Boa tarde malta, iniciei me à pouco tempo no Spinning mas é uma pesca na qual me identifico apesar das muitas grades é sempre divertido. Dito isto só para introdução, a situação é o seguinte. Tenho pescado com uma cana de 2.40 que sei que é muito curta mas já a tinha, uma magazarri renzo valdieri 15-50g e um sienna 4000. Entretanto num descuido parti a ponta da cana que agora tem sensivelmente 2.20m. Estou a pensar adquirir um novo conjunto para spinning de água salgada, queria comprar algo mais ou menos fiável e mais robusto, para base estava a pensar adquirir um shimano stradic, vejo muitos bons feedbacks desse carreto mas aí começam as dúvidas, Fg, xg, hg etc. 4000 ou 5000? A diferença no modelo que vi são 15g de peso, outro aspecto que tenho que ter em conta porque sou bem magrinho e gosto de fazer longas jornadas quando é possível. Justifica-se o 5000 ou o 4000 é suficiente?
Uma boa cana, leve, resistente e que não me deixe ficar mal, para fazer um conjunto com o stradic? Não sou fã de uma cana muito muito mole mas um pau também não. Não sei se 2.9 ou 3 pois acho que 2.7 pode ser pequena. Pesco maioritariamente com as amostras típicas silent assassin e algumas réplicas tsurinoya stinger e d1. De vez em quando um vinil ou um Jig, nada menos que 20/25g e nunca mais de 50/55g, pelo menos o que usei até agora mas gostava de dar mais um pouco de tempo à pesca com jigs. Pesco na ilha da Madeira, normalmente em alguns cais, catrapos molhes e algumas rochas, nunca muito acima do nivel de água. Os nossos principais alvos por cá são as barracudas, charuteiros e anchovas, queria as opiniões assim dum conjunto fiável que não me deixe ficar mal ou desiludido, que aguente bem a luta dum peixe de 6/7kg, sendo quase todos na casa dos 2/3kg mas nunca se sabe o dia de amanhã. Estou aberto também a opiniões de outro carreto com a mesma qualidade e mais ou menos dentro dos mesmos valores. O orçamento para a cana anda dentro dos mesmos valores do carreto mas se for ainda mais barata é que já fique uns trocos para o multi, melhor ainda.
Grato pescadores, bons lances a todos 🤙🎣