collapse

Autor Tópico: Pesca Margem Sul  (Lida 491 vezes)

Offline ClaudioC

• Boga
  • *
    • Charneca de caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:47 Sábado, 14 de Setembro de 2024
Pesca Margem Sul
« em: 20:09 Segunda, 16 de Setembro de 2024 »
Olá a todos. Gostava de levar o meu filho de 5 anos para pescar a boia, idealmente seria um sítio que desse para eu fazer spinning e ele boia. Sou muito novato nestas andanças então não sei mesmo o que procurar.

Obrigado por qualquer ajuda

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Margem Sul
« Responder #1 em: 08:47 Terça, 17 de Setembro de 2024 »
Talvez o pontão da Cova do Vapor, se o mar estiver calmo.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline LuisO.91

• Robalo
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
« Responder #2 em: 09:38 Terça, 17 de Setembro de 2024 »
Talvez eu seja muito receoso, mas nunca colocaria uma criança de 5 anos a pescar num pontão. Um passo mal dado, uma queda pode correr muito mal. Cumps

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 13:53 Terça, 17 de Setembro de 2024 »
5 anos? Não o deixava num pontão a menos que estejas ao lado dele. Isso de estares ao spinning é ele à bóia não me parece nada bem. A cova é boa opção caso faças o que te disse.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline Marauder

• Marlin
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
« Responder #4 em: 12:52 Quarta, 18 de Setembro de 2024 »
Sendo um pontão e pescando à boia, na prática o teu filho vai estar constantemente com a montagem presa nas rochas, mesmo para quem tem experiencia por vezes não é fácil.  :(

Offline Cesar Dias

« Responder #5 em: 13:20 Quarta, 18 de Setembro de 2024 »
Boa tarde.

Por experiência própria, é tarefa difícil estar um miudo e adulto a pescar em simultâneo!
Imagino que sendo duas modalidades diferêntes, mais complicado se torna!
É preciso colocar-lhes o isco no anzol, é preciso desprender de quando em vez, é preciso recolher o boia e voltar a recolocar, é preciso tirar o peixe do anzol... e por aí fora!
No mar, as coisas são muito mais dinâmicas que em água doce. Há sempre mais alguma ondulação e correntes, pelo que o que referi a cima, deve tornar o trabalho do adulto um pouco mais frequente!

Por isso, quando levo a filha ou sobrinhos, normalmente vão para águas interiores, tornando tudo um pouco mais pacífico.
Qualquer massa de água doce está carregada de percas sol (por exemplo), fazendo com que haja picadas frequentes e entretenimento mais garantido. Ao passo que no mar, pode ser um pouco mais complicado eles terem a primeira picada e começam-se a aborrecer.

Se a intenção for colocar-lhe o "bichinho" da pesca, seria (na minha opinião) de escolher um local de água doce, com acesso facil à agua, como aqueles pequenos "braços" de rio de águas calmas.
Asticot e/ou minhocas fazem uma manhã ou tarde bem passadas.
Cumprimentos,
César

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #6 em: 14:41 Quarta, 18 de Setembro de 2024 »
Boas, se a ideia é levar o miúdo á pesca, então deve ser no miúdo o foco e deixar para outro dia o bichinho do pai. Todo o cuidado é pouco e na verdade, será melhor para os dois estarem ambos envolvidos no mesmo processo.
Nelson Peres

Offline joaop

• Corvina
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
« Responder #7 em: 20:22 Quarta, 18 de Setembro de 2024 »
Boas
So te posso aconselhar a seguires as boas dicas que por aqui te deixaram...
Criança de 5 anos e pesca em pontao, a meu ver sao coisas que nao combinam...
Abraço
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!

Offline Nelson Riço

• Robalo
    • Évora
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Domingo, 16 de Setembro de 2018
« Responder #8 em: 22:30 Quarta, 18 de Setembro de 2024 »
Boa noite Cláudio, se calhar não estavas há espera deste resultado como respostas. No entanto, estas pessoas que te respondem são apaixonados pela pesca, com muitos anos de lide, e por isso mesmo, vêem o perigo antes de ele surgir. Muita gente que gosta de pesca, certamente já passou por momentos de aflição. É um hobby muito bonito, mas tem também os seus perigos, a meu ver, mais em água salgado do que em água doce. Isto só para dizer que fazes muito bem em querer partilhar momentos fantásticos com o pequenito, que, certamente para uma criança de 5 anos, vão ser memorias do pai para a vida. Assim, esquece a tua pesca, dedica-te por inteiro a transmitir-lhe o bichinho e talvez um dia possas descontrair num momento de pesca com o filhote. Não será fácil, aos nossos olhos , serão sempre pequeninos e frágeis.
Abraço e momentos felizes em família "POR INTEIRO". :fixe:
Há mar e mar, há ir (para Évora) e voltar...

Cumprimentos,
Nelson Riço

Offline ClaudioC

• Boga
  • *
    • Charneca de caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:47 Sábado, 14 de Setembro de 2024
« Responder #9 em: 00:25 Quinta, 19 de Setembro de 2024 »
Um grande obrigado a por todas as respostas. Sim considero que o pontão não é opção ainda mais que ele é bastante irrequieto e não me iria sentir minimamente confortável.
Recentemente fui dar uma volta com ele por Cacilhas e admito que não desgostei das zonas ao inicio que têm uma guarda antes da água, foi mais por ai que estava a pensar mas aquilo acaba por ter muita gente, então era algo mais assim desse género que estava a pensar.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde.

