collapse

Autor Tópico: Conjunto para pesca embarcada  (Lida 723 vezes)

Offline 16RRABREU

• Boga
  • *
    • Vizela
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:07 Sexta, 20 de Setembro de 2024
Conjunto para pesca embarcada
« em: 18:44 Segunda, 23 de Setembro de 2024 »
Boa tarde companheiros,

A semana passada iniciei-me na pesca embarcada, em Viana do Castelo(algo que já queria há muito tempo), e como pretendo continuar a fazer essa pesca, cerca de 4/5 vezes ao ano, pretendo efetuar a compra de um conjunto próprio, ao invés de ir usando o material emprestado pelo responsável do barco.
A intenção será fazer pesca aos diversos e também a maiores profundidades(pargos, gorazes, ...)
Como sou totalmente novato nesta categoria de pesca, venho pedir a vossa opinião em relação ao "melhor conjunto" que poderia adquirir com um orçamento a rondar os 200€.

Na minha pesquisa, cheguei a uma lista de possíveis equipamentos(que estão na imagem em anexo). Na vossa opinião, qual poderia ser o melhor conjunto que poderia optar?

Caso tenham outras opções, estou disponivel para as "ouvir"  :))

Um bem haja a todos ;)

Offline 16RRABREU

• Boga
  • *
    • Vizela
  • No Pesqueiro desde:
Re: Conjunto para pesca embarcada
« Responder #1 em: 11:34 Quarta, 25 de Setembro de 2024 »
Boas companheiros,

Alguma dica/ajuda que me possam dar na escolha?
Abraço

Offline Joaol

• Marlin
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
« Responder #2 em: 12:33 Quarta, 25 de Setembro de 2024 »
Não consigo ajudar muito, mas das pescas que faço, quando pesco aos gorazes ou pargos não é a muita profundidade, no máximo a 70 ou 80m.
O material que uso para essa pesca é o mesmo que uso nos diversos, AP Power 6000 e canas Barros força 4 ou a besugo traditional boat.

A barros força 4 não me sinto muito tentado a recomendar pelo menos para já, gosto do feeling da cana e de pescar com ela mas no primeiro dia parti logo a cana sem grande esforço e partir dai tenho tido bastante cuidado, preciso de mais pescas com ela para a poder recomendar ou não. A nível de ponteiras partem muito facilmente também, mesmo sem por peixe a peito parti uma só com o peso da chumbada. A barros besugo traditional boat, pelo preço recomendo é uma cana progressiva mata bem o peixe e até ver muito robusta mesmo as ponteiras que trás são no geral boas.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: 16RRABREU

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 14:07 Quarta, 25 de Setembro de 2024 »
Desse material só posso falar do Tubertini AP Power. Acho muito bom e a esse preço acho excelente.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline 16RRABREU

• Boga
  • *
    • Vizela
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 16:10 Quarta, 25 de Setembro de 2024 »
Neste caso, referem-se ao AP Power da imagem ou ao Yellow?

Offline Joaol

• Marlin
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 16:14 Quarta, 25 de Setembro de 2024 »
Eu uso esse da pega Laranja, o yellow penso que não é tão robusto.

Offline Ernesto Lima

« Responder #6 em: 17:53 Quarta, 25 de Setembro de 2024 »
Boa tarde Sr. Abreu

Pessoalmente, para diversos e pargos, ao fundo com estralhos, ou à chumbadinha, e embora não a tenha, mas já tenha experimentado, e ainda tendo em conta os preços que pretende gastar, acho que iria para a Vega Aurata S1.

Quanto ao carreto, sem colocar em causa o tão testado AP Power, e embora seja um pouco mais pesado, sem dúvida iria para o Daiwa Bg 4500, se pretender pescar para além dos 80m, ou, para o 4000, se for para pescar até à mesma profundidade.

Quanto aos Gorazes, se como o JoãoL, os consegue pescar até aos 80/100m, à chumbadinha ou com uns 3 ou pouco mais estralhos, os materiais acima até podem servi-lo bem. Já se a pesca dos gorazes for mais profunda (muitas vezes entre os 100 e os 300m, ou mais) terá de pensar em material mais pesado e mais caro, como por exemplo: carretos elétricos e canas a condizer.

O acima referido tem a ver com a zona onde pesco, onde, gorazes à séria, muito raramente saem a menos dos 150m de profundidade.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 17:56 Quarta, 25 de Setembro de 2024 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.

Offline A Machado

• Marlin
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
« Responder #7 em: 18:10 Quarta, 25 de Setembro de 2024 »
Em Viana do Castelo podes pescar aos diversos ou mais pesado, tipo gorazes e pargos.
Para pescar aos +/- 100 m, numa grande parte das vezes precisas de carregar chumbo, pois, a aguagem costuma ser forte.
Ora, se pescares com chumbadas de 350gr, 500gr ou até mais, é bom teres material que te ajude.
Dito isto, das sugestões que colocaste, em carreto queria o Rioby de moca laranja e talvez a Vega Aurata.

Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline A Machado

• Marlin
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
« Responder #8 em: 18:17 Quarta, 25 de Setembro de 2024 »
Mais uma coisa que me recordei.
Dependendo com quem fazes a saída, podes ter a opção de alugar o material.
Aí, eu optaria por alugar cana e carreto elétrico, levando comigo só os consumíveis ( chumbadas, montagens, etc)
Em algumas embarcações, tens até a possibilidade de comprar o isco a bordo.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline 16RRABREU

• Boga
  • *
    • Vizela
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 21:41 Quarta, 25 de Setembro de 2024 »
Boa noite,

Antes de mais obrigado pelas vossas respostas e sugestões.
Já tinha visto aqui uns posts antigos em que referiam esses mesmos modelos: Cana Aurata S1 e carreto AP Power 6000 ou Daiwa BG.

A nível de carretos, o que me deixa com algum receio é o facto de ambos serem "pesados", já o Daiwa BG também é um carreto com um rácio alto, o que não seria tão apropriado para este tipo de pesca.

Reduzi as minhas opções para:
Canas:
Aurata S1 ou Legend Boat S2

Carretos:
Tubertini A.P POWER 6000
Vega Legend Power 650
Daiwa BG 4500

Agora é só analisar o orçamento e ver se dá para esticar um pouco :D

Offline rui salmonete

• Marlin
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
« Responder #10 em: 05:42 Quinta, 26 de Setembro de 2024 »
Boas.
Eu penso que fica muito bem servido com a Aurata s1, Comprei e jà recebi no dia seguinte sem propagandas na Loja do Jaime e custou os 102 euros anunciados. Carretes comprei agora no Japao um Shimano Pheros SW A 6000 que por Estes lados paguei 85 euros, mas em Portugal e tendo amboas o AP POWER e o DAIWA BG 4500, por mim iris para o DAIWA que de construçao é mesmo de bom material.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.

Offline Peko

• Marlin
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
« Responder #11 em: 09:56 Quinta, 26 de Setembro de 2024 »
Boas ...

Eu tenho a legend boat S2 e posso dizer que adoro a cana, experimentei antes de usar e gostei muito da cana e do trabalhar dela. Uso-a na chumbadinha. Recomendo. Não ficarás mal servido.

Em relação ao carreto tenho o vega legend power 650, belo carreto, drag afinadinho, mas para mim tem um senão. A bobine parece uma bailarina, abana se toda, não sei se é só o meu. Já pensei em ir à loja mas adquiri um melhor e ficou para segunda opção. Tenho um colega que tem o 450 e queixa-se do mesmo. Portanto não recomendo. Iria para o bg 4500. Fiável e duradouro.

Abraço
@brotherhood_boatfishing

Pica pexeeeeeeee!!!

Offline Mário Leão

• Marlin
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #12 em: 11:04 Quinta, 26 de Setembro de 2024 »
Normalmente não costumo participar em tópicos que abordam escolhas de material ( a não ser que versem material que eu tenha provas evidentes que não prestam, de todo ). Temos neste fórum alguns colegas que realmente percebem de carretos e canas ( Filipe, Slava, Zé António, Ernesto e mais uns poucos ) o resto, eu incluído, debitará aqui a sua opinião, que não passa disso mesmo.
Parece-me interessante o facto de se dizer que determinados carretos são pesados ou com ratio inapropriado. Eu pesco em MT´s de Sines até Peniche e excluindo a chumbadinha á dourada ou sargo e a pesca da profundidade, a pesca varia entre 35 e os 100/120 metros. Com 10, 12 ou mais pescadores num barco, as chumbadas ultrapassam por vezes os 200 gramas. Da minha experiencia pessoal, passar um dia inteiro a trazer dos 90 metros as 200 gr de chumbada mais 300/600 de peixe é cansativo e prefiro pescar com um 8000 a pescar com um 6000. Não há milagres, 0 8000 é mais pesado. Eu sou um tipo grandinho, não me canso muito, e vejo os meus colegas habituais. Eu tenho 67 anos, sou o mais novo, eles pescam com Ultegras 1000 XT, Stellas FA 10000 e similares durante um dia inteiro.
Ao longo dos 30 anos que faço embarcadas, fui colecionando carretos, neste momento tenho ( ok, e um exagero )

Shimano Biomaster (2011) 8000 - 580 gr
Banax GT2000 Extreme - 560 gr
Ryobi AP Power 6000 - 580 gr
Shimano Stella SW 8000 PG - 645 gr
Shimano Twinpower SW-B 6000 PG - 425 gr
Shimano Biomaster SW 6000XG - 455 gr
Daiwa Saltiga 4000H - 450 gr
Daiwa Certate SW 6000 XH - 375 gr
Shimano Twinpower SW 8000 PGA - 605 gr

