
A questão de ter uma cana de 5 e outra de 6 metros, tem a ver com a sua utilidade em pesqueiros diferentes, onde por vezes uma cana de 6 metros é demasiado comprida para o pesqueiro em questão e a de 5 metros é demasiado curta, ou seja, abre o leque de alternativas para o pescador em relação a diferentes tipos de pesqueiros, o mesmo se aplica a canas de 7 metros ou 4 e 5 metros....
Para finalizar, eu também concordo com o companheiro que escreveu anteriormente, a Taurus cumpre perfeitamente a função.

« Última modificação: 08:58 Sábado, 16 de Novembro de 2024 por Boundler »
Oeste Agreste
The West Is Best

Offline Jfblopes

• Boga
  • *
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 06:18 Segunda, 18 de Novembro de 2024 »
Devo ir mesmo para a talisman de 6mt
Fica a talisman mais para a bóia e pesqueiros mais rasos e a Taurus para pião e pesca mais em altura.

Estava a pensar no stradic 5000 xg para casar com a talisman... o que acham?

Offline Boundler

• Robalo
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 09:06 Segunda, 18 de Novembro de 2024 »
Fica a talisman mais para a bóia e pesqueiros mais rasos e a Taurus para pião e pesca mais em altura.

Boa opção. 🍻
Dá uma vista de olhos no Stradic SW 5000, equilibra bem o conjunto.
Na minha opinião o Stradic C 5000 é um pouco leve demais para a cana.
« Última modificação: 09:10 Segunda, 18 de Novembro de 2024 por Boundler »
Oeste Agreste
The West Is Best

Offline Jfblopes

• Boga
  • *
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 12:31 Segunda, 18 de Novembro de 2024 »

Boa opção. 🍻

Boa opção. 🍻

Qual é a "regra" de peso do carreto em relação à cana? Têm de ter peso semelhante?
É que tenho um tica taurus 2 4000 que pesa 440g e acho que é um bocado grande...

Offline Boundler

• Robalo
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 18:19 Segunda, 18 de Novembro de 2024 »
O importante é mesmo tentar equilibrar o conjunto, de forma a que o peso do carreto seja o mais perto do peso da cana, no entanto, mais importante é tentar montar o carreto na cana, abrir a cana e sentir de que forma o conjunto se equilibra, rapidamente a sensibilidade de cada um vai sentir se o peso do conjunto está bem distribuido. Há alguns videos no YouTube acerca do equilíbrio do conjunto, que de certeza vão ajudar a ter uma percepção melhor de como se deve fazer.
Video:

« Última modificação: 18:23 Segunda, 18 de Novembro de 2024 por Boundler »
Oeste Agreste
The West Is Best

Offline nelson sampaio

« Responder #12 em: 21:25 Segunda, 18 de Novembro de 2024 »
boa noite
eu para a talismã uso carretos entre 300 e 350 gr por ser aqueles com que me parece equilibrar melhor
não é facil arranjar uma regra pois depende de muitos factores:
desde a distancia do porta carretos ate ao equilíbrio da cana.

Offline Jfblopes

• Boga
  • *
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #13 em: 04:00 Terça, 19 de Novembro de 2024 »
boa noite
eu para a talismã uso carretos entre 300 e 350 gr por ser aqueles com que me parece equilibrar melhor
não é facil arranjar uma regra pois depende de muitos factores:
desde a distancia do porta carretos ate ao equilíbrio da cana.

O stradic 5000 anuncia 290g e o SW já vai para as 430g
Talvez o normal case melhor...
O Sw também não aparece no catalogo deste ano 🤔

Offline HazeRush

• Boga
  • *
    • Santo tirso
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:22 Domingo, 30 de Julho de 2023
« Responder #14 em: 09:20 Terça, 19 de Novembro de 2024 »
Basicamente, dizem os entendidos, que o Stradic 5000 sw é basicamente um saragosa a nivel de mecanismo interno.
Eu tenho uma cana de 6m bastante leve, equilibra bem com Shimano Miravel 4000 e Daiwa BG LT RR 4000. Para pescas junto a àgua e boias ligeiras serve perfeitamente
Já nas de 7metros ja equipo com o Saragosa 5000 sw.
Na Tubertini Atlantic que tenho de 6m ( nao deve diferir mto o peso da Talisma ),acho um "overkill" a nivel de peso o 5000 sw.

* Tópicos Recentes

Jornada Nocturna 17/01 por Carlosepar [Hoje às 13:59]

Como começar (em agua doce)? por Carlosepar [Hoje às 13:54]

Asticot artificial por Cesar Dias [Hoje às 12:40]

Fábio Coentrão apanhado com uma tonelada de santolas em viveiro ilegal por Joaol [Hoje às 12:24]

Cana spinning ligeiro por João Pinto [Hoje às 11:23]

Catálogo Barros para 2025 por Zagaia [17:54 Quinta, 16 de Janeiro de 2025]

Apanhar isco - Sintra Surcasting por João Pinto [15:41 Quinta, 16 de Janeiro de 2025]

Jornada de Pesca em Agua Doce por Xenas [00:57 Quinta, 16 de Janeiro de 2025]

Pesca em LRF em São Jacinto aos Robalos por João Pinto [10:22 Quarta, 15 de Janeiro de 2025]

LRF - dicas para um nabo por João Pinto [09:06 Terça, 14 de Janeiro de 2025]