collapse

Autor Tópico: cabedelo ao fundo  (Lida 5750 vezes)

Offline João Soares

• Boga
  • *
    • Valadares
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:59 Quarta, 28 de Maio de 2014
cabedelo ao fundo
« em: 22:16 Domingo, 14 de Setembro de 2014 »
boas colegas!
gostaria de saber se no cabedelo é um bom sitio para pescar ao fundo e ja agora, qual o melhor isco para la e as melhores mares. sei que ao corrico tem dado la bom peixe, apesar de nunca ter la tirado nada..
eu uso uma cana de 4.20m, carreto normalissimo para pesca ao fundo, linha 0.40 com tensao de 19 kge costumo usar chumbadas entre as 80 e as 140g, dependendo das correntes, e uso anzois tamanho 4 com estralho de 80/90 cm. ja agora, se poderem tambem dar umas dicas acerca do material agradeço..
obrigado e boas pescas

Offline Tavares Baptista

• Marlin
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: cabedelo ao fundo
« Responder #1 em: 22:22 Domingo, 14 de Setembro de 2014 »
Boas Joao....penso que devias aumentar um pouco o tamanho do estralho entre 1 metro a 1 metro e meio...se um mar estever um pouco bravo aumenta o diametro do estralho para .30 ou .35 para o estralho trabalhar bem...
se tiveres um espeto grande melhor que o tripé, escolher bem as chumbadas....em termos de isco experimenta filetes de sardinha ou cavala fresca....

Não conheço essa zona, atenção ao mar com pedra....
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.

Offline João Soares

• Boga
  • *
    • Valadares
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 22:28 Domingo, 14 de Setembro de 2014 »
eu uso sempre 0.30 nos estralhos e irei aumentar o tamanho.
eu uso um espeto de 1.10m feito aqui na oficina do meu pai que se tem portado muito bem e me permite fixar muito bem a cana!
quanto ao mar com pedra, as melhores chumbadas a usar sao de que forma?? eu uso destas Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
obrigado! abraço!

Offline Tavares Baptista

• Marlin
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
« Responder #3 em: 22:34 Domingo, 14 de Setembro de 2014 »
Essa é uma chumbada torpedo faz com que ganhes distancia no mar, boa para mares calmos, para mares mais brutos não será a melhor solução.... existem no mercado chumbadas torpedo mas com a parte de baixo "rogosa" tipo bola de golfe ou plana em dois lados para não se mexer muito....tambem as piramides mas ganha mais atrito no ar e perdes distancia....

Acção de cana conta muito, diametro da madre e claro tecnica de lançamento tal como peso do isco e o tamanho do carreto tal como o formato da bobine.
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
« Responder #4 em: 22:57 Domingo, 14 de Setembro de 2014 »
Boas!
O cabedelo é uma excelente praia para a pratica de surfcasting. A praia é quase toda fundo de areia. Apenas tens pedra logo no inicio da praia e facilmente identificas principalmente se observares uma baixa mar e encontras mais pedra só no fundo da praia. Por norma no inicio é onde se verifica mais a ondulação e no fundo é onde fica mar chão devido ao paredão que corta a ondulação. Eu ainda só tive resultados no meio da praia onde faz curva mas já vi sair peixe na praia toda. Eu pessoalmente gosto mais a encher em qualquer praia mas considero que a melhor maré é a que dá peixe! As chumbeiras vai experimentando mas se queres um conselho não compres na decatholn, são muito caras. Se tiver muita corrente as que tem forma em pirâmide seguram melhor. Para surfcasting uso sempre chumbeira com aste pois se a mesma arear costuma ser mais fácil tira-la. Eu tive resultados com casulo mas fole, bicha do mar, caranguejo e outros mais serão eficazes, é preciso é o peixe lá andar que este ano não tem sido nada famoso. O meu espeto tem 1.50 mas não é pelo teu ter 1.10 que não serve, de forma alguma. Linha podes usar um 0.35 desde que tenha alguma qualidade e não abuses no peso das chumbeiras mas com 0.40 também pescas bem não consegues é lançar tão longe. Grande parte das vezes isso não é importante porque o peixe anda aos nossos pés. Quanto ao tenso eu vou variando, por norma começo com cerca de 1 metro em 0.30 ou 0.35 e depois vejo se sai todo enrolado ou não. Se estiver a enrolar podes encurtar o comprimento ou aumentar o diâmetro. Tens que ir testando o que é melhor para as condições de mar que tens. Eu pessoalmente gosto de tenso compridos mas grande parte das vezes não dá. Outras vezes até pesco com 2 anzóis.
Isto é o que faço normalmente mas não sou muito experimentado no assunto e grande parte das coisas que sei aprendi aqui com a malta do pesqueiro.
Abraço

Offline João Soares

• Boga
  • *
    • Valadares
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 13:22 Terça, 16 de Setembro de 2014 »
Muito obrigado pelas informaçoes! Deram um grande ajuda! Se nesta semana o tempo deixar ainda vou la experimentar edepois direi como correu!
Eu tambem tenho aprendido muito aqui com a malta do pesqueiro, principalmente na vertente do spinning :)
Obrigado mais uma vez, abraço!

