collapse

Autor Tópico: Diário de lembranças  (Lida 338 vezes)

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Diário de lembranças
« em: 19:32 Quinta, 17 de Outubro de 2024 »
Boas malta,

Nem sei se enquadrei o tópico no sitio certo mas apetecia-me partilhar convosco.

Nestes últimos dias tenho ido ao rio. As marés são grandes, e tenho-me entretido a apanhar lingueirão e algum isco. Digo algum isco porque não ia ao rio apanhar isco há muitos meses, as minhas costas têm dado de si e aquilo é um trabalho duro. Muito duro!

É fácil sair dali todo partido mas eu vou fazendo a minha gestão e não me deixo levar para não ficar todo partido, com bolhas nas mãos ou em carne viva... Talvez me devesse deixar levar, às vezes é preciso sair um pouco das nossas amarras e deixar as coisas fluírem, não é ?!

Talvez se o fizesse tivesse apanhado mais do que apanhei, estou longe, mas muito longe da minha forma mas nada como ir aos treinos.

Vou intercalando com o lingueirão e algumas paragens para conversar com algumas pessoas que vão passando e que me vão perguntando o que estou ali a apanhar. A caminho de casa vinha a pensar no Pesqueiro, nesta magnífica casa e nas pessoas que o criaram, nos que o alimentam desde há uns anos a esta parte.

A determinada altura fui convidado a fazer parte da moderação, o que foi um orgulho para mim, é impossível esquecer o encontro que fizemos na casa do Braga. Foi incrível privar com algumas pessoas que para mim eram uma referência e por quem sempre tive um enorme respeito e consideração. O Braga, um verdadeiro líder, o Costa, um dinamizador e um mouro de trabalho nesta casa, o criador Zé Maria que para mim foi uma fabulosa surpresa a nível pessoal. Para além de ser a máquina da casa, é aquele tipo que estamos um pouco com ele e percebemos que é uma pessoa adorável. Nunca mais me esqueci do Zé dizer que eu era muito calado, que pensava que eu iria falar pelos cotovelos porque no pesqueiro não parava ;D.

Onde eu sinto que tenho mais a aprender eu sou assim :) Delicio-me a ouvir, a aprender, a apreciar  a postura positiva e diferente de cada um. A admiração que tinha do FilipePc já vinha de trás. Não me esqueço que no encontro que ele organizou em Grândola eu tinha dois objetivos. Conhecer a malta toda e pescar ao lado do Filipe ou mesmo estar ali só a privar, a ver como se respira pesca. Não foi possível a segunda, passei a noite na tenda a dormir  :).

Buscar nomes pode tornar-se injusto, não é era o meu propósito mas estou-me a deixar levar e pronto. O Daniel Kalvas é um porreiraço, o Soares um senhor. Guardo memórias nesta casa do Manel Canivete, do Rider, do canudo, do Beto Manja, do Nuno Pontes a darem um pouco do seu cunho pessoal e a ajudarem a criar um ambiente fantástico! E a tantos outros que me influenciaram também...

Guardo memórias de relatos de grande qualidade literária do Antonio Simões, os emociantes relatos do FilipePC ( nunca mais fez nenhum daqueles com ele sabe), dos relatos pormenorizados do Ernesto ou os relatos incríveis do José Elvas onde demonstrava não só o seu enorme conhecimento como a sua capacidade criativa em trabalhos que fez aos quais nos dava o prazer de ir acompanhando todo o processo...
Hoje o José Elvas é o Quantum, é uma pena não estar ativo por cá.

Depois do isco vinha no carro a pensar nestas coisas, vinha tomando consciência que nos últimos dias a minha predisposição para ir á maré e á pesca tem sido o que sempre foi.

Nunca tive dúvidas, podemos arranjar outros entretenimentos, mas nunca outra coisa qualquer que façamos se poderá comparar ao nível que satisfação e prazer que dá fazer seja o que for que amamos. É difícil explicar o amor, faltam sempre palavras. Parece que ainda não inventaram palavras para descrever o amor e a mim só me dá vontade de sorrir.

Tanta gente hiper-inteligente, que descobre tanta coisas a tantos níveis e não conseguem descobrir as palavras que só um sorriso consegue encontrar :) ! Enquanto escrevo, olho à janela, o sol já se pôs e acredito ser um sinal de terminar a seca que vos estou a dar🙂

Tenho pena que o mar esteja rijo demais, gostava tanto de puder pescar nestes últimos dias que me faltam...É tão bom quando estamos no nosso "lar" não é ?!

