collapse

Autor Tópico: Tentativa de Pesca Achiga Rio Douro  (Lida 307 vezes)

Offline afonsolimao

• Boga
  • *
    • Matosinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:04 Sexta, 18 de Outubro de 2024
Tentativa de Pesca Achiga Rio Douro
« em: 04:18 Sábado, 19 de Outubro de 2024 »
Hoje fui de manha para a zona da lixa, covelo em frente ao centro cultural de leverinho se nao estou enganado, com a missao de pegar achigas , tive a unica verdadeira mordida ao segundo lancamento mal cheguei, a experimentar esta amostra cor de rosa (acabou por ser a que mais usei hoje).

O peixe estava preso mas eu achei que era no meio dos nenufares que estava preso e puxei a cana e vi o peixe a vir no movimento em que dei o esticao e a soltar se :(

Nao apanhei nenhum achiga mas vi ainda alguns e via tambem varios ataques de achiga a peixitos. O peixe estava preso mas eu achei que era no meio dos nenufares que estava preso e puxei a cana e vi o peixe a vir no movimento em que dei o esticao e a soltar se :(

Por volta das 14h tive de começar a tentar a minha sorte à francesa para ir apanhando uns peixitos e nao perder motivacao  ;D

Andei por esse afluentezito tras para a frente e nada. Fui espreitar a  Crestuma ja por volta das 5, logo a direita depois da descida e estava demasiado cheio o rio por estes lados e muito vento, ainda fiz uns lancamentos so porque sim porque nao havia muitas condicoes sequer para fazer lancamentos para longe so com a amostra a fazer peso. Desisti pouco depois

Na Lixa a meio da tarde o rio encheu e ganhou alguma corrente, choveu algumas vezes e fiz ventos ligeiros para ambos os lados d vez em quando, apareceu tambem uma gordura nas margens a volta dos nenufares quando o rio encheu, nao sei se isso tambem condicionou?

Foram estas duas amostras que usei maioritariamente, muito mais a rosa do que a preta. Nao sao para achigas ? Tentei com uma rapola um ou outro lancamento.

Tinha pescado por ali ja com uma amostra de silicone com um anzol texas acho eu e uma chumbeira de 16g na cabeca para fazer aquele movimento de saltitao com 2 toques? nao me lembro do nome da amostra nem do animal que representa. Nao a usei hoje sequer que tenho perdido algumas amostras e esta é boa, estavam condicoes para ficar presa, estava alguna corrente e o rio cheio as algas andavam na horizontal, nao queria por a amostra no fundo.

Umas boas 6 horas e so apanhei uns gardons para nao desmotivar.

Abraço

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Tentativa de Pesca Achiga Rio Douro
« Responder #1 em: 20:24 Sábado, 19 de Outubro de 2024 »
Olá Afonso, obrigado pela partilha. Eu não consigo ajudar porque não percebo nada dessas pescas de águas interiores e no fim de semana a malta geralmente não vem aqui.
Espero que haja alguém que te possa dar umas dicas, opinião, seja o que for.

Vamos lá malta, toca a participar 🙂
Nelson Peres

Offline Usersd

• Robalo
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: Tentativa de Pesca Achiga Rio Douro
« Responder #2 em: 11:10 Quinta, 24 de Outubro de 2024 »
Só vou à pesca ao achigã há muito pouco tempo e em barragem.

Suponho que os ataques que viste foram à superfície (senão à partida não eram visíveis).

Geralmente quando os vejo a atacar à superfície consigo sempre enganar um ou dois com uma amostra de superfície, tipo um Popper ou um Pencil.

Se for zonas com muita erva, um vinil empate Texas sem chumbo que tenha uma queda muito lenta também deve resultar. Algo género de um jerkbait da Zman por exemplo.

Mas como é uma zona de corrente, pescar vinil sem pesos pode ser difícil a impossível.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: carlosfishcarlos

* Tópicos Recentes

Como começar (em agua doce)? por WilsonQuasepescador [Hoje às 22:25]

Fábio Coentrão apanhado com uma tonelada de santolas em viveiro ilegal por Nelson Peres [Hoje às 20:58]

Catálogo Barros para 2025 por Zagaia [Hoje às 17:54]

Apanhar isco - Sintra Surcasting por João Pinto [Hoje às 15:41]

Cana spinning ligeiro por João Pinto [Hoje às 08:43]

Jornada de Pesca em Agua Doce por Xenas [Hoje às 00:57]

Pesca em LRF em São Jacinto aos Robalos por João Pinto [10:22 Quarta, 15 de Janeiro de 2025]

LRF - dicas para um nabo por João Pinto [09:06 Terça, 14 de Janeiro de 2025]

Corrico - O material que usamos. por rafsantos [22:52 Segunda, 13 de Janeiro de 2025]

Carreto Embarcada - Orçamento Reduzido por Miguel Graça [23:29 Domingo, 12 de Janeiro de 2025]