Offline ruirochamartins

• Boga
  • *
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:18 Terça, 16 de Setembro de 2014
« Responder #6 em: 13:34 Terça, 16 de Setembro de 2014 »
Boas,

Um pouco antes tens a praia do rodanho onde costuma sair bom peixe. já lá tiramos uns bons robalos.

A última vez que lá estive (3meses) tinha uns cabeços de areia porreiros.

Boa pescaria!  ;)

Offline dord

• Corvina
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:10 Terça, 21 de Janeiro de 2014
« Responder #7 em: 13:55 Terça, 16 de Setembro de 2014 »
Não acrescento mais ao que já foi dito, apenas que já pesquei muitas vezes no cabedelo e a única captura de registo foi um linguado de 1Kg+/- ..
Gosto de lá ir pois se quiser posso pescar na areia, no misto ou até para o rio se o mar estiver com muita força ou lixo.

ruirochamartins deve se estar a referir a Viana, o tema aqui é Gaia, fica a intenção  :fixe:

Offline De La Hoya

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #8 em: 11:54 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não acrescento mais ao que já foi dito, apenas que já pesquei muitas vezes no cabedelo e a única captura de registo foi um linguado de 1Kg+/- ..
Gosto de lá ir pois se quiser posso pescar na areia, no misto ou até para o rio se o mar estiver com muita força ou lixo.

ruirochamartins deve se estar a referir a Viana, o tema aqui é Gaia, fica a intenção  :fixe:
~

sim tem-se sempre as duas opções :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)

Offline pedroventura96

• Carapau
  • **
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:31 Segunda, 16 de Junho de 2014
« Responder #9 em: 16:16 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
João , eu costumo ir pescar para o Cabedelo , e tiro lá bastante peixe , principalmente peixes de superficie como a Cavala e Agulhas ... mas para isso o mar tem de estar chão , mas mesmo que esteja com 2mt de altura , vais para o fundo do cabedelo , porque lá não tem muitas ondas e pode te sair umas Bailas.
Olha em termos de chumbadas , eu no Cabedelo só uso 100 gr num dia de mar muito forte , porque o normal é 60-80 gr :D , a menos que pesque com Rabeira ai já preciso de chumbada mais pesada para cravar o peixe.
As tuas linhas 0.40 no carreto acho muito mas mesmo muito , eu tenho 1 bobine com 0.25 mm e é o mais grosso que tenho ,só uso quando está muito mau , normalmente uso 0.18 mm com shock leader , linhas finas lançam mais longe e dá mas gosto ao trabalhar o peixe , pelo menos eu acho.
Em termos de anzois , eu gosto dos Sasame Wormer e Yamame : 2,4,6,10. mas tambem uso outro tipo de anzois , dependendo do que vou iscar e do objetivo da pesca.
No cabedelo os iscos que normalmente levo e são os que melhor me dou é a bicha do rio e sardinha , usa ou só bicha no anzol ou então uma "mista" metes a bicha na linha e um pouco de sardinha no anzol , é uma iscada muito eficaz.Podes levar tambem bicha do mar ... No cabedelo só a encher e em qualquer praia , para mim é a melhor maré no Surfcasting.
Que idade tens João ?

Espero ter te ajudado! Boa Pesca

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pedro1789

Offline João Soares

• Boga
  • *
    • Valadares
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 20:06 Sexta, 10 de Outubro de 2014 »
obrigado! ajudou bastante! agora quando o tempo acalmar um bocado eu vou la experimentar e irei usar um carreto com 0.23 :)
eu tenho 19 anos e pouca experiencia na pesca :)
boas pescas, obrigado!

Offline pedroventura96

• Carapau
  • **
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:31 Segunda, 16 de Junho de 2014
« Responder #11 em: 23:04 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
eu tenho 18 e tenho sido acompanhado por pescadores de competição ,alias para o ano espero ja estar na competição, mas ainda me falta muito para aprender.

Offline João Soares

• Boga
  • *
    • Valadares
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 22:44 Quinta, 16 de Outubro de 2014 »
pois, eu costumo pescar sozinho ou com um colega e simplesmente para passar o tempo e libertar o stress :)

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [Hoje às 20:17]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [Hoje às 15:29]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [Hoje às 12:25]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [Hoje às 12:23]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]

Pesca na zona ribeirinha por Paulo1973 [12:16 Quarta, 08 de Outubro de 2025]