Por experiência própria, é tarefa difícil estar um miudo e adulto a pescar em simultâneo!
É preciso colocar-lhes o isco no anzol, é preciso desprender de quando em vez, é preciso recolher o boia e voltar a recolocar, é preciso tirar o peixe do anzol... e por aí fora!
No mar, as coisas são muito mais dinâmicas que em água doce. Há sempre mais alguma ondulação e correntes, pelo que o que referi a cima, deve tornar o trabalho do adulto um pouco mais frequente!

Por isso, quando levo a filha ou sobrinhos, normalmente vão para águas interiores, tornando tudo um pouco mais pacífico.
Qualquer massa de água doce está carregada de percas sol (por exemplo), fazendo com que haja picadas frequentes e entretenimento mais garantido. Ao passo que no mar, pode ser um pouco mais complicado eles terem a primeira picada e começam-se a aborrecer.

Se a intenção for colocar-lhe o "bichinho" da pesca, seria (na minha opinião) de escolher um local de água doce, com acesso facil à agua, como aqueles pequenos "braços" de rio de águas calmas.

Aqui sem dúvida nenhuma, também foi assim que comecei com a idade do meu com o meu pai, na zona da Vale do Carregado ou mais para cima na zona de Monte da Barca, mas desconheço por completo como estão essas zonas além que ainda é um bocadito longe, dai pensar se haveria algo mais perto. Tenho muito boas lembranças de apanhar percas sem dúvida. Se tiver algum conselho assim de água interior para mim está perfeito também, dei uma olhadela no google maps e parece-me que há um corpo de água ( barragem do infatado ) que parece ser interessante para esse objetivo de boia, mas não conheço o sitio.

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 09:30 Quinta, 19 de Setembro de 2024 »
Um grande obrigado a por todas as respostas. Sim considero que o pontão não é opção ainda mais que ele é bastante irrequieto e não me iria sentir minimamente confortável.
Recentemente fui dar uma volta com ele por Cacilhas e admito que não desgostei das zonas ao inicio que têm uma guarda antes da água, foi mais por ai que estava a pensar mas aquilo acaba por ter muita gente, então era algo mais assim desse género que estava a pensar.

Boa tarde.

Aqui sem dúvida nenhuma, também foi assim que comecei com a idade do meu com o meu pai, na zona da Vale do Carregado ou mais para cima na zona de Monte da Barca, mas desconheço por completo como estão essas zonas além que ainda é um bocadito longe, dai pensar se haveria algo mais perto. Tenho muito boas lembranças de apanhar percas sem dúvida. Se tiver algum conselho assim de água interior para mim está perfeito também, dei uma olhadela no google maps e parece-me que há um corpo de água ( barragem do infatado ) que parece ser interessante para esse objetivo de boia, mas não conheço o sitio.

Cacilhas acho pior. Zona muito funda, correntes fortíssimas. Conheço muito bem a zona, acho que é desadequada.
Já pensas te numa praia or exemplo tipo a ponta do mato?
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline Cesar Dias

« Responder #11 em: 09:39 Quinta, 19 de Setembro de 2024 »
Bom dia.
Sou do norte, mais concretamente da Maia... Para esses lados não conheço nada.

Apesar de ter o Douro aqui perto, das primeiras vezes que levei a minha filha (na altura 7 anos) até foi no rio ave. A intenção era chatear percas sol, mas até saíram uns bonitos chubs. Sendo que um deles, quase lhe tirava a cana da mão 😂
Numa das idas até acabou por se desiquilibrar e  molhou o rabo. Mas como ali na margem o rio nem 50cm de água tem... Foi uma gargalhada 😂
Daí ter dado indicação para locais mais pacíficos e seguros. Neste caso, se fosse mais fundo e rocha em vez de areia, podia ser mais complicado que roupa molhada e suja e uma boa gargalhada 👍

Mesmo em rios pequenos costuma haver boa atividade, pelo menos enquanto as temperaturas não começarem de novo a descer.

Outra dica, que me passaram e, que volto a repassar... Arranjar anzóis sem barbela ou então destruir a barbela com alicate.
Se por algum acidente, espetarem o anzol, é muito mais fácil remover.
Nunca me aconteceu, mas tenho feito isso sempre.
Cumprimentos,
César

* Tópicos Recentes

Fábio Coentrão apanhado com uma tonelada de santolas em viveiro ilegal por Nelson Peres [Hoje às 20:58]

Catálogo Barros para 2025 por Zagaia [Hoje às 17:54]

Apanhar isco - Sintra Surcasting por João Pinto [Hoje às 15:41]

Como começar (em agua doce)? por Arroz [Hoje às 14:14]

Cana spinning ligeiro por João Pinto [Hoje às 08:43]

Jornada de Pesca em Agua Doce por Xenas [Hoje às 00:57]

Pesca em LRF em São Jacinto aos Robalos por João Pinto [10:22 Quarta, 15 de Janeiro de 2025]

LRF - dicas para um nabo por João Pinto [09:06 Terça, 14 de Janeiro de 2025]

Corrico - O material que usamos. por rafsantos [22:52 Segunda, 13 de Janeiro de 2025]

Carreto Embarcada - Orçamento Reduzido por Miguel Graça [23:29 Domingo, 12 de Janeiro de 2025]