Nelson Peres

Offline rui salmonete

• Marlin
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: Diário de lembranças
« Responder #1 em: 21:00 Quinta, 17 de Outubro de 2024 »
Grande Nelson. Melhores dias virao e muitas pescas tens prà Fazer. Agora o mar e o Vento nao deixam. O importante é nao perder as oportunidades quando aparecem. Um abraço e desejos de muita saúde daqui do trabalho neste momento Nova Zelandia.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 10:19 Sexta, 18 de Outubro de 2024 »
Boas Nelson!

És um saudosista, és dos meus ;)

Ainda ontem estive horas a falar de "quando pescava" com antigos companheiros de pesca que, por um ou outro motivo, vão deixando de pescar, tal como eu, que fui deixando as várias modalidades, para me dedicar mais à família, amigos e trabalho... (mais trabalho que as restantes mas, é a vida!...)

Recordo bem esse convívio em Grândola, tive o prazer de te conhecer, apesar de nem termos falado... Foi naquele cafezinho já de manhã, entre um pastel de nata e um café, para a malta abrir a pestana e seguir viagem, cada um para seu lado..
Era nessa altura, com um pesqueiro muito mais ativo, que também eu tinha interesse em conhecer pessoalmente as pessoas por trás do teclado e tu eras, sem dúvida, uma dessas pessoas que eu queria muito conhecer!

Obrigado pela tua dedicação ao pesqueiro, forte abraço, muita saúde e até um próximo convívio! :fixe:

p.s.: Tenho umas obras no Parchal, quem sabe ainda vamos aí beber um cafezito um dia destes ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 14:08 Sexta, 18 de Outubro de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Nelson!

És um saudosista, és dos meus ;)

Ainda ontem estive horas a falar de "quando pescava" com antigos companheiros de pesca que, por um ou outro motivo, vão deixando de pescar, tal como eu, que fui deixando as várias modalidades, para me dedicar mais à família, amigos e trabalho... (mais trabalho que as restantes mas, é a vida!...)

Recordo bem esse convívio em Grândola, tive o prazer de te conhecer, apesar de nem termos falado... Foi naquele cafezinho já de manhã, entre um pastel de nata e um café, para a malta abrir a pestana e seguir viagem, cada um para seu lado..
Era nessa altura, com um pesqueiro muito mais ativo, que também eu tinha interesse em conhecer pessoalmente as pessoas por trás do teclado e tu eras, sem dúvida, uma dessas pessoas que eu queria muito conhecer!

Obrigado pela tua dedicação ao pesqueiro, forte abraço, muita saúde e até um próximo convívio! :fixe:

p.s.: Tenho umas obras no Parchal, quem sabe ainda vamos aí beber um cafezito um dia destes ;)

O mundo é pequeno. Nasci no hospital de Portimão mas cresci e vivi até aos 21 anos no Parchal. Passou de aldeia a Vila, moram lá os meus pais, a minha irmã e alguns outros familiares e amigos. Vou lá praticamente todos os dias, trabalho no Chagas que fica bem perto.

Sim, para além de gostar muito do presente, gosto muito de relembrar coisas que deixam saudades. Grande abraço.
« Última modificação: 14:17 Sexta, 18 de Outubro de 2024 por Nelson Peres »
Nelson Peres

* Tópicos Recentes

Como começar (em agua doce)? por WilsonQuasepescador [Hoje às 22:25]

Fábio Coentrão apanhado com uma tonelada de santolas em viveiro ilegal por Nelson Peres [Hoje às 20:58]

Catálogo Barros para 2025 por Zagaia [Hoje às 17:54]

Apanhar isco - Sintra Surcasting por João Pinto [Hoje às 15:41]

Cana spinning ligeiro por João Pinto [Hoje às 08:43]

Jornada de Pesca em Agua Doce por Xenas [Hoje às 00:57]

Pesca em LRF em São Jacinto aos Robalos por João Pinto [10:22 Quarta, 15 de Janeiro de 2025]

LRF - dicas para um nabo por João Pinto [09:06 Terça, 14 de Janeiro de 2025]

Corrico - O material que usamos. por rafsantos [22:52 Segunda, 13 de Janeiro de 2025]

Carreto Embarcada - Orçamento Reduzido por Miguel Graça [23:29 Domingo, 12 de Janeiro de 2025]