Qual o meu preferido para a pesca vertical  ? é o último, provavelmente um dos mais pesados. É um carreto muito suave, não treme, muito muito confortável. Pessoalmente, trabalho mais  com a cana, tenho o drag está sempre muito fechado, e até me irrita ouvi-lo em colegas com peixe de 500/600 gramas e fio 0,28. Para mim é sempre a enrolar, quanto mais depressa melhor, menos tempo têm para fugir ou ir buscar a linha do parceiro do lado. Aí entra a questão do ratio não penso que algum dos sugeridos seja um exagero.
Claro que na chumbadinha é tudo diferente.
Quanto á cana, tenho uma Legend S2, cana muito boa, acabamentos TOP, mas só a uso chumbadinha aos pargos. Para a vertical, continuo a preferir a Araton Pro. Dado que o limite são €200, acho melhor a Aurata, tem margem para um carreto melhor.

Offline Ernesto Lima

« Responder #13 em: 17:30 Quinta, 26 de Setembro de 2024 »
Boa tarde a todos.

Concordo genericamente com a maioria das respostas e bastante com as observações do Mário Leão, tanto no que se refere á comodidade de uso a maiores profundidades com carretos mais pesados, mas que devido às suas capacidades acabam por se tornar confortáveis, como no que respeita à questão dos ratios altos. Claro que tais carretos saem dos limites monetários apontados pelo Sr. Abreu.

Conforme referido e principalmente devido à questão preço / qualidade, tenho sinceras dúvidas que se consiga melhor que os Daiwa BG. O meu é de 2017, tem pescado e sido mantido de forma a que posso chamar bastante agreste e continua a fazer o seu serviço. Claro que, sem o conforto de um Shimano Twin Power.
Quanto ao ratio alto, a embraiagem, quando a luta o exige, dá conta do recado e a roda de coroa é tão grande e forte que, até ao momento, tem aguentado tudo, com a, para mim grande vantagem, de ser bastante rápido a recuperar linha, principalmente quando há muito peixe miúdo a roubar iscas e se pretende repô-las com mais rapidez, a partir dos 80 ou mais metros de profundidade.

Já no que respeita à pesca, em modo de "chumbadinha", carretos mais leves são, para mim, uma mais valia, muito devido ao tempo que se tem a cana na mão a deixar sair linha, aos fios mais finos e às chumbadas bem mais leves, comparativamente com as usadas na pesca ao fundo com estralhos. Neste caso tudo mais leve permite até a sensibilidade superior muitas vezes requerida por esta técnica.

Para todos os efeitos, aplica-se talvez o ditado popular: "quem não tem cão caça com gato". tal pode passar por escolher multifilares, para encher o tal carreto mais em conta e mais pesado, que não sejam muito grossos, nem muito finos e escolher baixadas que se adequem ora a pescar ao fundo com estralhos, ora à chumbadinha. Pode não ser o ideal, mas..., funciona.
Por exemplo: um multifilar 0,20 verdadeiro, com baixadas com estralhos, em fluorocarbono, ou, no caso da chumbadinha, com um líder, tudo entre os 0,35 e 0,45; no que respeita a ataques e capturas, cobrem um bom leque.

Assim atuando, com um investimento adequado a cada bolsa, não deixa de se capturar.
Com o tempo e o conhecimento, mais cedo ou mais tarde, as coisas tendem a evoluir e melhorar. Entretanto, não se deixou de conseguir uns belos duns peixes.

Cumprimentos

Ernesto

PS: Não tenho nenhum contrato com a Daiwa  :)
« Última modificação: 17:32 Quinta, 26 de Setembro de 2024 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.

Offline Joaol

• Marlin
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 17:37 Quinta, 26 de Setembro de 2024 »
O bg é realmente uma boa opção, mas para mim no tamanho 4500, tenho um 4000 que já usei nos diversos, e a rebocar peixe e chumbadas de 200gr acho que o carreto fica em esforço demasiado para o carreto que é. Ele puxa mas não sei até que ponto terá uma vida longa a fazer esse serviço, para a chumbadinha é opimo, mas a ter só um para os dois serviços ia mesmo para o 4500

* Tópicos Recentes

Surfcasting na Praia do Meco por Rider [Hoje às 10:01]

Cana VEGA POTENZA S710 4.25MTR por cesarferreira2000 [18:01 Domingo, 27 de Abril de 2025]

Daiwa Liberty ou Vega Squaddra por CarlosF [23:53 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Sugestões Cana embarcada/Spinning por CarlosF [23:49 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Montagem para Surfcasting (Simples e eficaz) por Bruno87 [22:51 Sexta, 25 de Abril de 2025]