collapse

Autor Tópico: Cuidado: O mar avisa sempre quando te vem buscar  (Lida 376 vezes)

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Cuidado: O mar avisa sempre quando te vem buscar
« em: 13:00 Domingo, 15 de Setembro de 2024 »
Bom dia,

Mais uma vez, durante uma jornada de pesca, num mar calmo, com previsão de ondulação do 1 metro 1 metro e meio e periodo de vaga abaixo de 10, não podemos facilitar.
Aconteceu-me na zona da Ericeira quando estava á pesca á boia, o mar levantou-se e "correu comigo".
Apanhei uma molha daquelas que até as cuecas ficaram encharcadas. O isco foi "à vida" e a caixa de material e a alcofa do peixe nunca mais as vi.
Chegado a casa fui ver se por acaso tinha ocorrido com outros colegas e felizmente parece que não.

Num video do Luis Faria, que eu já partilhei, ele diz que: "O mar avisa sempre quando vem buscar-te", ou seja, ele primeiro avisa molhando o local onde pescas, como te dizendo "Estás aqui a mais e o melhor é ires embora". Eu sempre sigo esta dica e quando acontece arrumo a tralha e vou para outro sítio que esteja enxuto.
Desta vez nem houve aviso, apenas uma molha daquelas que se estivesse numa falésia tinha ido parar ao mar.

Deixo aqui o link de um video do Mauel Monteiro, que chama à atenção de todos os pescadores. Por favor partilhem caso achem que o devam fazer.
Há mar e mar... há ir e voltar

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cuidado: O mar avisa sempre quando te vem buscar
« Responder #1 em: 13:21 Domingo, 15 de Setembro de 2024 »
A questão é a zona em si. Onde há rochas existe sempre a possibilidade de o mar fazer uma emboscada ao pescador.
Para mim mais importante do que o mar é o período da vaga. Esse para quem não conhece é silencioso e mortífero.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: José L. Guerreiro

Offline José Cavalheiro

• Boga
  • *
    • Sintra/Tavira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:31 Quinta, 12 de Setembro de 2024
« Responder #2 em: 15:03 Domingo, 15 de Setembro de 2024 »
E nunca voltar as costas ao mar, já perdi amigos por isso  C:-)

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
« Responder #3 em: 15:55 Domingo, 15 de Setembro de 2024 »
Só para fazer umas rectificações, o nome do colega que disse que "O mar avisa-nos quando nos vem buscar" não é Luis Faria, que também é pescador, mas sim Luís Batalha.
Para quem não conhece, junto o link do video Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre (a dica aparece aos 12:06 (12 minutos e 06 segundos)
Já agora o nome Manuel Monteiro também contém um erro.
Aqui ficam as correções e o meu pedido de desculpa pelo fato.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pisão

Offline José Cavalheiro

• Boga
  • *
    • Sintra/Tavira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:31 Quinta, 12 de Setembro de 2024
« Responder #4 em: 17:37 Domingo, 15 de Setembro de 2024 »
Muito bem, o homem que descia ou ainda desce a pedra de alvidrar na adraga

Offline joaop

• Corvina
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
« Responder #5 em: 19:47 Domingo, 15 de Setembro de 2024 »
Sim, é muito importante estar atento às previsões, mas como tal por vezes mudam!

Aconteceu.me duas vezes, ter que sair à pressa de pesqueiros, e em boa hora nem vacilei porque de repente o mar virou e entraram ondas bem grandes e compridas.. muita massa de água.

Numa das vezes fiquei ilhado com a primeira entrada de mar , a ondulação estava de 1,5m mas o periodo passou de 8 na boa para 12 ou 14, foi brutal, vi a onda a levantar mas não me apercebi que vinha lá tanta massa de água... saí a tempo...

Da segunda vez estava numa zona mesmo improvável, e o mar levantou de repente para 3 metros, a primeira vaga arrastou.me a mochila da pesca e tive que subir as rochas à pressa, por instinto agarrei em tudo e pirei.me logo dali, e numa questao de 2 minutos , o mar mudou radicalmente, vagas enormes embora o periodo nao parecesse muito grande, mas a zona onde estava a pescar ficou submersa...

Muito cuidado a pescar amigos, mesmo a pescar na praia no verão, sobretudo à noite, um olho sempre no burro e o outro... no mar!
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!

* Tópicos Recentes

Casulo no Montijo por HCASTELO [Hoje às 17:47]

Surfcasting na Praia do Meco por Nuno Salvado [Hoje às 16:46]

Carreto para pesca truta por José Couto [Hoje às 15:45]

Onde se pode pescar Achigãs perto de Lisboa? por carlosfishcarlos [23:31 Terça, 29 de Abril de 2025]

Cana VEGA POTENZA S710 4.25MTR por cesarferreira2000 [18:01 Domingo, 27 de Abril de 2025]

Daiwa Liberty ou Vega Squaddra por CarlosF [23:53 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Sugestões Cana embarcada/Spinning por CarlosF [23:49 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Montagem para Surfcasting (Simples e eficaz) por Bruno87 [22:51 Sexta, 25 de Abril de 2025]